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Recife, 5 de junho de 2008 Ano 7

Concurso da Petrobras premiará trabalhos na área de tecnologia
Por Glaucio Alves

Quem se interessa por desafios e assuntos relacionados a petróleo, gás, energia ou meio ambiente já pode se inscrever para a 4ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia. Na manhã desta quinta-feira (5), no anfiteatro do bloco G4, o engenheiro da empresa, Henrique Santos, apresentou o concurso para alunos e professores da graduação e pós-graduação da Católica, além de tirar dúvidas sobre o prêmio. De acordo com a coordenadora geral de Pesquisa da Unicap, Arminda Saconi, na última edição do concurso, a Universidade inscreveu 13 trabalhos.

O Prêmio visa incentivar a pesquisa e reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da companhia e da indústria nacional nas áreas ligadas ao petróleo, gás, energia e meio ambiente. “Os trabalhos que mais chamem atenção da Petrobras poderão vir a ser desenvolvidos pela empresa em parceria com a universidade onde a pesquisa está sendo realizada”, destacou Henrique Santos. Esta é a segunda vez que o engenheiro vem apresentar o concurso na Católica. 

Candidatos de todo o país poderão inscrever, gratuitamente, trabalhos nas categorias graduação, mestrado e doutorado, sobre um dos nove temas tecnológicos: energia, exploração, gás, logística e transporte de petróleo, gás e outros derivados, perfuração e produção, preservação ambiental, produtos, refino e petroquímica e segurança e desempenho operacional. As pesquisas serão avaliadas por uma equipe formada por técnicos, professores e representantes da Petrobras. 

Os autores dos trabalhos vencedores serão contemplados com R$ 20 mil, na categoria doutorado; R$ 15 mil, mestrado; e R$ 10 mil, graduação; além de uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para elaboração de tese de mestrado, doutorado e pós-doutorado em instituições nacionais de ensino superior. Os professores orientadores dos trabalhos premiados receberão, como taxa de bancada, a mesma quantia bruta do prêmio recebido pelo aluno.

De acordo com o edital da 4ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia, os nomes dos vencedores devem ser publicados no Diário Oficial da União até o dia 30 de setembro. As inscrições, o edital do concurso, bem como outras informações a cerca da premiação podem ser obtidas por meio do endereço www.petrobras.com.br/premiotecnologia. No ano passado, foram inscritos 421 trabalhos, sendo a maioria na área de refino e petroquímica.

Professores e funcionários do 1º Ciclo comemoram as festas juninas
Por Lucélia Brito

A manhã desta quinta-feira (5) foi de muita animação para funcionários e professores da Católica. Na sala dos professores do 1º Ciclo, no 8º andar bloco G, foram comemoradas as festas juninas. A confraternização foi organizada pela coordenação do 1º Ciclo em parceria com a Pastoral da Católica. Todos se envolveram para fazer uma festa bonita e animada. Não faltaram comidas típicas e a alegria de todos os presentes era visível.  Professores e funcionários dançaram forró, conversaram e aproveitaram o momento para se reunir de forma descontraída.

No final da tarde, foi realizado um banquete junino ao som de muito forró. O encontro foi organizado no intuito de quebrar a rotina. “Essas reuniões permitem a confraternização de nossa equipe e torna a relação de trabalho mais humana”, afirmou a Pró-reitora Comunitária, professora Fátima Breckenfeld.

A equipe que trabalha no 1º Ciclo aprovou a iniciativa. “É simplesmente maravilhoso quando temos uma oportunidade assim, é um momento que temos para interagir, pois vivemos nessa correria e mal nos falamos”, contou a professora Vera Borges.

A água foi tema de debate do Quinta na Química no Dia Mundial do Meio Ambiente
Por Anne Mendes

A água foi o principal tema debatido no Quinta na Química desta quinta-feira (5) na Universidade Católica de Pernambuco. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, “A Sociedade e os Sistemas Aquáticos” foi o tema da palestra ministrada pelo professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco Manuel de Jesus Flores Montes.

A quantidade de água existente no mundo, o ciclo hidrológico, o uso desse recurso e as características da água foram apenas alguns dos temas abordados durante a palestra. “A água apresenta inúmeras definições, além de ser um solvente universal, pode ser considerada um componente vital no sistema de sustentação da vida, fator condicionante do desenvolvimento social e econômico”, afirmou.

O Brasil dispõe de 15% dos 3% de água doce existente no mundo e o desperdício no uso pode gerar alguns problemas. “O crescimento da população, o aumento na demanda urbana e agrícola, poluição e perda de qualidade, além de um possível esgotamento das reservas, podem fazer parte dos problemas que afetarão o mundo em breve por causa do desperdício de água”, enumerou o professor.

No final da atividade, foi proposto um debate entre os presentes.

Inscrições para Mestrado em Engenharia começam no dia 9

Estarão abertas, de 9 de junho a 11 de julho, as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Engenharia Civil, com área de concentração em Engenharia das Construções, turma 2008.2.

Estão sendo oferecidas oito vagas destinadas a portadores de diplomas de Engenharia Civil, Arquitetura e áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação, submetidos todos os candidatos a processo seletivo único.

A pré-inscrição deverá ser feita pelo site www.unicap.br e a documentação deverá ser apresentada (original) entregue (cópia), até o dia 11 de julho de 2008, sob pena de indeferimento da inscrição, na Secretaria de Registros Acadêmicos, da Pós-graduação, de segunda à sexta-feira, das 08h30min às 11h e das 14h30min às 17h, na sala 003, no térreo do bloco G4, do campus da UNICAP, à Rua Almeida Cunha, nº 245, (em frente à saída do estacionamento dos alunos), Boa Vista.

Informações: (081) 2119.4369 / 2119.4388

Amcham seleciona estudantes para estágio
Com Informações da Assessoria de Imprensa da Amcham

Com o objetivo de estimular a formação de líderes empresariais em todo o País, ampliando a visão de negócios e incentivando o desenvolvimento de habilidades de comunicação, persuasão, liderança, empreendedorismo e relacionamento interpessoal, a  Amcham abre esta semana oficialmente as inscrições para o concorrido programa de estágio, intitulado “Amcham Leadership Program”.

O programa, que tem duração de 1 ano, seleciona candidatos dos cursos de Administração de Empresas, Marketing, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda, com previsão de conclusão de curso após julho de 2009, idade entre 18 e 24 anos, inglês avançado e veículo próprio.Em 2007, cerca de 3.700 jovens se inscreveram para o programa.

Durante o programa, o estudante passa pelas principais áreas estratégicas da Amcham e aqueles que se destacam, contam com a possibilidade de obter mais um ano de programa. Ao final do estágio, há encaminhamento desses profissionais ao mercado, por meio das empresas associadas à entidade. Atualmente, a Amcham conta com mais de 5 mil empresas associadas em todo o País.

Entre as atividades a serem desenvolvidas estão: agendamento de reuniões com os principais executivos de empresas; apresentação de propostas de associação; desenvolvimento de relacionamento com as empresas associadas pelo estudante; oferta de serviços aos associados, buscando a fidelização das empresas; planejamento de ações para utilização dos benefícios por parte dos associados, além da participação em dezenas de seminários, palestras e comitês promovidos pela Amcham.

Inscrições pelo site www.amcham.com.br/entidade/leadership/selecao2008. Outras informações pelo telefone (81) 2101-7450 ou pelo site www.amcham.com.br. 

Inscrições de projetos para programas na Alemanha vão até dia 30 de junho
Com Informações da Assessoria de Marketing e Comunicação do DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) estão recebendo inscrições até o fim deste mês de projetos de parcerias entre instituições de ensino superior e pesquisa brasileiras e alemãs dentro de seus programas conjuntos Unibral e Probral.

O Unibral destina-se a parcerias entre cursos de graduação, viabilizando o intercâmbio de estudantes e docentes. O programa objetiva incentivar a mobilidade acadêmica, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos, além da implementação de estudos integrados de graduação e o aprendizado da língua do país parceiro, com aproximação entre as respectivas culturas. Atualmente, existem 25 projetos em andamento.

O Probral, por sua vez, fomenta projetos bilaterais (teuto-brasileiros) de pesquisa, que incluem o intercâmbio de doutorandos, docentes e pesquisadores de ambos os países, por um período de dois a quatro anos. O programa visa o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, a produção científica conjunta, a troca de informações e a aplicação conjunta dos resultados da pesquisa. No momento, 79 cooperações beneficiam-se deste programa DAAD-Capes.

Tanto Unibral quanto Probral são programas institucionais e não aceitam projetos e candidaturas individuais para intercâmbio.Mais informações sobre os programas: http://rio.daad.de/shared/inter_institucional.htm.

Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista estão abertas até 8 de agosto
Com informações da Assessoria de Imprensa Approach Comunicação

Com o temaEducação para reduzir as desigualdades sociais”, o XXIII Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até 8 de agosto. O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Gerdau e da Fundação Roberto Marinho. Cinco categorias são premiadas: Graduado, Estudante de ensino superior, Estudante de ensino médio, Orientador e Mérito Institucional. Haverá ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por algum trabalho cuja temática se refira ao tema do prêmio deste ano. Ele será indicado pelas sociedades científicas selecionadas previamente pelo CNPq.

O objetivo do prêmio é buscar, através dos diversos temas abordados a cada ano, soluções para problemas diretamente ligados à população. Neste ano, sob a ótica da Educação como mecanismo redutor das desigualdades sociais, os estudantes de nível superior e graduados poderão basear seus trabalhos nos seguinte vieses: Mecanismos de inclusão social (tecnologia digital, educação empreendedora, acessibilidade e mobilidade social); Popularização da ciência, tecnologia e inovação; O papel da educação na superação da violência; e A educação como instrumento do antidesperdício de energia; energia como fator de segurança; conservação da energia elétrica (produção e consumo) fomentando a criação de empregos.

Já para os estudantes de ensino médio, os temas relacionados à Educação a serem desenvolvidos são: Educação e desigualdades sociais, (Raízes históricas das desigualdades no Brasil, Educação e superação das desigualdades); Mecanismos de inclusão (Tecnologia digital e educação; Educação a distância; Educação empreendedora e Qualidade do ensino e mobilidade social); Popularização da Ciência, tecnologia e inovação (C&T&I no currículo escolar e Divulgação da C&T&I na comunidade); Educação e superação da violência (Educação, violência e pobreza; Violência na escola) e Educação, ambiente e saúde (Educação e ambiente - relação do homem com os recursos naturais, incluindo geração e economia de energia - e Educação e saúde).Os tópicos poderão ser largamente explorados, já que a Educação é um dos grandes desafios do Brasil.

Na categoria Graduado, os vencedores são agraciados com R$20 mil (1º lugar); R$15 mil (2º lugar) e R$10 mil (3º lugar). Para estudantes de Ensino Superior, ao valores são de R$10 mil para o 1º lugar, R$8,5 mil para o 2º lugar e R$7 mil para o 3º lugar. Estudantes do Ensino Médio classificados em 1º , 2º e 3º lugares recebem um microcomputador e uma impressora cada um. Essa mesma premiação será dada ao professor e à escola dos três alunos vencedores.

Na categoria Orientador (dos graduados e estudantes de ensino superior agraciados) serão concedidos microcomputadores e impressoras. No Mérito Institucional, serão pagos R$30 mil para cada uma das duas instituições que tiverem o maior número de trabalhos inscritos no Prêmio Jovem Cientista.

O pesquisador que for indicado para  Menção Honrosa ganhará R$15 mil e uma placa alusiva. Além da premiação relacionada, os primeiros colocados de cada uma das categorias ainda ganharão bolsa de estudo do CNPq. No caso do ensino médio, todos recebem bolsa de iniciação científica.

As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelos Correios. O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis emwww.jovemcientista.cnpq.br.   

Histórico - O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. É considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina. A entrega da premiação é feita pelo Presidente da República e reúne na cerimônia autoridades governamentais da área da ciência e tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Os temas escolhidos são sempre de interesse direto da população e buscam soluções para problemas encontrados em seu cotidiano. Entre os assuntos abordados em anos anteriores estão "Qualidade dos alimentos e saúde do homem", "Reciclagem de rejeitos industriais", "Saúde da população e controle de endemias", "Oceanos: fonte de alimentos", “Saúde da População - controle da infecção hospitalar”. No ano passado, o prêmio recebeu 1.751 inscrições de todo o país, sendo que 268 na categoriaGraduado; 128 na categoriaEstudante do Ensino Superior e 1.355 na categoriaEstudante do Ensino Médio.

Vídeo e oficinas marcam o segundo dia do Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Por Anna Salustiano

Na noite desta quarta-feira (4), dando continuidade a programação do XIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica, aconteceu no 3º andar do bloco B da Universidade a exibição de um vídeo mostrando o legado deixado por Paulo Freire e oficinas pedagógicas apresentadas por alunos da Unicap.

No filme, pensadores, historiadores e estudiosos do método freiriano falaram sobre o pernambucano que desenvolveu técnicas para construção de uma nova educação. O vídeo expôs como diversos profissionais vêem Paulo Freire.

O ex-deputado Constituinte Plínio Arruda disse: “A grande lição de Paulo foi perceber que o processo da reflexão da sociedade sobre si mesma valorizou a cultura dos homens sem cultura”.

Para o escritor Frei Betto, o educador pernambucano derrubou o preconceito que os escolarizados são cultos e os não escolarizados, não são. O físico e educador Luís Carlos de Menezes faz uma observação. “Paulo utilizava as formas de promover todos e não selecionar alguns. Um outro ponto era valorizar as diferenças e por último construir a educação solidária”.

Assim que terminou o vídeo foi aberto um espaço para comentários. No mesmo andar, alunos da Universidade fizeram oficinas. Uma delas chamava-se “A beleza da música para o homem”. Segundo a aluna de Filosofia Ocilaine Moura, a música é um exercício ao filosofar. “É a arte mais bela e sublime para o desabrochar do conhecimento”, destacou.

Segundo Ocilaine, em todas as culturas antigas a música sempre existiu. Depois das explicações, houve um momento de descontração. As pessoas deixaram-se levar ao som de músicas instrumentais.

Depois de contextualizar a história das canções, os presentes ouviram a interpretação na voz de Ocilaine, do Mito das Cigarras, da República de Platão.

Na sala ao lado, os alunos Wanessa Menezes, Elineide Luna e Jéferson Dias, do 7º período do curso de Letras da Universidade, falavam sobre o projeto intitulado de ler, aprender e escrever através do jornal. A idéia surgiu para recuperar a evasão escolar dos alunos no turno da noite da Escola Estadual Oliveira Lima, localizada no bairro da Boa Vista.

Em todo o terceiro andar havia oficinas. Numa outra sala, alunos debatiam sobre a leitura em tempos de globalização. Assim que as pessoas chegavam na sala viam o quadro com frases que diziam “o bom leitor lê sentidos, quanto mais uma criança se apegar ao sentido, melhor leitora será” (Marina Colossanti).

As alunas Wanessa Tenório, Samara Gabriela e Flávia de França alertavam os presentes sobre os cuidados que os adultos devem ter com as crianças em frente ao computador, à televisão.

Por fim, foi lido um texto do graduado em Língua Portuguesa José Carlos Azeredo sobre mídia e educação: televisão, computadores e leitura que dizia assim: “A rede, e falo aqui mais especificamente da internet, está mexendo nesse conjunto social que somos nós...”

Projeto de Relações Públicas apresenta novos artistas pernambucanos

Alunos do 7º período de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco realizam nesta sexta-feira (6), das 14h às 21h, evento para mostrar a diversidade de artistas que existe no estado, suas peculiaridades e sua importância para o desenvolvimento da cultura regional.

O evento, que faz parte do projeto “Pernambuco do Lado de Cá”, é uma atividade da disciplina Práticas em Relações Públicas I, ministrada pela professora Theresa Sampaio, e tem como objetivo apresentar, ao público, artistas e obras pouco conhecidos no estado.

Durante o encontro, serão apresentados pólos de gastronomia, literatura, artes cênicas, dança, música, artesanato e artes plásticas, além de uma mesa-redonda com o tema: “Cena da cultura local ainda desconhecida entre os pernambucanos”, que acontecerá às 19h, na sala 510 no bloco A.

O projeto da disciplina Práticas em Relações Públicas I, desenvolvido pelos alunos, tem o apoio da Ambev, Nova Vida Alimentos, Indaiá, Grupo Horizonte, Gerência de Literatura e Editoriato da Fundação de Cultura, Formatec, Agerp, Mariah, Adams, Alcides Cardoso, José Marques e Thiago Glasner.

Informações pelos telefones (81) 8837-5405 e 8857-4230.

 

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:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

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