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Recife, 4 de junho de 2008 Ano 7

Alunos de Jornalismo apresentam projetos sobre comunicação e cidadania
Por Anne Mendes

Interatividade. Essa palavra pode resumir o resultado dos trabalhos realizados pelos alunos do 6º período do curso de Jornalismo, na disciplina Comunicação e Cidadania, e apresentados na tarde desta quarta-feira (4), na sala 510 do bloco A. Estimulados pelo professor Ricardo Mello, os estudantes visitaram comunidades, escolas públicas ou privadas e criaram blogs, sites, vídeos, jornais e spots de rádio com enfoque no jornalismo cidadão.

Ao todo foram nove projetos desenvolvidos: Experimente Falar, Comunicarte, Minuto da Comunidade, Nota Cidadã, Jovem Comunica, Oficina de Leitura Crítica da Mídia, Grafiola Comunicação, CSS Notícias e JV Idéias.

Durante a apresentação, os alunos relataram as ricas experiências vividas durante a realização das atividades e enfatizaram a importância de entrar em contato com a realidade da cidade onde moram e do cotidiano dos dessa cidade. Também frisaram que, com o trabalho, descobriram que qualquer um pode fazer comunicação e são inúmeras as áreas de trabalho nesse campo.

Comunidades como o Alto José do Pinho, em Casa Amarela, Padre Villermain, no Hipódromo, e Santa Luiza, na Torre,  foram alguns dos locais escolhidos pelos alunos para desenvolver seus trabalhos, além de escolas como a Sizenando Silveira, Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, José Vilela e Colégio das Damas. “Gostamos muito da sugestão das meninas de construirmos spots de rádio, vamos utilizar esses que já ficaram prontos em nossa programação. Conferir o resultado foi a melhor parte, pois poucos que nos visitam se preocupam com isso”, afirmou Adilson, representante da Rádio Alto Falante, do Alto José do Pinho.

Os trabalhos, que foram propostos pelo professor Ricardo Mello, tinham a intenção de permitir que os seus alunos colocassem em prática o que haviam aprendido em sala de aula. O resultado foi muito além do esperado. Entusiasmados com o desafio, eles produziram um material de qualidade, envolvendo os estudantes e moradores das comunidades visitadas e criaram meios (blogs, sites, vídeos, spots, jornais) para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido.

O coordenador do curso de Jornalismo, Paulo Fradique, a professora Carla Patrícia, os jornalistas Paula Losada e Samarone Lima e o apresentador Roger de Renor analisaram os projetos apresentados e elogiaram a iniciativa e o envolvimento dos alunos.

No final, foi exibido um vídeo sobre o cacique Xicão produzido por índios da nação Xukuru, de pesqueira, que participaram de uma oficina de audiovisual patrocinada pela Petrobras.

Começa o XIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Por Anna Salustiano

Começou na noite desta terça-feira (3), no auditório G1, o XIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. O evento vai até sexta-feira (6) e foi organizado pelo curso de Pedagogia e por outras licenciaturas. 

Fortalecer os processos de integração entre a Universidade e as escolas-campo de estágio, refletir sobre o papel do estágio na formação de professores, como mecanismo de inserção do aluno “no mundo do trabalho e na prática social” (LDB – Lei 9394/96) e socializar a produção dos alunos nas escolas-campo de estágio, estimulando a formação da consciência crítica e do compromisso político com a educação são os principais objetivos do Seminário.

A abertura do evento contou com a participação das professoras Maria do Carmo e Tânia Nery, as duas fizeram uma homenagem ao professor João Francisco de Souza, formado em Filosofia pela Unicap, em 1968. A professora Tânia começou destacando a trajetória de João: “Dedicou sua vida à educação. Teórico consultado na América Latina em cultura popular. Lutou pela efetivação da sociedade democrática na qual se respeitem os direitos humanos”.

Depois, a professora Maria do Carmo completou: “João via a educação como processo e expansão de ressocialização das culturas e dos seres humanos. Humanização foi sua bandeira. Utopia era mudança. Explicitava a sua indignação diante dos analfabetos do mundo, os homens e mulheres, jovens e crianças excluídos”.

Em seguida, foi a vez de Álvaro Pantoja, palestrante da noite, falar sobre Educação de Jovens e Adultos. Quem chegava ao auditório via no telão uma foto de uma enorme ciranda. Baseado no método Paulo Freire, Álvaro não deixou dúvidas: “É o círculo da cultura. Na medida em que a palavra é dita, desenvolvemos a capacidade de falar e escutar”. Depois dessa análise, o professor deu continuidade à linha de raciocínio com uma música de Gonzaguinha. A canção dizia que na desparecença dos tempos aprendo as tranças e tramas das novas lições.

A experiência de círculo é uma das práticas básicas para formação da cidadania e democracia. Novamente o pensamento Freiriano era lembrado. “Se dizer a palavra não é privilégio de alguns, mas um direito de todos, ninguém pode dizê-la sozinho”. Segundo Álvaro, nossa identidade vem de uma história contada, então todas as vezes que se conta uma história as nossas identidades são refeitas. 

No fim da palestra, Álvaro frisou: “Não há possibilidade de avanço na cidadania sem pensar em educação como ato político”.

Minicurso sobre gestos que alfabetizam foi ministrado na Católica
Por Anne Mendes

Como tornar possível a alfabetização de pessoas especiais foi um dos principais enfoques do minicurso ministrado na tarde desta quarta-feira (04) na Universidade Católica de Pernambuco. As fonoaudiólogas Adriana Alcântara e Andréa Carla Coelho e a professora de Educação Física Marta Gonçalves falaram sobre como implantar o projeto Gestos que Alfabetizam.

O programa foi desenvolvido por Adriana, que além de fonoaudióloga da Secretaria de Desenvolvimento Social e dos Direitos Humanos, é especialista em Patologia da Linguagem e mestre em Science in Community Disability Studies (Universidade de Londres).

“A estratégia foi criada após um trabalho que realizei com Catarina, uma paciente com Síndrome de Down. O tratamento foi tão eficaz que, em apenas quatro sessões, ela conseguiu aprender 16 letras”, afirmou.

O método se utiliza de recursos auditivos, visuais, tato, gráfico e sinestésico. “Funciona da seguinte forma: são apresentados ao paciente figuras que remetam aos sons dos fonemas. Aos poucos, as imagens são retiradas e substituídas pelas letras. O tratamento está concluído quando só restam apenas essas e o paciente consegue compreender o que lê”, explicou Adriana.

O grupo, que ministrou o curso, em breve estará capacitando professores da rede estadual com o método, pois ele pode colaborar no processo da alfabetização.

Imprensa no Forró promove arrasta-pé de jornalistas e radialistas
Por Glaucio Alves

Será ao som do forró pé-de-serra dos cantores Gabriel Sá, Irah Caldeira e Nádia Maia, que jornalistas e radialistas vão comemorar o São João durante a 5ª edição do Imprensa no Forró. A festa acontece no próximo dia 13 de junho e vai ser realizada no Clube Líbano, bairro do Pina, a partir das 21h. No repertório, muito xote, xaxado e baião para ninguém ficar parado.

O arrasta-pé tem o apoio dos sindicatos dos Jornalistas e Radialistas e é aberto a todos que quiserem participar. A entrada custa R$ 5 e um quilo de alimento não-perecível. Assim como nas edições anteriores, a organização do evento firmou parceria com o Comitê de Ação da Cidadania para arrecadação dos donativos. Este ano, as doações serão entregues às famílias do Grande Recife atingidas pelas chuvas e que vivem às margens do Rio Beberibe.

Conteúdo Criativo abre inscrições para oficinas na área de Jornalismo

A Conteúdo Criativo, empresa do ex-aluno e jornalista Paulo Augusto e do professor de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Álvaro Filho, abre inscrições para três oficinas. São elas: Jornalismo Investigativo, Novas Mídias e Teoria e História dos Quadrinhos. As aulas acontecem de 16 a 20 de junho, com três horas de duração por dia, totalizando 15 horas/aula.

As oficinas, realizadas na sede da Conteúdo Criativo, acontecem em turnos diferentes. Jornalismo Investigativo no turno da manhã, Novas Mídias no turno da tarde e Teoria e História dos Quadrinhos no turno da noite.

Jornalismo Investigativo será ministrada por Eduardo Machado, repórter especial do Jornal do Commercio e editor do blog PEbodycount e vencedor dos prêmios de jornalismo Esso, Vladmir Herzog (três vezes), Cristina Tavares (duas vezes) e Tim Lopes.

Novas Mídias será ministrada por Luiz Carlos Pinto, jornalista que atualmente se dedica ao tema em sua tese de doutorado. Nesta pesquisa, ainda em desenvolvimento, o objetivo é realizar uma análise das formas de ativismo midiático no Brasil, em cuja categoria se enquadram as práticas de apropriação tecnológica, rádios livres e jornalismo não comercial.

Teoria e História dos Quadrinhos seráministrada por Carol Almeida, professora de Editoração de Cartum e Quadrinhos da Aeso, colunista de quadrinhos do Jornal do Commercio com a coluna Zine, publicada todas as segundas-feiras, cinco vezes finalista do HQ Mix, maior prêmio de quadrinhos do Brasil, na categoria jornalista, blogueira do www.zuper.com.br e editora assistente do Caderno C do Jornal do Commercio.

Os interessados devem entrar em contato com a Conteúdo Criativo através do e-mail oficinas@conteudocriativo.com.br ou pelo telefone 3221.5461.

 

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EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

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14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

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