A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

 

Boletim Unicap

Recife, 26 de março de 2007 Ano 6

Viktor Frankl é debate na Católica
Por Higor Gonçalves

Se estivesse vivo, o psiquiatra austríaco Viktor Frankl completaria hoje 102 anos. Para homenageá-lo, o curso de Psicologia da Católica realizou, na tarde desta segunda-feira (26), no auditório do CTCH, um debate sobre sua mais famosa teoria: a Logoterapia.

Para debater sobre os postulados do acadêmico, foi convidado o professor Tiago Avelar, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Também conhecida como a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, a Logoterapia é considerada por vários estudiosos como o movimento psicológico mais importante da atualidade. A ciência se concentra no sentido da existência humana.

De acordo com Frankl, ela é a principal força motivadora no ser humano. “A Logoterapia pode ser entendida e desenhada como a terapia centrada no sentido. Ela ‘vê’ o homem como um ser orientado para o sentido", afirmou o psiquiatra.

Viktor Emil Frankl nasceu no dia 26 de março de 1905, na cidade de Viena, na Áustria. Doutor em Medicina e Psiquiatria, o teórico atingiu notoriedade ao contrariar as correntes psicanalíticas que dominavam em sua época. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi preso e enviado para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Lá, observou a si mesmo, e aos outros, em situações limite.

Frankl foi considerado o médico da "doença do século XX" - decorrente um suposto vazio existencial. Uma de suas frases mais célebres afirma que "o homem, por força de sua dimensão espiritual, pode encontrar sentido em cada situação da vida e dar-lhe uma resposta adequada".

Católica realiza debate sobre imprensa, poder público e ação cultural
por Raítza Vieira

Imprensa, Poder Público e Ação Cultural é o tema da mesa-redonda que acontecerá amanhã (27), às 19h, no auditório do bloco J. O encontro, que marca a abertura da 4ª turma de especialização em Jornalismo Cultural, será coordenado pelo professor da Universidade Católica de Pernambuco, Alexandre Figueirôa e contará com a participação da presidente da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), Luciana Azevedo, diretora de cultura da Fundação Joaquim Nabuco, Isabela Cribari, do editor do caderno cultural do Jornal do Commercio e professor da disciplina Produção Jornalística e Cultural, Marcelo Pereira e do jornalista e representante da Prefeitura do Recife, Beto Rezende.

Quinta na Química discute processos oxidativos avançados
Por Rodolfo Bourbon

A Aplicação de Processos Oxidativos Avançados na Degradação de Corantes será o tema discutido na próxima quinta-feira (29), na Universidade Católica. O encontro, promovido pelo projeto Quinta na Química, terá como palestrante a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Liana Albuquerque.

O evento acontecerá às 17h, na sala 113 do bloco D e é aberto ao público. De acordo com o coordenador do Quinta na Química, o professor da Unicap José Edson de Souza, “este é um espaço para tratar de temas atuais e relacionados à área de pesquisa e estudo, com o objetivo de motivar e ampliar os conhecimentos dos participantes.”

Representantes da música cubana são entrevistados na Católica
Por Rodolfo Bourbon

Já faz muito tempo que a música cubana é tocada em várias casas de show e clubes de Pernambuco. No entanto, de pouco mais de um ano para os dias de hoje, o ritmo vem fazendo um enorme sucesso no Estado. Sempre presentes nas rádios e nos programas da televisão local, artistas do gênero, como os paraibanos da Capim Cubano e o DJ Daniel Venezuela, já conquistaram um público bastante fiel. E ambos os representantes do swing latino marcaram presença na Universidade Católica para uma entrevista coletiva com alunos de Jornalismo, sob orientação do professor Vlaudimir Salvador.

Perguntados sobre a razão do sucesso do ritmo no Estado, o discurso foi semelhante. “A música corre nas veias dos pernambucanos. O povo daqui possui uma intensa musicalidade e não tem preconceito com nenhum gênero”, afirmaram. Tanto o Capim Cubano (representado na ocasião pelo empresário do grupo, Cássio Mucarbel), quanto o DJ Daniel Venezuela, não só lotam as casas de show em Pernambuco, como em muitos outros cantos do Brasil. “Levamos mais de 20 mil pessoas para o Credicard Hall, em São Paulo. Foi uma surpresa, pois os paulistanos são mais difíceis para aceitar novos estilos”, revelou Cássio.

Capim Cubano – A banda surgiu há quatro anos em João Pessoa. Depois de alcançar o sucesso na capital, eles vieram ao Recife, à convite do empresário Paulo Braz, um dos donos do bar Cuba do Capibaribe. “No início, os nossos shows eram freqüentados, praticamente, por adultos. Hoje em dia, a aceitação dos jovens é imensa e isto nos deixa muito satisfeitos”, afirma Cássio. De acordo com o empresário, o carisma e a dedicação foram fundamentais para o sucesso do grupo. “Além disso, buscamos sempre inovar. Fazer uma mistura de ritmos e novas adaptações, tanto para as músicas covers, quanto para as autorais.”

DJ Daniel Venezuela – Daniel Henrique Gonzalez Granadillo. Este é o nome de batismo do DJ Daniel Venezuela, natural da cidade de Caracas. No repertório, o artista apresenta ritmos diversificados, como o house latino, a cumbia, a “salsa love” e o “reggaeton”, uma mistura do reggae com batidas de hip-hop. O ecletismo do venezuelano fez com que ele abrisse shows para grupos como O Rappa, e os mexicanos do Maná. Morando no Estado há pouco mais de um ano, o DJ apresenta um programa musical na Rádio Nova, em Olinda, e, a partir da próxima quarta-feira (28), às 19h30, comandará um programa semanal na Tv Nova (Canal 22), ambos chamados Mix Latino. “Me formei em Turismo em uma universidade da Venezuela, mas vir para o Brasil foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Amo música e sou apaixonado por este país.”

Ex-aluna de jornalismo ministra curso de fotografia
Por Higor Gonçalves

 

Os interessados em fotografia terão a oportunidade de fazer, a partir do dia 21 de abril, um curso com a ex-aluna de jornalismo da Católica, Janine Henriques. No decorrer das aulas, os alunos aprenderão sobre: composição e enquadramento, lentes fotográficas, iluminação, câmeras e fotografia digital – além de outros assuntos na área.

As inscrições podem ser feitas na rua Nicarágua, 142, Espinheiro. Informações pelo telefone: 9982-5629; ou através do e-mail: janinehenriques@gmail.com.

 

 

Alunos do Master Geo visitam a Católica
Por Raítza Vieira com colaboração Thiago César Melo

Os alunos do Ensino Fundamental do Centro Educacional Master Geo visitaram a Universidade Católica de Pernambuco na última sexta-feira (23). Os estudantes conheceram a Biblioteca e o Museu de Arqueologia da instituição. De acordo com a equipe pedagógica do colégio, o motivo da atividade extraclasse foi aliviar as tensões da semana que antecede as avaliações do centro educacional.

Pesquisadora do Iphan visita a Católica
Por Raítza Vieira com colaboração Gabriela de Andrade

A professora e pesquisadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Maria Lúcia Pardi, visitou a Universidade Católica de Pernambuco, na última sexta-feira (23). De caráter não-oficial, essa visita possibilitou a troca de idéias com o coordenador do Laboratório e Museu de Arqueologia da Católica, Albérico Nogueira, sobre os trabalhos de pesquisa e de interpretação do material arqueológico da Casa de Fundição de ouro de Goiás. De acordo com Maria Lúcia Pardi, há trabalhos desenvolvidos pela Católica que são especializados e muito raros no País, como a parte de bioarqueologia.

Ela acrescenta que esses trabalhos são de ótima qualidade e com uma repercussão muito forte nacionalmente. “É preciso investimentos para melhorar as conduções de curadoria do material cientifico com o intuito de possibilitar um retorno positivo a sociedade.”

Propostas de modernização do museu foram enviadas para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico Tecnológico e para o IPHA, a fim de custear as pesquisas de campo e materiais do museu.

Filosofia de Direito de Hegel é tema de minicurso
Por Raítza Vieira

“Introdução à Filosofia do Direito de Hegel” é o tema do minicurso que acontecerá entre os dias 9 e 11 de maio, no auditório G1, das 14h às 17h. Os encontros serão ministrados pelo professor da Faculdade Guararapes e membro do grupo Hegel, Danilo Curado. A finalidade do curso é fazer com que a comunidade universitária tome conhecimento sobre a obra de Introdução à Filosofia do Direito de Hegel e os atuais estudos sobre essa temática.

“O curso se propõe a apresentar o que Hegel nos legou em seus Princípios de Filosofia do Direito e ciência do Estado no seu traçado fundamental de percorrer os distintos momentos de efetividade a que o Direito se dá em seu desdobramento histórico-sistemático”, afirmou Danilo Curado. Segundo ele, o curso será um espaço para debate sobre essa temática. As inscrições custam R$15,00 e podem ser feitas no Neal (7º andar do bloco G4) a partir de 2 de abril. Os participantes receberão um certificado equivalente à 12h/aula.

Confira aqui o conteúdo programado para o minicurso.

Projeto Cinco e Meia debate ética do rosto do filósofo Emmanuel Levinas
Por Higor Gonçalves

O curso de Filosofia da Católica vai promover, amanhã (27), às 17h, dentro do Projeto Cinco e Meia, o debate intitulado de “A significação ética do rosto em Levinas”. A discussão será comandada pelo professor José Tadeu Batista de Souza, no miniauditório do CTCH, que fica no 1º andar do bloco B.

O filósofo Emmanuel Levinas nasceu na cidade lituana de Kaunas, no ano de 1906. Descendente de judeus e naturalizado francês, foi bastante influenciado pela fenomenologia de Edmund Husserl, de quem foi tradutor, assim como pelas obras de Martin Heidegger e Franz Rosenzweig. Seu pensamento parte do pressuposto de que a ética, e não a ontologia, é a filosofia primeira. Segundo Levinas, é no face-a-face humano que se irrompe todo o sentido.

O objetivo do debate da próxima terça-feira é discutir, filosoficamente, a questão da significação do rosto segundo Levinas. A segunda proposta do encontro é promover um momento para que os professores e alunos apresentem pesquisas e aprofundem seus conhecimentos. A entrada é gratuita.

Inscrições abertas para o projeto Articulando Conhecimentos
Por Rodolfo Bourbon

Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Requer, também, muita disciplina e domínio de algumas técnicas, como a concentração. Isto faz com que muitas pessoas optem pelo isolamento no momento da prática. No entanto, o estudo em grupo pode ser um caminho produtivo para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo. Pensando nisto, a Pastoral Unicap e a Pró-reitoria Acadêmica da Católica criaram o projeto Articulando Conhecimentos.

Realizada desde o semestre passado, a iniciativa tem como objetivo incentivar a prática do estudo em grupo, desenvolver pesquisas e fazer leituras de temas atuais e importantes para a formação dos estudantes. O Articulando Conhecimentos conta com a colaboração de alunos, professores e funcionários da Católica, que atuam, voluntariamente, como facilitadores dos estudos.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, o funcionário da Unicap Francys Silvestrini, esta é uma ótima oportunidade de aprendizado para os estudantes. “O trabalho coletivo permite a troca de experiências e visões diferentes. Além disso, é um intervalo de tempo garantido de estudo, já que na prática individual, podem ocorrer distrações”, revela.

No primeiro momento, os grupos oferecidos serão: Discussões acerca de Arquitetura e Urbanismo – Centro/Centralidade (às terças-feiras, das 18h20 às 21h30); Lógica (aos sábados, das 8h às 9h); Produção de texto (às terças-feiras, das 14h às 15h); Análise de textos literários (às segundas-feiras, das 17h às 18h); Contabilidade Introdutória (aos sábados, das 11h às 12h); Conversação em espanhol (horário e dia a definir); Conversação em inglês (horário e dia a definir).

Vale lembrar que o número de vagas é limitado e em breve serão divulgados novos grupos de estudo. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Pastoral, localizada no térreo do bloco A da Unicap. Informações pelo telefone (81) 2119-4238.

Reitor lança Campanha de Combate ao Desperdício
 

A cultura do não desperdício vem sendo adotada em inúmeras organizações e instituições do mundo inteiro, não apenas para se reduzir custos, mas também em função da necessidade de se preservar o planeta. No corre-corre do dia-a-dia não nos damos conta de que ao consumirmos muito papel estamos contribuindo para aceleração do desmatamento. Ao gastarmos energia demasiadamente, estamos ajudando a aumentar os riscos de um colapso energético. Ao desperdiçarmos água, estamos  colaborando para esgotar os mananciais.

Com o objetivo de conscientizar alunos, professores e funcionários para o papel de cada um na redução de custos e na preservação do nosso planeta, a Universidade Católica de Pernambuco está lançando uma campanha de combate ao desperdício. Em entrevista ao Boletim Unicap, o Reitor, Padre Pedro Rubens, ressalta que a campanha será construída a partir de sugestões apresentadas por cada pessoa que faz parte da comunidade acadêmica. “Cada um dará sua contribuição para criarmos na Universidade a cultura do não desperdício”, enfatizou.

1) Na última reunião do Fórum de Gestores o senhor falou sobre a importância de se adotar na Católica a cultura do não desperdício. Como o senhor pretende fazer isso?

Essa campanha será construída por toda a comunidade. Não há um decreto ou um lema, cada um irá ajudar a construir essa campanha da cultura do não desperdício.  É importante que as pessoas percebam que o que estamos desperdiçando (água, papel e energia) afeta a humanidade inteira.

2) Como os alunos, professores e funcionários podem colaborar?

Eles podem colaborar acolhendo a campanha como algo próprio, ajudando na construção dela.  Essa campanha contra o desperdício é um benefício para todos que fazem parte da Católica e também é um exercício de cidadania planetário. É importante exercitar o “ser cidadão no século 21”. Além disso, é importante que o que for aprendido seja levado para casa e para a cidade.

3) O primeiro setor a reduzir o consumo de papel na Universidade foi a reitoria. Quais foram as medidas adotadas?

Estamos ainda no exercício. É um exercício de  reaprender o uso das coisas. Na linha do papel, temos tentado ao máximo reduzir o número de impressões. Existem documentos que podemos ler na tela do computador, sem precisar imprimir. As portarias, por exemplo, que, antes eram impressas e distribuídas nos vários setores da Universidade, agora são enviadas aos gestores através do e-mail.

  4) Qual a importância de se adotar medidas de combate ao desperdício?

A importância é de criarmos uma nova consciência de uso dos meios naturais ou dos recursos, que são escassos e a natureza vem denunciando isso. O que estamos desperdiçando irá fazer falta para alguém. A importância da preservação é planetária. E quanto à Universidade, é preciso que se crie uma cultura de não desperdício. Nós temos uma cultura que favorece o desperdício. Então, nós precisamos corrigir isso. A Universidade  tem um papel fundamental nisso, se a instituição não potencializa os seus recursos, então ela vai estar educando mal os seus próprios estudantes.

5) Qual o consumo mensal de papel na Universidade e quanto se gasta para comprar esse tipo de material?

Eu não sei, mas gostaria de saber. E esse será um levantamento que nós precisamos fazer todos, inclusive para saber o que temos de fato  que economizar ou que é indispensável para o bom funcionamento da Universidade. Espero que as pessoas ajudem a desvendar os focos de desperdício, pois não se trata de descobrir culpados, porque todos nós temos nossa cota de desperdício; não se trata de julgar ou moralizar a questão, mas de resolver um problema; não se trata de criar um clima de mal-estar, mas de educarmo-nos uns aos outros para cuidar bem do planeta, da cidade, da vida. A Universidade será apenas um ensaio, um lugar, uma realidade ao nosso alcance.

6) Qual é a meta de economia de papel que se pretende alcançar?

Também é um cálculo que teremos que fazer. Só podemos fixar o que deve ser gasto, após feito um levantamento para saber o que é necessário usar. A maior meta é educar para a responsabilidade com a vida. Cada área do conhecimento poderá contribuir com essa meta; cada profissional poderá transformar o mundo a partir do seu mundo de relações com os outros e com a natureza. Mas para atingirmos essa grande meta, temos que estabelecer outras para exercitarmos e sobretudo para darmos um passo: afinal , uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo.

7) Atualmente, a maioria dos professores recebe os trabalhos de seus alunos em papel. Para reduzir o consumo de papel, será que eles não poderiam receber os trabalhos por e-mail ou em disquete?

Essa é uma boa idéia. Mas eu não gostaria de ter os professores contra mim. Gostaria que eles adotassem medidas como essas de forma espontânea.

8) A campanha vai se concentrar apenas no desperdício do papel?

Eu espero que não. Uma campanha como essa vai descobrindo focos de desperdício de todo o tipo.  Falamos do papel porque é algo que lidamos materialmente  todo o dia, mas não podemos esquecer da questão da eletricidade, da água e da questão de economizar o tempo, isto é, perde-se muito tempo nos processos e eles precisam ser revistos. Dessa forma, haverá mais disponibilidade para atender as pessoas.

Fonoaudiologia promoverá curso de LIBRAS
Por Higor Gonçalves

Deseja aprender a se comunicar com pessoas que não podem ouvir? Uma boa oportunidade é o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Para atender a esta demanda, o curso de Fonoaudiologia da Católica vai realizar, de 9 de abril até 30 de maio, o Curso de Extensão LIBRAS I.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida, no Brasil, como meio legal de comunicação e expressão entre as pessoas com deficiência auditiva.O sistema brasileiro baseou-se, a princípio, na Língua de Sinais Francesa, apresentando semelhanças, também, com as várias línguas de sinais européias e a norte-americana.

Direcionado a todos os interessados em aprender a linguagem das pessoas com deficiência auditiva, o curso vai acontecer todas as segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h, na sala 711 do bloco B. A carga horária é de 40 horas-aula.

As inscrições para o Curso de Extensão LIBRAS I podem ser feitas, das 8h às 21h, na Secretaria do Curso de Fonoaudiologia, que fica no 7º andar do bloco B.

Informações pelo telefone: 2119-4172.

Católica sedia o 11º Encontro Regional dos Estudantes de Administração
Por Rodolfo Bourbon

“Após onze anos, ele retorna à Veneza brasileira e vem com força para ser o melhor encontro já realizado”. Esta é a chamada dos organizadores do 11º Encontro Regional dos Estudantes de Administração do Nordeste (EREAD/NE), que será realizado na Universidade Católica de Pernambuco, de 28 de abril a 01 de maio. Com as inscrições já abertas, a expectativa é que cerca de 1500 pessoas compareçam ao evento. O tema central desta edição será “Gestão Ambiental – Desafios da Administração em um Nordeste em Desenvolvimento”.

Recife foi a sede da primeira edição do evento, ocorrido em 1996. Desde então, o Encontro anual já passou por diversas cidades da região. O objetivo é congregar os estudantes de Administração e outras áreas afins para debateram temas relacionados às demandas do curso e da sociedade. Palestras, minicursos, oficinas e a apresentação de trabalhos científicos são algumas das atividades a serem desenvolvidas no EREAD/NE.

Na programação, já estão confirmadas as presenças de professores da Universidade Católica, como Emanuel Leite, e de demais instituições de ensino. Profissionais de grupos e empresas que estão apoiando o evento, como a Fundação Joaquim Nabuco, a Gerdau e o Sebrae, também marcarão presença. Entre alguns dos temas que eles irão abordar estão a formação de gestores ambientais, a ISO 14001, legislação ambiental e a questão da reciclagem.

A estudante da Unicap Daniela Barbosa, presidente do Diretório Acadêmico de Administração (organizador do EREAD), ressalta que o evento não se restringe apenas aos estudos. “Nos intervalos das atividades, promoveremos variadas intervenções culturais, como grupos de dança e capoeira. Além disso, em todas as noites realizaremos festas temáticas com muita música e animação.”

O valor de inscrição, até o dia 30 deste mês, é de R$ 85,00 para aqueles que desejarem ficar nos alojamentos (acompanhando das três refeições), e de R$ 65,00 para os que optarem apenas pela participação no evento. Após esta data os valores aumentarão. Estudantes da Unicap receberão desconto e irão pagar, até o primeiro dia do Encontro, R$ 60,00. Informações pelo site www.ereadrecife.org.br.

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000