A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Recife, 02 de março de 2007 Ano 6

Alunos do Mestrado em Engenharia Civil são aprovados em doutorado na USP
Por Higor Gonçalves

 

Dois alunos do Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco foram aprovados no Programa de Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana da Universidade de São Paulo (USP). Formados pela primeira turma do mestrado da Católica, eles embarcam amanhã (3) para São Paulo.

O engenheiro Sérgio Lemos, de 42 anos, que é um dos aprovados, se formou em Engenharia Civil pela Unicap, em 1993. Casado, e pai de um menino, Sérgio é consultor da Rekon Engenharia. Na conclusão da dissertação de mestrado, ele avaliou o grau de danos provocados nas estruturas dos subsolos de três edifícios da Região Metropolitana do Recife. No doutorado, Sérgio vai abordar o tema “Reforço da matriz cimentícia com adição de fibras têxteis”. A orientação será do professor Paulo Helene, que, além de fazer parte do corpo docente do Doutorado em Engenharia da USP, é também professor do Mestrado em Engenharia Civil da Católica. De acordo com Sérgio, o mestrado da Unicap transformou sua carreira. “O mestrado mudou a minha vida profissional. Eu aconselho todos os engenheiros civis a fazerem essa reciclagem científica”, afirmou.

O segundo aprovado no doutorado da USP foi o engenheiro Gilberto Nery, de 27 anos, também da primeira turma do mestrado da Universidade Católica de Pernambuco. Formado em Engenharia Civil pela Unicap em 2003, Gilberto analisou, em sua dissertação de mestrado, a “Influência da argamassa de revestimento na resistência a compressão em prismas de alvenaria resistente de blocos de concreto”. Enquanto cursava o mestrado da Católica, o novo doutorando chegou a ser professor substituto do Departamento de Engenharia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). De acordo com Nery, a Unicap teve uma enorme influência em sua aprovação para o doutorado da USP. “Me formei, desde o início, pela Católica. O mestrado foi um complemento da excelente graduação que tive. A universidade me forneceu todas as ‘ferramentas’ de que eu precisava para crescer”, disse.

Segundo o coordenador do Mestrado em Engenharia Civil da Unicap, professor Romilde Oliveira, o curso acrescenta bastante à formação de profissionais qualificados e futuros pesquisadores. “A aprovação dos alunos em uma instituição de grande referência nacional revela que o nosso programa de mestrado é bastante qualificado. O fato foi significativo porque ambos faziam parte da mesma turma”, afirmou o professor.

Cátedra Luiz Beltrão apresenta projeto de pesquisa
Por Raítza Viera

Pioneirismo e atualidade da obra de Luiz Beltrão: uma teoria sobre o significado da comunicação na legitimação social é o tema do projeto de pesquisa da Cátedra Luiz Beltrão, que está em fase de aprovação.

A Cátedra busca realizar pesquisas na área de Comunicação Social, tendo como base a teoria desenvolvida por Luiz Beltrão, chamada folkcomunicação. “A folkcomunicação é aquela feita através das massas marginalizadas no campo e na cidade. Esse povo não tem espaço nos veículos de comunicação, nem na linguagem desses meios. É através do folclore e da cultura popular que eles trocam informações, produzem e consomem os bens simbólicos, necessários para a sobrevivência”, explicou o coordenador da Cátedra Luiz Beltrão, Heitor Rocha.

“A obra de Beltrão propõe um processo de inclusão social dos setores populares marginalizados, através de uma ampliação da representatividade e da legitimidade da nossa mídia”, afirmou Heitor.

No trabalho desenvolvido pela Cátedra, cinco professores da Universidade Católica de Pernambuco estarão envolvidos. São eles: Andréa Moreira, Heitor Rocha, Ana Veloso, Patrícia Fernandes e Roberta Cajaseiras.

Andréi\a Moreira irá realizar uma pesquisa-ação junto com a comunidade da Ilha de Santa Teresinha. “Nesse estudo, a comunidade será protagonista na própria pesquisa. O sujeito não será o pesquisador, mas os moradores da Ilha de Santa Teresinha”, acrescentou Andréa. “A idéia é trabalhar com a leitura crítica da mídia, observando, sobretudo, o aspecto da violência simbólica cometida contra à auto-estima, valores e perspectivas da comunidade”, explicou.

Já os professores Heitor Rocha e Ana Veloso irão desenvolver pesquisas voltadas à rádio. Heitor vai realizar pesquisa sobre Crítica e Cidadania nos Radiojornais em Pernambuco, enquanto Ana Veloso abordara o tema Quanto vale uma concessão? “Será um estudo qualitativo sobre as rádios comunitárias do Cabo de Santo Agostinho”, relatou Ana.

Já a professora Patrícia Fernandes fará uma pesquisa relacionada à questão da Indústria Cultural na Publicidade, a partir dos pressupostos da obra de Luiz Beltrão. E Roberta Cajaseiras irá focar na parte do folclore e do turismo, pesquisando como as manifestações populares são abordadas nas editorias de turismo, observando a relação Turismo, Folclore e Comunicação.

A pesquisa terá duração de dois anos e contará com a colaboração de mais 11 estudantes da Universidade. “Caso o projeto seja aprovado será uma iniciativa louvável da Católica, pois estará resgatando o nome e a obra de Luiz Beltrão”, afirmou Heitor. Ele completa que muitas pessoas desconhecem os trabalhos de Luiz Beltrão. “Mas isso não é culpa delas, na verdade, isso é um resultado da ditadura militar, pois os estudos de Beltrão foram censurados pelos militares, já que a teoria dele tinha um tom de denúncia.”

Além do resgate de Luiz Beltrão, para Heitor Rocha, a pesquisa em comunicação em geral é importante porque possibilita uma maior consistência teórica na formação. “Não só para os futuros profissionais do mercado, mas também dando possibilidade deles iniciarem carreiras acadêmicas”, concluiu.

A previsão é de que o resultado do projeto seja divulgado ainda este mês. Sendo aprovado, as pesquisas serão iniciadas em agosto.

Neal discute o futuro da tecnologia nacional
Por Rodolfo Bourbon

Palestra promovida pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Neal), na tarde de hoje (2), analisou o futuro da ciência e da tecnologia brasileira. A professora Lúcia Melo, presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), e o professor Abraham Sicsú, consultor do Neal e integrante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), foram os conferencistas do evento. Alunos, pesquisadores e demais profissionais também estiveram presentes, tirando dúvidas e enriquecendo o debate com novas idéias.

A avaliação de empresas com ênfase em suas políticas tecnológicas e nas oportunidades de investimento foi o tema central da palestra de Lúcia Melo. Ela revelou que as indústrias nacionais possuem baixas taxas de inovação e que são bastante dependentes das finanças públicas. “Planejamentos de longo prazo e visão de futuro são importantes para ações inteligentes no presente”, afirma a professora.

Ainda na palestra de Lúcia Melo, ela afirmou a necessidade de se investir em tecnologias emergentes, como a Biotecnologia, a Nanotecnologia (aplicação da ciência de sistemas em escala nanométrica, ou seja, extremamente reduzida) e as energias renováveis. “Elas são diferenciais competitivos”, revela.

O segundo conferencista foi Abraham Sicsú. Abordando o padrão de investimento em Ciência e Tecnologia no Brasil, o professor apontou problemas e soluções para diversas questões na área. De acordo com Abraham, o Estado incentiva o capital, mas não o atrela ao conhecimento. “Há um fluxo errático dos recursos. As boas idéias não condizem com a baixa produtividade que vemos no ramo dentro do país.”

A funcionária da Unicap e estudante do MBA em Planejamento e Gestão de Eventos, Alexsandra Rodrigues, afirma que, mesmo o encontro de hoje não sendo um tema específico de sua área, ele trouxe benefícios. “É importante ampliarmos nossos conhecimentos nos mais diversos assuntos. Tenho aprendido bastante com estes eventos.”

Estudantes do exterior escolhem a Católica para intercâmbio
Por Higor Gonçalves

Estão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio Estudantil da Católica. Voltado para os alunos interessados em vivenciar experiências acadêmicas em instituições nacionais e internacionais de ensino, o Programa também presta auxilio aos estudantes que vêm do exterior.

O holandês Luuk Oortwijn, de 21 anos, aluno do curso de Economia, é um dos muitos intercambistas estrangeiros que estudam na Católica. Graduando da Inholland University, o estudante, que está no Brasil há apenas 6 semanas, pretende conhecer mais a respeito do comércio exterior latino-americano. “É muito bom poder estudar o comércio da América Latina estando no próprio continente”, disse.

A portuguesa Joana Jesus, também de 21 anos, estuda na Católica há 7 meses. Aluna do curso de Administração, Joana veio da Universidade de Coimbra. “O intercâmbio vai acrescentar bastante à minha formação. Será através dele que vou poder direcionar os meus estudos”, ressaltou. A aluna voltará a Portugal no mês de julho.

Os intercambistas estrangeiros que vêm estudar no Brasil precisam atender a alguns pré-requisitos: devem estar ligados à instituições de ensino conveniadas à Universidade Católica de Pernambuco; precisam ter um bom desempenho acadêmico em suas universidade de origem; serem maiores de 18 anos; e falar e escrever em português.

Os estrangeiros que estudam na Católica ficam vinculados à Pró-reitoria Comunitária (Procom), sob a orientação do responsável pelo Programa de Intercâmbio Estudantil, Felipe Moraes.

Católica abre inscrições para Intercâmbio Estudantil
Por Raítza Viera

Estao abertas ate o dia 30 as inscrições para o Programa de Intercâmbio Estudantil da Universidade Católica de Pernambuco. Os alunos interessados devem se dirigir ao térreo do bloco B, na sala 003, nos horários das 9h às 11h45 e das 14h às 18h45.

Os requisitos exigidos para participar do programa são: o aluno ser maior de 18 anos, ter um coeficiente de rendimento acadêmico acima de 7, conhecer a língua do país anfitrião e estar cursando entre o terceiro e o antepenúltimo período do curso. Além desses requisitos, no ato da inscrição, o aluno deve levar consigo duas cartas-referência (de preferência de professores da Católica) e uma carta-motivação.

Após essa etapa concluída, uma seleção interna será realizada, checando se os critérios exigidos foram preenchidos. Assim sendo, haverá uma entrevista com os candidatos pré-selecionados, para finalmente haver a divulgação da listagem dos candidatos aprovados nessa seleção.

A Universidade Católica de Pernambuco, além de ser conveniada com instituições internacionais, tem parceria com universidades nacionais, como a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, PUC do Rio de Janeiro e Unisinos-RS. “O aluno que vem à procura de uma universidade nacional, já tem conhecimento da excelência em qualidade de ensino dessa instituição escolhida”, diz o responsável pelo Programa de Intercâmbio Estudantil, Felipe Moraes.

Um dos fatores que atrai os alunos ao Programa de Intercâmbio Estudantil Nacional é o investimento, que é compatível com a realidade do Nordeste. Além, de não haver nenhuma dificuldade com o idioma falado.

Para Felipe Moraes, a vantagem em se fazer o intercâmbio estudantil de graduação da Católica, é que o aluno não tem obrigatoriedade de trancar o curso. “De modo que as disciplinas cursadas lá fora (em uma das universidades conveniadas) serão aceitas pela instituição”, explica. Além desse beneficio, Felipe acredita que essa viagem é uma oportunidade para os alunos realizarem um intercâmbio cultural também, afinal haverá a convivência com outra cultura, mesmo sendo em uma universidade nacional.

Além da divulgação do Programa de Intercâmbio, nos Centros da Católica, haverá reuniões informativas com ex-intercambistas e alunos do exterior, que estão realizando o intercambio na universidade. “Será uma oportunidade para os interessados no programa tirarem dúvidas e esclarecerem algumas questões”, conclui Felipe Moraes.

Segue abaixo a lista das Instituições de Ensino com as quais a Católica tem convênio:

Convênio AUSJAL (www.ausjal.org)

ARGENTINA:
- Universidad Católica de Córdoba (www.uccor.edu.ar)
- Universidad del Salvador (www.salvador.edu.ar)

BRASIL:
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (www.unisinos.br)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (www.puc-rio.br)
- Faculdade São Luís - São Paulo (www.faculdadesaoluis.br)
- Fundação de Ciências Aplicadas (www.fca.org.br)
- Centro Universitário UNIFEI (www.fei.br)

COLOMBIA:
- Pontificia Universidad Javeriana de Cali (www.javeriana.edu.co)

CHILE:
- Universidad Alberto Hurtado (www.uahurtado.cl)

EQUADOR:
- Pontifícia Universidad Católica de Ecuador – PUCE (www.puce.edu.ec)

GUATEMALA:
- Universidad Rafael Landivar (www.url.edu.gt)

MÉXICO:
- Universidad Iberoamericana - Plantéis Puebla, León e Santa Fé (www.uia.mx)
- Instituto Tecnologico y de Estudos Superiores de Occidente –
ITESO.Guadalajara (www.iteso.mx)

NICARAGUA:
- Universidad Centroamericana – UCA (www.uca.edu.ni)

PARAGUAY:
- Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción (www.uc.edu.py)

PERÚ:
- Universidad del Pacífico – UP (www.up.edu.pe)

URUGUAY:
- Universidad Católica del Uruguay (www.ucu.edu.uy)

VENEZUELA
- Universidad Católica Andrés Bello – UCAB (www.ucab.edu.ve)
- Universidad Católica Del Táchira – UCAT (www.ucat.edu.ve)

Convênio ISJACHEM (International Jesuit Association of Chemistry and
Chemical Engineering Universities and Schools - restrito aos
Cursos de Química e Engenharia Química. (www.isjachem.org)

ARGENTINA:
- Universidad Católica de Córdoba (www.uccor.edu.ar)

BÉLGICA
- Facultes Universitaires Notre Dame de La Paix (www.fundp.ac.be)

BRASIL
- Fundação de Ciências Aplicadas (www.fca.org.br)

EL SALVADOR
- Universidad Centroamericana José Simeon Cañas (www.uca.edu.sv)

ESPANHA
- Institut Químic de Sarrià (www.iqsurl.es)

ESTADOS UNIDOS
- University of San Francisco São Francisco (www.usfca.edu)

FRANÇA
- Ecole Supérieure d’ Agriculture Purpan (www.esa-purpan.fr)

MÉXICO
- Universidad Iberoamericana (www.uia.mx)
- Instituto Tecnológico y de Estúdios Superiores de Occidente (www.iteso.mx)
- Tecnológico de Baja California Mexicalli – Tijuana (www.tecbc.mx)
- Universidad Autónoma Del Estado de Morelos (www.buzon.uaem.mx)

NICARÁGUA
- Universidad Centroamericana (www.uca.edu.ni)

Demais Convênios:

BRASIL
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (www.pucrs.br)
- Pontifícia Universidade Católica de Campinas (www.puc-campinas.br)
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (www.pucpr.br)

ESPANHA
- Universidad de Salamanca (www.usal.es)
- Universidad de Valladolid (www.uva.es)
- Universitat Politécnica de Catalunya – Barcelona (www.upc.es)

PORTUGAL
- Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (www.fd.ul.pt)
- Universidade Portucalense (www.upt.pt)
- Universidade de Coimbra (www.uc.pt)

FRANÇA
- Université Catholique De L’Ouest – Angers (www.uco.fr)

HOLANDA
- INHOLLAND University – Rotterdam (www.inholland.nl)

ITÁLIA
- Universita’ Degli Studi Di Lecce (www.unile.it/ateneo/)

Alunos de Ciências da Computação desenvolvem célula acadêmica
Por Rodolfo Bourbon

Uma célula acadêmica, como são chamados os grupos de estudos que desenvolvem projetos na área de informática com base nos padrões da Microsoft, está sendo organizada e formada por alunos da Universidade Católica de Pernambuco. A Soft.Net terá como objetivo debater novas tecnologias e desenvolver pesquisas e projetos na área. Podem participar do grupo estudantes do curso de Ciências da Computação e das engenharias, assim como, alunos dos outros cursos.

No dia 14 de março, às 17h20, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B, da Unicap, será realizado o lançamento oficial do grupo Soft.Net. O evento contará com a presença de palestrantes que integram a Sharp Shooters (célula acadêmica oficial da Microsoft), para abordarem o estudo da Plataforma.Net e explicarem o funcionamento do Windows Vista, do Office 2007 e de programas, como o Imagine Cup.

De acordo com a coordenadora geral do grupo de estudos, a estudante Ana Carolina Lima, esta é uma ótima oportunidade para os alunos. “O mercado de desenvolvimento de projetos em informática é muito amplo. O Porto Digital, por exemplo, está montando uma base de pesquisas e precisará integrar pessoas qualificadas”, afirma.

Um site da célula acadêmica Soft.Net estará disponível no dia do lançamento oficial (14) para que os integrantes possam debater idéias e pesquisar informações nos materiais de estudo. Informações pelo e-mail: softnet.unicap@hotmail.com .

Professora da Católica apresenta trabalho sobre compulsão por cirurgias plásticas

A busca por um corpo bonito leva muita gente a passar horas numa academia de ginástica ou a se submeter aos regimes e às dietas. Um desejo considerado normal quando se quer fazer as pazes com o espelho e garantir um bom condicionamento físico. Mas o exagero pode esconder um distúrbio psicopatológico.

O assunto será abordado pela professora do Mestrado em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco, Edilene Queiroz, no I Congresso Internacional de Psicologia, que vai acontecer entre os dias 15 e 17 de março em Madri, na Espanha, e terá como tema “Transtornos Psicológicos no século XXI”.

O objetivo do trabalho intitulado “Compulsão por modelar o corpo” é discutir, à luz da psicanálise, casos de mulheres que apresentam uma compulsão por modelar o corpo, em uma exagerada dependência de cirurgias plásticas. O trabalho sugere que tais casos podem ser observados como uma nova adição (distúrbio psicopatológico) que se associa a uma busca compulsiva de gozo no próprio corpo. Essa compulsão, segundo a pesquisadora, seria de caráter perverso, masoquista e auto-erótico.

O congresso será promovido pela Federação das Universidades Católicas em parceria com a Universidade Pontifícia Comillas, de Madri. Ao todo, foram oferecidas 20 bolsas para pesquisadores da América Latina. No Brasil, apenas duas foram contempladas: a professora Edilene Queiroz, da Católica; e uma outra docente da PUC-SP.

Professor da Católica oferece Oficina de Jornalismo Esportivo
Por Rodolfo Bourbon

Os interessados em conhecer o universo do jornalismo esportivo e aprender mais sobre as particularidades de cobertura, apuração e redação, devem aproveitar essa oportunidade. Estão abertas as inscrições para a nona edição da Oficina de Jornalismo Esportivo. As aulas terão início no dia 6 de março e serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 10h30 ou das 15h às 16h30, com carga horária total de 15 horas.

A “comissão técnica” do curso é composta pelo jornalista e professor da Universidade Católica, Álvaro Filho, autor de livros como Bola pro Mato e Graças a Zeus, e pelo também jornalista Paulo Augusto, que escreveu a obra A Guerra dos Seis Anos – a saga do hexa.

A Oficina permitirá aos alunos a troca de experiências com profissionais da área, uma vez que, além das atividades teóricas, serão feitos trabalhos práticos nos estádios de futebol dos principais clubes pernambucanos. Álvaro Filho, que já atua há anos no meio esportivo, tanto na área impressa, como no rádio e na televisão, revela que esta é uma ótima oportunidade para os futuros jornalistas. “Simularemos a vivência em uma redação, através da apuração nos locais onde as notícias acontecem. Os interessados em outros ramos do jornalismo também terão benefícios, pois o maior objetivo é fazer com que todos peguem ritmo de jornal”.

A Oficina será realizada na redação da companhia Pernambuco Futebol Clube, localizada na rua das Pernambucanas, bairro das Graças (em frente ao Hospital Jayme da Fonte). O valor do curso é de R$ 250,00. Inscrições e outras informações através do e-mail HYPERLINK oficina@pernambucofc.com.br ou pelo telefone (81) 3221-5461.

Madrigal realizará apresentação especial na Semana Santa
Por Rodolfo Bourbon

 

O grupo Madrigal, da Universidade Católica de Pernambuco, apresentará um recital no início da Semana Santa, dia 2 de abril, às 20h, na Capela da Unicap. Vários coros e solos da obra Paixão Segundo São João, do músico alemão Johann Sebastian Bach serão interpretados pelos sopranos, contraltos, baixos e tenores, sob a regência do compositor e maestro Lindbergh Pires.

O tema do recital não foi escolhido por acaso. Paixão é o termo utilizado para descrever a evolução dos acontecimentos da Semana Santa e é um dos eventos mais significativos para a vida de um cristão. O fato tomou papel importante já nos primórdios da Era Cristã, tanto no desenvolvimento litúrgico, do drama em si, quanto como tema de enredo para composições musicais. Tornou-se, assim, um gênero musical bastante trabalhado por muitos músicos ao longo dos tempos e encontra em J. S. Bach o maior representante do estilo.

O Madrigal existe desde 1993 e atualmente é composto pelos seguintes integrantes:

Sopranos: Adriana Lara, Patrícia Maria, Carla Emanuele, Gleyce de Melo, Nadjane Araújo, Jucicleide Pereira e Daniele Medeiros.

Contraltos: Gilvânia Nascimento, Mônica Muniz, Adriana Moura, Moema Cardoso, Larissy Nascimento, Lidiane Maria e Mary Ruth.

Tenores: Josué Vicente, Róbson Pinheiro, André Menezes, Adonis Silva, Alessandro Douglas, Grauss de Araújo, Lucas de Melo e Ivan Ferreira.

Baixos: Altair Libardi, Abraão de Carvalho, Abner da Silva, Fernando do Nascimento, Giuliano Gilmar, Charles Henrique e Valmir Calado.

Pianista: Alison Queiroz.

Regente: Lindbergh Pires.

Carteira de Estudante 2007 pode ser solicitada na Católica
Por Raítza Vieira

Os alunos da Universidade Católica de Pernambuco poderão solicitar a carteira de estudante 2007, a partir de segunda-feira, no hall do Bloco G. Um quiosque da União Nacional dos Estudantes estará montado, até o fim do mês de março, funcionando nos horários das 9h às 12h e das 13h30 às 19h30.

Outra opção para os universitários é requisitar a carteira estudantil 2007 no Diretório Acadêmico (DA) do curso de Direito, que fica no 3º andar do bloco G, e funciona das 8h às 12h30 e das 18h30 às 22h. O DA irá receber requerimentos para carteira estudantil até o final do ano.

Os interessados em adquirir a carteira de estudante 2007, devem comparecer a um desses locais, munidos do formulário preenchido de solicitação da carteira de estudante, cópia do comprovante de matrícula e cópia de identidade e CPF ou cópia da carteira de motorista. Além de uma foto 3x4 e o pagamento da taxa de 10 reais.

A entrega da carteira estudantil 2007, solicitada no quiosque, é imediata. Já no DA de Direito o prazo é de 24h.

Inscrição/renovação de acesso ao estacionamento de alunos acontece em março
Por Higor Gonçalves

Os alunos que vem à Universidade de carro ou moto devem ficar atentos a Pró-reitoria Administrativa já definiu os prazos para quem quiser renovar ou tirar a primeira via do adesivo que dá acesso ao estacionamento de alunos. Será entre os dias 12 e 14 de março.

Os estudantes regularmente matriculados devem apresentar a carteira de identidade e original do certificado de propriedade do veículo (CRV). Para quem participa pela primeira vez do processo, além da mesma documentação, é exigida uma cópia do CRV. Se o veículo estiver no nome de outra pessoa, é preciso também apresentar uma procuração ou declaração com firma reconhecida. Os adesivos serão entregues no auditório Pe. Antônio Vieira, localizado no 1º andar do bloco G.

O horário de atendimento será das 8h30 às 20h30. O estacionamento da Católica tem capacidade para 350 carros e 40 motos. O acesso está condicionado ao número de vagas disponíveis. Só será permitida a entrada dos alunos que estiverem com o adesivo colado no pára-brisa do veículo. Informações: 2119-4354.

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000