A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Recife, 02 de fevereiro de 2007 Ano 6

Atividades do novo Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios começam segunda-feira
Por Rodolfo Bourbon

Nobrega

A partir de segunda-feira (5), o Liceu de Artes e Ofícios estará em novo endereço. Será no prédio onde funcionou o ensino médio do colégio Nóbrega, na rua do Príncipe, bairro da Boa Vista, centro do Recife. As aulas da rede pública estadual, da qual o Liceu faz parte, só começam no próximo dia 12, mas as instalações para receber as turmas já estão prontas. Serão matriculados 1.215 alunos distribuídos entre os ensinos fundamental e médio, além dos cursos profissionalizantes de Administração, Contabilidade e Desenho Arquitetônico.

Ao longo desta semana, coordenadores, professores e demais funcionários discutem novas propostas, bem como o projeto pedagógico para este ano letivo. Diretor há 13 anos da instituição, que passará a ser chamada de Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, o também professor Roberto Pimentel diz que as mudanças não serão apenas na estrutura física. “Ampliaremos a quantidade de alunos com a criação de quatro novas turmas e priorizaremos a qualidade de ensino como um diferencial”, afirma. Desde 1973, O Liceu é mantido pela Unicap em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

Durante as reuniões desta semana, será discutida a criação do projeto Viver Recife. De acordo com diretor, o objetivo é fazer com que os alunos conheçam mais a cidade onde moram. “Existem jovens que sabem muito pouco sobre nossa história e principais pontos turísticos. Por isso, desenvolveremos diversas atividades, como palestras e visitas a esses locais”, revela Roberto Pimentel. A manutenção do programa Leitura, que visa estimular este hábito entre os estudantes e foi paralisado no ano passado, também será discutida. Outra mudança a ser implantada no Liceu é o desenvolvimento de estágios para alunos das licenciaturas da Unicap através de monitoria e acompanhamento pedagógico.

O Liceu não será a única unidade de ensino a funcionar no prédio do antigo colégio jesuíta. O local será sede de um Centro Experimental nos moldes do Ginásio Pernambucano e de um novo Centro Cultural da Católica, além do primeiro pólo do movimento de educação popular jesuíta Fe y Alegria em Pernambuco. “O Nóbrega completará 90 anos em 2007 com um novo perfil, reafirmando o compromisso jesuíta com a educação”, disse o Pe. Pedro Rubens”.

Biblioteca tem nova entrada
Por Higor Gonçalves

BibliotecaA Biblioteca Central começou o semestre com mudanças no acesso. Agora, a entrada principal fica na lateral do prédio, próxima ao jardim. Os guichês de atendimento também mudaram e estão posicionados perto da nova portaria.

Com as alterações, as salas individuais de estudo foram instaladas no 1º andar. Já as de estudo em grupo ficaram no térreo e no 2º pavimento. Segundo a direção, ainda serão colocados novos refletores para destacar a fachada da Biblioteca. Também haverá uma escultura surpresa que vai ornamentar o jardim.

BibliotecaEste mês, a Biblioteca Central completa 20 anos no atual prédio. Um pôster e uma breve biografia, do Pe. Aloísio Mosca de Carvalho, S.J. (que dá nome à BC) será colocado na entrada. Além disso, está previsto, ainda para este semestre, a implantação de uma catraca eletrônica que controlará o acesso. Também serão confeccionados novos cartões de identificação para os freqüentadores.

A aluna Kelly Beatriz, do curso de Jornalismo, aprovou as mudanças. “Eu gostei das modificações. Resta agora somente se adaptar”, disse.

Curso de Ciências Contábeis da Católica recebe prêmio
Por Rodolfo Bourbon

O prêmio “O Caduceu”, criado pelo Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco para homenagear profissionais, entidades de classe e instituições de ensino da área, foi concedido este ano para o curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica. Criado em 2004, esta é a terceira edição do evento, que ocorre anualmente no mês de fevereiro. A solenidade de entrega do troféu acontecerá na quinta-feira (8), na Arcádia Paço Alfândega, e contará com a presença de todos os congratulados e lideranças do Conselho.

Para o coordenador, professor Josiel Francisco, este é um reconhecimento pelos 37 anos de excelência do curso. “É muito importante receber esta homenagem, já que a Universidade formou e continuará concebendo profissionais capacitados à serviço da sociedade”, destaca.

O troféu, confeccionado em bronze, possui gravados os nomes do Conselho Regional de Contabilidade, do agraciado, o que representa o ‘Caduceu’ e o ano da concessão. Por falar na nomenclatura do prêmio, ela significa o símbolo da profissão contábil, que na história antiga os romanos utilizavam como representação do equilíbrio moral e da boa conduta.

Grupos artísticos e culturais recepcionam alunos
Por Higor Gonçalves

CapoeiraOs alunos que vieram assistir às aulas hoje à noite (2) tiveram uma recepção bem movimentada, proporcionada pelos grupos esportivos e artísticos da Católica. No térreo do bloco A, aconteceram demonstrações do grupo de judô. Já no bloco G, houve apresentações do MPB Unicap e do grupo de capoeira – que contou com a presença dos jovens com Síndrome de Down.

O calouro Tiago Molina, do curso de Direito, gostou da recepção. “Me senti bem recepcionado com a ‘acolhida’. A idéia de colocar um grupo de capoeira para receber os alunos foi muito boa”, disse. A veterana Michelle Farfan, de Administração, também aprovou a iniciativa. “Achei bem interessante as apresentações. É uma maneira de ficar sabendo sobre os grupos da Universidade”, afirmou.

Curso de Relações Públicas recebe calouros
Por Taciana Góes

Uma atividade diferente marcou o primeiro dia de aula dos alunos novatos de Relações Públicas (RP). Dando continuidade à ‘acolhida’, a coordenadora do curso, a professora Verônica Brayner, junto aos professores Alfredo Sotero, Jorge Azevedo e Breno Carvalho receberam os calouros com alunos-estagiários da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) e Assessoria de Comunicação (Assecom) da Católica.

A apresentação dos oito períodos da graduação despertou a curiosidade dos recém universitários. “Gostei muito da forma como fui recebida. Uma forma atraente e simples de dizer que não vamos ficar parados, só estudando teoria”, avaliou a nova aluna, Mariana Heni, 20 anos.

“A universidade ainda é um local desconhecido para estes novos alunos, por isso queremos facilitar a adaptação com esta acolhida”, considerou Verônica Brayner. Ela também ressaltou quais as habilidades um profissional desta área deve desenvolver. “Paciência, planejamento, pesquisa e muito estudo”, finalizou.

CCJ promove Semana de Atualização Jurídica
Por Raítza Vieira

Nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro acontece a XV Semana de Atualização Jurídica, promovida pelo Centro de Ciências Jurídicas e o Diretório Acadêmico de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Nesta edição serão abordadas a nova Lei de Drogas ou Antitóxicos, discutindo-se aspectos médicos-legais e processuais, além da Lei n° 11.441/2007 – que trata sobre a possibilidade de separação, divórcio e inventário sem a necessidade de um processo judicial. As palestras serão no auditório GII, no horário da manhã (9h) e da noite (19h) . O evento é gratuito e está aberto ao público em geral. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO:

LOCAL: AUDITÓRIO Pe. ANTÔNIO VIEIRA

DIA 13/02
9h às 12h - Palestra sobre a lei 11.441/2007 – Possibilidade de separação, divórcio e inventário sem processo judicial
19h às 22h – Palestra sobre a lei nº 11343/2006 – Nova lei de droga ou antitóxicos

DIA 14/02
9h às 12h - Palestra sobre a lei nº 11343/2006 – Nova lei de droga ou antitóxicos
19h às 22h – Possibilidade sobre a lei 11.441/2007 – Possibilidade de separação, divórcio e inventário sem processo judicial

Prorrogadas inscrições para MBA´s
Por Raítza Vieira

A Católica prorrogou, para a próxima sexta-feira (9), as inscrições para quatro MBA´s: Planejamento e Gestão Ambiental; Gestão em Serviços de Saúde; Planejamento e Gestão de Eventos e Gestão de Negócios. As inscrições devem ser feitas pelo site www.unicap.br. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, também disponível no site, e anexar original e cópia do diploma, do histórico escolar e do documento de identidade e CPF. Também devem anexar o curriculum vitae e uma fotografia 3x4 recente. Informações pelo telefone (81) 2119-4344.

Calouros terão Trote Cidadão
Por Niumízia Alves

Uma recepção diferente e com o objetivo de estimular a conscientização cidadã. É assim que a Federação Nacional dos Estudantes de Administração (FENEAD) e o Diretório Acadêmico (DA) do curso da Católica vão dar as boas-vindas aos calouros de Administração. É o chamado Trote Cidadão.

Ao invés do campus, o local escolhido para a atividade foi a Vila de Pescadores, em Pau Amarelo, no município de Paulista. Lá, eles vão distribuir, entre as famílias visitadas, leite em pó e medidores de soro caseiro. Também haverá a entrega de panfletos sobre pré-natal, amamentação, higiene e saúde.

"Essa é uma maneira que o D.A encontrou de beneficiar a comunidade com ações sociais, estimulando a solidariedade entre os calouros e promovendo a integração entre eles", disse a presidente do Diretório Acadêmico de Administração da Católica, Daniela Rodrigues.

A iniciativa está vinculada ao projeto "8 jeitos de Mudar o Mundo", da Organização das Nações Unidas, que estabelece oito metas mundiais para esse novo milênio. O D.A selecionou duas delas como tema para a 2ª edição do Trote Cidadão: reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde das gestantes. A concentração será no sábado (10), a partir das 8h30, no hall do bloco G. Outras informações pelo (81) 8867-6177.

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000