A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Recife, 01 de fevereiro de 2007 Ano 6

Católica dá boas-vindas aos novos alunos
Por Janaína Rezende e Rodolfo Bourbon

Acolhida

Começaram hoje (01) as aulas do período letivo 2007.1 da Universidade Católica de Pernambuco. Um dia cheio de expectativa para aqueles que estão começando a vida universitária. Pensando nisso, a Católica preparou a “acolhida” aos novos alunos. Para esse encontro, os diretores de Centro, professores e coordenadores dos cursos elaboraram uma programação especial com o objetivo de dar as “boas vindas” aos novatos.

De acordo com o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Rodrigo Duguay, a ‘acolhida’ também tem outros objetivos: “Iremos apresentar toda estrutura física disponível e buscar uma aproximação dos novos alunos com os funcionários.” O professor levou os estudantes para conhecer os laboratórios de áudio e vídeo, produção gráfica e fotografia. Um filme sobre a graduação também foi apresentado. “No início, os alunos têm ansiedade de saber como as coisas funcionam. Por isso, é importante que logo no primeiro período eles conheçam os equipamentos que vão utilizar durante os quatro anos”, ressalta Rodrigo.

Acolhida direitoOs calouros de Direito foram recepcionados pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas, professora Mirian de Sá Pereira, e pelo coordenador do curso, professor Jayme Benvenuto. O encontro aconteceu no auditório GII e contou também com a presença do Reitor, Pe. Pedro Rubens; do Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro; e da Pró-reitora Comunitária, professora Fátima Breckenfeld. O projeto pedagógico e a nova grade curricular do curso foram um dos assuntos abordados na “acolhida”. Segundo a nova estudante da graduação, Renata Pereira, esta foi uma ocasião muito importante. “Eu achei a iniciativa maravilhosa. Para nós que estamos chegando agora é fundamental, pois tudo é novo e precisamos nos situar.”

Alunos elogiam a ‘acolhida’
Por Higor Gonçalves

Aluna de psicologiaOs alunos de Psicologia foram recepcionados hoje à tarde (1) na sala 709, no bloco B. A coordenadora do curso, a professora Carmem Barreto, ficou à frente das atividades. Os estudantes conheceram alguns professores e a grade curricular. Também houve uma dinâmica de grupo com a participação de veteranos.

Em seguida, os novatos participaram de dinâmicas com os alunos veteranos, na sala 709 do bloco “b”. Os estudantes Bernardo Porto, Rafael Gonçalves, Emerson Costa, Julius Cavalcanti e Alexandre Pinheiro elaboraram e desenvolveram este projeto, a pedido da Reitoria e da coordenação do curso. A apresentação dos “calouros”, expressão de sentimentos, dúvidas sobre mercado de trabalho e demais perguntas dentro da área foram assuntos abordados no encontro. A aluna Pollyanna Costa, 21, aprovou a idéia. “É maravilhoso, já no primeiro dia de aula, sermos recebidos por alunos mais experientes. A interação aberta e espontânea é sempre válida”, disse.

As clínicas e laboratórios do curso serão apresentados no decorrer da semana. Mas, a aluna Renata Oliveira, 17, já teve a oportunidade de conhecê-los antes.“Eu estive na Jornada de Portas Abertas, que aconteceu no ano passado. Na época, conheci a estrutura e a proposta de ensino. Eu passei, inclusive, no vestibular de uma outra instituição mas, a tradição e comprometimento do curso de Psicologia da Católica ‘pesaram’ na hora de optar”, afirmou.

O curso de Engenharia Civil também promoveu a sua ‘acolhida’. A coordenadora do 1º Ciclo e Pró-reitora Comunitária, professora Fátima Breckenfeld, apresentou as atividades. Foram esclarecidos alguns tópicos a respeito da estrutura acadêmica. O coordenador do curso, profº Antônio Oscar da Fonte, afirmou que as visitas guiadas aos laboratórios acontecerão na próxima semana. O calouro Diego Paceli, 18, não escondia a ansiedade. “Estou com muitas expectativas para esse começo de curso. Essa recepção foi uma ótima idéia, pois esclareceu muitas dúvidas”, disse.

Em Ciências da Computação, a apresentação ficou a cargo da coordenadora do curso, a professora Ana Elisa Moura. A palestra, que aconteceu no auditório GI, contou com a presença de alguns professores do ciclo básico. O aluno Ivanilo Menezes, 19, gostou de saber mais a respeito da graduação que está começando. “A curiosidade do primeiro dia é enorme. Nós chegamos à Universidade completamente perdidos. Portanto, é muito importante haver iniciativas desse tipo”, afirmou.

Calouros terão Trote Cidadão
Por Niumízia Alves

Uma recepção diferente e com o objetivo de estimular a conscientização cidadã. É assim que a Federação Nacional dos Estudantes de Administração (FENEAD) e o Diretório Acadêmico (DA) do curso da Católica vão dar as boas-vindas aos calouros de Administração. É o chamado Trote Cidadão.

Ao invés do campus, o local escolhido para a atividade foi a Vila de Pescadores, em Pau Amarelo, no município de Paulista. Lá, eles vão distribuir, entre as famílias visitadas, leite em pó e medidores de soro caseiro. Também haverá a entrega de panfletos sobre pré-natal, amamentação, higiene e saúde.

"Essa é uma maneira que o D.A encontrou de beneficiar a comunidade com ações sociais, estimulando a solidariedade entre os calouros e promovendo a integração entre eles", disse a presidente do Diretório Acadêmico de Administração da Católica, Daniela Rodrigues.

A iniciativa está vinculada ao projeto "8 jeitos de Mudar o Mundo", da Organização das Nações Unidas, que estabelece oito metas mundiais para esse novo milênio. O D.A selecionou duas delas como tema para a 2ª edição do Trote Cidadão: reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde das gestantes. A concentração será no sábado (10), a partir das 8h30, no hall do bloco G. Outras informações pelo (81) 8867-6177.

Semana Docente termina ao som do frevo
Por Higor Gonçalves

Frevo

A XVII Semana de Estudos Docentes terminou em clima de carnaval. Cerca de 400 professores, coordenadores e diretores de Centros caíram no frevo durante uma apresentação do MPB Unicap. O grupo, formado por cantores e dançarinos, fez uma homenagem ao centenário do mais pernambucano dos ritmos: o frevo. Tanto o show quanto o coquetel de encerramento aconteceram no hall do bloco G.

De acordo com o Reitor, Pe. Pedro Rubens, a Semana de Estudos Docentes foi um período de planejamento. “É uma oportunidade que temos para nos preparamos melhor para o novo ano letivo. O importante, agora, é colocarmos em prática tudo o que foi planejado. O ideal é passarmos da articulação para o compromisso”, afirmou.

Na segunda-feira (29), Padre Pedro Rubens abriu o evento ministrando uma palestra sobre o novo desenho institucional da Católica. Ele comentou, também, a criação do Fórum de Gestores. No mesmo dia, foram discutidos em painéis, temas como: a reestruturação dos Centros Acadêmicos; e o plano de desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. O início do planejamento dos cursos para o ano-letivo de 2007 também aconteceu no dia 29.

A terça-feira (30) começou com a apresentação das propostas dos coordenadores, professores e diretores dos Centros. Eles se reuniram para mostrar os trabalhos que serão desenvolvidos no ano de 2007. Ainda no segundo dia do encontro, ocorreu a apresentação do painel Auto-avaliação Institucional: processos vividos e resultados alcançados. O objetivo foi debater a respeito dos resultados da avaliação interna nos períodos de 2005 a 2007 - que seguiu as exigências do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação de Ensino). Neste mesmo dia, duas oficinas pedagógicas abordaram sobre a avaliação da aprendizagem e o relacionamento do professor com o aluno.

Na manhã da quarta-feira (31), uma mesa-redonda composta por representantes da DAS (Divisão de Ação Social), Astepi (Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração) e Nuampo (Núcleo de Apoio aos Movimentos Populares) debateu o tema: A filantropia em questão. Também foram apresentados os informes e encaminhamentos para a Feira das Profissões, que será realizada entre os dias 23 e 27 de abril; e a Jornada Portas Abertas, que acontece, este ano, nos meses de outubro e dezembro.

Novos projetos fortalecerão identidade dos cursos de Saúde da Católica
Por Rodolfo Bourbon

Os cursos que fazem parte do Centro de Ciências Biológicas e Saúde apresentaram planos de fortalecimento de seus trabalhos para este ano na XVII Semana de Estudos Docentes da Católica.

Curso de T.O.O curso de Terapia Ocupacional passará por uma importante reformulação que vai da redução no tempo de duração, passando de cinco para quatro anos e a ampliação do programa Viva a Vida, que atualmente oferece serviços de relaxamento e consciência corporal aos funcionários da Universidade, passando a atender às comunidades e instituições públicas e privadas.

Outro ponto discutido foi à busca de novas parcerias. Segundo o coordenador do curso de Terapia Ocupacional, professor Francisco Nilton, estes convênios serão bastante importantes. “Junto a eles, a implantação do novo Centro de Ciências Biológicas e Saúde nos fortalecerá, criará uma identidade para as graduações da área e nos proporcionará uma maior sustentabilidade”. Entre as conquistas, a primeira turma formada neste semestre em Terapia Ocupacional foi motivo de satisfação para os docentes do curso. “É muito gratificante observar os novos profissionais aptos para entrar no mercado de trabalho”, comemora Francisco.

Curso de FisioterapiaFisioterapia é outra graduação que apresentou propostas na Semana de Estudos Docentes. O coordenador do curso, professor Jader Carneiro, ressaltou a interiorização de alguns projetos como uma das metas principais. “Levaremos alunos para atender comunidades no interior do Estado, em parceria com o Exército”, revelou.

A implantação da primeira residência de Fisioterapia Clínica do Nordeste é também outra proposta levantada pelo curso, mas ainda aguarda aprovação. “Será um projeto pioneiro que trará pessoas já graduadas para atender pacientes, passando por todas as áreas possíveis”, explica Jader.

Curso de FonoaudiologiaA graduação em Fonoaudiologia apresentou suas metas de mudanças, como destacou a coordenadora do curso, professora Maria Luíza Lopes. “Realizaremos novas modalidades de estágio, como o de audiologia educacional. Também desenvolveremos um programa de acompanhamento aos pais das crianças que estão em atendimento, apresentando vídeos e dando explicações para um melhor tratamento clínico dos filhos”, ressalta.

Além dessas atividades, um projeto de pesquisa a ser desenvolvido em crianças carentes com problema de audição já foi aprovado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). “As expectativas para este ano são muito boas”, conclui Maria Luíza.

Planejamentos para cursos de Engenharia e Arquitetura são discutidos
Por Rodolfo Bourbon

Curso de ArquiteturaNos debates de ontem (31) à tarde, os cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) definiram planejamentos a serem implementados neste semestre. Engenharia Química, Engenharia Ambiental e a Licenciatura em Química apresentam novidades que vão desde mudanças na parte pedagógica, quanto na questão estrutural.

Segundo o coordenador destas três graduações, professor Valdemir Alexandre, o maior projeto será a criação de uma escola-piloto. Nela, serão oferecidos mini-cursos para pessoas carentes, ensinando principalmente fatos do dia-a-dia que tratem de assuntos ligados à disciplina de química. “Contaremos com a colaboração de nossos professores e dos nossos alunos, que trabalharão como monitores, conciliando, assim, atividade acadêmica e ajuda comunitária”.

Outra novidade do curso é atrair o setor produtivo aos alunos. A idéia é fazer com que eles resolvam, na prática, o problema nas empresas e indústrias. “Com a ampliação dos investimentos no Estado, há a necessidade de capacitar nossos estudantes. Por isso, iremos atrás de parcerias e profissionais da área”, explica Valdemir.

A graduação de Arquitetura e Urbanismo também traz novidades. Uma delas é o lançamento do livro Arquitetura dos espaços terciários: estudos e casos, elaborado pelos professores junto a alguns alunos que participaram deste projeto de iniciação científica. O programa de interlocuções, que estuda projetos arquitetônicos em outros países e estados e faz a análise dos desdobramentos destes locais, em nossa cidade, continuará a ser realizado, desta vez observando planejamentos de Portugal.

O plano pedagógico, segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Andréa Câmara, também apresentará mudanças. “Faremos viagens de estudo com os alunos, realizaremos aulas integradas com especialistas em diversos assuntos ligados à nossa área e tentaremos incluir o nosso curso na Semana de Integração da Católica”.

Centro de Ciências Jurídicas prevê mudanças para este semestre
Por Rodolfo Bourbon

Curso de Direito

O curso de Direito, que passou a ser dirigido pelo novo Centro de Ciências Jurídicas, terá mudanças na forma de gestão, bem como no projeto pedagógico. De acordo com a diretora do CCJ, professora Mirian de Sá Pereira, também serão realizadas reformulações na Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi). “A idéia é ampliá-la e buscar melhorias para que ela, junto aos núcleos de extensão, possa prestar mais serviços de voluntariado”, afirma.

A busca pela uniformidade dentro do curso foi outro assunto colocado em questão. “Como existem muitas turmas, percebemos que há diferenças na formação e no acompanhamento dos alunos”, ressalta Mirian. A solução analisada pelos participantes do debate é a criação de colegiados divididos por disciplina, para que eles possam definir programações e materiais bibliográficos a serem utilizados. Além disso, reuniões periódicas serão implementadas para trabalhar também a interdisciplinaridade.

O coordenador do curso de Direito, professor Jayme Benvenuto, reforça ainda a necessidade da implementação de novas formas de ensino. “Temos que buscar novidades na didática e nas avaliações. Estreitar mais a relação entre professor e aluno, incentivar a parte prática na resolução de casos concretos, dentre outras atividades”.

Seminário - Amanhã (2) e sábado (3) será realizado no auditório do Espaço Executivo da Católica (bloco G4) o Seminário sobre Educação Jurídica Contemporânea. O encontro é destinado a todos os professores de Direito da Universidade e tem por objetivo tratar o contexto atual da disciplina e analisar mais questões sobre o projeto pedagógico e os novos recursos metodológicos. Os palestrantes convidados serão profissionais de renome nacional, como os professores Rafael Vanzella e Mário Gomes Schapiro (ambos da Fundação Getúlio Vargas), dentre outros especialistas.

Alunos novatos recebem o certificado de matrícula
Por Higor Gonçalves

Foram entregues ontem (31), no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança, os certificados de matrícula dos novos alunos da 1ª entrada (2007.1). Os remanescentes do processo seletivo, via ENEM, também receberam o documento. Os certificados dos alunos da 2ª entrada (2007.2) serão entregues amanhã (2). Outras informações na Diretoria de Admissão e Registro (DAR) pelo telefone (81) 2119-4127.

A caloura Roseane Tavares, do curso de Licenciatura em Química, tem grandes expectativas para o início das aulas. “Espero ter uma boa formação com o curso de química da Católica. É enorme a ânsia para conhecer as disciplinas e os novos professores,” disse.


  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000