Empresa e Comunidade – compromisso com o jovem aprendiz

O Compromisso com o Jovem Aprendiz é parte do evento Empresa e Comunidade – pluralidade singular, com objetivos de fomentar nas organizações o interesse em contratar jovens aprendizes; destacar projetos de como a vida do jovem é transformada via o “primeiro emprego”; divulgar as organizações que adotam ações de incentivo e apoio ao jovem aprendiz. Foram apresentados trabalhos das seguintes organizações: Fundação CDL do Recife, Itamaracá Transportes, Yázigi Internexus e Caixa Econômica Federal.

A cada edição os alunos definiam um slogan. Também, cada equipe elegiam uma personalidade “formadora de opinião” a ser homenageada.  De forma interdisciplinar, sua realização foi compartilhada com os alunos da disciplina Teoria da Opinião Pública. Assim, foi realizada homenagem ao “formador de opinião”: João Dom Bosco, com o slogan Amigo dos Jovens – o eterno sacerdote aprendiz.

Autores:

Amanda Barreto, Ana Luiza Araújo, Carla Viviane, Cecília Monteiro, Damares Revoredo, Jeyse Araújo, João Camilo, Lisiane Marques, Luiza Lima, Magdala Mirelle, Marina Roque, Nina Costa, Rodrigo Coltinho, Rossana Moura, Sandro Alves, Ana Lucia e Maria Clara.

Orientador:

Prof. Alfredo Sotero

Orientadores da Homenagem a Dom Bosco:

Prof. Alfredo Sotero e Profª Theresa Sampaio

(o texto abaixo foi produzido para o folder/homenagem entregue por ocasião do evento em 21 de setembro de 2007; é também o texto do clip exibido no mesmo dia).

Dom Bosco - corpo do texto para a Agerp

A juventude não é apenas um período de vida, mais também um estado de espírito, um efeito de vontade, uma qualidade de imaginação, é não perder o encanto e não temer a qualquer espera. É sobretudo não ficar fixado nos padrões da própria formação. Ser jovem é ter abertura para o novo na mesma proporção do respeito imutável.

Ser um jovem aprendiz é viver em busca de oportunidades, para o crescimento pessoal, evolução acadêmica e profissional, uma vez que o jovem busca espaço no mercado de trabalho com o intuito de se tornar conhecedor e empreendedor de futuro. Assim, os jovens lutam pelos seus ideais.

Em 1815 nasce na Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália aquele que os valorizou; aquele considerado o grande santo mestre pai da juventude. João Dom Bosco dedicou-se ao bem estar de muitos jovens, na maioria órfãos, que vinham do campo para a cidade em busca de emprego e acabavam sendo explorados por empregadores interessados em mão-de-obra barata, nas ruas passando fome ou convivendo com o crime.

O modo de vida de Dom Bosco era partilhar tudo com os jovens, para isto, fundou na Itália escolas de alfabetização, artesanato, casas de hospedagem, campos de diversão com catequese e orientação profissional. Em sua homenagem, na cidade de Recife, é construída a escola Dom Bosco de artes e ofícios, uma instituição profissionalizante que busca preparar seus estudantes para a vida, e terem de uma profissão, ou seja, não só os preparando para uma arte, um ofício, mas sobretudo para o desenvolvimento da cidadania.

Dom Bosco ficou reconhecido pelas oratórias declaradas aos jovens, padres e as irmãs que os ajudavam e ainda hoje são atuais e ricas de sabedoria, nas quais demonstram o grande carinho que tinha pelos seus aprendizes: “a música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos”, “bastam que sejam jovens para que eu vos ame”.

Diante disso é possível compreender sua história como um exemplo de dedicação ao futuro dos jovens que lutam em busca de oportunidade para o seu desenvolvimento profissional. Logo, faz-se necessário que a relação empresa e comunidade seja recíproca tornando-as exemplos de organizações cidadãs que busquem transformar os jovens em empreendedores-aprendizes-empreendedores.

Assim como Dom Bosco, cidadão de atitude, formador de opinião no século XIX se doou e trabalhou pelo crescimento dos jovens, é imprescindível oferecermos a eles, no século XXI, a mesma oportunidade de compromisso com o jovem aprendiz que está em busca de pôr em ação, em prática, suas aptidões para seu desenvolvimento social e profissional, pois “os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.

“Vinheta”

Aprendizes em Registro 1

Aprendizes em Registro 2

Aprendizes em Registro 3

Aprendizes em Registro 4

One comment

• 30 de junho de 2015 - 17:04 | Permalink

Gostei das Dicas do Menor Aprendiz, Valew.