A globalização econômica tem pressionado governos e empresas a investirem em infra-estrutura, notadamente em portos, espaço dedicado às operações de exportações e importações. No Brasil, por suas dimensões continentais, além do comércio internacional, a modernização dos portos deverá proporcionar, também, um aumento significativo das operações de cabotagem – navegação realizada entre portos internos de um País pelo litoral ou por vias fluviais.
Aqui no Nordeste, com a consolidação do Porto de Suape, a partir da construção e do início das operações de estaleiros, refinaria, plantas pertroquímicas e de empresas sediadas em seu Complexo Industrial e de inúmeras outras empresas regionais com operações portuárias, além de novas rodovias e ferrovias (Transnordestina), abre-se um novo campo de atuação profissional focado na gestão de atividades logísticas relacionadas às operações portuárias.
Dos cinco tipos de modais de transportes, com exceção do aeroviário, os demais estão presentes em Suape: marítimo, rodoviário, ferroviário e dutoviário, além de diversas outras operações portuárias relacionadas à exportação, importação, legislação aduaneira, comércio exterior, armazenagem e meio ambiente.
Este contexto e as expectativas de crescimento das operações portuárias no Complexo Industrial e Portuário de Suape justificam a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Portuária, fundamentada na utilização de recursos internos da Católica – experiência profissional e competência acadêmica de parte de seu corpo docente em Gestão (e disciplinas de apoio), Logística, Operações Portuárias, Transportes, Comércio Exterior e Relações Internacionais.
As perspectivas de demanda para este curso de Gestão Portuária podem ser amparadas na demanda observada para o Curso de Especialização “lato sensu” em Logística Empresarial, com duas (04) turmas fechadas nos últimos dois anos.