Internacionalização

No exterior, a UNICAP é membro da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), criada em 1948 e que reúne cerca de 200 universidades em todos os continentes. O curso de Teologia da UNICAP, em nível de graduação, especialização e mestrado, é membro da Conference of Catholic Theological Institutions (COCTI), órgão da FIUC que reúne decanos de cursos de Teologia ligados a universidades católicas. A UNICAP participa ainda da AUSJAL ( Associación de las Universidades confiadas a Companhia de Jesus) e a partir de Julho de 2018,  participa também da Associação Internacional das Universidades Jesuítas (AIUJ).

A UNICAP mantém ainda acordos de cooperação e intercâmbio com diversas universidades e institutos superiores. Dentre esses acordos, destacam-se os realizados com as seguintes instituições: Universidade Católica Portuguesa e Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em 2018, foi celebrado o Convênio Específico de cooperação mútua de pesquisa, extensão e desenvolvimento com a Universidade Católica Portuguesa de projetos comuns nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, referentes aos programas destas respectivas áreas das duas Instituições. Através desse convênio e para a celebração do mesmo, a UNICAP recebeu professor Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma que realizou uma conferência acerca da Teologia da Trindade e fez o lançamento de seu livro O Mistério da Trindade. O convênio permitiu o primeiro intercâmbio através da presença da aluna Lucileide Cavalcante Silva na referida Universidade para aprofundamento de sua pesquisa bem como a participação em duas disciplinas: Escritos Paulinos e Hagiógrafos.

Desde 2014, o curso de graduação em Teologia da UNICAP passou a ser afiliado à Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Isso significa que o curso recebeu uma chancela da Igreja Católica, uma vez que essa afiliação é aprovada pela Congregação para a Educação Católica, da Sé Romana. Devido a essa relação de afiliação, o professor Scott Normand Brodeur, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, tem vindo à UNICAP regularmente.

Docentes com participação permanente exterior

Participação permanente da professora Alzirinha Rocha de Souza nos Grupos Internacionais de Pesquisa:

Grupo de Teólogo (a)s do Sul Global, organizado pela Missio-Aachen – Missions wissenchaftliches Inst. Missio e.V. (Alemanha)

Em janeiro de 2018, reuniram-se integrantes de 10 países de três regiões: América Latina, África e Ásia. A professora, juntamente com o professor Diego Irrazával, da Universidad Alberto Hurtado (Chile) representa o continente latino-americano. Em 2018, deverá ser publicado o primeiro trabalho comum do Grupo: Handbook Sud-Sud Theology, que tem como tema central o diálogo teológico entre as diferentes regiões do Sul global.

Grupo Ibero-americano de Teología

Organizado pelo Boston College (Estados Unidos), que reúne pesquisadores de América Latina, América Central e América do Norte e Europa, com o objetivo de refletir sobre as questões que tocam a Teologia e o Papa Francisco. Em abril de 2018, o grupo reuniu-se em Bogotá (Colômbia) primeiramente para a reunião sobre o tema da Pastoralidad en la Iglesia e em seguida para o Congresso organizado pela Universidad Javeriana de Bogotá, com o tema “Medellín 50 años después”, no qual a professora proferiu a conferência “De Recife a Medellín: aspectos históricos y pastorales”. Ainda a professora Alzirinha Rocha de Souza, realizou em novembro de 2018, a abertura do Colloque La Sinodalité de l’Église, com a conferência “La force de la collegialité hors des conferences du CELAM. Une route historique et théologique”. O colóquio foi realizado em conjunto pela RSR Recherches de Sciense Religieuse, a Revista de Teologia da Faculdades Jesuítas de Paris Centre Sévre e pelo Instituto Católico de Paris (ICP). Na ocasião, a professora realizou ainda três encontros com estudantes de mestrado e de doutorado das duas instituições. A participação da professora no “Group de Recherche Ville et Religion", encerrou-se com a desativação do mesmo.