Espaço de Reflexão do LACLIFE

O LACLIFE como espaço de referência discente

Doutoranda Maria Eugênia Calheiros de Lima

O Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial tem se constituído num espaço de referência para a comunicação de ideias e práticas vivenciadas pelo corpo discente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP. Sua atuação – não se restringindo à centralização de atividades ou à oferta do espaço físico de convivência – busca abrigar e estimular uma atitude de partilha intelectual entre seus componentes, seja por parte dos estudantes entre si, seja entre os estudantes e seus docentes.

A partilha se intensifica durante os seminários para os quais são convidados nomes de relevo, com o objetivo de ampliar o universo teórico dos integrantes do programa. Isto se dá através das aulas, do contato com a produção intelectual dos visitantes e, especialmente, pela oportunidade de diálogos que contribuam para o avanço conjunto do corpo de pesquisadores. Esta observação pode ser ilustrada pelo Seminário PSICOLOGIA EM TRANSIÇÃO: REPERCUSSÕES DO PENSAMENTO TARDIO DE HEIDEGGER SOBRE A PSICOLOGIA, ministrado pelo Prof. Marco Antônio Casanova nos dias 26 e 27 de abril. Apresentado na forma de curso, o seminário enfocou o pensamento do chamado “segundo Heidegger”, tratando do acontecimento denominada de “a viragem” (die Kehre), pelo próprio filósofo. Ressaltamos a importância desta temática, uma vez que – entre as publicações de Sein und Zein (1927) e Brief über den Humanismus(1947) -, ocorreram não apenas mudanças no estilo e no conteúdo dos escritos heideggerianos, mas uma autêntica reviravolta que – contudo – pode ser vista como “sinal de continuidade interna e apenas se deixa compreender pela compreensão do nexo de problemas que abarca a mudança como um todo” (INWOOD, 2002, p. 203). Foi amplamente abordado, desta forma, um assunto que possui importância central para a pesquisa em psicologia de natureza fenomenológico-existencial, a qual encontra no pensamento de Heidegger seu horizonte teórico primordial.

Além dos encontros extraordinários, merece relevo o significado das reuniões internas, que se apresentam como oportunidade para o intercâmbio de ideias, entre os quais ressaltamos dois momentos neste semestre. O primeiro ocorrido por ocasião da aula inicial, quando também os professores puderam falar de seus trabalhos e temas preferenciais. O segundo, que comprova a importância da exposição dos projetos por parte dos próprios estudantes, pode ser exemplificado pelas apresentações dos doutorandos Sarah Vasconcelos e Fátima Neves (dia 16 de maio) e Rafael Auler (dia 06 de junho), ocasiões nas quais apresentaram detalhadamente seus projetos, referências teóricas e caminhos metodológicos. Para os alunos, as apresentações ilustraram e exemplificaram concretamente a articulação entre teoria e prática que cada pesquisador realizou no curso do seu trabalho.

O LACLIFE, portanto, tem representado a possibilidade de recuperar para o grupo o esforço individual de seus participantes, seja como reflexão ou como modus operandi. O compartilhamento das múltiplas jornadas teórico-práticas e das descobertas pessoais contribui para uma espécie de coadunação de reflexões, ou seja, uma forma de reunir ideias sem uniformizá-las. Desta forma, o LACLIFE cumpre a tarefa fundamental de preservar tanto a unidade quanto a diversidade das ideias sem apagar os traços singulares de cada um dos seus integrantes enquanto pensadores autônomos.

• Siga o Laclife no Facebook

Facebook do Laclife