Rotating Header Image

Apresentação dos Trabalhos

NOVO PRAZO:

O prazo para envio dos trabalhos completos foi prorrogado para o dia 16 de janeiro de 2012.

RESULTADO

 

Cada trabalho será apresentado em até 10 minutos (caso tenha mais de um autor, estes devem dividir o tempo).

Mesmo que apenas um dos autores participe da apresentação, todos devem estar inscritos no Congresso até o dia 10/10.

Todos os trabalhos serão apresentados na manhã da sexta-feira, dia 14/10, entre 8h e 10h10, em salas de aula que serão indicadas pela coordenação no primeiro dia de atividades.

 

 

GT01: DEMOCRACIA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DIREITO À COMUNICAÇÃO G 407
Presidente: TICIANNE Mª PERDIGÃO CABRAL
Ana Luísa Diniz de Souza / Uyara Ferreira Machado O marco civil para regulamentação da internet no Brasil, na perspectiva democrática da cidadania interativa. 
Ticianne Mª Perdigão Cabral Discurso do Ódio e redes sociais: desafios à liberdade de expressão e regulação de conteúdo na internet. 
Daniela Mesquita Leutchuk de Cademartori / Elias Jacob de Menezes Neto O direito fundamental à liberdade de expressão e comunicação e sua importância para a democracia constitucional: o problema da concentração dos meios de comunicação de massas no Brasil. 
Rayanne Alves Monteiro A liberdade de expressão no contexto da nova democracia nos países da América Latina. 
Tatiana Arruda Cabral Liberdade de imprensa: Liberdade de expressão e regulamentação. 
João Conrado de Vasconcelos Montenegro / Luciana de Vasconcelos Veloso da Silveira A conciliação entre o princípio da liberdade de expressão com os que garantem à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem do particular. 

 


 

GT02: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUCIONALISMO NA AMÉRICA LATINA G 408
Presidente:  JOSÉ MÁRIO WANDERLEY
Alberto Bezerra / Amanda Queiroz / Pedro Alcântara Para além da representação: a constituição bolivariana como tentativa de ruptura do paradigma liberal de direito. 
Daniel Araújo Valença / Aline Naiara Azevedo de Sousa / João Paulo do Vale de Medeiros Bolívia: a democracia se acha nas ruas. 
Pedro Augusto Domingues Miranda Perspectivas do novo constitucionalismo latino-americano: uma análise crítica. 
Edhyla Carolliny Vieira Vasconcelos Aboboreira / Marcus Joelby Bezerra Hermenêutica constitucional e legitimidade no novo constitucionalismo latino-americano. 
Murillo Telles de Menezes Neto / Marcos Antônio de Lima Filho Contexto atual dos países Sul-Americanos quanto aos direitos homoafetivos. 
Rodrigo Deodato JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E A JURISTOCRACIA: FLUXOS E REFLUXOS NA INTERNALIZAÇÃO DAS DECISÕES DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA LATINA 
Raul Protázio Romão OS DISFARCES DE DEMOCRACIA E FRAGILIDADE DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NA CONSTITUIÇÃO CUBANA 

 

 

 

GT03: DIREITOS SOCIAIS, CONSTITUCIONALISMO E DEMOCRACIA G 409
Presidente: ROBERTO CAMPOS GOUVEIA FILHO
Charlston Ricardo Vasconcelos dos Santos A Eficácia Plena do Direito Fundamental de Greve do Servidor Público e a Alteração desse Direito pelo Supremo Tribunal Federal: uma afronta à dignidade da pessoa humana. 
Samara Mariana de Castro O ensino jurídico tecnicista: respaldado pela formas de avaliação – Exame da OAB. 
Clarissa Pereira Borges A expansão das decisões do poder judiciário do poder judiciário com relação ao direito à educação. 
Laís Barreto Rangel / Raissa Leite de Andrade A inaplicabilidade da reserva do possível sobre o mínimo existencial e o direito à educação. 
Gustavo de Mendonça Gomes Normas fundamentais de direitos sociais e o aplicador do direito: edificando parâmetros objetivos para a construção normativa. 
Suzana Martins Alexandre / Rafaela Patricia I. da Silva / Jourdávilla Costa Benício Diniz / Jailton Macena de Araújo As políticas públicas como instrumento de efetivação da justiça social e da democracia. 
Sergio Cosmo / Marcelo Labanca Emenda Constitucional 26/00 e o direito à moradia: legislação-álibe ou democratização do acesso ao direito social fundamental? 
ALEXANDRE ZAMBONI LINS FILHO O DIREITO DE GREVE DO SERVIDOR PÚBLICO SOB A EFICÁCIA DE SEU DISPOSITIVO CONSTITUCIONAL EM CONTRAPONTO À PACIFICAÇÃO SOCIAL DO TRABALHADOR PÚBLICO. UM GOLPE NA DEMOCRACIA 

 

 

 

GT04: CONSTITUCIONALISMO E TRANSNACIONALIDADE G 410
Presidente: GLAUCO SALOMÃO
Rodrigo Freitas de Santana Controle de convencionalidade: da criação de um novo filtro jurídico e suas repercussões no ordenamento jurídico brasileiro. 
Marcela César C. de Medeiros / Maria Carolina de A. L. Corrêa / Maria Gabriela G. Raposo / Maria Manuela C. de M. Galvão / Maria Regina Viana Jardim / Mariana M. G. de C. Aguiar / Mariana Tenório Galvão O desvirtuamento da lei da Anistia 
Maria Luiza Silva Souza A tradição da pirâmide jurídica no habitusdos aplicadores do direito, suas mutações e a atual percepção de transconstitucionalidade como uma das alternativas possíveis para solucionar os conflitos normativos que envolvem o ordenamento jurídico penal brasileiro. 
Carolina Jordão Marinho Educação em direitos humanos: um desafio transnacional. 
Álvaro de Oliveira Azevedo Neto O novo modelo Transnacional de Estado de Direito e sua adequação à teoria democrática substantiva. 
Alyson Rodrigo Correia Campos Constitucionalismo transnacional: reflexões problemáticas sobre um discurso democrático hegemônico. 
Mayanne Tássia Carvalho Lima A IMPORTÂNCIA DA AMAZÔNIA NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE DEMOCRÁTICO E A COMPATIBILIDADE DO MODELO TRANSCONSTITUCIONAL PARA UM MANEJO INTEGRADO E RESPONSÁVEL 


 

 

GT05 CONSTITUCIONALISMO, DEMOCRACIA, TEORIA DO DIREITO E FILOSOFIA G 411
Presidente: Manoel Carlos Uchôa de Oliveira
Fernando Antonio da Silva Alves O princípio democrático em Habermas, no conceito de constituição material: a inexistência de um conceito de Constituição Formal, segundo a razão comunicativa. 
Pablo Castro Miozzo O problema da criação judicial do direito: da jurisprudência dos conceitos a Hans Kelsen. 
Manoel Carlos Uchôa de Oliveira Constitucionalismo e democracia por vir: estrutura e acontecimento político em Jacques Derrida. 
Lucas Camarotti Igualdade ontológica: primeiro ensaio para uma teoria metafísica da democracia. 
Taylane Cecília Miranda Alves O paradigma Harbermaziano como mecanismo de supressão do fenômeno da Constitucionalização Simbólica nos países periféricos. 
Bruno Lemos Hinrichsen / Caio Scheidegger Farias / Idalina Cecília F. da Cunha / João Paulo Fernandes de Souza Allain Teixeira Tratados Internacionais, Constituição e Direito ambiental: bioética, biopolítica e biopoder. 
Clóvis Falcão Desafios contemporâneos da implementação racional de direitos humanos. 

 

 

 

GT06 CONSTITUIÇÃO, DIREITOS FUNDAMENTAIS E DIREITO PRIVADO G 412
Presidente: ADRIANA ROCHA
Vinicius de Negreiros Calado Neoconstitucionalismo e Direito de Família: o papel do Supremo Tribunal Federal na proteção de minorias no fortalecimento do Estado Democrático de Direito. 
Rodrigo José Rodrigues Bezerra Limitações constitucionais à autonomia contratual no Estado Social de Direito: reflexões sobre a intervenção estatal nas relações contratuais e a proteção de direito fundamentais. 
Natália Passos Luna A democracia como instrumento de legitimidade política das mulheres no Brasil. 
Maria Gabriela G. Raposo / Mayra Dias Carvalho Laicidade estatal, direitos sexuais e reprodutivos da mulher. 
Murillo Telles de Menezes Neto / Marcos Antônio de Lima Filho O princípio da dignidade da pessoa humana na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e os direitos fundamentais dos casais homoafetivos. 
Cleide Farias / João Paulo Allain Teixeira Renúncia aos Direitos Fundamentais: Modalidades e Efeitos a Partir da Teoria Constitucional 
Gilson Tenório da Silva A tutela jurisdicional dos direitos humanos na perspectiva do principio da proporcionalidade. 

 

 


 

GT07  ADMNISTRAÇÃO PÚBLICA, CONSTITUCIONALISMO E DEMOCRACIA G 413
Presidente: Adonis Costa e Silva
Sérgio Torres Teixeira / Hugo de Barros Chianca Os Princípios Constitucionais do Processo e sua Aplicação no Âmbito da Lei 9.099 de 1995: A Ausência de Uniformização Jurisprudencial como Limitação ao Acesso à Justiça nos Juizados Especiais Cíveis 
Mariana de Siqueira Royalties do petróleo e desenvolvimento: por uma gestão democrática dos recursos energéticos. 
Adonis Costa e Silva As Medidas Provisórias Em Matéria Tributária Como Um Atentado À Democracia: Suas Inconstitucionalidades E Seus Limites Constitucionais. 
Rodrigo Ferreira Santos Constitucionalismo, democracia e direito administrativo. 
Maria Clementina Guedes Alcoforado AS AGÊNCIAS REGULADORAS E SEUS ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: UMA CONTRIBUIÇÃO À DEMOCRACIA 
Ana Carolina Pincovsky de Lima Albuquerque / Marcelo Labanca Corrêa de Araújo DIREITOS FUNDAMENTAIS À PARTICIPAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO E NO PROCEDIMENTO: O CASO ESPECÍFICO DA DELIMITAÇÃO DE TERRENOS DE MARINHA E A EFETIVA INCLUSÃO DOS INTERESSADOS NO PROCEDIMENTO DE DEMARCAÇÃO. 
RICARDO GOUVEIA ARAÚJO NEOCONSTITUCIONALISMO E EXPANSÃO DO PODER JUDICIÁRIO: UM ESTUDO ESPECÍFICO DO INSTITUTO DA REPERCUSSÃO GERAL NOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS 

 


 

GT08    NEOCONSTITUCIONALISMO E ATIVISMO JUDICIAL G 414
Presidente: Flávia Santiago Lima
Jadson Correia de Oliveira O emprego da teoria da sociedade aberta dos intérpretes da constituição no ordenamento jurídico brasileiro: a busca da legitimidade na atividade jurisdicional desenvolvida pelo STF como fator de evolução constitucional. 
Edmilson Ewerton Ramos de Almeida O poder constituinte como legitimador do controle de constitucionalidade: uma análise jurídica dos limites da participação democrática. 
Marcelo Labanca C. de Araújo / Simone Angela A. R. Medeiros / Danielle Paes Leme  De quem deve ser a última palavra? A teoria do diálogo institucional como alternativa ao ativismo judicial
Maria Isabel Meunier Ferraz  Entre ativismo judicial e juristocracia: o papel dos tribunais na democracia brasileira por meio do instituto constitucional da tutela coletiva 
Flávia Santiago Lima  “Movimento brasileiro da efetividade constitucional”: considerações sobre a adoção dos postulados neoconstitucionalistas no Brasil. 
Francieldo Pereira da Luz / Michel Alves de Andrade  Neoconstitucionalismo: novas perspectivas na jurisdição constitucional. 
Rodrigo Albuquerque / Walber Agra  Neoconstitucionalismo e os aspectos controvertidos da judicialização da política no constitucionalismo brasileiro. 

 

 

GT09  TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DEMOCRACIA G 607
Presidente: FELIPE SARINHO
Carlos Fernando Pereira Donato Junior  Carl Schmitt: uma decisão política fundamental. 
Frederico Batista de Oliveira  O constitucionalismo modelando o estado democrático de direito. 
Luciana de Assunção Macieira Bandeira  Ulisses x Hércules : Uma tentativa de traçar o perfil do judiciário brasileiro nas decisões de inconstitucionalidade. 
Lucas Wallace F. dos Santos / Magnus Henry da Silva Marques  A ação popular como legitimadora da soberania do povo: o viés democrático da jurisdição. 
Bruno Lemos Hinrichsen / Stefano Gonçalves R. Toscano / Vinicius Castelo Branco Chaves  Constituição e pluralismo: poder e sistema. 
Antonio Aécio Bandeira da Silva  Judicialização, Constituição e Democracia. 
Lorena Cordeiro Dornelas  A ascensão da democracia e do constitucionalismo 
Felipe Stuart Souza de Almeida / Gustavo Carvalho Borges dos Santos  A Relação entre princípios e normas

 

 

 

GT10  CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA G 608
Presidente: VANESSA PEDROSO
Fernando José de Souza Filho As incongruências entre a democracia e o constitucionalismo em face do atual colapso do sistema penal: vulneração dos direitos fundamentais. 
Elisama Sanguineto Beltrão Andrade / Jane Fábia Galvão de Oliveira Sobral O resgate da cidadania dos moradores do lixão da cidade de Bezerros – PE: políticas públicas e ações sociais como alternativas à exclusão. 
Manuela Abath Valença / Mariana Guedes D. da Fonseca / Camila Arruda Vidal Bastos Afinal, o que é razoável duração do processo? Um estudo da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal. 
Isabela Barbosa Carneiro Leão A Constitucionalização das Penas no Estado Democrático de Direito: 
Yuri Barbosa de Oliveira ACESSO À JUSTIÇA: O MUNDO NOS AUTOS. UMA VISÃO CRÍTICA ATRAVÉS DO PRISMA DA SUBCIDADANIA. 
Lucas Marcello Mendonça Nascimento  A constitucionalização simbólica do tratamento normativo da tortura.
Renato Dowsley de Morais O problema da fragilidade das garantias sociais no Brasil: a tormentosa dimensão simbólica dos direitos. 

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

I CONGRESSO CONSTITUCIONALISMO E DEMOCRACIA: O NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO

- Os trabalhos deverão ter entre 10 e 25 páginas.

- Fonte: Times New Roman, 12.

- Espaço entre linhas: 1,5.

- Tamanho do papel: A4.

- Margens: superior e inferior, 2,5 cm; laterais, 3,0 cm

- Os trabalhos deverão ser precedidos de folha na qual constem o título, o nome do(s) autor(es), endereço, telefone, e-mail, títulos, instituições às quais pertençam e principal atividade exercida.

- Os trabalhos deverão ser remetidos eletronicamente para o e-mail:

constitucionalismoedemocracia@uol.com.br,

- O envio do trabalho significará autorização para disponibilização do artigo na versão impressa e eletrônica.

- As citações seguirão o sistema numérico.

- As referências deverão ser feitas de acordo com a Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas -ABNT.

- Os trabalhos deverão ser precedidos de um sumário.

- Se o trabalho aprovado para publicação não estiver de acordo com as normas, o mesmo será devolvido para que o autor faça a padronização.

- O Prazo para entrega é até o dia 30 de dezembro.