Leia
aqui o resumo dos 10 trabalhos selecionados para o GT2004.
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APHRODITE
DE MILO NA TRANSVERSALIDADE DO
SENTIDO DE MULHER, BELEZA E MODA
Ana
Claudia de Oliveira - Pós Doutora PUCSP
Essa pesquisa objetiva
mostrar como um texto, mesmo se ele atravessa séculos como
protótipo de seu tempo e dos valores desse, ao ser retomado
em termos de figuratividade de outro discurso de outro tempo e
espaço, ele translada em sua discursivização
os seus valores. Com a atualização deles em outra
manifestação, essa axiologia continua em circulação,
mesmo se a meta desse procedimento discursivo seja a discusssão
e até a desconstrução crítica dos
mesmos valores. A estatua da Antiguidade, a Vênus de Milo,
funciona assim para nós como um estudo da circulação
de valores da mulher, da beleza, que, da estatua antiga, foram
revistos criticamente na retomada empreendida pelo Surrealismo,
em especial, nas manifestações de Salvador Dali.
Do interdiscurso dos enunciadores dalinianos, novos valores vestem
as mulheres. Nos anos 30, esses estão concretizados nas
roupas e acessórios da criadora de moda Elza Schiaparelli
que os assume, inscrevendo-os como uma nova beleza. As relações
intermidiáticas entre as esculturas e a moda abrem um campo
de estudo para se entrever e refletir sobre o fazer próprio
de cada meio nessa interdiscursivização definida
por procedimentos que variam das estratégias de manipulação
às de programação, regendo a relação
interativa de construção da significação
estabelecida entre enunciador e enunciatário. Ainda, diferenciando
essa mídias, a publicidade é colocada como o procedimento
exemplar de cristalização dos valores.
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GLOBO MEDIA CENTER: TELEVISÃO E INTERNET
EM PROCESSO DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA
Ana Sílvia Lopes Davi Médola -
Doutora – UNESP/Bauru
O Globo Media
Center é o exemplo de fusão de antigos e os novos
meios que propomos analisar neste trabalho. Quando pensamos neste
processo de transição, de convergência entre
os meios, muitas questões vêm imediatamente à
tona: ao acessar o domínio http://gmc.globo.com estamos
diante do quê exatamente, da televisão interativa
na internet como define o texto promocional do site ou de uma
outra forma de expressão midiática? É possível
a televisão como meio, com suas características
próprias, estar em outro meio? Além desses, muitos
outros questionamentos são suscitados quando nos propomos
refletir sobre os impactos dos processos de convergência
entre televisão e internet no fluxo inevitável da
migração digital. Adotando como referencial teórico
metodológico, a semiótica discursiva, procuramos
analisar como ocorre a produção de sentido na fruição
do enunciatário neste processo de integração
entre televisão e internet.
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TELEVISÃO:
SOBRE O TOM DO TOM
Elizabeth
Bastos Duarte - Pós Doutora – UNISINOS
O trabalho,
que dá continuidade às pesquisas desenvolvidas sobre
o processo de tonalização do discurso, centra sua
atenção na categoria tonal principal disposição
(humor) – sobriedade vs. ludicidade, referente ao tom principal
conferido aos textos humorísticos televisuais e às
articulações com tons complementares. A análise
toma como referência dois programas televisivos da RGT –
o último episódio de 2004 de A diarista e o especial
Programa novo, procurando verificar as estratégias discursivas
e as configurações textuais que manifestam essas
articulações tonais.
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IMAGEM,
MOVIMENTO E SOM: APREENSÃO E INSTANTANEIDADE NA MÍDIA.
Isaac
Antonio Camargo - Doutor UEL
Nesse trabalho
procuramos analisar as relações entre três
entidades sensórias necessárias à apreensão
dos textos que ocorrem contemporaneamente nos meios de comunicação
de massa, considerando o uso de sistemas de vídeo como
na televisão e, atualmente, os sistemas digitais que usam
imagem em movimento e som na construção das significações
que deles decorrem.
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DE
MENORES DE RUA A CRIANÇAS DE FUTURO
Isaltina
Maria de Azevedo Mello Gomes - Doutora UFPE
Mariana de Amorim Borges - Mestranda UFPE
O objetivo
deste paper é apontar as estratégias lingüístico-discursivas
utilizadas na campanha Quanto mais carro sai da Fiori, mais criança
sai da rua, da Fiori Veícolo – Movimento Pró-Criança,
veiculada entre os anos de 1999 e 2000 para o Recife e Região
Metropolitana, relacionando–os à conjuntura em que
os conceitos da “responsabilidade social” e do “marketing
social” vêm mobilizando o setor produtivo no país.
Como instrumental de análise, utilizamos principalmente
a Teoria Social do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), que privilegia
o caráter social da construção de um discurso.
A partir da análise das estratégias lingüístico-discursivas
utilizadas na campanha, observamos que embora seu foco seja “vender”
carros, ela muda efetivamente a representação dos
menores nos sinais, resgatando a infância desses e recolocando-os
como crianças que efetivamente são.
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O
CONTEXTO COMUNICATIVO COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO
MUSICAL – UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DISCURSIVA
CRIADA PELOS APRESENTADORES DO JORNAL DA MTV
Juliana
Freire Gutmann - Mestranda UFBa - Bolsista CNPq.
Localizado
no fluxo de um canal televisivo segmentado, baseado na interação
entre TV, música e juventude, o Jornal da MTV se dedica
à mediação dos acontecimentos do campo musical.
Inspirado nas discussões de Simon Frith sobre as produções
de sentido e o consequente jogo valorativo da cultura pop e tendo
como ferramenta analítica certos pressupostos da sócio-semiótica,
este artigo pretende observar os aspectos do programa que dizem
sobre as estratégias de construção de um
contexto comunicativo específico que dialoga com referências
éticas e estéticas da música popular massiva.
Em um sentido mais amplo, o trabalho explora o contexto como um
dos operadores de análise para a identificação
dos modos de endereçamento do programa, objetivo de um
estudo ainda em curso.
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A
AVENTURA FOTOGRÁFICA PARTILHADA – MODOS DE OLHAR
Kati Caetano - Pós-doutora UTP
O ponto de
partida deste trabalho é a classificação
das imagens fotográficas proposta por Jean-Marie Floch,
concentrando-se no que ele designa de fotografias oblíquas.
O interesse específico por esse tipo de imagem justifica-se
pelo fato de que nela se oculta, sob a aparência de uma
evidente representação de certas cenas da vida cotidiana,
modos de apreensão dos significados baseados tanto no ver
quanto no sentir. O exame de três fotos selecionadas aponta
representações do olhar, constituídos antes
como proposta de percursos ópticos a serem desencadeados
pelo leitor/espectador do que formas de reprodução
de um real fixado. As fotos escolhidas determinam a superação
da leitura de mero reconhecimento de figuras para instaurarem
certos tipos de relações intersubjetivas responsáveis
pela construção do sentido em ato. Com esse procedimento,
o fazer fotográfico não expõe apenas conceitos
relativos ao mundo, mas também, e sobretudo, institui modos
de estar no mundo e de interagir pela linguagem visual.
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TELEVISÃO:
ENTRE A DIVULGAÇÃO E A PROMOÇÃO
Maria Lília Dias de Castro - Doutora
UNISINOS
Com base no
pressuposto de que publicidade e televisão contraem uma
relação complexa de dependência mútua,
este trabalho propõe-se a investigar as ações
realizadas pela televisão para tornar público o
fazer que nela se produz. Para tal centra-se na noção
de publicização como um movimento discursivo que
a televisão desenvolve em relação tanto aos
próprios produtos da grade de programação,
como aos intervalos entre programas, para promover produtos /
serviços, divulgar ações de interesse público,
mostrar seu papel social e educativo. Funcionando de maneira nem
sempre declarada, , uma vez que se traduz no jeito diferente de
dizer e/ou mostrar, a publicização se manifesta
de maneira autônoma (anúncios) ou de maneira difusa
(no interior dos produtos televisuais). Especificamente para esta
comunicação, a intenção é,
entre suas diferentes formas, discutir o merchandising, buscando
entender esse movimento pelas operações semiótico-discursivas
nele produzidas, e reconhecer como se atualizam na novela das
oito da Rede Globo.
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O
APELO DO ENTRE - PUBLICIDADE, DESEJO E CONSUMO
Sandra
Fischer - Doutora UTP
A coleção
verão 2004 da marca brasileira de roupas Forum teve como
tema Dona Flor e seus dois maridos, obra de Jorge Amado, adaptada
para o cinema e para a televisão. A campanha publicitária
acompanhou e explorou o tema que inspirou a coleção.
Durante oito dias seguidos, a campanha abre o caderno “Folha
Ilustrada”. O foco deste trabalho pretende realçar
aspectos do segmento veiculado na Folha de S. Paulo, com vistas
a analisar os efeitos de sentido que ali se alojam – enfatizando
a vertente daqueles que dizem respeito a questões afetas
à motivação do desejo e à dimensão
da instância situada entre a utopia e o gozo, ou seja, entre
o estágio do anseio e o estágio da realização
do desejo. O instalar e o satisfazer desejos nos parecem ter relevância
fundamental e decisiva para o campo dos estudos sobre publicidade
e consumo. Não por acaso a campanha enfatiza o slogan “Forum
– desejo do Brasil”. Nessa perspectiva, a brecha que
se aninha entre o que se almeja e o que se consegue – entre
aquilo que o anunciante faz desejar, com a sedução
de suas promessas, e aquilo que o consumidor finalmente obtém
– pode vir a ser reveladora.
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PRODUÇÃO
DE SENTIDO POR MEIO DO SINCRETISMO DE LINGUAGENS: UM ESTUDO A
PARTIR DE UM FILME DE GUEL ARRAES
Yvana
Fechine - Doutora UNICAP
A produção
de sentido nos meios audiovisuais envolve, necessariamente, procedimentos
de articulação das linguagens. Partindo dos caminhos
abertos, no campo dos estudos cinematográficos, por Serguei
Eisenstein e, na teoria semiótica, por Jean-Marie Floch,
discutiremos como essas distintas linguagens interagem e sobredeterminam
umas às outras, descrevendo um dos procedimentos pelos
quais se dá a sua sincretização na seqüência
de abertura do filme Caramuru – A invenção
do Brasil (2001), de Guel Arraes.
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