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RESUMO DOS 10 SELECIONADOS GT2005010101010
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Leia aqui o resumo dos 10 trabalhos selecionados para o GT2004.
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APHRODITE DE MILO NA TRANSVERSALIDADE DO
SENTIDO DE MULHER, BELEZA E MODA

Ana Claudia de Oliveira - Pós Doutora PUCSP

Essa pesquisa objetiva mostrar como um texto, mesmo se ele atravessa séculos como protótipo de seu tempo e dos valores desse, ao ser retomado em termos de figuratividade de outro discurso de outro tempo e espaço, ele translada em sua discursivização os seus valores. Com a atualização deles em outra manifestação, essa axiologia continua em circulação, mesmo se a meta desse procedimento discursivo seja a discusssão e até a desconstrução crítica dos mesmos valores. A estatua da Antiguidade, a Vênus de Milo, funciona assim para nós como um estudo da circulação de valores da mulher, da beleza, que, da estatua antiga, foram revistos criticamente na retomada empreendida pelo Surrealismo, em especial, nas manifestações de Salvador Dali. Do interdiscurso dos enunciadores dalinianos, novos valores vestem as mulheres. Nos anos 30, esses estão concretizados nas roupas e acessórios da criadora de moda Elza Schiaparelli que os assume, inscrevendo-os como uma nova beleza. As relações intermidiáticas entre as esculturas e a moda abrem um campo de estudo para se entrever e refletir sobre o fazer próprio de cada meio nessa interdiscursivização definida por procedimentos que variam das estratégias de manipulação às de programação, regendo a relação interativa de construção da significação estabelecida entre enunciador e enunciatário. Ainda, diferenciando essa mídias, a publicidade é colocada como o procedimento exemplar de cristalização dos valores.
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GLOBO MEDIA CENTER: TELEVISÃO E INTERNET
EM PROCESSO DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA


Ana Sílvia Lopes Davi Médola - Doutora – UNESP/Bauru

O Globo Media Center é o exemplo de fusão de antigos e os novos meios que propomos analisar neste trabalho. Quando pensamos neste processo de transição, de convergência entre os meios, muitas questões vêm imediatamente à tona: ao acessar o domínio http://gmc.globo.com estamos diante do quê exatamente, da televisão interativa na internet como define o texto promocional do site ou de uma outra forma de expressão midiática? É possível a televisão como meio, com suas características próprias, estar em outro meio? Além desses, muitos outros questionamentos são suscitados quando nos propomos refletir sobre os impactos dos processos de convergência entre televisão e internet no fluxo inevitável da migração digital. Adotando como referencial teórico metodológico, a semiótica discursiva, procuramos analisar como ocorre a produção de sentido na fruição do enunciatário neste processo de integração entre televisão e internet.
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TELEVISÃO: SOBRE O TOM DO TOM

Elizabeth Bastos Duarte - Pós Doutora – UNISINOS

O trabalho, que dá continuidade às pesquisas desenvolvidas sobre o processo de tonalização do discurso, centra sua atenção na categoria tonal principal disposição (humor) – sobriedade vs. ludicidade, referente ao tom principal conferido aos textos humorísticos televisuais e às articulações com tons complementares. A análise toma como referência dois programas televisivos da RGT – o último episódio de 2004 de A diarista e o especial Programa novo, procurando verificar as estratégias discursivas e as configurações textuais que manifestam essas articulações tonais.
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IMAGEM, MOVIMENTO E SOM: APREENSÃO E INSTANTANEIDADE NA MÍDIA.

Isaac Antonio Camargo - Doutor UEL

Nesse trabalho procuramos analisar as relações entre três entidades sensórias necessárias à apreensão dos textos que ocorrem contemporaneamente nos meios de comunicação de massa, considerando o uso de sistemas de vídeo como na televisão e, atualmente, os sistemas digitais que usam imagem em movimento e som na construção das significações que deles decorrem.
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DE MENORES DE RUA A CRIANÇAS DE FUTURO

Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes - Doutora UFPE
Mariana de Amorim Borges - Mestranda UFPE

O objetivo deste paper é apontar as estratégias lingüístico-discursivas utilizadas na campanha Quanto mais carro sai da Fiori, mais criança sai da rua, da Fiori Veícolo – Movimento Pró-Criança, veiculada entre os anos de 1999 e 2000 para o Recife e Região Metropolitana, relacionando–os à conjuntura em que os conceitos da “responsabilidade social” e do “marketing social” vêm mobilizando o setor produtivo no país. Como instrumental de análise, utilizamos principalmente a Teoria Social do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), que privilegia o caráter social da construção de um discurso. A partir da análise das estratégias lingüístico-discursivas utilizadas na campanha, observamos que embora seu foco seja “vender” carros, ela muda efetivamente a representação dos menores nos sinais, resgatando a infância desses e recolocando-os como crianças que efetivamente são.
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O CONTEXTO COMUNICATIVO COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO
MUSICAL – UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DISCURSIVA CRIADA PELOS APRESENTADORES DO JORNAL DA MTV

Juliana Freire Gutmann - Mestranda UFBa - Bolsista CNPq.

Localizado no fluxo de um canal televisivo segmentado, baseado na interação entre TV, música e juventude, o Jornal da MTV se dedica à mediação dos acontecimentos do campo musical. Inspirado nas discussões de Simon Frith sobre as produções de sentido e o consequente jogo valorativo da cultura pop e tendo como ferramenta analítica certos pressupostos da sócio-semiótica, este artigo pretende observar os aspectos do programa que dizem sobre as estratégias de construção de um contexto comunicativo específico que dialoga com referências éticas e estéticas da música popular massiva. Em um sentido mais amplo, o trabalho explora o contexto como um dos operadores de análise para a identificação dos modos de endereçamento do programa, objetivo de um estudo ainda em curso.
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A AVENTURA FOTOGRÁFICA PARTILHADA – MODOS DE OLHAR

Kati Caetano - Pós-doutora UTP

O ponto de partida deste trabalho é a classificação das imagens fotográficas proposta por Jean-Marie Floch, concentrando-se no que ele designa de fotografias oblíquas. O interesse específico por esse tipo de imagem justifica-se pelo fato de que nela se oculta, sob a aparência de uma evidente representação de certas cenas da vida cotidiana, modos de apreensão dos significados baseados tanto no ver quanto no sentir. O exame de três fotos selecionadas aponta representações do olhar, constituídos antes como proposta de percursos ópticos a serem desencadeados pelo leitor/espectador do que formas de reprodução de um real fixado. As fotos escolhidas determinam a superação da leitura de mero reconhecimento de figuras para instaurarem certos tipos de relações intersubjetivas responsáveis pela construção do sentido em ato. Com esse procedimento, o fazer fotográfico não expõe apenas conceitos relativos ao mundo, mas também, e sobretudo, institui modos de estar no mundo e de interagir pela linguagem visual.
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TELEVISÃO: ENTRE A DIVULGAÇÃO E A PROMOÇÃO

Maria Lília Dias de Castro - Doutora UNISINOS

Com base no pressuposto de que publicidade e televisão contraem uma relação complexa de dependência mútua, este trabalho propõe-se a investigar as ações realizadas pela televisão para tornar público o fazer que nela se produz. Para tal centra-se na noção de publicização como um movimento discursivo que a televisão desenvolve em relação tanto aos próprios produtos da grade de programação, como aos intervalos entre programas, para promover produtos / serviços, divulgar ações de interesse público, mostrar seu papel social e educativo. Funcionando de maneira nem sempre declarada, , uma vez que se traduz no jeito diferente de dizer e/ou mostrar, a publicização se manifesta de maneira autônoma (anúncios) ou de maneira difusa (no interior dos produtos televisuais). Especificamente para esta comunicação, a intenção é, entre suas diferentes formas, discutir o merchandising, buscando entender esse movimento pelas operações semiótico-discursivas nele produzidas, e reconhecer como se atualizam na novela das oito da Rede Globo.
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O APELO DO ENTRE - PUBLICIDADE, DESEJO E CONSUMO

Sandra Fischer - Doutora UTP

A coleção verão 2004 da marca brasileira de roupas Forum teve como tema Dona Flor e seus dois maridos, obra de Jorge Amado, adaptada para o cinema e para a televisão. A campanha publicitária acompanhou e explorou o tema que inspirou a coleção. Durante oito dias seguidos, a campanha abre o caderno “Folha Ilustrada”. O foco deste trabalho pretende realçar aspectos do segmento veiculado na Folha de S. Paulo, com vistas a analisar os efeitos de sentido que ali se alojam – enfatizando a vertente daqueles que dizem respeito a questões afetas à motivação do desejo e à dimensão da instância situada entre a utopia e o gozo, ou seja, entre o estágio do anseio e o estágio da realização do desejo. O instalar e o satisfazer desejos nos parecem ter relevância fundamental e decisiva para o campo dos estudos sobre publicidade e consumo. Não por acaso a campanha enfatiza o slogan “Forum – desejo do Brasil”. Nessa perspectiva, a brecha que se aninha entre o que se almeja e o que se consegue – entre aquilo que o anunciante faz desejar, com a sedução de suas promessas, e aquilo que o consumidor finalmente obtém – pode vir a ser reveladora.
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PRODUÇÃO DE SENTIDO POR MEIO DO SINCRETISMO DE LINGUAGENS: UM ESTUDO A PARTIR DE UM FILME DE GUEL ARRAES

Yvana Fechine - Doutora UNICAP

A produção de sentido nos meios audiovisuais envolve, necessariamente, procedimentos de articulação das linguagens. Partindo dos caminhos abertos, no campo dos estudos cinematográficos, por Serguei Eisenstein e, na teoria semiótica, por Jean-Marie Floch, discutiremos como essas distintas linguagens interagem e sobredeterminam umas às outras, descrevendo um dos procedimentos pelos quais se dá a sua sincretização na seqüência de abertura do filme Caramuru – A invenção do Brasil (2001), de Guel Arraes.
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