Competências

Competências Gerais

Competências em nível de análise contextual:
• Analisar o contexto e intervir na realidade social a partir dos excluídos, com enfoque de desenvolvimento humano sustentável, considerando o marco da Gerência Social.
• Interpretar o contexto cultural, econômico e sociopolítico no qual está imersa a obra da Companhia de Jesus em geral e em nível particular.
• Manejar metodologias participativas acordes com os contextos da obra.
• Formular e impulsionar programas e projetos de superação dos problemas sociais de inequidade, pobreza e exclusão.
• Propor e gerenciar alternativas de solução pertinentes aos problemas dos contextos, acordes com os princípios da obra.
• Incidir nas alternativas de transformação social a partir da negociação, da participação nos diversos espaços públicos e do estabelecimento de alianças com os diversos setores.
• Conhecer o marco regulatório e ciclo de formulação de políticas sociais para impactar sua elaboração.

Competências Inacianas:

• Em nível cognitivo:
Conhecer os lineamentos dos seguintes textos institucionais:
– História da Companhia de Jesus
– Forma de organização da Companhia – Vida de Santo Inácio
– Projeto Apostólico da Província
– Documentos fundacionais
– O sentir da Companhia com a Igreja e sua relação com os leigos.
– História e perspectiva das obras apostólicas jesuíticas.
• Em nível valorativo
– Conhecer o modo de proceder na Companhia de Jesus.
– Compreender o que, o porquê, o para quê e com quem se prioriza o trabalho nas obras,
– Entender e reconhecer o dinamismo de Deus na própria vida.
– Compartilhar e aplicar na gestão das obras, os princípios e critérios inacianos: tanto quanto, busca do Magis, amar e servir, cuidado das pessoas, estar onde outros não estão.
– Conhecer e compreender a pausa e o exame diário.
– Conhecer a proposta dos exercícios espirituais.

Competências Gerenciais:
• Em nível de planejamento:
– Integrar em sua ação o propósito e filosofia da organização.
– Estabelecer diagnósticos.
– Conhecer e aplicar as ferramentas de planejamento institucional.

• Em nível de organização:
– Compreender a estrutura organizativa e manejar a cultura e o clima organizacional.
– Administrar os recursos materiais, financeiros e humanos.
– Manejar os procedimentos para ter a capacidade de indagar novos enfoques e ferramentas gerenciais.
– Estabelecer e manejar as relações da organização com os diferentes atores externos de acordo com tempos, pessoas e lugares.
– Estabelecer sinergias.
– Cuidar e assegurar as relações institucionais.

• Em nível de execução:
– Liderar o planejamento institucional.
– Administrar a mudança organizacional.
– Tomar decisões socialmente responsáveis a partir de um exercício de discernimento, contando com informação suficiente e relevante.
– Gerenciar processos de negociação bem-sucedidos.
– Manejar os recursos materiais e financeiros da obra.
– Obter e gerenciar recursos financeiros.

• Em nível de avaliação e monitoramento:

– Construir e realizar seguimento a partir de indicadores de resultados e impacto como parte do exercício de gerência social.
– Gerar a sistematização de experiências que levam à aprendizagem pessoal e institucional.

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