Sobre os módulos de ensino

Módulos

O curso de Gestão Social Inaciana é um curso à distância que desenvolve, em módulos, temas fundantes desse aprendizado.

Cada módulo é composto por:

– Professor especialista do tema: esse professor ficará encarregado de uma colocação por videoconferência para retirar as dúvidas e promover uma conversa entre os participantes;

– Tutor: acompanha os alunos em todo esse processo de aprendizagem e os orienta na produção de seu projeto de final de curso.

Em todos os módulos serão promovidas duas atividades para os cursistas:

  • Atividades de grupo: para partilha e resolução de temas e conceitos;
  • Questionário – 5 perguntas sobre  o tema estudado;

Nesse processo de educação à distancia, se busca que os participantes do curso tenham uma progressão da maneira em que eles processam os temas estudado, diante de outros companheiros de curso e generosos na coparticipação da construção desse conhecimento pluridimensional. Para isso, é de grande importância que os processos associados deverão estar implícitos nas atividades, na comunicação dos cursistas e, sobretudo, na mudança de postura diante de um estudo à distancia. Assim, são quatro os processos envolvidos.

Processo de apropriação do tema: se dá o primeiro contato do participante com o tema. Através das leituras feitas, o cursista tira suas conclusões, levanta dúvidas e valoriza os conceitos aprendidos do tema estudado;

Processo de averiguação do conceito do tema: “confrontação” dos conceitos pessoais do tema com outros cursistas que pertencem ao contexto  cultural e local do participante;

Processo de readaptação do conceito do tema: Chama-se readaptação o processo que cada membro do grupo de partilha vivencia diante da acolhida do diferente a partir do mesmo tema estudado: reavaliar o ponto de vista a partir da valorização do outro. É, em si, um  processo de enriquecimento do tema pois o saber não se torna mais uma ação particular e reservada, ao contrário, ela se desdobra no ato da partilha e da reavaliação dos conceitos pessoais;

Processo de ampliação do conceito do tema: conformidade de todos os envolvidos na construção do saber e orientados por um  professor especialista para conformar em  conceitos enriquecidos do mesmo tema estudado.

Em outras palavras, o curso promove o conhecimento partilhado e não individualizado. Deixando que o outro me ajude nessa construção do saber. Assim, segue um exemplo do desenvolvimento de cada módulo do Curso de Gerência Social Inaciana:

- 1ª Semana: ao final da primeira semana, se partilha o tema estudado nos grupos locais (encontro presencial);

– 2ª Semana: participação de fóruns temáticos;

- 3ª Semana: Entrega da atividade escrita (questionário de cinco perguntas);

- 4ª Semana: videoconferências com professor especialista.

A avaliação durante o curso se dará com a apresentação das atividades escritas referentes a cada módulo e, sobretudo, com a apresentação do projeto de final de curso. Esse projeto final é a produção de um projeto  baseado no contexto social da instituição  em que o cursista está vinculado.

Deixe uma resposta