ATIVIDADES DO GRUPO PARA 2013.1

ReligiõesO GRUPO DE PESQUISA RELIGIÕES, IDENTIDADES E DIÁLOGOS, que é ligado ao nosso Mestrado em Ciências da Religião, está começando as suas atividades de 2013. Partindo da complexidade de performances do cenário religioso atual, esse grupo se propõe a analisar os deslocamentos religiosos, dando ênfase às várias tentativas de configuração de diálogo inter-religioso, bem como às novas gramáticas constitutivas das identidades religiosas. Os encontros e estudos estão articuladas em duas Linhas de Pesquisa:

LINHA IDENTIDADES RELIGIOSAS: Negra
Propõe-se a discutir, dentro do cenário globalizado e competitivo contemporâneo, as identidades religiosas, levando em consideração o quadro religioso plural que vem se apresentando no país. Neste sentido, é de seu interesse investigar fenômenos relacionados a sentimentos de pertença religiosa, envolvendo nesse processo questões de trânsito religioso, gênero e diversidade sexual nas religiões, alteridade e hibridismos/sincretismos estabelecidos entre as religiões. 
A Linha reúne os pesquisadores e os seus orientandos, sob liderança de Sérgio Douets e Drance Elias, noGrupo de Estudos Identidades Religiosas, cuja programação para o semestre é assim: Março: Dia 26, às 15h30, Estudo: Análise da questão “religião” à luz do censo 2010; Abril: Dia 29, às 08h30, Palestra com a prof. Roberta Campo (UFPE) sobre sua pesquisa de pós-doutorado; Maio: Dia 28, às 15h, Estudo: hermenêutica, tradição e tradução; Junho: Dia 04, às 15h, Palestra com o prof. Joanildo Burity (FUNDARJ) sobre globalização e religião. Os encontros são sempre no Laboratório do Mestrado (7º andar do G4). 
Palavras-chave: Identidade e religião, Pluralidade e trânsito religioso, Mercado e simbolismo religioso.

LINHA DIÁLOGOS INTER-RELIGIOSOS: 
Pretende desenvolver pesquisas sobre fatos relacionados com o diálogo entre as religiões, analisando-os sob um enfoque transdisciplinar e plurimetodológico, não-confessional e acadêmico. Especial destaque é dado ao estudo dos processos de educação (inter ou trans)religiosa na cultura pluralista brasileira, envolvendo o ensino religioso. A Linha possui dois grupos de estudos. 
Sob liderança de Luiz Libório, reúne-se o Grupo de Estudos Religiões e Valoresnas 2ª e 4ª sextas-feiras, 17h, no Laboratório do Mestrado, 7º andar do G4. 
O outro é o Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, que se reúne com Gilbraz Aragão,toda quarta às 17h, no Laboratório do Mestrado (7º andar do Espaço Executivo). A partir de 13 de março, o Grupo volta a estudar o livro “A teologia das religiões em foco”, de Claudio de Oliveira Ribeiro e Daniel Santos Souza (Paulinas, 2012). Esse pessoal também promove um Fórum Inter-Religioso, toda 2ª segunda-feira, 17h, no Auditório do CTCH (1º andar do bloco B), que tem a seguinte programação neste semestre: 8 de Abril: São Jorge, da Capadócia à Umbanda – Tito Medeiros, 13 de Maio: Maracatus, das Áfricas para os Recifes – Ivaldo Lima, 10 de Junho: Religiosidade popular na Occitânia e em Pernambuco – Silvério Pessoa. E tais estudos e vivências são disponibilizados no site Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife.
Palavras-chave: Ensino religioso, Diálogo inter-religioso, Transdisciplinaridade e religião.

Compartilhe