FÓRUM SOCIAL: AULA DE HUMANISMO

  Criado em 2001 com a proposta de reunir movimentos sociais de todo o mundo, o Fórum Social Mundial (FSM) ocorreu em 2018 na capital baiana, de 13 a 17 de março, envolvendo vários espaços da cidade com o lema “Resistir é criar, resistir é transformar”. Trata-se de um evento altermundialista, organizado por movimentos dos…

ALTERNATIVAS PARA O DIÁLOGO

  Esta semana recebemos a visita de um grupo da Comunidade Morada da Paz, um Quilombo do Território de Mãe Preta, no Rio Grande do Sul, que tem desenvolvido uma experiência importante de diálogo inter-religioso. As três pessoas, Yamoro, Yashodhan e Ogan Ayan, estão participando da Semana da Mulher da UNICAP, que tem atividades em…

ARTICULANDO A JUSTIÇA EM TEMPOS DE VIOLÊNCIA

“É preciso revigorar a consciência de que somos uma única família humana. Não há fronteiras nem barreiras políticas ou sociais que permitam isolar-nos e, por isso mesmo, também não há espaço para a globalização da indiferença” (Laudato Si).   Os desafios sociais e ambientais estão se agravando com a globalização do neoliberalismo econômico, que espalha…

RELIGIÕES SE MANIFESTAM PELO RESPEITO

  21 de janeiro é Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, por causa da morte de Mãe Gilda, do candomblé da Bahia, vítima de agressões por cristãos. É também o Dia Mundial das Religiões, assumido pela ONU para se promover o respeito à religião e entre as religiões, animando a possibilidade delas dialogarem em torno de…

TEORIAS DOS ESTUDOS DE RELIGIÃO

  O debate sobre a autonomia epistemológica e acadêmica da(s) ciência(s) da religião assumiu diversas perspectivas nas quais se destacam a predominância de paradigmas fenomenológicos essencialistas, construcionistas e relativistas. Na esteira desse debate, a questão da metodologia surge, nem sempre com o necessário destaque: qual(is) método(s) e qual(s) concepção(ões) norteiam as pesquisas em ciência(s) das(s)…

DA REFORMA ÀS REFORMAS

  Os 500 anos da reforma protestante, celebrados por cristãos de diversas igrejas em 31 de outubro, foram lembrados também na Universidade Católica de Pernambuco com a realização de um congresso internacional nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Trazendo o tema “A herança da reforma: ler e reler a reforma, passados 500 anos…

A EDUCAÇÃO DA RELIGIÃO

Formamos o cidadão, Dotado de criticidade Que respeita o diferente, Base da alteridade. E dentro dessa cultura Ele só ganha altura Nas asas da liberdade. Num ensino plural Não vamos montar palanque Pra líder religioso Só porque é bem falante. Sala de aula não é lugar De ninguém doutrinar Numa prática ignorante. Não posso ser…

GÊNERO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

  “A experiência religiosa é a floresta que costura os sentidos transcendentes da vida. Cada pessoa pisa na religião com seu corpo e a percebe de seu modo particular. Com a globalização e trocas culturais o pluralismo religioso aumentou gradativamente. É preciso de novos parâmetros para estudar os fenômenos religiosos da atualidade, pois noções como…