AS ORIGENS DO ISLÃ

  O islamismo é uma religião de caráter universalista que busca suscitar e cultivar a atitude de obediência aos preceitos e valores éticos do seu livro sagrado, denominado Alcorão. Os cinco pilares do islã são a recitação da profissão de fé, as orações diárias, o interesse pelos necessitados, as práticas de autopurificação do jejum e…

IMAGENS DO ESPIRITUAL

  Um método realçado em nossa missão, de refletir sobre a vivência pluralista do sagrado e favorecer ensaios de uma mística trans-religiosa, é o compartilhamento das artes. Temos articulado estudos mas também organizado mostras sobre arte e espiritualidade, onde se é levado a reconhecer beleza (e, pois, salvação) no caminho do outro, onde transparece a experiência…

ESTUDOS DE RELIGIÃO E EDUCAÇÃO SOBRE RELIGIÕES EM REVISTA QUALIS A

A prestigiosa Revista Estudos Teológicos, periódico semestral publicado nos formatos impresso e eletrônico pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia da Escola Superior de Teologia dos Luteranos e classificada no nível A pelo Qualis da Capes, lançou o seu volume 58 com um dossiê sobre Ensino Religioso (ER), composto entre outros pelo artigo Transdisciplinaridade, o campo das Ciências…

MUSICA RELIGIOSA COMO PONTE

   O professor e músico Mtafiti Imara, da Universidade San Marcos do Estado da Califórnia (EUA), visitou o nosso Observatório das Religiões da Universidade Católica de Pernambuco nos dias 28 e 29 de junho, para sedimentar um projeto de pesquisa em rede internacional, sobre música e diálogo entre religiões e culturas. Ele participou do evento…

CAMINHOS DA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL

A Província dos Jesuítas do Brasil-BRA acaba de lançar seu primeiro Relatório de Justiça Socioambiental, que pode ser baixado em pdf por aqui. Ao longo de cinquenta páginas e por meio de doze exemplos de ação, o relatório mostra a amplitude da atuação da Companhia de Jesus no país e reflete sobre a rede de…

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO PRO ENSINO RELIGIOSO PROMOVER DIÁLOGO

O diálogo inter-religioso é uma aventura mística que se desenvolve por encontros de oração e mutirões de solidariedade, por debates teológicos muito envolventes. Mas ele pode ser preparado, em escala para envolver toda a sociedade, através do Ensino Religioso nas escolas. Na verdade, religião nem se ensina propriamente na escola, mas se pode e deve…

COMO AMAR EM TEMPOS DE CÓLERA

Duas religiões que dialogam, incluem sempre um terceiro elemento, ético e/ou místico. Nestes tempos de crescente violência política e cultural entre nós, o diálogo inter-religioso ganha ares de romance trágico e fantástico, que até lembra o triângulo amoroso latino-americano de Gabriel Garcia Marques, em “O amor em tempos de cólera”. Essa analogia foi evocada na…

AMALÁ DE XANGÔ NA UNICAP

Desde 1945 o Amalá, com o Beguiri, é ofertado a Xangô com devoção e fé em uma celebração realizada no Ilê Obá Aganjú Okoloyá – Terreiro de Mãe Amara, terreiro de matriz africana de tradição Nagô Egbá, que fica em Dois Unidos, no Recife, e tem como zeladora do Axé a Iyalorixá Amara Mendes (Obá…