RELIGIÕES E CULTURA URBANA

O auditório Dom Helder (térreo do bloco A) recebeu, dentro da Semana Teológica da UNICAP, na quinta dia 9 de maio, das 16h30 às 18h30, uma roda de conversa instigante sobre como as religiões estão se adaptando à cultura urbana e sobre o papel do diálogo inter-religioso nessas novas socializações das tradições de fé. Cláudia…

EDUCAÇÃO PARA COEXISTÊNCIA

Fui enviada pelo Observatório das Religiões no Recife para participar do Seminário Nacional Artes e Ofícios em Educação Popular, e, de quebra, da Reunião do Conselho Nacional de Coordenação do Observatório de Justiça Socioambiental dos jesuítas, o OLMA, e por isso fiquei de 8 a 12 de abril de 2019 na cidade de São Paulo…

EXPERIÊNCIAS DE SAGRADO FAVORECEM DIÁLOGO?!

  23 de abril, dia emblemático de divindades guerreiras, de São Jorge e/ou Ogum, vamos receber o filósofo francês Jean-Jacques Wunenburger, das 17 às 19h, na sala 5 do bloco G4 da UNICAP, para uma conferência sobre sagrado e diálogo. A via do imaginário místico facilita ou atrapalha o diálogo inter-religioso? As experiências do que…

A DIVERSIDADE (AINDA) NA PAUTA

  Em 2013, a então ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, entendeu que, face à complexidade do fenômeno religioso e às questões do campo da espiritualidade para a administração pública, deveria surgir uma área específica para o fator religioso, das crenças e filosofias (bem como do direito à descrença), entre as políticas de Estado,…

MULHERES NAS RELIGIÕES

“Como acontece em todas as Igrejas dos santos, estejam caladas as mulheres nas assembleias, pois não lhes é permitido tomar a palavra. Devem ficar submissas, como também diz a Lei” (São Paulo aos Coríntios). Para nossa sociedade patriarcal e machista, a mulher é mais “dada à carne” e, no imaginário bíblico de nossa cultura, é…

TODOS SOMOS UM

Menina vem cá! Já vou! O que queres que dance? O sagrado do lugar. Pelos rios e igapós, Nosso canto caminhou. E do tronco da sapopema, Meu tambor assim ecoou. Chegou a cunhã de Tupã, Até o terreiro cantou. Ao som do curimbó Iaçã se aproximou, Escutou, alegrou e a saia balançou. Chamou os povos…

MAGIA E PAGANISMO

  No dia 22 de fevereiro próximo, Karina Oliveira Bezerra, que é membro do Grupo de Estudos do nosso Observatório, vai defender a sua tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UNICAP, com o título “Paganismo contemporâneo no Brasil: a magia da realidade”. O texto, perto de 500 páginas, trata…

SOBRE OS PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO

O respeito à diversidade e a promoção do diálogo entre as religiões e filosofias dependem, em larga escala, do trabalho dos professores de cultura religiosa, do Ensino Religioso na escola pública. As Diretrizes Curriculares Nacionais para as graduações de Ciências da Religião dizem, no seu artigo 2º, que “o curso de licenciatura em Ciências da…