COMO AMOR EM TEMPOS DE CÓLERA

Duas religiões que dialogam, incluem sempre um terceiro elemento, ético e/ou místico. Nestes tempos de crescente violência política e cultural entre nós, o diálogo inter-religioso ganha ares de romance trágico e fantástico, que até lembra o triângulo amoroso latino-americano de Gabriel Garcia Marques, em “O amor em tempos de cólera”. Essa analogia foi evocada na…

AMALÁ DE XANGÔ NA UNICAP

Desde 1945 o Amalá, com o Beguiri, é ofertado a Xangô com devoção e fé em uma celebração realizada no Ilê Obá Aganjú Okoloyá – Terreiro de Mãe Amara, terreiro de matriz africana de tradição Nagô Egbá, que fica em Dois Unidos, no Recife, e tem como zeladora do Axé a Iyalorixá Amara Mendes (Obá…

IGREJAS E ENGAJAMENTO SOCIAL

  Através de Maruilson Souza, que participou do grupo de estudos do nosso Observatório, está se criando uma ponte de amizade e colaboração com um “Exército” inteiro. Ainda mais nesses tempos de crise política no Brasil, em que a religião tem sido instrumentalizada por movimentos extremistas, temos a satisfação de colaborar na história de uma…

O QUE FAZER COM A INTOLERÂNCIA

No último dia 18 de maio o companheiro Mailson Cabral representou o nosso Observatório em uma mesa de debates sobre “Fraternidade e superação da violência: intolerância religiosa”, que ocorreu no Centro Loyola de Cultura e Fé de Goiânia, em conjunto com o professor Alberto da Silva Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião…

PERIPATEIA DAS RELIGIÕES EM OLINDA

  A Peripateia das Religiões é uma experiência de aprender andando e conversando, uma excursão rumo às tradições espirituais no entorno da nossa área metropolitana, tendo em vista o diálogo para uma cultura de paz. Partindo da curiosidade que os jovens manifestam, vamos visitando a cada semestre alguns centros religiosos do Recife e região, para…

FÓRUM SOCIAL: AULA DE HUMANISMO

  Criado em 2001 com a proposta de reunir movimentos sociais de todo o mundo, o Fórum Social Mundial (FSM) ocorreu em 2018 na capital baiana, de 13 a 17 de março, envolvendo vários espaços da cidade com o lema “Resistir é criar, resistir é transformar”. Trata-se de um evento altermundialista, organizado por movimentos dos…

ALTERNATIVAS PARA O DIÁLOGO

  Esta semana recebemos a visita de um grupo da Comunidade Morada da Paz, um Quilombo do Território de Mãe Preta, no Rio Grande do Sul, que tem desenvolvido uma experiência importante de diálogo inter-religioso. As três pessoas, Yamoro, Yashodhan e Ogan Ayan, estão participando da Semana da Mulher da UNICAP, que tem atividades em…

ARTICULANDO A JUSTIÇA EM TEMPOS DE VIOLÊNCIA

“É preciso revigorar a consciência de que somos uma única família humana. Não há fronteiras nem barreiras políticas ou sociais que permitam isolar-nos e, por isso mesmo, também não há espaço para a globalização da indiferença” (Laudato Si).   Os desafios sociais e ambientais estão se agravando com a globalização do neoliberalismo econômico, que espalha…