Aos estudantes, ex-alunos/as, professores/as e funcionários/as da Universidade Católica de Pernambuco, e a toda sociedade pernambucana e brasileira.
As entidades representativas dos/as estudantes da UNICAP convocam todas as pessoas engajadas na luta pela democracia em nosso Estado e em nosso país a estarem junto conosco nas mobilizações de rua em defesa da democracia que ocorrerão nos próximos dias 15 e 17 de abril, e a reforçar e dar corpo ao COMITÊ UNICAP EM DEFESA DA DEMOCRACIA, que será lançado no ato do dia 15, na praça do Derby.
Compartilhamos da visão da Universidade Católica de Pernambuco, ao afirmar em sua nota que “preocupa-nos a fragilidade e desrespeito de nossas instituições democráticas, a manipulação e irresponsabilidade da veiculação de informações, a desmoralização dos representantes políticos e a ampliação da crise ética” que refletem a gravidade da atual conjuntura política do Brasil.
A solução para os problemas que o país enfrenta hoje estão em uma saída à esquerda para essa crise política inflamada que a grande mídia, aliada a figuras do Poder Judiciário, aprofunda a cada dia. O impeachment da Presidenta Dilma não servirá para combater a corrupção nem para acabar com a crise econômica, como defendem os partidários do retrocesso. Pelo contrário! O processo de impedimento que está em curso é inconstitucional, e se configura como um dispositivo a serviço dos derrotados nas eleições de 2014. Não é fato que a presidenta eleita cometeu qualquer crime. Essa ideia vem sendo difundida por meio da ação midiática golpista, que politiza processos jurídicos e se utiliza dos efeitos da crise econômica do capital internacional para deslegitimar os avanços sociais alcançados desde o início do século XXI quando, pela primeira vez na história do Brasil, um operário chegou ao posto mais alto do Poder Executivo Nacional.
Entendemos que o poder vem das ruas e do povo! Precisamos que o governo posto em questão faça a autocrítica e dê uma guinada à esquerda, para defender os interesses populares: reforma política, fim do ajuste fiscal, fim do pagamento da dívida pública, democratização da mídia, reforma urbana e agrária, mais verbas para educação e saúde. Defender a democracia e os diretos das trabalhadoras e dos trabalhadores, dos povos negros e indígenas, das mulheres, da comunidade LGBT, dos/as estudantes e de todos que fazem do povo brasileiro essa diversidade é a nossa bandeira de luta. O povo quer ter direitos e não golpe! Por essas razões defendemos a democracia e convocamos a toda a sociedade, em especial comunidade acadêmica, a manter firme esta bandeira.
Não vamos aceitar retrocesso!
Não vai ter golpe, vai TER LUTA E O POVO NA RUA!
Assinam: União dos Estudantes de Pernambuco – UEP Cândido Pinto; Diretório Central dos Estudantes da UNICAP – Dom Hélder Câmara; Diretório Acadêmico de Engenharia Química – Cid Sampaio; Diretório Acadêmico de História da UNICAP – Maria da Glória Dias Medeiros; Coletivo Lado Negro da UNICAP