Pesquisa

NORMAS, MÁXIMAS E AÇÃO  – PROJETO DE PESQUISA EM EQUIPE

(APROVADO PARA 2013-2015)

COORDENADOR PROF. DR. KARL-HEINZ EFKEN

 SUBPROJETOS

ANDRÉ LUIZ HOLANDA DE OLIVEIRA – A RELAÇÃO ENTRE MORAL E RELIGIÃO NO PENSAMENTO DE DAVID HUME

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 ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA SANTOS – A DEMOCRACIA ÉTICA NO PENSAMENTO POLÍTICO DE NORBERTO BOBBIO

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DANILO VAZ-CURADO RIBEIRO DE MENEZES COSTA – MUNDO E REALIDADE: UMA REABILITAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA LINGUAGEM ORDINÁRIA

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JOSÉ TADEU BATISTA DE SOUZA – O SENTIDO ANTROPOLÓGICO DA ALTERIDADE EM LEVINAS

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KARL HEINZ EFKEN (COORDENADOR)  - DISCURSO ÉTICO: UMA MEMÓRIA DISCURSIVA COLETIVA E CRÍTICA

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MANOEL CARLOS UCHÔA DE OLIVEIRA – JUSTIÇA E ALTERIDADE NA DESCONTRUÇÃO DE JACQUES DERRIDA: A QUESTÃO DO OUTRO COMO CRÍTICA A TRADIÇÃO JURÍDICA E POLÍTICA

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RICARDO PINHO SOUTO – A DIMENSÃO EPISTEMOLÓGICA DO DISCURSO ARGUMENTATIVO NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA MORAL

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Resumo

O presente projeto de pesquisa, em equipe, coordenado pelo Prof. Dr. Karl-Heinz Efken, tem por objetivo estabelecer a política institucional de pesquisa no âmbito do curso de Bacharelado em Filosofia, em consonância com as diversas determinações do seu Núcleo Docente Estruturante, o qual em diversas reuniões sinalizou para que o Bacharelado de Filosofia priorize a pesquisa coletiva e a iniciação científica como locus de revisão, discussão e produção de saberes, superando, assim, um modelo de pesquisa centrado na pessoa do pesquisador em direção a um modelo institucional e coletivo de produção de conhecimento, centrado na unidade do grupo de pesquisa e na partilha da produção, avaliação, revisão e apresentação do conhecimento que tal perspectiva, coletiva, oportuniza.

Neste sentido, o presente projeto se propõe a superar no âmbito do curso de bacharelado em Filosofia a iniciativa individual de pesquisa centrada na figura monológica do professor-pesquisador, o qual, de modo desarticulado com seus pares, e muitas vezes até em dissonância com o projeto pedagógico do curso de bacharelado em filosofia, vinha praticando um modo de fazer pesquisa, que o NDE e o Colegiado do Bacharelado em Filosofia entende deve ser superado.

Dentro desta nova postura que espera se implementar mediante o proposta em equipe que ora se apresenta, o projeto intitula-se, Normas, máximas e ação exatamente porque têm-se o propósito de efetivação dos três eixos temáticos do projeto pedagógico do bacharelado em filosofia, quais sejam: ético, antropológico e epistemológico, através de um elemento vetor que é a Filosofia numa perspectiva da história da filosofia, mas com especial atenção centrada no discurso, na linguagem e nas diversas possibilidades que tal perspectiva oferta.

            O projeto se desenvolverá mediante um eixo vetor, a tematização filosófica da linguagem e do discurso, e três eixos comunicantes: o ético, o antropológico e o epistemológico, nos quais os professores do curso de bacharelado em filosofia deverão desenvolver seus subprojetos, efetivando assim suas demandas e interesses de pesquisa pessoais à luz da proposta coletiva e da missão assumida pelo Bacharelado em Filosofia para com seu corpo discente, como destinatário imediato do curso, e a sociedade em geral, enquanto destinatária mediata dos futuros egressos.

Caracterização e Justificativa

A escolha de um eixo vetor preliminarmente se justifica, eis que desde a virada lingüística [Linguistic turn], Habermas (1990, 2004 et alli), Kohlberg (1985). Piaget (1994), Levinas (1980), Brandom (2000, 2012 et alli), entre outros, sinalizam que a filosofia vem realizando seus maiores embates, debates e progresso através da linguagem e sua variante, o discurso, como modus ponens de colocação dos problemas filosóficos.

Tal conceito vetor, antes de ser um elemento constrangedor, coloca-se na pesquisa como um elemento aglutinador, o qual, se percebe pelo próprio título do projeto: normas, máximas e ação e sua capacidade hermenêutica de contemplar a pesquisa em filosofia, seja em sua perspectiva ética: porque dever ser assim, antropológica quem é e como se determina aquele que se mediatiza assim, e epistemológica como se realiza/efetiva aquilo ou aquele que se coloca assim.

Todavia, ciente de que um projeto de pesquisa não pode ser uma carta de intenções ou mesmo meramente um programa de realização de um projeto pedagógico, mas o espaço por excelência onde as pretensões de validade e suas correspondentes assertivas se justificam ou não no espaço público de razões, o projeto, em sentido macro, e a sua estrutura de projeto de pesquisa em equipe se justifica por tematiza como problema filosófico por excelência a linguagem e o discurso

Dentro desta perspectiva sua relevância se justifica posto que Normas é o eixo do projeto que almeja tematizar a atividade epistemológica do discurso e da linguagem na estruturação mesma de sua gramática, sintaxe e semântica; máximas é o momento e eixo da pesquisa que indaga acerca de como se constituem no discurso e na linguagem demandas morais, estruturas valorativas subjetivas, e pautas éticas, estruturas valorativas intersubjetivas, para num terceiro eixo, aquele da ação, colocar-se o problema de como a pergunta pelo homem emerge e como um antropologia filosófica pode ser capaz de produção de respostas satisfatórias.

            O projeto nos moldes como ele se propõe e no atual contexto universitário, de produção de conhecimento e inovação, é de extrema relevância pois não apresenta-se como um mera revisão de literatura, mas como um proposta com sentido próprio e escopo específico.

Espera-se que o presente projeto se faça como um elemento indutor de produção de conhecimento e coloque-se como o elemento aglutinador e coordenador aos professores do curso de bacharelado em filosofia e seus respectivos alunos no sentido de efetivação da pesquisa como prática pedagógica.

1. OBJETIVOS

1.1.Geral: esta pesquisa tem como objetivo principal articular os diversos subprojetos de pesquisa dos professores do bacharelado em filosofia, através da tematização e problematização privilegiada da linguagem e do discurso nas perspectivas ética, antropológica e epistemológica na filosofia. 

1.2.Específicos

1.2.1 – Eixo ético – Identificar os principais discursos éticos da contemporaneidade e sua inserção em determinado contexto sócio histórico, de modo a analisar as relações entre esses discursos éticos e outros discursos que participam do processo de formação da cidadania e sua função legitimadora de determinados projetos sócio históricos na sociedade contemporânea.

1.2.2 – Eixo antropológico - investigar a significação antropológica da alteridade, explicitando suas articulações conceituais em face da linguagem e do discurso de modo validar ou confirmar o primado da ontologia.

1.2.3 – Eixo epistemológico – Explorar a dimensão epistemológica da argumentação, do jogo de dar e pedir razão para explicitar os processos de formação e desenvolvimento da consciência moral e estabelecer uma avaliação epistêmica do uso das inferências na formação da linguagem e da formação lógica das práticas linguísticas, de suas normas, seus compromissos e suas habilitações para o uso do falante.

METAS

(i) Consolidar uma equipe de pesquisadores professores, alunos do bacharelado em filosofia e de outros cursoS da UNICAP, com o objetivo de desenvolver estudos, pesquisas e produção científica no campo teórico-prático delineado pelo objetivo geral deste projeto de pesquisa.

(ii) Elaborar conhecimentos novos sobre a complexidade da articulação dos níveis éticos, antropológico e epistemológicos a partir da diretriz evidenciada no presente projeto.

(iii) Realizar seção em evento anual (Semana de Filosofia) para difusão de C&T e prestação de contas dos resultados atingidos na pesquisa.

(iv) Preparar material científico-acadêmico com o objetivo divulgar os resultados obtidos na pesquisa, mediante a publicação de artigos, papers, e quiçá livros contendo os resultados da pesquisa dos pesquisadores-professores e pesquisadores-alunos.

(v) Traduzir e publicar da literatura específica da pesquisa e de difícil acesso

(vi) Induzir, preparar e fomentar a pesquisa nos discentes de graduação habilitando-os para futuras pesquisas na pós-graduação stricto sensu.

Metodologia e Estratégia de Ação

A pesquisa será desenvolvida no âmbito do Centro de Teologia e Ciências Humanas e, de modo especial, na sua articulação com os objetivos e metas estabelecidos pelo Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Filosofia da UNICAP.

A investigação, uma vez que se propõe a trabalhar no âmbito teórico-prático da Filosofia, com especial ênfase às tematizações da linguagem e do discurso em perspectiva ética, antropológica e epistemológica, exige um procedimento metodológico interdisciplinar e transversal nos temas, problemas e hipóteses assumidas.

Partindo destes pressupostos metodológico-epistemológicos, faremos a pesquisa bibliográfica, procedimento mais adequado à natureza da nossa investigação e focaremos nosso propósito em interagir com outros grupos e pesquisadores através da participação em eventos e apresentação de trabalhos e resultados parciais da pesquisa em seminários, simpósios, minicursos e outros eventos, que dizem respeito ao presente projeto, servirão como referencial crítico para a orientação da investigação e possíveis reformulações ou inclusão de novos dados.

            A pesquisa proposta caracteriza-se metodologicamente como pesquisa bibliográfica. Atuar-se-á a partir de seis momentos distintos, a saber:

a)     A fase de identificação. Momento caracterizado pela procura e identificação das obras e artigos que subsidiarão a pesquisa;

b)     localização. Após a identificação dos textos, faz necessário localizá-los nas bibliotecas e portais que disponibilizam artigos científicos de relevância para a investigação planejada;

c)      compilação. Caracterizada pela reunião sistemática dos textos identificados e localizados;

d)     análise e interpretação. Momento marcado pela atribuição de significado e sentido ao material reunido.

e)     Elaboração de fichas de leitura.

f)       Redação de relatórios. Fase caracterizada pela produção de textos e relatórios acadêmicos.

Resultados Esperados

Final

(i) Estabelecimento de um grupo de pesquisa coeso em torno de uma proposta de pesquisa institucional de filosofia;

(ii) Consolidação do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Filosofia, em sua dimensão da pesquisa pela efetivação dos seus eixos articuladores;

(iii) Indução de uma cultura de pesquisa e inovação entre os alunos do bacharelado em filosofia, preparando-os para o ingresso na pós-graduação.

Parciais

(i) Elaboração de conceitos novos sobre a complexidade da articulação dos níveis éticos, antropológico e epistemológicos a partir da diretriz evidenciada no presente projeto;

(ii) Realização de reuniões, seminários e grupos de discussão para divulgação e prestação de contas dos resultados das pesquisas;

(iii) Preparação de material científico-acadêmico de divulgação dos resultados obtidos na pesquisa e sua publicação em periódicos especializados.

Transferência de Resultados e Retorno ao Sujeito da Pesquisa

Os resultados que podem ser obtidos de uma investigação na área das ciências humanas e, em especial, de filosofia diferem significativamente dos que são produzidos nas assim chamadas ciências empíricas ou ciências da natureza, que possibilitam a tradução dos mesmos em tecnologias aproveitáveis na produção e reprodução dos bens materiais de uma sociedade. A filosofia é essencialmente um esforço de conceituação das realidades humanas para torná-las mais inteligíveis e compreensíveis. Logo, compreende-se que o presente projeto transferirá prioritariamente ao sujeito da pesquisa o aprimoramento de pesquisadores envolvidos na pesquisa, a implementação para a UNICAP de sua missão exposta em PDI de desenvolvimento da pesquisa e a contribuição com a excelência acadêmica na região,  especificamente quanto à realização e efetivação da pesquisa no curso de bacharelado em filosofia.

- Impactos Esperados

A presente pesquisa será desenvolvida na grande área das Ciências Humanas e, de modo especial, na interface na filosofia entre as dimensões ética, antropológica e epistemológica. Com o desenvolvimento do presente projeto espera-se produzir impacto de ordem tanto teórica, no sentido de uma ampliação das possibilidades hermenêuticas e conceituais de análise e enfrentamento das questões suscitadas, assim como acadêmico, no sentido da transferência da pesquisa pelo professor-pesquisador para o discente em sala de aula, ultrapassando a perspectiva de um professor que transmite e repassa informações para a condição de um professor que é agente de produção, confrontação e transmissão de conhecimentos para os quais ele também é indutor e parte ativa.

- Referências

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