Histórico do curso

 

O Curso de Filosofia da CATÓLICA iniciou sua trajetória com a criação da Faculdade de Filosofia Manoel da Nóbrega, através da autorização do Bacharelado em Filosofia pelo Decreto n° 21.044 de 02.05.1946, publicado em 13.05.1946 e da Licenciatura Plena em Filosofia, a qual foi inicialmente autorizada pelo Decreto n˚ 25.129 de 25.06.1948, publicado em 03.07.1948. O Curso de Filosofia, tanto a Licenciatura Plena como o Bacharelado, está vinculado ao Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).

O Curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco tem como objetivo promover o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de filosofia e sua história na UNICAP se encontra, portanto, no limiar de seis décadas ininterruptas de atividades.

Por um longo período predominou uma linha de reflexão de inspiração tomista. Posteriormente, o Curso passou a identificar-se com uma linha mais voltada para a realidade latino-americana, sobretudo depois que esta se encontrou caracterizada, em nível eclesial, pelas tentativas de implementação das mudanças oriundas do Concílio Ecumênico do Vaticano II e pelas suas decorrências para as diversas formas de organização popular, nas quais se buscava vivenciar e ampliar situações de liberdade em meio a um contexto político marcado por ditaduras implantadas em diversas nações do continente.

Atualmente os Cursos de Filosofia da CATÓLICA, Licenciatura e Bacharelado, se estruturam em torno de núcleos formativos: ético, antropológico e epistemológico. É esta visão que orienta, move, fundamenta e inspira todos os conteúdos, experiências e atividades ligadas ao processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Filosofia da CATÓLICA.

A definição desses eixos se justifica a partir da preocupação humanista traçada pela própria Universidade e pela opção histórica da mesma por uma formação humana centrada nos valores éticos, mas que não descurem de tematizar a existência humana e os dilemas epistemológicos da contemporaneidade.

Ao longo de sua caminhada, o Curso foi pioneiro em algumas atividades que passaram depois a ser vivenciadas por grande parte da Universidade: é aquele que há mais tempo promove anualmente uma semana de estudos, tendo realizado tal evento em trinta e dois anos; iniciou um processo de avaliação docente, posteriormente institucionalizado e estendido a todos os setores da universidade; promove ininterruptamente, desde 1989, encontros mensais para exposição e discussão de temas pesquisados pelos professores, no chamado “Projeto Cinco e Meia”, transformado, em 2008, em Projeto “Filosofia Aberta”.

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