Faces da Católica

Participe da primeira edição do Faces da Católica. Quatro categorias para você revelar seu talento e mostrar a identidade de quem faz parte de nossa história

O sonho

Category : Literatura · by jul 21st, 2015

Paraibano de nascimento, ainda pequeno, deixei, do Alto da Borborema, minha linda e hoje saudosa Campina Grande, para, como presente, vislumbrar uma também linda Cidade, traçada por rios e pontes, me tornando, pois, pernambucano de coração. Com toda a família, portanto, cheguei aqui ainda criança, aproximadamente aos seis anos de idade. O maracatu, o caboclinho e o frevo, de alguma forma já passariam a fazer parte de minha vida, fincando, pois, o pé neste guerreiro Estado e, com audácia, contrariando o jargão do nosso mestre Luiz Gonzaga, em “Último Pau de Arara”, “quem sai da terra natal em outro canto não para”. A relação direta com a Unicap vinha a nascer ainda como aluno de graduação, embora mesmo antes já sentia a sua energia através da Biblioteca Central. Lembro quando, em alto andar do bloco G, deslumbrado com a belíssima Mauriceia, sonhava acordado: “como seria ser um contador de uma instituição de ensino tão importante para a comunidade pernambucana?”. Uma passagem bíblica diz “Pedi e obtereis”, e assim aconteceu, pois tudo de bom que desejamos, de coração, chegam aos anjos e, conforme nossas ações, o tempo, por mais longo que pareça, se encarrega de movimentar as estrelas que conspiram para realização dos nobres desejos. Já formado e atuando profissionalmente, involuntariamente tomei conhecimento, em 1997, de uma oportunidade na Universidade, não deixando escapar, aqui hoje estou, graças a Deus.

Durante minha experiência profissional na área contábil, antes da Universidade, passei pela indústria, comércio e serviços. Sempre muito empenhado nas minhas atividades, sentia, contudo, que algo mais precisava ser implementado nessa carreira, algo que, além de negócios, envolvesse diretamente o ser humano, sentia isso no âmago. Quando por fim me vi integrando o quadro de colaboradores da Unicap, fiquei ainda mais deslumbrado, pois o meu conhecimento estaria a serviço de uma bela instituição. O trabalho com jovens, crianças, idosos, pessoas carentes e com necessidades especiais, as clínicas, o apoio à sociedade através dos seus projetos assistenciais me faria, sim, orgulhoso por contribuir neste projeto tão honroso.

Quando se faz algo por amor, por satisfação, as dificuldades do percurso podem até surgir, como de fato surgem até para nos provar e nos fortalecer, contudo não destroem o fogo que move a busca pela conquista do objetivo, principalmente quando este objetivo não envolve apenas a si mesmo, mas o desenvolvimento de outros, de toda a comunidade, ou melhor dizendo, de toda a sociedade.

Costumamos, com legitimidade, cobrar compromissos dos outros, do governo, dos políticos etc. Todavia, precisamos cada vez mais nos conscientizar sobre a nossa própria responsabilidade no processo de construção de uma sociedade melhor, e justiça não é apenas lutar pelos próprios direitos, justiça também é a defesa dos direitos dos outros, justiça é a defesa dos direitos de todos, deixar um pouco de olhar para o próprio “umbigo”, de “puxar a brasa apenas para seu peixe”, ou seja, procurar enxergar o direito do outro, o direito coletivo. Isso podemos ver dentro da Unicap, na sua missão, é claramente explícito em sua carta de princípios. A Unicap, é, pois, minha grande aliada para por em prática aquilo que, sem ela, seria-me muito mais difícil, contribuir na construção de uma sociedade cada vez mais justa.

Para mim, trabalhar na Unicap, pois, não é apenas ter um emprego donde posso obter o sustento material de minha família, é muito mais do que isso, é participar de um grande projeto de vida, projeto que envolve o crescimento do ser humano individual e coletivamente, por isso posso dizer sem medo, como Inácio de Loyola e seus amigos, não sonhei em vão, sonhei com o “pé no chão”, por isso tenho muito orgulho de trabalhar na Universidade Católica de Pernambuco.

Dimas Ferreira de Luna