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INSCRIÇÕES


IX Ciclo de Pesquisa em Ensino de Jornalismo

 

Inscrições vão até 21 de abril

> Clique aqui para se inscrever

O Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no IX Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo, que ocorrerá em Recife, Pernambuco, entre 21 e 23 de abril de 2010. O período de inscrição começa em 1° de janeiro e vai até 1° de março de 2010.

Os trabalhos podem ser apresentados em um dos seguintes Grupos de Pesquisa: atividades de extensão; ensino de ética e de teorias do jornalismo; pesquisa na graduação; produção laboratorial/eletrônicos; produção laboratorial/impressos; projetos pedagógicos e metodologias de ensino. Mais informações sobre as modalidades – comunicação científica, relato e pôster – e formatação dos trabalhos podem ser encontradas na íntegra da Chamada de Trabalhos (abaixo). As inscrições para o IX Ciclo, uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), são feitas diretamente com os coordenadores dos GPs, por seus e-mails, segundo o diretor científico Leonel Aguiar.


CHAMADA DE TRABALHOS

IX Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo

1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1.1. Período para inscrição de trabalhos: 01 de janeiro de 2010 a 01 de março de 2010.
1.2. As inscrições de trabalhos devem feitas diretamente com os coordenadores dos Grupos de Pesquisa. Veja os GPs e os emails dos coordenadores no item 1.4.
1.3. Data limite para divulgação do aceite: 20 de março de 2010
1.4. Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Ciclo, em uma das modalidades previstas no item 2 desta Chamada de Trabalhos e em um dos seguintes Grupos de Pesquisa (GPs)
> 1.4.1. Atividades de Extensão Coordenadora: Profa. Dra. Sandra de Deus sandra.deus@ufrgs.br
> 1.4.2. Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo Coordenador: prof. Dr. Sérgio Luiz Gadini sergiogadini@yahoo.com.br
> 1.4.3. Pesquisa na Graduação Coordenador: prof. Dr. Gerson Luiz Martins jornalista@gersonmartins.jor.br
> 1.4.4. Produção Laboratorial – Eletrônicos Coordenador: prof. Dr. Juliano Carvalho juliano@faac.unesp.br
> 1.4.5. Produção Laboratorial – Impressos Coordenador: Prof. Dr. Josenildo Luiz Guerra jguerra@ufs.br
> 1.4.6. Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino Coordenador: Prof. Dr. Leonel Aguiar leonelaguiar@puc-rio.br Informações sobre os GPs – tais como ementas, trabalhos inscritos nos encontros anteriores, contatos com os coordenadores e outras – podem ser acessadas clicando aqui.

2. MODALIDADES E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Serão admitidos somente trabalhos completos, inscritos em um dos GPs acima e de acordo com uma das seguintes modalidades:

2.2. Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento;

> 2.2.1 Formato da Comunicação Científica (ver modelo anexo):

• Tamanho: mínimo de 12 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita;
• Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: cabeçalho; título do trabalho; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as); e-mail; resumo; palavras-chave; nota de rodapé com breve currículo do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as).
• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo.

Faça download do modelo >


2.3 Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.

> 2.3.1 Formato de Resumo Expandido (ver modelo anexo):

• Tamanho: de três (03) a cinco (05) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas;
• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo

Faça download do modelo >

2.4 Pôster: modalidade destinada a apresentação de pesquisas de iniciação científica ou extensão universitária. Deverá conter a identificação do evento no qual está sendo apresentado, situado no alto à esquerda, com os seguintes dizeres:

FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Pôster

> 2.4.1 Formato do pôster

• Deve ter largura de 90cm e altura entre 90cm e 120cm;
• Deve ser legível a uma distância de pelo menos 2m;
• Deve ser assinado por estudante(s) de graduação e um orientador;
• Deve conter o nome do(a) autor(a) ou co-autores(as), com respectivos endereços eletrônicos e indicação da instituição de origem;
• Deve indicar a(s) agência(s) de fomento da pesquisa ou órgão de apoio institucional, se houver; deve conter o correio eletrônico do coordenador do projeto; • Palavras-chave: máximo de três, abaixo do nome do(s) autor(es);
• O pôster de iniciação científica deve conter introdução, metodologia, resultados e conclusões;
• O pôster de extensão universitária deve conter introdução, objetivos, desenvolvimento e resultados;
• Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.

> 2.4.2. O aluno deve fazer a inscrição com o coordenador do Grupo de Pesquisa vinculado ao tema do trabalho. Veja os emails item 1.4.
> 2.4.3. A confecção do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es).
> 2.4.4. Além do texto, o autor deve enviar também uma arte em PDF do pôster.


3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

3.1. Comunicações Científicas: as comunicações científicas serão avaliadas pela coordenação do GP e por pareceristas ad hoc e, se não preencherem os requisitos de formato e rigor científico, poderão ser recusadas.

3.2. Relatos: os relatos serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.

3.3. Os pôsteres serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.


4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GP

4.1. O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;

4.2. Os(as) estudantes, quando co-autores(as) de comunicações científicas ou relatos, poderão assistir à apresentação, que terá de ser feita por professores(as);

4.3. Terá direito à apresentação do trabalho nos GPs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 21 de março de 2010;

> 4.3.1 O pagamento da inscrição poderá ser feito conforme orientação do tesoureiro do FNPJ, Marcel Cheida, no e-mail mcheida@uol.com.br.


5. CERTIFICADOS

Terá direito ao certificado de expositor(a) em GP (máximo de um por pessoa em todo evento) ou pôster, enviado eletronicamente para o endereço de correio eletrônico informado na inscrição, somente o(a) autor(a) que efetivamente tiver apresentado o seu trabalho no respectivo GP ou pôster. O certificado será emitido conforme a modalidade de trabalho apresentado: Comunicação Científica, Relato ou apresentação de Pôster.


6. PRAZOS E VALORES DAS INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas pelo Site Oficial do Evento (www.fnpj.org.br/13enpj) até o dia 21 de abril, com os seguintes valores: Até o dia 17/04 – R$ 120,00; Do dia 18/04 a 21/04 – R$ 130,00. Estudantes de Graduação em Jornalismo têm taxa diferenciada, de R$ 60,00 (até 17/04) e R$ 65,00 (de 18 a 21/04). Sócios do FNPJ com a anuidade em dia estão isentos da taxa de inscrição.

 

 
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