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Recife, 26 de novembro de 2009 - Ano 8

Livro sobre evolução da pesquisa na Católica será lançado nesta sexta-feira
Por Tiago Cisneiros

A Coordenação Geral de Pesquisa da Católica lançará, nesta sexta-feira (27), o livro “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)”. O acesso ao evento, que acontecerá no auditório G1, a partir das 9h, só será permitido mediante a apresentação do convite.

A Pastoral da Universidade montará, na entrada do auditório, um posto de arrecadação de alimentos não-perecíveis. Eles serão repassados aos moradores de rua atendidos pelo projeto Ronda Noturna e às famílias da Vila do Limoeiro, junto às doações coletadas durante o 2o Simpósio de Ciências Biológicas (Simcbio).

Após assinarem o livro de presença, os convidados receberão um vaso com miniflores, uma camisa e um exemplar do livro “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)”. Durante o lançamento, serão sorteadas duas unidades da obra “Valores do Recife: o valor do solo na evolução da cidade”, de Paulo Reynaldo Maia Alves, marido da professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica Amélia Reynaldo.

O evento será aberto pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e pelo Pró-reitor Acadêmico, professor Junot Cornélio Matos. Em seguida, os professores Newton Darwin, representante do Comitê Científico de Pesquisa, e Karl-Heinz Efken, integrante do Comitê de Ética em Pesquisa, irão fazer um depoimento sobre os últimos seis anos de pesquisa na Universidade.

Segundo a coordenadora geral de Pesquisa, professora Arminda Saconi, os docentes foram escolhidos em reuniões com os demais integrantes dos comitês, já que participam da equipe desde 2003. “Eles vão dar o depoimento de quem vivenciou e, ainda, vivencia este trabalho, todo este processo de aprimoramento”, explica.

Após o lançamento, os convidados participarão de um coquetel comemorativo, no Salão Receptivo da Católica (primeiro andar do bloco G, próximo ao auditório), com o acompanhamento musical do grupo Wave Unicap.

Pesquisa e história

O livro “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)” contempla os anos em que a professora Arminda Saconi esteve à frente do processo de pesquisa científica na instituição. De acordo com Arminda, a publicação traz um retrospecto dos avanços provocados pelos investimentos acadêmicos, financeiros e estruturais. “A primeira parte da obra é um texto que conta a nossa história, desde a criação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) até hoje. Em seguida, são apresentadas tabelas com números, que facilitam a compreensão das melhorias.”

A criação da Propesp em 2003, segundo Arminda, marca a institucionalização das pesquisas na Universidade, com a elaboração de regimento, cadastramento de projetos e estrutura administrativa. “Até ali, muitos professores desenvolviam estudos individuais, mas foi uma novidade importante, porque criou condições para que os docentes melhorassem o currículo, participassem de grupos de pesquisa, pudessem concorrer em editais. Todos ficaram mais fortalecidos, em torno de uma coordenação”, argumenta.

De 2003 para 2009, a Propesp tornou-se Pró-reitoria Acadêmica e a Coordenação de Pesquisa foi renomeada, incorporando o termo “Geral”. Também marcaram o período a criação dos comitês Científico de Iniciação à Pesquisa, Científico de Pesquis@ýïð<Pesquisa, e a qualificação dos grupos de pesquisa. “No começo, tínhamos 56 grupos, com, apenas, um deles em consolidação, isto é, em um nível mais elevado. Hoje, reduzimos para 35, dos quais sete estão nesse patamar. Ainda há muito para fazer, mas já encontramos o caminho certo”, esclarece a professora Arminda Saconi.

Da cabeça para o papel

O levantamento dos últimos seis anos de pesquisa na Católica tem sido realizado a cada semestre, através de relatórios produzidos pela Coordenação Geral de Pesquisa. Segundo a professora Arminda Saconi, a ideia de criar um livro com o balanço desse processo surgiu em 2008, com a publicação de uma obra alusiva aos dez anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “Depois desse lançamento, pensei no momento especial que estamos vivendo, de recondução, modificação de estrutura. Por isso, tenho a obrigação de prestar contas para a Universidade e os órgãos de fomento que investiram aqui.”

O lançamento de “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)” substitui o segundo encontro anual dos três comitês da Coordenação Geral de Pesquisa, tradicionalmente realizado no mês de novembro. “Em vez de uma reunião, resolvemos fazer uma confraternização neste momento, já que entraremos em recesso até fevereiro. Tem sido interessante observar como muitas pessoas estão se mobilizando para o evento”, afirma a professora Arminda.

Campanha mobiliza alunos do curso de Publicidade e Propaganda
Por André Amorim

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando até esta sexta-feira (27) a campanha “Nosso Natal é você quem faz”. A iniciativa pretende arrecadar brinquedos, material de higiene pessoal e de limpeza para doar para 140 crianças carentes do município de Jaboatão dos Guararapes. O ponto de coleta das doações está localizado no hall do bloco G.

Católica oferece curso tecnológico de Fotografia no Vestibular 2010
Por Tiago Cisneiros

A hora do Vestibular 2010.1 da Católica está chegando. Será no dia 12 de dezembro, das 8h às 13h, no campus da instituição. Para guardar uma boa lembrança deste momento, nada melhor do que a aprovação, seguida pelo primeiro retrato sem cabelo ou com a sobrancelha raspada. Registrar momentos importantes da vida pessoal, da cidade, da moda, da publicidade... Se você se interessa por isso, leia esta reportagem e saiba mais sobre o novo curso superior tecnológico de Fotografia da Unicap.

O curso, que será oferecido nos turnos da manhã e da noite, terá duração de quatro semestres (módulos). Em cada um, os estudantes trabalharão uma determinada área da fotografia, recebendo certificados técnicos que devem facilitar a entrada no mercado de trabalho.

No primeiro semestre, são oferecidas as disciplinas gerais Português Instrumental 1 e Inglês aplicado à informática, além das específicas Anatomia da Câmera Fotográfica (digital e analógica), Laboratório Preto e Branco e História da Fotografia. No segundo, os alunos aprendem Linguagem Fotográfica 1, Edição e Tratamento de Imagens 1, Iluminação, As Artes e as Novas Tecnologias e Semiótica da Mídia. Ao término dos dois módulos, receberão um certificado de capacitação para o trabalho como técnico de laboratório preto e branco, repórter fotográfico e fotógrafo de publicidade.

O terceiro período tem as disciplinas Linguagem Fotográfica 2, Edição e Tratamento de Imagens 2, Mídias Digitais, Poética da Imagem e Gerenciamento de Cor e Impressões. Ao concluir o módulo, o estudante estará credenciado a trabalhar como técnico de fotografia em fluxo digital e fotógrafo de moda.

No quarto semestre, os estudantes assistem a aulas de Edição e Tratamento de Imagem 3, Gestão Comercial da Imagem, Organização e Preservação da Imagem, Legislação sobre o Uso da Imagem e Montagem de Portfolio e Curadoria. O trabalho de conclusão consistirá na elaboração de um portfolio pessoal (com as produções desenvolvidas ao longo do curso) e na participação de uma exposição coletiva da turma. Cumpridas todas as etapas, o aluno terá o diploma de Nível Superior em Fotografia.

Você deve ter percebido que o curso compreende as diversas áreas da fotografia. E é, exatamente, essa a preocupação da coordenadora, professora Renata Victor. Ela pretende que os estudantes saiam da Universidade capacitados a trabalhar com imagens científicas, documentais, jornalísticas, publicitárias e de moda. “Com o meio digital, a fotografia cresceu muito, se tornou mais presente na vida das pessoas. Isso fez com que se percebesse a necessidade de profissionalização. Hoje, quem está preparado encontra muito espaço em assessorias de imprensa, agências de propaganda, empresas de moda e produtoras de cinema”, afirma.

Os cursos de fotografia são recentes no Brasil. Em Pernambuco, o primeiro surgiu há cerca de dez anos apenas. Agora, com a busca por profissionais graduados, o caminho mais curto para ganhar seu espaço no mercado de trabalho é ingressar em um curso tecnológico da área – sem, claro, abrir mão da qualidade. “A vantagem desta modalidade é que as pessoas são formadas com um direcionamento para a prática. Em quatro ou cinco anos, já podem ter doutorado no assunto e, assim, seguir até a carreira acadêmica”, enfatiza Renata.

Além da formação técnica, o curso oferece subsídios para quem pretende investir, como empresário, no campo da fotografia. Segundo a professora Renata Victor, é comum encontrar profissionais que não sabem administrar o próprio negócio. Diante desse quadro, foram incluídas, na grade curricular, as disciplinas Gestão Comercial da Imagem e Uso Legal da Imagem.

As aulas do curso tecnológico acontecerão no Laboratório e Estúdio de Fotografia (térreo do bloco G) e em salas tradicionais, além do laboratório de informática, onde os estudantes aprenderão a tratar as imagens e a gerenciar o fluxo digital (passar da câmera para o computador e, dele, para a impressora). Também, serão promovidas aulas práticas externas, de acordo com a programação e metodologia de cada professor.

O corpo docente, aliás, contará com quatro ex-alunos dos cursos de Comunicação Social da Católica (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas). Os fotógrafos Alexandre Belém, Ivan Alecrim, Niedja Dias e Leonardo Felipe transmitirão seus conhecimentos profissionais para as novas gerações de universitários. Os dois últimos já aparecerão no primeiro módulo, respectivamente, com as disciplinas Laboratório Preto e Branco e História da Fotografia.

Mas a volta à sala de aula não deve ser exclusividade deles. Segundo a professora Renata Victor, o curso de Fotografia tende a receber não apenas quem está concluindo o Ensino Médio, mas, também, muita gente já graduada que conserva o interesse em aprender mais sobre a prática.

Outras informações sobre o curso tecnológico de Fotografia estão disponíveis no hotsite http://www.unicap.br/tecnologicos/foto/index.html .

Filme dirigido por professor da Católica será exibido no 11º Festival do Vídeo de Pernambuco
Por Tiago Cisneiros

O curta-metragem de animação “A quase tragédia de Mané, ou o bode que ia dando bode”, escrito e dirigido pelo professor do curso de Jornalismo da Católica Ricardo Mello, está entre os selecionados da Mostra Competitiva do 11º Festival do Vídeo de Pernambuco. O filme será exibido na segunda-feira (30), a partir das 19h, no Teatro do Parque, Centro do Recife. A entrada é gratuita.

O filme, concluído em 2008, é baseado em um cordel escrito por Ricardo Mello e ilustrado por Samuca. O projeto contou com o apoio do Funcultura e a participação da REC Produtores. Cerca de 20% do total de cópias dos DVDs foram doadas para instituições culturais, comunitárias e educacionais e escolas da rede estadual.

O vídeo-cordel - como Ricardo Mello classifica o filme – conta a história do sertanejo Mané, que tenta tornar o próprio bode uma celebridade local. Quando o animal desaparece, a cidade - que, antes, tecia comentários maldosos sobre a situação - se comove e a imprensa supervaloriza o caso. Daí para frente, Mané envolve-se em um drama particular que quase termina em tragédia.

Segundo Ricardo Mello, a trama aborda os fenômenos da “midiatização” e da “celebridização”, presentes em todo o mundo – inclusive, no Sertão. “É uma brincadeira com essa situação, usando o bode como símbolo. Atualmente, as pessoas conferem um falso valor às coisas que aparecem na imprensa. É preciso ter cuidado para que esses supostos deuses do Olimpo não passem de um bode”, explica. 

A animação foi produzida por ex-alunos do Núcleo de Computação Gráfica da Escola Oi Kabum! do Recife, projeto, então, coordenado por Ricardo Mello. As ilustrações ficaram por conta da empresa Ilha 1 Animation, também composta por antigos estudantes do Oi Kabum!. José Manoel dirigiu os atores Arilson Lopes, Carlos Lyra, Paula de Tássia e Sandra Rino, que interpretaram as vozes dos personagens. Confira a ficha técnica completa:

  • Roteiro, texto, direção e coordenação do Projeto: Ricardo Mello
  • Ilustração: Ilha 1 Animation
  • Animação: Núcleo de Computação Gráfica da Escola Oi Kabum! Recife
  • Coordenação de Animação: Romero Rocha e Roberto Silva
  • Direção de atores: José Manoel
  • Vozes personagens: Arilson Lopes, Carlos Lyra, Paula de Tássia e Sandra Rino.
  • Sonorização: Fernando Lobo
  • Trilha sonora: Fernando Lobo e Fábio Valois
  • Finalização: Ailton Pereira (Nativo)
  • Fotos: Alexander da Costa
  • Projeto gráfico: Carla Teixeira
  • Administração: Enaile Lima
  • Making off: Rec Produtores - Direção: Nina Wicks Almeida; Imagens: Arley Artoni;  Assistência: Otávio Dias; Montagem: Ailton Pereira (Nativo).

Em 2006, Ricardo Mello conquistou o terceiro lugar na Mostra Competitiva do 8o Festival do Vídeo de Pernambuco, com o documentário “Pé na França: cantadores na terra dos trovadores”. O filme mostra a viagem de dois repentistas nordestinos à França.

No 11o Festival, a Católica, também, estará representada pelo curta-metragem “Ave Sangria: sons de gaitas, violões e pés”, projeto experimental dos ex-alunos de Jornalismo Raynaia Uchoa, Rebeca Venice e Thiago Barros. O filme, que concorre na Mostra Universitária, será exibido no dia 1o, a partir das 17h30, no Teatro do Parque.

Festival do Vídeo de Pernambuco

O 11º Festival do Vídeo é promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pela Prefeitura do Recife. Os 68 vídeos selecionados serão exibidos entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, no Teatro do Parque, Centro do Recife. A entrada é gratuita.

Na programação do festival, também, constam oficinas de Roteiro Cinematográfico, ministrada pelo cineasta Leo Falcão, Realizando em 1 minuto, com a jornalista e professora Alice Gouveia.

Veja os detalhes e a programação do 11o Festival do Vídeo de Pernambuco clicando aqui.

Assessor de Relações Internacionais da Católica participa de seminário no Pará
Por Tiago Cisneiros

O assessor de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Católica, professor Thales Castro, participará do seminário “O Parlamento do Mercosul em transformação: um diálogo União Europeia-Mercosul”. O evento, organizado pela Fundação Konrad Adenauer, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e o Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade da Amazônia (Unama), será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, em Belém, no Pará.

O professor Thales Castro será um dos palestrantes da mesa-redonda “Divisão de poderes no Mercosul: as atribuições do Parlamento”, que, também, contará com a participação do senador Sérgio Zambiasi (PTB), do deputado argentino Adrián Perez e do coordenador do curso de Relações Internacionais da Unama, Félix Gerardo Ibarra Prieto. A moderação caberá ao assessor da Direção do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Unama, professor Roberto Alcântara.

Para ver a programação completa do evento, clique aqui.

Palestra propõe o olhar de Paulo Freire sobre a relação entre docentes e alunos
Por Rebeca Kramer

“O que é educação e a quem ela atende?”. Esse questionamento, discutido e avaliado pelo estudioso da Educação, Paulo Freire, foi tema principal de palestra promovida pelo curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco. Intitulado Formação de Professores-uma abordagem Freireana, o evento contou com a participação musical do aluno de Pedagogia Fábio César Vasconcelos e da apresentação teatral do grupo Poetas Vivos, dos alunos de História da Unicap, com a peça Poesia dos Oprimidos. Organizada pela coordenadora de estágio das Licenciaturas, professora Maria Helena Carvalho, a palestra foi ministrada pelas professoras Graziela Brito e Maria do Carmo Motta.

Segundo Maria Helena, não existe muito significado em um trabalho de formação de futuros professores sem que haja a conciliação entre as salas de aula e o estágio. “É preciso valorizar o estágio como elemento de fundamental importância na formação profissional. Nem sempre, no entanto, encara-se esse momento de aprendizado como algo a ser feito com satisfação e com garra. Mas, a aproximação entre esses dois campos é fundamental”, disse.

A professora comparou a necessidade do estágio do estudante de Pedagogia nas escolas com o trabalho de residência do médico nos hospitais e do trabalho do advogado nos fóruns e escritórios de advocacia. Sobre a apresentação teatral a qual dramatizou uma sala de aula em que um dos professores era o tipo ditador e em que outro era o professor sonhador, Maria Helena enquadrou o teatro no patamar de um grande contribuinte para a educação. “E vimos isso aqui hoje”, comentou.

Na ocasião, a professora Graziela iniciou o momento resumindo a vida do estudioso Paulo Freire para que, dessa forma, Maria do Carmo pudesse falar um pouco de seus ideais e teorias. Freire foi um pernambucano que aprendeu a ler e a escrever na sombra da mangueira no quintal da casa onde vivia na Estrada do Encanamento, número 724, no bairro de Casa Amarela. “A mãe dele, dona Edeltrudes, foi quem o alfabetizou. Pessoa muita calma e paciente. O chão foi seu quadro negro; os gravetos, seu giz”, disse, informando, ainda, que ele teve no Recife, de 1921 até 1962, seu cenário de vida.

O estudioso fazia parte de uma família de classe média. No entanto, devido à depressão de 1929, vivenciou pobreza e fome na infância. E essa experiência o teria conduzido a preocupar-se com os mais necessitados. Paulo Freire, portanto, tornou-se conhecido por seu trabalho na área de educação popular, sempre visando a formação da consciência. Precisaram se mudar por conta das dívidas e foram morar em Jaboatão. Também devido à falta de recursos financeiros da família, Freire só conseguiu prosseguir sua formação ginasial em um colégio particular do Recife com a ajuda dos apelos de sua mãe, terminando o curso secundário, gratuitamente, no Colégio Oswaldo Cruz. Neste mesmo colégio, iniciou a carreira de magistério.

No ano de 1943, ingressou na Faculdade de Direito do Recife e, um ano depois, casou-se com Elza Maria Costa de Oliveira. “Elza influenciou Freire enormemente. Segundo ele próprio disse, ela o conduziu, junto aos estudos linguísticos dele, à Pedagogia. Com Elza, Paulo teve cinco filhos: suas três Marias, como gostava de dizer -Maria Madalena, Maria Cristina e Maria de Fátima-, Joaquim e Lutgardes”, contou.

Paulo Freire foi preso no dia 16 de junho, com o golpe de Estado de 1964, acusado de atividades subversivas. De acordo com Graziela, ele permaneceu 70 dias detido, em diversas celas do Recife e de Olinda. “Na cela, ele aprendeu novas formas de solidariedade e de respeito, como também testemunhou desrespeitos”, relatou. Mesmo hesitando sair do Brasil, sabendo que poderia ser preso novamente a qualquer momento, Freire acabou passando pelo exílio na Bolívia e, posteriormente, ao Chile, onde passou de novembro de 1964 a abril de 1969. “Freire afirmou ter chegado de corpo inteiro ao Chile. Com sentimentos como a paixão, a saudade, a tristeza, a esperança, o desejo e os sonhos rasgados, embora não desfeitos, ele sentia vontade de viver e de amar”, revelou Graziela.

Ainda de acordo com a professora, a substituição do formato convencional das salas de aula pela distribuição dos atores em círculos e o emprego de técnicas de grupo, como conversas e fóruns, facilitavam a atmosfera de diálogo e de descoberta mútua de um saber já existente, mas não entendido antes como um saber. “A utilização de projetores facilitaria a prática do método”, afirmou. E finalizou: “Ele dizia que era fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a fala seja a própria prática. As ideias de Freire permanecerão sempre muito próximas ao educador que quer transformar a realidade das salas de aula”.

A professora Maria do Carmo Motta fez, na ocasião, uma síntese dos principais pensamentos do estudioso. Para ele, a educação é um processo de conhecimento onde todos ensinam e todos aprendem. “É um processo criado e recriado em que a educação mostra-se como uma experiência basicamente de diálogo entre o educador e o educando”, salientou Maria do Carmo, comentando que, para ser libertária a educação, o professor precisa não somente conhecer o conteúdo, mas também a vida do aluno.

De acordo com os métodos de Freire, o professor precisa permitir que os alunos sejam sujeitos também, contribuindo como pessoa, transformando o mundo e estabelecendo relações de reciprocidade. “Paulo dizia que ninguém ignora tudo completamente, da mesma forma que ninguém sabe tudo”, afirmou do Carmo. Freire colocou alguns eixos norteadores para uma escola ser cidadã. São a integração multicultural e comunitária, a democratização das relações de poder dentro da escola, enfrentamento da questão de repetência e das formas de avaliação, a visão interdisciplinar e transdisciplinar e a formação permanente do educador. “Ele contava que o educador precisa fazer o aluno aprender, bem como ler o mundo com curiosidade e interesse. E, também, compartilhar a leitura de uma forma  a ter no diálogo uma peça chave e que isso não se configure como mera estratégia pedagógica”, relatou.

Com relação ao ensino aprendizagem, o processo, na visão freireana, era apoiado na práxis libertadora, onde o diálogo exerce papel fundamental na percepção da realidade opressora. “A prática pedagógica requer a compreensão da própria gênese do conhecimento, ou seja, de como se dá o processo de conhecer”, comentou a professora. Ainda de acordo com a professora, Freire era uma pessoa de sensibilidade que defendia uma nova modernidade, cuja razão deveria estar molhada de afetividade. “Ele falava de uma amorosidade, o sonho para cuja realização preparava-se permanentemente. Exigia dele uma experiência social e a coragem de lutar ao lado da coragem de amar”, proferiu.

Maria do Carmo expôs, também, o posicionamento Freiriano diante do neoliberalismo. Essa visão, segundo a palestrante, é “visceralmente” contrária ao núcleo central de seu pensamento que é a utopia e o sonho. Ele afirmava que o neoliberalismo conseguia naturalizar a desigualdade, assim como a  necessidade de que todos tivessem acesso ao conhecimento a fim de que houvesse relações sociais humanas renovadas. “Para o processo neoliberal, a qualidade se confundiria com competitividade, negando a perspectiva de  solidariedade”, contou.

Alunos de Publicidade e Propaganda participam da 3ª edição da Vitrine
Por André Amorim

Alunos do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda participaram, nesta quinta-feira (26), no hall do bloco G, da terceira edição da feira de promoção de vendas, Vitrine. Na feira, os alunos expuseram produtos e aplicaram as estratégias de promoção, execução e planejamento, além de técnicas de argumentação, vistas durante o semestre. A disciplina Promoção de Vendas é ministrada pela professora Thelma Guerra.

Segundo Thelma Guerra, os alunos, desde o começo do semestre, entram em contato com as empresas e marcas que pretendem utilizar na promoção. Os alunos produziram peças publicitárias em cartazes, móbiles, folders e em outros tipos de mídias. Neste ano, os alunos trouxeram marcas como a academia Life, refrescos Maratá, biscoitos Vitarella, revista Engenho e Continente.

Para a estudante Priscilla Câmara Lima, 5º período, que escolheu a Revista Continente como cliente, a parte de promoção de vendas é uma das mais práticas da publicidade. “Em todo supermercado você encontra um ponto de vendas ou degustação”, disse. Ainda segundo a estudante, essa atividade serve para os futuros publicitários avaliarem como funciona um ponto de venda.

Fé e Alegria apresenta peça sobre vida de Cecília Meireles
Diego Ximenes

Na tarde desta quinta-feira (26), alunas da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife apresentaram a peça “Cecília, Palavras de Encanto”, no Teatro da Católica, localizado no bloco “B” da Universidade. O espetáculo conta a vida da poetisa Cecília Meireles, desde a infância até a velhice.

Cecília Meireles foi uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Com 18 anos, já tinha publicado o primeiro livro, ”Espectros”. Embora na época se vivia o auge do Modernismo, ela possuía influência Simbolista. Desde cedo, sempre se interessou pelo ramo da educação, fato que a levou a fundar uma biblioteca infantil do Rio de Janeiro, em 1934. Escreveu vários livros para o público infantil como, por exemplo, “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina” e “Sonhos de menina”.

O espetáculo trabalhou a parte cronológica na vida da poetisa e a forma como ela pensava não se encaixar no mundo, buscando elementos na natureza para suprir a necessidade.

Segundo o diretor da peça, Paulo Cardoso, foi procurado um tema que estivesse ligado ao período escolar. “Como as estudantes estão em clima de vestibular, sai buscando algo que as ajudasse nos exames. Textos de Cecília Meireles são muito explorados nas provas da UPE e Federal.”

Nesta sexta-feira (27) continua a programação teatral promovido pela Fundação Fé e Alegria, com a peça infantil “A Flauta Mágica”, que vai acontecer também no Teatro da Católica. A entrada é franca.

Filme de ex-alunos da Católica é o mais assistido no site da Fundarpe
Por Tiago Cisneiros

O documentário curta-metragem “Um artilheiro no meu coração” é o vídeo mais assistido no site da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O filme é resultado do projeto experimental dos ex-alunos de Jornalismo da Católica Lucas Fitipaldi, Diego Trajano e Mellyna Reis.

O documentário, que conquistou o Prêmio Especial do Júri no Festival Cine PE 2009, reconstrói a história do jogador Ademir de Menezes, ídolo de Sport, Vasco da Gama, Fluminense e Seleção Brasileira nas décadas de 1940 e 1950. Assista ao vídeo em http://www.nacaocultural.pe.gov.br/documentario-um-artilheiro-no-meu-coracao .

Inscrições para o Vestibular da Católica terminam no dia 1º de dezembro
Por Tiago Cisneiros

As inscrições para o Vestibular 2010 da Universidade Católica de Pernambuco terminam no dia 1º de dezembro. A grande novidade do Processo Seletivo da Católica é a criação dos cursos tecnológicos de Fotografia, Jogos Digitais, Eventos e Gestão de Turismo. Além deles, serão oferecidos 25 cursos de graduação, totalizando 3.240 vagas. As inscrições podem ser feitas no site www.unicap.br. Os estudantes poderão concorrer com a nota da prova do Vestibular da instituição, que será aplicada no dia 12 de dezembro, ou com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008.

As outras novidades do Processo Seletivo 2010.1 são:

a) os valores diferenciados nas mensalidades dos cursos de Relações Públicas e Ciências Contábeis, a exemplo das nove licenciaturas e de Teologia;

b) a criação de uma nova turma no período da manhã, com 60 vagas, para o curso de Administração;

c) a criação de uma turma no turno da noite, com 60 vagas, para o curso de Publicidade e Propaganda;

d) o oferecimento da formação em Psicologia no turno da noite, na primeira entrada, com 60 vagas;

e) a ampliação do número de vagas para o curso de Engenharia Civil, com uma turma (60 alunos) na segunda entrada para o turno da noite;

f) o aumento de 50 para 60 vagas nas ofertas dos cursos de Relações Públicas e Engenharia Ambiental.

Confira os detalhes dos cursos tecnológicos no quadro abaixo.

Curso

Vagas

Coordenador

Mensalidade

Gestão de Turismo

60

(noite, 1a entrada)

Profa. Roberta Cajaseiras

R$ 350

Fotografia

80

(40 para manhã e 40 para noite, 1a entrada)

Profa. Renata Victor

R$ 550

Eventos

100

(50 para manhã, 1a entrada; 50 para tarde, 2a entrada)

Prof. Alfredo Sotero

R$ 350

Jogos Digitais

40

(noite, 1a entrada)

Prof. Breno Carvalho

R$ 450

Os interessados em participar do Vestibular 2010.1 da Católica deverão preencher o formulário de inscrição (disponível no site da Universidade, entre os dias 26 de outubro e 1o de dezembro) e imprimir o boleto para pagamento da taxa de R$ 80,00. A quitação poderá ser realizada em qualquer agência bancária integrada ao Sistema de Compensação Nacional. Caso o pagamento seja feito até o dia 15 de novembro, o candidato receberá um desconto de 25% sobre o valor da taxa, que passará a ser de R$ 60,00.

As provas do Vestibular 2010.1 da Católica serão realizadas no dia 12 de dezembro (sábado), das 8h às 13h, no campus da instituição. Os candidatos deverão se apresentar no local do exame com, no mínimo, uma hora de antecedência, portando um documento de identidade com fotografia e o Cartão de Inscrição. A avaliação abordará os conteúdos previstos no Programa do Vestibular 2008 (disponível no site www.unicap.br/vestibular/), nas disciplinas de Português, Redação, Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol), História, Química, Física, Geografia, Biologia e Matemática. A lista de aprovados será divulgada até o dia 15 de dezembro, no site www.unicap.br e no térreo do bloco G da Universidade.

Enem

Além do Vestibular, existe a opção de concorrer às vagas com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008. Caso não tenha feito a prova escrita do Enem, o interessado poderá utilizar, apenas, a nota da parte objetiva, somando-a à redação proposta pelo Processo Seletivo 2010.1 da Católica.

Os inscritos que decidirem concorrer através do Enem devem comparecer à sede da Coave, das 9h às 12 ou das 13h às 17h, até o dia 3 de dezembro de 2009.  Na ocasião, será requisitada a apresentação do boletim do exame e do boleto de pagamento do processo seletivo quitado. Quem não tiver feito a redação do Enem precisará cadastrar o resultado da parte objetiva e declarar que estará participando do Vestibular 2010.1, exclusivamente, nessa disciplina.

Na prova de redação do Vestibular, serão aceitas as duas ortografias (anterior e posterior à Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, em vigor desde 1º de janeiro de 2009).

Cursos

Confira a relação dos cursos oferecidos no Processo Seletivo 2010.1 da Católica, com o respectivo número de vagas.

Curso

Vagas

Administração

240

Ciências Contábeis

120

Ciências Econômicas

60

Direito

660

Filosofia (licenciatura)

40

História (licenciatura)

120

Jornalismo

120

Letras Português e Espanhol (licenciatura)

60

Letras Português e Inglês (licenciatura)

60

Pedagogia (licenciatura)

60

Publicidade e Propaganda

120

Relações Públicas

60

Serviço Social

60

Teologia (bacharelado)

40

Arquitetura e Urbanismo

60

Ciência da Computação

240

Engenharia Ambiental

60

Engenharia Civil

180

Engenharia Química

60

Física (licenciatura)

60

Matemática (licenciatura)

60

Química (licenciatura)

60

Ciências Biológicas (licenciatura)

120

Fisioterapia

120

Psicologia (formação)

120

Curso tecnológico de Gestão de Turismo

60

Curso tecnológico de Fotografia

80

Curso tecnológico de Gestão em Eventos

100

Curso tecnológico de Jogos Digitais

40

A lista detalhada dos cursos, com as possibilidades de entrada e turno, está publicada no Manual do Candidato, disponível no site www.unicap.br/vestibular

Matrículas

Os aprovados no Processo Seletivo 2010.1 deverão realizar a matrícula nos dias 5 e 6 de janeiro de 2010, nos auditórios G1 e G2, localizados no primeiro andar do bloco G. O dia 7 será reservado para os estudantes retardatários. Confira as datas de divulgação de novos classificados e remanejados e das matrículas correspondentes:

- 8 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 11 e 12 de janeiro: Segunda matrícula no campus da Universidade – auditórios G1 e G2.

- 13 de janeiro: Reservada aos retardatários da segunda matrícula – auditórios G1 e G2.

- 14 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 15 de janeiro: Terceira matrícula no campus da Universidade – auditório G2.

- 18 de janeiro: Reservada aos retardatários da terceira matrícula – auditório G2.

- 19 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 20 de janeiro: Quarta matrícula no campus da Universidade – auditório G2.

- 21 de janeiro: Reservada aos retardatários da quarta matrícula – auditório G2.

- 29 de janeiro: Entrega do Certificado de Matrícula aos classificados para a primeira e segunda entrada, nos locais e horários indicados na tabela 10 do Manual do Candidato.

Mais informações

Site: www.unicap.br/vestibular

Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave)

Localização: térreo do bloco A da Católica

Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Telefone: (81) 2119 4143

E-mail: coave@unicap.br.

Curso de Jornalismo promove Festival do Vídeo Minuto
Por Rebeca Kramer

O curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco vai promover na próxima terça-feira (1º de dezembro), o Festival do Vídeo Minuto, das 15h às 15h30 e, depois, numa segunda edição, das 16h às 16h30. O evento, que acontece na sala 510 do bloco A, é o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do 7º período do curso de Jornalismo, da disciplina Produção em Vídeo, ministrada, neste semestre, pela professora Aline Grego.

Segundo a professora Aline Grego, que é coordenadora de graduação da Universidade, as equipes, formadas por quatro estudantes, tiveram que com criatividade desenvolver a ideia do projeto do vídeo. Além disso, trabalhar na produção e gravação, bem como na edição e na montagem do vídeo. “O tema e o formato do vídeo, este ano, foram livres. Eles poderiam produzir desde uma reportagem, uma ficção, uma doc-ficção, ou até produzir um vídeo totalmente experimental”, disse. De acordo com a professora, a exigência era que todos os vídeos tivessem um minuto de duração.

O Festival do Vídeo Minuto já acontece há seis anos no curso de Jornalismo da Unicap. “É uma oportunidade dos alunos mostrarem seus esforços e criatividade para a comunidade acadêmica da Católica. Uma comissão de especialistas, formada por professores e técnicos do laboratório de TV, os quais participam da escolha dos três melhores vídeos. Há, ainda, o voto popular, quando, no dia da apresentação, o espectador pode votar no vídeo que mais lhe agradou”, comentou.

Serviço:

O quê? Festival do Vídeo Minuto

Onde? Sala 510 - 5º andar do bloco A

Quando? 01 de dezembro

Horário: 1ª seção das 15 às 15h30 e  2ª seção das 16 às 16h30

Premiação: 17 horas

Governador de Pernambuco e Idhec lançam livro com anotações poéticas de Dom Helder
Por Tiago Cisneiros

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o Instituto Dom Helder Câmara lançarão o livro Entrelinhas no dia 1o de dezembro, às 19h, no Museu do Estado. A obra é composta por anotações poéticas do ex-Arcebispo de Olinda e Recife, a partir de versos do recifense Carlos Pena Filho, e ilustrações de doze artistas plásticos pernambucanos. O evento contará com a apresentação do grupo instrumental Galho Seco, com participação do músico Marco César, do Conservatório Pernambucano de Música.

Serviço

Lançamento do livro Entrelinhas

Data: 1o de dezembro

Horário: 19h

Local: Museu do Estado de Pernambuco – Avenida Rui Barbosa, 960, Graças – Recife

Fone: (81) 3427 0766

Tucap promove oficina de teatro em janeiro
Por Rebeca Kramer

O grupo de Teatro da Universidade Católica de Pernambuco (Tucap) que, em novembro, retornou aos palcos com a peça de Leo Tabosa Vidas Passadas e Engomadas, ministrará em janeiro de 2010 uma oficina de formação de atores. A participação será gratuita.

Serviço:

O quê? Oficina de Formação de Atores

Quando? 18 a 27 de Janeiro de 2010

Onde: Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança

Horário: Das 14h às 17h

Inscrições: Assessoria de Cultura da Unicap -Bloco R - (Reitoria-2º Andar).

Católica irá promover minicurso sobre plantas medicinais em janeiro
Por Tiago Cisneiros

A Católica promoverá, de 19 a 21 de janeiro, o minicurso “Plantas Medicinais: Cultivo, Coleta, Armazenamento, Manipulação e Efeitos Tóxicos”. As aulas serão ministradas pela professora Maria do Carmo Dias Costa, na sala 106 do bloco G, das 8h às 12h. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas, até o dia 14 de janeiro, na Fasa Gráfica, localizada próximo à entrada da Universidade, na Rua do Príncipe. As vagas são limitadas (30) e a participação confere certificado de atividades complementares.

Maria do Carmo Dias Costa é professora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), coordenadora do Laboratório e Museu de Arqueologia e do curso de Especialização em Ensino Prático de Biologia da Católica. Possui bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco.

Curso tecnológico superior em Turismo é uma das novidades do Vestibular 2010 da Católica
Por Tiago Cisneiros

Viajar é um hobby para muita, muita gente. Qualquer movimentação, desde um passeio a Porto de Galinhas até uma jornada de longa duração pelo exterior, exige planejamento e suporte. Formar profissionais qualificados para esses serviços é o objetivo do curso tecnológico superior de Gestão de Turismo, oferecido no Vestibular 2010  da Católica.

O curso de Gestão de Turismo será ministrado no turno da noite, a partir de fevereiro do próximo ano. Ao concluir cada um dos quatro semestres, o estudante receberá um documento de certificação técnica, para que possa ingressar no mercado de trabalho durante a graduação.

No primeiro módulo do curso, serão oferecidas as disciplinas Português Instrumental 1, Língua Estrangeira 1 (Espanhol ou Inglês), Teoria Geral do Turismo, Teoria Geral de Eventos, Direito e Legislação Turística e Turismo e Geografia. A partir do segundo semestre, as aulas estarão voltadas para um determinado segmento do mercado de trabalho. “No segundo e terceiro, concentraremos nos temas de hospedagem e agenciamento. No último, os alunos serão capacitados para ações de gestão pública e privada”, explica a coordenadora da graduação, professora Roberta Cajaseiras.

A diversidade na abordagem de segmentos corresponde ao objetivo do curso de Gestão de Turismo: capacitar o estudante para todo o mercado turístico. “A nossa intenção é formar um profissional empreendedor, que possa atender às necessidades das organizações públicas e privadas, em Pernambuco, no Brasil ou no mundo”, afirma Roberta.

A ideia de colocar o graduando em prática já tem início na própria Universidade. Segundo a coordenadora, serão ministradas aulas-passeio a destinos turísticos reais ou potenciais e realizadas atividades de planejamento e organização no Espaço Multidisciplinar de Turismo (sala especial, que vai congregar documentos e artifícios sobre os assuntos do curso). Nos terceiro e quarto módulos, os alunos irão elaborar um projeto experimental turístico, criando ideias ou soluções para um dos segmentos estudados. 

Origem, diferencial e perspectiva

Segundo a professora Roberta Cajaseiras, o curso tecnológico de Turismo foi inspirado no bacharelado da Católica, criado em 1979 (primeiro curso superior sobre o assunto no Norte e Nordeste). “Nos tornamos uma referência regional na área e pretendemos manter essa imagem, com uma nova proposta curricular, baseada na formação de um profissional que possa aliar o conhecimento operacional à capacidade de planejamento e gestão sobre os aspectos ambientais, sociais e culturais”, destaca.

Para elaborar a grade do novo curso, os professores de Turismo da Católica avaliaram as atuais necessidades do mercado pernambucano, um dos principais nichos para os profissionais da área. “A Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada vão dar uma visibilidade, ainda, maior ao Brasil. Os benefícios, também, chegarão a Pernambuco, por ser um centro de captação de grandes feiras, convenções e congressos, além de reunir destinos consolidados, como Porto de Galinhas e Fernando de Noronha.”

O curso tecnológico da Católica, de acordo com Roberta Cajaseiras, diferencia-se das demais graduações na região, já que alia uma formação de alta qualidade a uma inserção rápida no campo de trabalho, além da estrutura institucional. “Os alunos vão poder contar com a qualificação do nosso corpo docente e a nossa biblioteca, que reúne um extenso acervo sobre a área. No projeto pedagógico, terão contato com as necessidades e anseios do mercado”, observa.

Segundo a coordenadora, o mercado turístico está reaquecido, com oportunidades de emprego, principalmente, nas áreas de hotelaria, agenciamento e eventos. “Na década de 1990, surgiram muitos cursos superiores de Turismo, mas grande parte dos egressos não conseguiu trabalho no setor. Os estudantes da Católica, sempre, tiveram destaque nos processos seletivos e devem continuar assim nesta nova fase”, avalia.

Apesar da abertura de vagas, o curso, também, visa a preparar profissionais empreendedores e criativos, que criem projetos próprios e atuem de forma independente. “Não estamos preocupados, somente, com a questão da empregabilidade. O mercado está em busca de gente que proponha novas soluções aos desafios do turismo em Pernambuco. A ideia é estimular os alunos que tenham esse perfil para trabalhos inovadores.”

Saiba mais sobre o curso tecnológico superior em Turismo no hotsite http://www.unicap.br/tecnologicos/turismo/modulos.html .

Curso de graduação em Jogos Digitais é uma das novidades do Vestibular 2010 da Católica
Por Tiago Cisneiros

Uma indústria do entretenimento em plena evolução no Brasil, com faturamento anual maior do que R$ 300 milhões. Nos Estados Unidos, o lucro alcança patamares ainda mais elevados, girando em torno de US$ 10 bilhões no mesmo período. Não estamos falando de música ou cinema, e, sim, de um mercado em que muita gente, ainda, não presta atenção: os games. Quem busca entrar nesse campo conta, agora, com o curso superior tecnológico de Jogos Digitais, que passa a ser oferecido pela Católica no Vestibular 2010.

Com duração de dois anos e meio, a graduação concentra-se no desenvolvimento de jogos para computadores e celulares. Os 40 estudantes aprovados no Processo Seletivo 2010 já serão recebidos com uma estrutura montada, especialmente, para o curso. “A Católica ganhará dois laboratórios multimídia e um de arte, com 20 computadores cada. Neles, os alunos terão aulas teóricas e práticas com softwares, e entrarão em contato com a parte de design, abordando desenho instrumental, cenários, interface, efeitos especiais...”, explica o coordenador do curso de Jogos Digitais, professor Breno Carvalho.

Os dois anos e meio do curso serão divididos em cinco módulos, com duração de um semestre cada. No primeiro, o objetivo é fornecer uma visão geral sobre o ambiente digital aos estudantes, além de prepará-los em algumas disciplinas de apoio. “Vamos trabalhar a comunicação na internet, a construção de um hotsite, as linguagens e formatos virtuais. Também ofereceremos as disciplinas de Análise e Produção de Imagens Digitais, abordando desde a fotografia até a composição no computador, Português e Inglês Instrumentais, Expressões Visuais e Teoria da Comunicação e Percepção”, enumera Breno Carvalho.

A segunda parte do curso pretende inserir o aluno no campo da animação, envolvendo os conceitos, a evolução e as atuais possibilidades. “A ideia é ensinar desde o frame a framme (estilo stopmotion) até a utilização no ambiente flash, através do recurso manual e da programação. Esses conhecimentos são necessários para o desenvolvimento do game, seja para computador ou para celular”, afirma o coordenador.

No terceiro módulo, o foco é a criação para computador, especificamente, no formato advergame, isto é, jogo publicitário. Os alunos aprenderão sobre comunicação digital, sua construção ontem e hoje (sem e com internet), e como pode ser desenvolvida a partir de dispositivos como Bluetooth, Wi-Fi (sem fio). “Durante o semestre, serão abordados os gêneros que existem em um game de entretenimento, e as possibilidades de uso na questão da propagação de marca, da imagem corporativa”, esclarece Breno. O módulo, também, contará com a disciplina Edição de Som.

O penúltimo semestre é voltado à criação do advergame para plataforma mobile, ou seja, celulares, palmtops, smartphones e afins. Além da disciplina Edição de Vídeo, os estudantes terão aulas sobre design, desenvolvimento de personagens, animação específica para o tipo de aplicativo e modelagem em 3D.

Depois de conhecerem as particularidades das plataformas, os estudantes escolherão uma delas (computador ou mobile) para desenvolver o seu próprio advergame. O trabalho é visto pelo coordenador Breno Carvalho como um projeto experimental, comum nos cursos de Comunicação Social. “Eles deverão criar o jogo, elaborar um plano de comunicação e realizar a defesa, isto é, explicar por que tal game servirá como elemento propulsor de determinada marca.” O quinto semestre será completado por disciplinas dedicadas à parte de ética e legislação, referentes, entre outros pontos, às questões de direitos autorais e patentes. “No final do curso, o aluno terá um portfolio, com, pelo menos, um produto para cada módulo”, ressalta o professor.

Na abordagem do processo de midiatização dos games – jogos que estão valorizando o cinema, a música, a formação de identidades de marca -, o curso, também, tratará de empreendedorismo. De acordo com Breno Carvalho, esse campo precisa ser visto pelos estudantes, para que aprendam a ganhar dinheiro com o game, tanto como criador e proprietário de uma empresa, quanto como participante ou funcionário. “É uma indústria forte, uma das poucas que não sofreram impacto na crise mundial”, comemora o coordenador. Só para lembrar, como já colocamos no início da reportagem: nos Estados Unidos, a criação de jogos arrecadou cerca de US$ 10 bilhões em 2008, superando os faturamentos somados das indústrias de música e cinema no país.

Embora o curso de Jogos Digitais esteja voltado às plataformas computador e mobile, a intenção é fomentar outros aspectos ligados ao game, inclusive o entretenimento em console (o tradicional videogame). Para ampliar a abordagem, serão organizadas palestras, minicursos e oficinas, ao vivo e online, ministradas por professores de Pernambuco e de outros estados. “Queremos formar um profissional multimídia, que entenda de comunicação na era digital e saiba utilizar bem o jogo digital, que é uma ferramenta rica, de interatividade, mas, ainda, considerado como brinquedo por grande parte da sociedade. Depois de concluir, ele poderá enveredar pelas áreas de comunicação ou computação”, pontuou Breno Carvalho.

Se o objetivo é oferecer uma formação múltipla, nada melhor do que buscar especialistas das mais diversas áreas. O corpo docente do curso contará com professores dos centros de Ciências Sociais, Teologia e Ciências Humanas e Ciências Jurídicas da Católica, vinculados aos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Direito, Letras, Psicologia e Administração. Profissionais do Centro de Ciências e Tecnologia serão responsáveis pela disciplina de inteligência artificial dirigida a games. O ensino de linguagem para animação e desenvolvimento caberá a profissionais do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e de empresas pernambucanas de criação de jogos.

Origem do curso e perspectivas de mercado

O coordenador do curso, Breno Carvalho, travou os primeiros contatos com pessoas que trabalham na área de games em 2001, quando cursava a especialização em Design da Informação, na Universidade Federal de Pernambuco. O interesse pelo assunto cresceu e, em 2007, o professor de Comunicação Social da Católica elaborou a proposta do curso de Jogos Digitais, com base em pesquisas sobre interface e uso multimídia da internet e dos games na construção e propagação das marcas. Para quem estranha a ideia, Breno manda o recado: “Em 1993, as pessoas que falavam sobre internet eram mal vistas, como se fossem loucos por pensar naquilo. Hoje, estão apresentando palestras, desenvolvendo serviços, ganhando muito dinheiro. Agora, é a vez dos jogos”.

Em 2001, quando começou a se interessar pelo campo de Jogos Digitais, Breno Carvalho deparou-se com a falta de espaço e profissionais qualificados em Pernambuco. Hoje, a história é diferente, aqui e no exterior. “O mercado está ávido por pessoas preparadas, porque os outros países passaram a enxergar o Brasil como um lugar de muito potencial de informação e tecnologia para a construção de games. Com isso, cresceu a demanda por empresas da área, estimulando a criação de cursos e instituições”, explica.

As poucas empresas especializadas em jogos na época ficaram sobrecarregadas, sem condições de produzir, já que cada game representa de seis meses a dois anos de trabalho intenso. Agora, segundo Breno, a indústria procura profissionais com boa formação, o que inclui conhecimentos da língua inglesa. “Existem muitos casos de pessoas que começaram no Recife e estão nos Estados Unidos, na Argentina e em outros países. Ao contrário dos estrangeiros, nós tivemos que nos preparar para todas as etapas de construção, desde a animação e o engineer até a própria comercialização”, destaca o professor. Essa capacidade estaria levando os brasileiros a trabalhar no cinema internacional, em filmes como Hulk, Labirintos do Fauno, Harry Potter, Toy Story, Shrek e Matrix 2. As produtoras de vídeo, agências de comunicação e publicidade e a internet, também, são nichos para o profissional formado em criação de games. “É preciso muita pesquisa, análise de mercado e testes para produzir um jogo. Todos esses conhecimentos poderão ser usados em outros campos de trabalho.”

Inscrições para Bacharelado em Teologia terminam no dia 30
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco abriu vagas para estudantes portadores de cursos livres em Teologia. Os interessados em fazer uma reciclagem nos estudos e obter um diploma de Bacharel em Teologia podem se inscrever na Unicap.

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o turno da noite. Os estudantes selecionados poderão cursar as disciplinas na sala de aula, ou seja, de segunda a sexta-feira ou através da forma semipresencial. A segunda opção consiste em seguir as aulas à distância, ou seja, através da internet, pelo Ambiente Virtual de Estudos http://www.dei.unicap.br:5000/~teleduc. Os interessados deverão participar de uma semana nos estudos presenciais para a orientação para os procedimentos que devem ser adotados.

A admissão e o aproveitamento dos estudos e conhecimentos realizados em curso livre de Teologia serão viabilizados através de um processo seletivo. Será realizada uma redação sobre um tema teológico e uma entrevista avaliativa, com uma banca examinadora composta por três professores da Universidade Católica de Pernambuco. A escolha também será complementada através da documentação acadêmica do curso de origem.

O prazo para a entrega dos documentos vai até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 16 e das 18h15 às 20h30, no Setor de Admissão, no térreo do Bloco R. O processo seletivo será realizado no dia 4 de dezembro, às 9h, na coordenação do curso de Teologia, no 1° andar do Bloco B. O valor para a inscrição é de R$116,00.

Documentos acadêmicos com cópias autenticadas necessários para a inscrição:

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, acompanhado do histórico escolar
  • Histórico escolar do curso livre de Teologia, contendo as disciplinas por período/ano em que foram cursadas com as respectivas cargas horárias
  • Certificado de conclusão de Curso Livre de Teologia, com duração mínima de 1.600 (um mil e seiscentas) horas
  • Programas ou ementas das disciplinas cursadas

Documentos pessoais com cópias autenticadas necessários para a inscrição:

  • Certidão de nascimento/casamento
  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Quitação com o Serviço Militar
  • Título de eleitor e comprovante do último exercício eleitoral
  • Fotografia 3x4, de frente, recente, de boa qualidade

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EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

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