A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 24 de Abril de 2009 Ano 8

Reitor participa do lançamento do Ciclo do Orçamento Participativo 2009
Por Rebeca Kramer 

“A democracia é um exercício para todo o cidadão e cada um deve participar na medida de suas responsabilidades. Hoje, aqui, represento uma instituição que se entende democrática e que também quer promover essa democracia não só dentro da sala de aula, mas também na própria prática efetiva do exercício da cidadania”, observou o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, durante o lançamento do Ciclo do Orçamento Participativo 2009 da Prefeitura do Recife. O evento, que aconteceu às 19h desta quinta-feira (23), no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12), no Marco Zero, contou com cerca de 1.500 pessoas, segundo o prefeito do Recife, João da Costa. 

Na visão do Reitor, o processo de democratização que o Brasil vem vivenciando torna-se indispensável para a formação dos cidadãos, bem como dos estudantes, dos futuros profissionais conscientizados. “João da Costa é um gestor público e eu sou o Reitor de uma universidade comunitária, mas nós dois temos funções similares, porque são públicas. Nesse momento, percebe-se que o encontro de pessoas de funções e de instituições completamente diferentes só fazem sentido quando há um projeto comum”, explicou o Reitor, ainda comentando que outras instituições da sociedade civil também precisam compor essa agenda democrática para a construção de uma plena democracia.

Segundo João da Costa, o Orçamento Participativo (OP) tem sido um instrumento eficiente para ouvir a opinião da população, principalmente a dos bairros mais distantes, das comunidades mais pobres, a quem antes havia sido negado um exercício cotidiano de direito. Em outras palavras, o Orçamento Participativo é uma metodologia que permite ouvir a população, identificar prioridades e ajudar a planejar melhor a cidade em benefício da maioria. “As prioridades são principalmente aquelas relacionadas à infra-estrutura urbana, habitação, saneamento, pavimentação de ruas, construção de encostas, construção de escolas e de postos de saúde, além de outras que têm avançado e que se relacionam com a necessidade de lazer, da cultura e da assistência”, ressaltou o prefeito. 

Ainda de acordo com o prefeito João da Costa, a Prefeitura pretende fazer cerca de 160 reuniões por toda a cidade para ouvir a opinião da população sobre as prioridades a serem executadas a partir de 2010. “O Recife é uma cidade que guarda na sua ocupação urbana muitas diferenças. Dessa maneira, nesse encontro do lançamento do Orçamento Participativo, torna-se possível tanto a reunião com os delegados do OP (representantes comunitários), como o exercício de uma cidadania que não pode se restringir a eleições e ao voto. Isso faz com que o governo tenha mais legitimidade na definição das suas ações e dos seus programas”, afirmou.  

Para a secretária do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Prefeitura do Recife, Nadja Medeiros (32), a participação das pessoas nesses encalços da prefeitura é muito importante porque acontece o exercício prático de uma série de discussões teóricas acerca da temática das políticas públicas. “E de que formas são constituídas essas políticas? Através da participação da comunidade, da sociedade. Com isso, a partir do momento em que as pessoas começam a interagir nos eventos que os gestores sociais organizam, há um rendimento muito maior no que concerne ao atendimento das necessidades dessa mesma população”, relatou.   

Energia, calçamento das ruas, postos médicos e, futuramente, educação. Estes são alguns quesitos conquistados pela comunidade do Alto do Rosário, no bairro de Beberibe, de acordo com uma de suas moradoras, a dona de casa e delegada do OP Cacilda da Silva Pontes (40). Segundo Cacilda, os delegados do OP (antigos presidentes de bairros) são os mediadores entre os demais cidadãos e as secretarias da Prefeitura do Recife, visando relatar e buscar soluções para os problemas das comunidades. “É com muito orgulho e com muito amor ao próximo que eu e outros delegados do OP nos reunimos no Colégio Zuleide Gomes, em Beberibe, para conversar sobre nossas maiores necessidades”, comentou Cacilda. E prosseguiu: “É muito importante essa aproximação do prefeito com o povo, porque aí ele sente o calor humano. Ele sabe que lá fora existe gente humilde e necessitada do apoio de um presidente, de uma prefeitura”.

Reitor participa da posse do Conselho Municipal de Assistência Social
Por Tiago Cisneiros

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e o assessor de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Universidade, professor Thales Castro, participaram, nesta quinta-feira (23), da solenidade de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal da Assistência Social do Recife. O evento, que reuniu representantes da sociedade civil e do governo, foi realizado a partir das 18h30, no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

O Reitor elogiou a criação de conselhos como elementos de fortalecimento democrático. “É uma forma de participação de novas instâncias dentro da agenda democrática em seus diversos níveis”, avaliou. Sobre a assistência social, declarou: “É algo importante para a Católica, porque nos justificamos como uma instituição de assistência social, desde a concessão de bolsas de estudo até o atendimento de diversas demandas da sociedade. Destaco, por exemplo, o oferecimento de cursos específicos e a capacidade de cada curso de interferir no atendimento às pessoas em situação de risco”. Ele afirmou, ainda, que a assistência social é um campo vasto (“um conceito guarda-chuva para uma série de iniciativas”), marcante no novo governo do Brasil, de Pernambuco e do Recife. “O país tem aparecido no contexto internacional como um país que está buscando, através do social, avançar no plano da democracia”.

O professor Thales Castro enfatizou a relação da Católica com as ações de cunho social. “Sendo uma instituição comunitária jesuíta, ela tem um compromisso fidedigno com a integração social e com a articulação nas várias instâncias que têm essa preocupação”, observou. Falou, também, sobre a importância da presença da Unicap na cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal da Assistência Social do Recife. “Este evento aprofunda o relacionamento entre a Católica e a Prefeitura, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho da Universidade nas questões sociais e humanas”.

Audiência pública discute mudanças nas diretrizes curriculares do curso de Jornalismo
Por André Amorim

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (24) a 2ª audiência pública organizada pela Comissão de Especialistas em Jornalismo do Ministério da Educação (MEC) para discutir, juntamente com o mercado de trabalho, entidades patronais e entidades sindicais, as mudanças nas diretrizes curriculares do curso de Jornalismo. O encontro aconteceu às 10h, no anfiteatro do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco.

A audiência foi aberta pelo presidente da Comissão, professor José Marques de Melo, que logo conduziu a responsabilidade dos trabalhos do dia para Lúcia Maria Araújo (Canal Futura) que, juntamente com Eduardo Barreto Vianna Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), são os integrantes da Comissão responsáveis por escutar o segmento de mercado. Lúcia, então, agradeceu a presença das entidades que compareceram e, em seguida, concedeu um tempo para que cada uma pudesse opinar sobre a questão em debate.

Carlos Carvalho, secretário executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), iniciou falando sobre as assessorias de imprensa, ou, como prefere chamar, agências de comunicação corporativa, um setor que mesmo em tempos de crise continua procurando novos empregados. Entre as propostas entregues num documento para a comissão está a criação de disciplinas que apresentem as agências de comunicação corporativa como uma possível área de trabalho para os que se formam em jornalismo.

“Eu sou professor. No meu dia-a-dia enfrento muitas dificuldades. Acho que essa é uma ótima oportunidade para isso mudar”, disse Cláudio Magalhães, presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), sobre a oportunidade de se debater mudanças curriculares. Logo em seguida, Cláudio leu um documento com três linhas de defesa. A primeira diz respeito à comunicação pública. Para a ABTU, esse segmento deve ser incorporado e trabalhado de forma reflexiva, teórica e prática. Para isso propõe a criação de disciplinas que trabalhem as TVs e rádios públicas. Outro ponto defende o uso das TVs universitárias como forma de vivenciar a realidade do mercado de trabalho. Cláudio destaca a importância do uso de laboratório, mas acredita que só as TVs universitárias apresentam a realidade do mercado de trabalho. Por último, ele sugere que a universidade deve ser o lugar de se experimentar novos formatos de programas.

O último a expor sugestões foi o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade. Entre as propostas contidas no documento que o presidente da Fenaj entregou para a comissão está a implementação do estágio acadêmico sem obrigatoriedade, a duração mínima de quatro anos dos cursos de jornalismo e a defesa de um curso específico de jornalismo, mas sem oposição à área de comunicação. Sérgio Murillo lamentou a ausência de representantes da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert). Em seguida, a comissão abriu as inscrições para os interessados em emitir opiniões sobre o tema.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Valdice Gomes, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE), Ayrton Maciel, um representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), estudantes, professores e jornalistas compareceram à audiência. A coordenadora do curso de Jornalismo da Católica, Paula Reis, enxerga as mudanças no currículo como uma importante forma de ajustá-lo ao momento em que estamos. “De tempos em tempos precisamos ter o currículo atualizado e adequado às características da sociedade”, disse.

A primeira audiência pública aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, a comunidade acadêmica foi convidada para discutir as mudanças nas diretrizes curriculares. A terceira audiência acontece dia 18 de maio, em São Paulo, e deve escutar a sociedade civil. Além das audiências públicas, a Comissão recebeu até o dia 30 de março e-mails com opiniões de todas as partes do Brasil.

Formada pelos professores José Marques de Melo, presidente; Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior (Universidade Federal de Pernambuco), Eduardo Barreto Vianna Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), Lucia Maria Araújo (Canal Futura), Luiz Gonzaga Motta (Universidade de Brasília), Manuel Carlos da Conceição Chaparro (Universidade de São Paulo), Sergio Augusto Soares Mattos (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), Sonia Virgínia Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a Comissão tem até o dia 12 de agosto para entregar as propostas das novas diretrizes curriculares para o MEC, que posteriormente enviará para apreciação do Conselho Nacional de Educação.

Jornalismo na Blogosfera é tema de palestra da 5ª Semana de Jornalismo da Unicap
Por Rebeca Kramer 

Blogtopia, Bloguespaço, Bloguiverso, Blogsilvânia e Bloguistão. Ou, quem sabe, Blogosfera?O segundo dia da 5ª Semana de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco foi encerrado com a palestra: “Existe Jornalismo na Blogosfera?”. O evento, que aconteceu às 19h desta quinta-feira (23), na sala 510 do bloco A, contou com a presença dos professores de jornalismo da Unicap Marcelo Abreu e Alexandre Figueirôa e do jornalista Marcelo Cavalcante, editor titular do blog do torcedor. Além deles, como mediador do evento, estava o professor de jornalismo da Unicap Paulo Fradique.  

Comunitários, esportivos, evangélicos, de humor, pessoais, jornalísticos... Independentemente do gênero, os blogs estão com tudo e, de post em post, constituem uma tendência cada vez mais crescente especialmente entre os jovens. Terminologia criada pelo estadunidense Brad Graham em 1999 e oficializado pelo também americano William Quick em 2002, a blogosphere ou blogosfera possui uma data comemorativa própria (31 de agosto, porque os números 31/08 assemelham-se com a palavra Blog) e pode funcionar, inclusive, como uma fonte de renda para quem nela escreve. Acontece que a disseminação tão grande dessa ferramenta, viabilizada por aparatos tecnológicos, tem preocupado parte dos críticos da atualidade, especialmente quando os blogueiros são apresentados socialmente como sinônimos de jornalistas virtuais.  

Segundo Marcelo Abreu, há um deslumbramento geral com relação a tudo que é novo, inclusive entre os jornalistas. Para ele, esse posicionamento dos profissionais da comunicação é incompreensível, uma vez que o jornalismo amador tem contribuído para a decadência do próprio jornalismo tradicional, que empregava muito mais gente do que emprega hoje. “É uma invasão da nossa profissão. Está havendo uma confusão entre liberdade de expressão com jornalismo profissional. Se outras profissões precisam de diploma, por exemplo, por que a nossa não precisa?”, indagou Marcelo. E complementou: “A questão é que as pessoas não querem ser repórteres, irem para a rua e apurar, elas querem dar opinião, o que é diferente. E existe espaço para opinião nos jornais, como as cartas ao leitor, cartas à redação, existem os artigos de pessoas que são convidadas, que não são jornalistas. É como se, de repente, Pelé quisesse ser repórter de esportes”.  

Seguidor da mesma mentalidade de Marcelo Abreu, o professor Paulo Fradique explicou que o surgimento dos blogs não inspira, à classe jornalística, uma maior perspectiva de ampliação no mercado de trabalho ou de maior respeitabilidade do papel do comunicador na sociedade. “Na medida em que você tem a disponibilidade de acesso franqueado largamente a todos na Internet, não é possível estabelecer restrições ou acompanhar o trabalho ou o desempenho jornalístico. Dessa forma, qualquer pessoa, anonimamente, poderia se achar no direito de se postar como mediador ou jornalista entre fontes de informação e a sociedade”, observou.  

Ainda de acordo com Fradique, existem também questionamentos que envolvem outros formatos de Blogs, além dos jornalísticos, como quando conteúdos, que antes eram restritos ao espaço da intimidade, passam a ser de conhecimento do público por meio dos Blogs. “A minha preocupação é que o indivíduo não tenha mais o cuidado, o zelo com sua intimidade. E isso pode ser preocupante porque a Internet é aberta para todos e vários casos já foram registrados de vidas que foram comprometidas (do ponto de vista social, político e econômico) em função dessa disponibilidade aberta, sem controle e sem receios”, relatou. 

O jornalista Marcelo Cavalcante, que é editor titular do Blog do torcedor do Jornal do Commercio, apesar de ter uma postura semelhante às dos outros participantes da palestra no que concerne à dubiedade do conteúdo produzido por alguns Blogs, defendeu que existem aqueles que são, de fato, voltados ao jornalismo e que merecem ser vistos com credibilidade. “Eu considero os Blogs em que as pessoas são anônimas e escrevem o que querem, de fato, espécies de diários na Internet. A preocupação de alguns críticos é, portanto, que isso se torne um jornalismo, o que eu acho um pouco difícil de acontecer no momento”, comentou. 

Marcelo ainda observou que seu trabalho no Blog é de caráter jornalístico, esportivo e informativo, em que a interação com o internauta pode ser algo muito positivo, mas também merece ser tratada com atenção, uma vez que opiniões nem sempre agradam a todos e futebol é um tema que mexe muito com a emoção. “O nosso país é democrático, a gente vê e escuta o que quer. Meu Blog é da empresa do Jornal do Commercio que tem uma credibilidade. Lá, eu trabalho há seis anos. Logo, eu estou com o Blog porque alguém confiou em mim e me colocou lá”, expôs o jornalista. E continuou: “As pessoas que escrevem certos formatos de Blogs querem ser jornalistas, querem fazer com que aquilo seja uma fonte de informação. Ninguém quer ser advogado, ser médico, mas quer pegar uma credencial para ser jornalista, acha que vai ter acesso à festa, ao cinema. É que na cabeça das pessoas a gente tem privilégios. É o tal do glamour”.

A fotografia hoje é tema de debate na Semana de Jornalismo
Por Lílith Perboire

Na tarde desta quinta-feira(23), foi realizada no auditório G1, a mesa-redonda “A fotografia hoje”. O evento foi mediado pela professora Renata Victor e teve a participação dos fotógrafos Ivan Alecrim, Inês Campelo, Bárbara Wagner e a antropóloga Geórgia Quintas.

O evento foi aberto pelo fotógrafo e ex-aluno de Relações Públicas e Jornalismo da Católica Ivan Alecrim, que falou sobre a experiência de levar sua exposição para a Europa. “Quando voltei da Europa, vi que minha fotografia estava “pobre”, voltei com outra cabeça, com um novo olhar, uma nova visão”, disse Ivan, que foi estagiário da Assessoria de Comunicação da Unicap.

O fotógrafo mostrou um vídeo sobre sua exposição no Mercado de São José misturando fotografias novas e antigas.

No meio de sua apresentação, contou ter lido o livro Man Ray,de Geórgia Quintas, que lhe deu uma nova concepção de fotografia, uma nova visão. “A fotografia se refaz o tempo todo”, concluiu Ivan.

Inês Campelo, ex-aluna de Jornalismo da Católica e repórter fotográfica do Diario de Pernambuco, mostrou fotografias tiradas de crianças, contando um pouco da história delas e descobrindo a cultura de várias cidades do Nordeste como: Orobó, Pedra, Poço Dantas, Aparecida, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, dentre outras. As fotos fizeram parte da série de reportagens “Uma revolução silenciosa”, que tratava dos municípios que melhoraram a situação das crianças através da alimentação e da educação, com apoio do Unicef.

“Depois da publicação da série, meu objetivo era levar as fotografias tiradas para todas as crianças. Levamos para duas cidades (Orobó e Pedra, ambas em Pernambuco). Ver essas crianças se vendo nas fotografias foi minha maior alegria como fotógrafa”, disse Inês.

A fotógrafa também discutiu sobre o dia-dia no jornal. “Muita coisa não sai porque não tem espaço”, afirmou Inês.

Geórgia Quintas, ex- aluna de Comunicação Social da Universidade Católica de Pernambuco, disse que não se considera uma fotógrafa e sim uma pesquisadora. “Não pratico, mas estudo a linguagem fotográfica”.

Ela falou sobre seu livro, lançado em setembro, Man Ray e a Imagem da mulher- a vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas, e da trajetória de Man, fotógrafo americano muito importante para a história da fotografia.

Bárbara Wagner estudou jornalismo, trabalha como fotógrafa e lançou seu primeiro ensaio fotográfico “Brasília Teimosa”, que envolve a fotografia com o trabalho social e capta a grandeza de pequenas histórias em registros raros.

Em sua apresentação, Bárbara mostrou fotografias tiradas em Brasília Teimosa em 2005, que estão em seu livro e falou, também, sobre a sua experiência como fotógrafa de revistas e jornais.

Relações entre Hegel e Lacan são discutidas na Católica
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promoveu, nesta quinta (23) e sexta-feira (24), o minicurso “Bases Hegelianas na psicanálise em Lacan”. As aulas foram ministradas pela psicanalista Ana Cabral (mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Católica, das 14h às 17h.

“O curso é para mostrar o quanto Lacan se utilizou da filosofia de Hegel para construir os conceitos de sua teoria”, resumiu Ana Cabral. Durante as apresentações, foram abordados pontos convergentes e divergentes nas ideias dos dois pensadores.

Um dos assuntos escolhidos pela psicanalista foi a elaboração do “Estádio do Espelho”, de Lacan, com base na Dialética do Reconhecimento do Senhor e do Escravo, de Hegel. Ana Cabral falou, também, sobre a discordância entre os dois intelectuais sobre o conhecimento. “Hegel defende um saber absoluto. Já Lacan constrói os quatro discursos (Mestre, Histérica, Analista e Universitário) para refutar essa concepção. Para ele, algo sempre escapa à razão”, explicou.

Ex-alunos de Publicidade terão filme exibido na Mostra Pernambuco do Cine PE
Por Jaime Mitchell

Produzido por ex-alunos de Publicidade e Propaganda da Católica, o curta Na Terra do Coração será exibido neste sábado (25), às 19h, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) no mesmo dia que os curtas Ô de Casa e Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés, produzidos por ex-alunos de Jornalismo da Unicap.

Na Terra do Coração teve o roteiro, produção e direção de Caroline Quintas e Renata Monteiro; os personagens foram encenados por Jullie Harten e Henrique Vieira. O curta é uma adaptação livre do conto Na Terra do Coração, do escritor Caio Fernando Abreu. O filme foi feito como atividade de extensão da disciplina de Produção Audiovisual II. A edição ficou a cargo da equipe de audiovisual da graduação de Publicidade e Propaganda. Os ex-alunos concluíram a graduação no fim de 2008.

Serviço:

Mostra Pernambuco

Cinema da Fundaj: Rua Henrique Dias, 609, Derby – Recife.

Horário: a partir das 19h

Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia entrada)

Na Terra do Coração: 25 de abril 

Flor de Maracujá apresenta show em homenagem a Cartola na livraria Cultura
Por Tiago Cisneiros

O Flor de Maracujá, grupo de choro da Universidade Católica de Pernambuco, vai realizar, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, uma apresentação em homenagem ao cantor e compositor Cartola. O show acontecerá no dia 25 de abril (sábado), a partir das 17h. O acesso ao evento será permitido mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, a ser repassado a instituições beneficentes cadastradas na livraria.

No espetáculo, o Flor de Maracujá apresenta, durante uma hora, os clássicos da obra de Cartola, além da canção “Preciso me encontrar”, composta por Candeia e imortalizada na voz do homenageado. Conheça o repertório:

  • Amor proibido
  • Chega de demanda
  • Tive, sim
  • Corra e olha o céu
  • Autonomia
  • O mundo é um moinho
  • Cordas de aço
  • O sol nascerá
  • Minha
  • Sim
  • As rosas não falam
  • Alvorada
  • Preciso me encontrar

O grupo Flor de Maracujá é composto por alunos, ex-alunos e funcionários da Católica. Além da voz de Marina Duarte, conta com violões de sete cordas, cavaquinho, clarinete, acordeon e instrumentos de percussão.

Clínica de Psicologia promove debate sobre “a intervenção do psicólogo no campo jurídico”

A Clínica de Psicologia da Católica irá promover, nesta quinta-feira (30), às 17h, na sala 824 do 8º andar do bloco B, a palestra “A intervenção do psicólogo no campo jurídico”. A psicóloga da 1ª Vara da Infância e da Juventude e professora do curso de psicologia da Fafire, Sônia Proto, abordará o assunto. O evento é dirigido a estudantes de Direito e de Psicologia e é gratuito. Estão sendo oferecidas 70 vagas. Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4115.

Debate analisa o lugar do pobre na Teologia da Libertação

O projeto Teologia em debate discute o lugar do pobre no método da Teologia da Libertação. O palestrante será o coordenador de Pós-graduação da Católica, professor Degislando Nóbrega. O encontro, promovido pelo curso de Teologia da Unicap, irá acontecer nesta segunda-feira (27), às 17h, no Espaço Loyola, que fica na sala 005 do bloco B. O evento é aberto ao público.

Professor italiano faz palestra na Católica
Por Jaime Mitchell

O Prof Dr Luigino Bruni, da Universidade Bicocca em Milão, na Itália, vai ministrar um ciclo de palestras na Católica e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o tema: “Será a comunhão uma proposta para a saída da crise econômica?”. O professor também é assessor da área de economia do Vaticano. As palestras serão realizadas na segunda-feira (27). Na UFPE será às 10h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A Unicap realiza o evento no anfiteatro do bloco G4, 3º andar, às 20h. Segundo o professor da Católica Jorge Cândido, um dos coordenadores do evento, a palavra comunhão está aplicada no sentido de “um processo conjuntivo social de constituição do nosso”.

Os professores André Pinto, do Departamento de Ciência da Informação (UFPE), Maria Fernanda Gatto, doutoranda em Economia (UFPE) e Pedro Adolfo, mestrando em Engenharia da Produção (UFPB) também participarão do ciclo de palestras. Pedro Adolfo também coordena o evento, que está voltado para todas as pessoas interessadas no tema.

Depois de Recife, o professor Luigino vai para São Paulo, onde participa do “XVI Congresso Nacional de Economia de Comunhão”, entre os dias 1º e 3 de maio.

Serviço:

As inscrições para as palestras serão gratuitas e podem ser feitas na hora. Os inscritos ganharão certificado com carga horária.

Curso de especialização em Administração Esportiva tem início sábado
Por André Amorim

Será realizado neste sábado (25), no auditório do bloco J, das 9h às 13h, a aula inaugural da 1ª turma do Curso de Especialização “lato sensu” em Administração Esportiva. O primeiro encontro, a ser realizado em formato de seminário, tem como tema “Gestão Profissional nos Esportes”. Para o seminário, já confirmaram presença os representantes dos principais clubes pernambucanos – Sport, Náutico, Santa Cruz e Atlético Pernambucano.

O corpo docente do curso, o primeiro sobre o tema nas regiões Norte e Nordeste, é formado por professores e pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras instituições, como UFPE, FCAP e Esuda. A primeira turma conta com alunos graduados em cursos como Administração, Educação Física, Fisioterapia, Direito e Jornalismo.

Outras informações pelos telefones 2119-4173 e 2119-4086 ou pelo e-mail seminariodehistoria@unicap.br

Site da Biblioteca Central oferece corretor ortográfico
Por André Amorim

O site da Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco disponibiliza uma nova ferramenta para seus usuários. O Ortografa! Reforma ortográfica num clique oferece um corretor gramatical atualizado com as novas regras do acordo ortográfico que entrou em vigor neste ano.

O acordo ortográfico que entrou em vigor neste ano alterou a acentuação de algumas palavras, extinguiu o uso do trema e alterou a utilização do hífen em algumas palavras. As mudanças ortográficas na língua portuguesa deveriam ser assinadas pelos oito países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), entretanto a burocracia e a política impedem que o acordo esteja em vigor em alguns países. As instituições de ensino têm até 2012 para se adaptar às novas regras da língua portuguesa.

Filosofia Aberta discute noção de corpo como prisão da alma de Platão
Por André Amorim

Dando continuidade ao projeto Filosofia Aberta, promovido pelo curso de Filosofia da Católica, será realizada na quinta-feira (30) a palestra “Reconsiderando a noção de corpo como prisão da alma no ‘fédon’ de Platão”.O tema será apresentado pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anastácio Borges. O encontro acontece no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, às 17h.

Gênero e Crise Econômica Global é tema de curso

Com informações de Nataly Queiroz

O Grupo de Trabalho Internacional em Igualdade de Gênero e Macroeconomia (GEM) vai promover o 5º Curso Internacional Intensivo que, neste ano, tem como tema “Gênero e Crise Econômica Global”. O curso será realizado entre os dias 29 de junho e 10 de julho em Levy Economics Institute de Bard College, New York.

O programa está dirigido a economistas vinculados às universidades, a institutos de pesquisa, a instituições governamentais e a organizações da sociedade civil. Serão aceitos até 30 participantes. A organização concederá 20 bolsas de estudo. Para mais informações sobre o curso e os seus requisitos, acessar o site: http://www.genderandmacro.org/

As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia 1º de maio.

Jornada de Estudos Jurídicos comemora os 50 anos do curso de Direito

As comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Católica terão início segunda-feira (27) com a realização da Jornada de Estudos Jurídicos. O evento está sendo coordenado pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas, professora Mirian de Sá Pereira, pelo coordenador do curso, professor Marcelo Labanca, e pelo professor Glauco Salomão Leite. Confira abaixo a programação completa:

1º PAINEL: “Ativismo judicial e democracia no Brasil: o STF manda no país?”

DATA: 27/04

LOCAL: Auditório G-1

HORÁRIO: 09:00h.

Profa. Maria Betânia -  Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco. Profa. de Direito Constitucional da UNICAP.

Prof. Bruno Galindo -  Doutor em Direito pela UFPE. Professor dos Programas de Graduação e Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito do Recife.

Profa. Adriana Rocha Coutinho. Mestre em Direito pela PUC/SP. Profa. de Direito Constitucional da UNICAP.

Prof. Walber de Moura Agra -  Doutor em Direito pela UFPE.  Pós-doutor em Direito em Direito Constitucional pela Universidade Montesquieu - Bordeaux IV (França). Prof. de Direito Constitucional da UNICAP. Procurador do Estado de Pernambuco.

2º PAINEL: “Direito, Bioética e Biotecnologia”.

DATA: 27/04

LOCAL – Auditório G-2

HORÁRIO: 19:15h

Prof. Pablo Falcão - Mestre e Doutorando em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Prof. da Faculdade de Direito de Caruaru (ASCES).

Prof. Ivo Dantas - Professor Titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Recife.

Prof. George Salomão - Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP. Pesquisador  Visitante do Instituto de Investigações Jurídicas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Prof. da Pós-graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público (PB).

Prof. Felipe Travassos Sarinho – Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal). Prof. de Direito Constitucional da UNICAP.

3º PAINEL: “Direito Processual Civil e tutela efetiva de direitos”

DATA: 14/05

LOCAL : Auditório  G-2

HORÁRIO: 09:00h.

Doutor Lúcio Grassi – Juiz de Direito. Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal). Professor de Direito Processual Civil da UNICAP.

Doutor Marcelo Navarro - Des. Federal - TRF-5ª Região. Doutor em Direito Processual Civil pela PUC/SP.

Prof. José Mario Wanderley Gomes Neto – Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando em Ciência Política pela UFPE. Prof. de Direito Processual Civil da UNICAP.

4º PAINEL: “Direito tributário, segurança jurídica  e mudança jurisprudencial”.

DATA: 14/05

LOCAL : Auditório  G-2

HOÁRIO: 19:15H

Prof. José Souto Maior Borges – Prof. Emérito da PUC/SP. Prof. Titular da Faculdade de Direito do Recife (aposentado). (a confirmar)

Prof. Raymundo Juliano Feitosa - Doutor em Direito pela Universidade Autônoma de Madri (Espanha). Prof. de Direito Tributário do  Mestrado e Doutorado em Direito da UFPE.

Prof. Gustavo Ventura - Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Prof. de Direito Tributário da UNICAP.

5º PAINEL:  “É a parte que te cabe deste latifúndio”: direito de propriedade no poema “Morte e vida severina” de João Cabral de Melo Neto.

DATA: 26/05

LOCAL : Auditório  G-2

HORÁRIO: 09:00h.

Doutor Francisco Queiroz - Des. Federal –TRF 5ª Região. Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal) . Prof. de Direito Administrativo da UNICAP.

Profa. Isabel Guimarães – Procuradora da República. Profa. de Direito Civil da UNICAP.

Sr. Marcos Accioly – Escritor da Academia Pernambucana de Letras.

Profa. Andrea Almeida Campos – Profa. de Direito Civil  e Coordenadora  do Grupo de Estudos "Direito e Literatura" na UNICAP.

6º PAINEL: “Interpretação jurídica e decisionismo judicial: existem respostas corretas no direito?”

DATA:  28/05

LOCAL : Auditório  G-1

HORÁRIO: 19:15 h.

Prof. Alexandre da Maia - Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Professor dos Programas de Graduação e Pós-graduação em Direito da UFPE.

Prof. Gustavo Ferreira Santos – Doutor em Direito Constitucional pela UFPE. Prof. de Direito Constitucional da UNICAP. Procurador do Município do Recife.

Prof. Adrualdo Catão  – Mestre e Doutorando em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Prof. da UFAL.

Prof. João Paulo Allain Teixeira – Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Prof. de Direito Constitucional da UNICAP.

7º PAINEL:  “Políticas criminais e direitos fundamentais”.

DATA: 04/06

LOCAL : Auditório G-2

HORÁRIO: 09:00H.

Profa. Marília Montenegro – Doutora em Direito pela UFSC. Profa. de Direito Penal da UNICAP.

Prof. Adriano Oliveira – Doutor em Ciência Política pela UFPE. Coordenador de pesquisas do Instituto Mauricio de Nassau. Professor-convidado da Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE.

Profa. Fernanda Fonseca – Mestre em Criminologia Universidade Católica de Leuven (Bélgica). Profa. de Direito Penal da UNICAP.

Prof. José Maria Nóbrega - Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre e Doutorando em Ciência Política pela UFPE. Pesquisador do NICC - Núcleo de Estudos em Instituições Coercitivas e da Criminalidade da UFPE. Professor da AESO - Faculdades Integradas Barros Melo e da Faculdade Nova Roma – FGV.

8º PAINEL:“Aspectos polêmicos do novo Direito de Família”

DATA: 04/06 NOITE

LOCAL : Auditório  G-2

HORA: 19:15

Profa. Renata Lima – Mestre em Direito Civil pela UFPE. Profa. de Direito da Faculdade Integrada do Recife (FIR) e da Faculdade de Direito de Caruaru (ASCES).

Profa. Fabíola Albuquerque - Doutora em Direito Civil pela UFPE. Profa. dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPE.

Profa. Maria Rita de Holanda Oliveira – Mestre e em Direito Civil pela UFPE. Profa. de Direito Civil da UNICAP.

Ciências Biológicas promove minicurso em abril e maio
Por Rebeca Kramer  

O curso de Ciências Biológicas, em parceria com o Conselho de Estudantes de Ciências Biológicas da Unicap, oferece minicursos nos meses de abril e maio. As aulas serão realizadas por professores convidados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Confira a programação dos próximos minicursos clicando aqui.

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas com a representante do Conselho dos Estudantes de Ciências Biológicas, Bruna Cabral, à tarde, na sala 510 do bloco B. Outras informações com os professores Aluízio Bezerra e Bereneuza Brasileiro, ou com a coordenação do curso de Ciências Biológicas pelo fone 2119-4197.

BiblioSesc chega ao Espaço Criança Esperança de Olinda
Por Jaime Mitchell

A BiblioSesc, Caminhão Biblioteca do Sesc, vai chegar ao Espaço Criança Esperança de Olinda (ECEO), na terceira etapa de Rio Doce, no dia 27 de abril, às 9h. As crianças e os adolescentes do ECEO farão, no dia da chegada da BiblioSesc, apresentações dos Grupos de Capoeira, Percussão e Teatro. A apresentação do Grupo de Teatro terá como tema o gosto pela leitura com uma colagem de vários textos da literatura. Junto com o caminhão virão Mateus e Catirina para fazer a animação da garotada.

Em torno de 3 mil livros são oferecidos pelo Caminhão Biblioteca do Sesc, que circula pela Região Metropolitana do Recife. Além dos jovens do Espaço, as pessoas que moram na vizinhança poderão se cadastrar e pegar os livros emprestados por quinze dias. O caminhão irá ao local de quinze em quinze dias, até o fim do ano, para fazer empréstimos e devolução.

O Espaço Criança Esperança de Olinda é gerido pela Universidade Católica desde outubro de 2008, sob a coordenação do professor Alcivam Paulo de Oliveira, coordenador de Extensão da Unicap. 

Curso de Ciências Contábeis vai promover ciclo de palestras
Por Tiago Cisneiros

O curso de Ciências Contábeis da Católica vai promover, nos dias 28 e 29 de abril, o “Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas”. Os encontros, patrocinados pela editora Atlas, serão realizados das 19h às 22h, no auditório G2 da Universidade.

No dia 28 (terça-feira), a professora Umbelina Cravo Teixeira Lagioia vai ministrar a palestra “Impacto da crise financeira na contabilidade”, além de lançar o livro “Fundamentos do Mercado de Capitais”. No dia 29, o professor paulista José Hernandez Perez Junior falará sobre os “Aspectos Contábeis da Medida Provisória 449”, responsável por alterações na legislação contábil brasileira, e lançará o livro “Contabilidade Avançada”, elaborado em co-autoria com Luís Martins de Oliveira.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Católica, professor Josiel Barbosa, o evento é fruto das recentes modificações na contabilidade brasileira. “Nos finais dos anos de 2007 e 2008, tivemos profundas mudanças na legislação da área. Em 2010, adotaremos as normas internacionais de contabilidade. Com tantas alterações, aliadas à crise mundial, o mercado contábil está em polvorosa”, explica.

Sobre a iniciativa da Católica em promover o ciclo de palestras, Josiel enfatiza: “Por sermos um dos maiores cursos de Pernambuco, precisamos estar antenados com a nova realidade brasileira”. Ele destaca, ainda, que o evento é destinado a todos os públicos e não, exclusivamente, aos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade.

As inscrições para o “Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas” poderão ser feitas no site www.unicap.br/PalestrasContabeis , no valor de R$ 62. Os inscritos receberão, durante as palestras, um exemplar de cada livro lançado no evento (“Fundamentos do Mercado de Capitais” e “Contabilidade Avançada”), além de um certificado de oito horas de carga complementar.

Serviço

Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas

Dias/horários: 28 e 29 de abril, das 19h às 22h.

Local: Auditório G2 da Católica

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Católica vai promover Semana Indígena

O Dia Nacional do Índio, celebrado neste domingo (19), será comemorado na Católica entre 28 e 30 de abril na I Semana Indígena da Universidade. O evento vai discutir com a sociedade civil as múltiplas questões relacionadas ao índio: exploração, lutas, direitos e cultura. A programação especial contará com palestras, mesas-redondas, painéis e atividades culturais. A abertura será feita pelo Reitor, o Padre Pedro Rubens, no auditório G1, às 19h. Logo em seguida, o primeiro tema a ser debatido será sobre o Movimento Indígena no Brasil: desafios e avanços, com a participação de lideranças indígenas e do professor Edson Heley Silva. O segundo assunto a ser discutido na noite tratará dos direitos, educação, cultura e terra. Entre os participantes estarão o representante da Comissão Pró-índio do Nordeste, o professor Clóvis Antunes; e a professora Eliene Almeida, do Centro Luiz Freire. A coordenação da mesa ficará a cargo do Padre Antonio Mota, da Pastoral da Católica.

A programação seguirá nos dias 29 e 30 de abril, sempre com dois grandes debates por noite iniciados a partir das 19h. Representantes de várias instituições como Fundação Nacional do Índio (Funai); Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme); Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco e do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) estarão entre os debatedores.

Apresentações artísticas irão movimentar a Semana Indígena com várias opções. No dia 28, das 15h às 18h, serão exibidos vídeos e filmes no auditório G1, sob a coordenação da professora Vera Borges. No dia 29, o hall do bloco G será palco de apresentações de danças e músicas típicas. Durante toda a semana, uma feirinha com produtos indígenas ficará armada no hall do bloco A, das 9h às 20h, além disso, o Museu de Arqueologia ficará aberto à visitação das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h e a Biblioteca Central da Unicap realizará uma exposição sobre o acervo indígena que dispõe. A Semana Indígena está sendo promovida pela Pró-reitoria Comunitária em parceria com a Divisão de Ação Pastoral e o curso de Serviço Social da Unicap. A programação completa está disponível no site www.unicap.br .

Livro sobre o fim da velhice será lançado na Católica
Por André Amorim

Será lançado no dia 30 de abril, no Espaço Loyola, térreo do bloco B, às 16h30, o livro O fim da velhice - A superação bem humorada de um conceito. A obra, organizada por Jacques Ribemboim e Dulce Albert, traz contos, poemas, ensaios e depoimentos de diversos escritores pernambucanos. Logo após o lançamento, uma mesa-redonda será realizada com as presenças de Jacques Ribemboim, organizador do livro, Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores - Seção Pernambuco, Padre Libório e Djanira Silva, escritora pernambucana.

Semana de História da Católica vai debater as crises do capitalismo
Por Jaime Mitchell

O curso de História da Católica vai realizar entre os dias 5 e 8 de maio a IX Semana de História da Unicap, que terá como tema “O Brasil e as crises do capitalismo: 1929 – 2009”. Convidados, como o deputado federal Maurício Rands, vão participar do evento, que terá conferências, minicursos, sessões de comunicações e publicações. Outras informações no www.seminariodehistoriaunicap.blogspot.com. Segue abaixo a programação completa.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Alunos de Terapia Ocupacional realizam o Programa Envelhecimento Ativo
Por Lílith Perboire

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando o "Programa Envelhecimento Ativo" para adultos e idosos saudáveis. Os encontros acontecem todas as segundas e quintas-feiras na Clínica Corpore Sano, das 9h às 11h.

O curso terá orientações e avaliações para desenvolver as habilidades individuais, além de discussões sobre saúde e doença no envelhecimento. Também, serão feitas oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, artes e criatividade. O objetivo é a construção de um projeto de vida que dará um novo significado para o cotidiano.

A professora Mauricéa Tabósa ressaltou que o enfoque do programa é no sentido de que os adultos e idosos possam ter um envelhecimento ativo. "Este programa tem tido um papel importante na saúde dos idosos. E muitas pessoas estão saindo de quadros de depressão, evitando muitas doenças", afirmou Mauricéa.

Serviço:

O valor de todo o programa é R$ 84.

Para outras informações, os interessados devem telefonar para a Clínica Corpore Sano para agendar sua avaliação (sexta-feira pela manhã).

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 220. Boa Vista. Recife/PE.

Fone: (81) 2119-4490.

Diálogos com a Fonoaudiologia realiza debate sobre geriatria
Por Jaime Mitchell

O curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco realiza nesta quinta-feira (23) o evento “Diálogos com a Fonoaudiologia”. Organizado pelas professoras Elizabeth Coelho e Maria Luiza Lopes, do curso de Fonoaudiologia, o evento promove debates interdisciplinares.

O tema desse encontro será “Saúde do Idoso: perspectivas para atuação interdisciplinar”. Os convidados serão a fonoaudióloga Ana Karênina Amaral, a fisioterapeuta Francisca Mota e o presidente da Sociedade Pernambucana de Geriatria, Alexandre de Mattos.

O evento acontecerá das 17h às 19h, sala de teleconferência, no térreo do bloco G4. Estudantes, profissionais e interessados podem participar. A entrada é gratuita. Mais informações pelo fone 2119.4405.

Projetos de ex-alunos da Católica serão exibidos na Mostra Pernambuco do Cine PE
Por Tiago Cisneiros

Entre os curtas-metragens selecionados para a Mostra Pernambuco do Festival Cine PE 2009, estão os documentários Ô de casa, Ave Sangria e Malunguinho, frutos de projetos experimentais de ex-alunos do curso de Jornalismo da Católica. As obras serão exibidas nos dias 25 e 26 de abril, a partir das 19h, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Ô de casa é uma produção das ex-alunas Julia Araújo, Mirthyani Bezerra e Sheyla Florêncio, sob orientação do professor de Jornalismo Cláudio Bezerra. O filme baseia-se na concepção da moradia como o local de repouso e de abrigo da humanidade. A obra conta a história de cinco moradores, com diferentes perfis, que apresentam suas respectivas casas, convidando o telespectador a conhecer o imaginário do lar.

Os ex-alunos de Jornalismo Raynaia Uchoa, Rebeca Venice e Thiago Barros produziram, também, sob a orientação do professor Cláudio Bezerra, o filme Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés. O documentário trata da trajetória da banda recifense Ave Sangria, ícone da transgressão na década de 1970, em meio ao regime militar. O próprio título do filme foi extraído da canção “O pirata”, composta pelo grupo.

O filme Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema é o resultado do projeto experimental de João Batista Junior, Diego Mendes e Luís Otávio. O trabalho - orientado pelo professor de Jornalismo da Católica Alexandre Figueirôa – recorda Malunguinho, o mais importante quilombola de Pernambuco, líder do Quilombo de Catucá, que existiu de 1817 a 1835, entre o Recife e o município de Goiana.

Serviço

Mostra Pernambuco: exibição dos curtas-metragens selecionados

Cinema da Fundação: Rua Henrique Dias, 609, Derby – Recife.

Horário: a partir das 19h

Ingressos a R$ 8 e R$ 4 (meia entrada)

Ô de casa: 25 de abril

Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés: 25 de abril

Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema: 26 de abril

Site do Festival Cine PE, para mais informações: www.cine-pe.com.br

Encontro de Psicanálise discute amor e desejo feminino
Por Tiago Cisneiros

O Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano do Recife e a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano realizam, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário “Amor, desejo e gozo no feminino”, ministrado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda. O evento acontece no Hotel Best Western Manibu, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, bairro de Boa Viagem.

Confira a programação do seminário:

Dia 24:

- “A Formação do Analista” – das 19h30 às 21h30. – Entrada franca

Dia 25:

- “Por que não há relação sexual? Posição masculina/posição feminina” – das 9h às 10h30.

- “O gozo feminino” – das 11h às 12h30.

- “Os dizeres do amor – o amor como suplência” – das 14h30 às 16h.

- “A clínica” – das 16h30 às 18h.

No dia 24, a participação no evento é gratuita. Para o dia 25, as inscrições custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes.

Serviço

Informações:

(81) 9114 3874 – Lúcia Carneiro Leão

(81) 9172 4224 – Yáskara Maia

Hotel Best Western Manibu

- Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem - Recife/PE

- Fone: (81) 3084 2810.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, de 30 de abril até 3 de maio,  o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (Ered). Com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, o evento pretende, além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, compartilhar conhecimentos sobre a realidade jurídica de cada estado. O evento vai contar com painéis e palestras, atividades culturais, oficinas, concurso de artigos e atividades esportivas. Confira a programação:

Quinta-feira - 30/04/09

20h - Abertura oficial

22h - Atividade Cultural

Sexta-feira - 01/05/09

8h45 - Painel 1 - “A flexibilização dos direitos trabalhistas frente à crise econômica”

11h30 - Grupo de Discussão (painel 1)

14h - Peça de Teatro: “Ato Público”

20h15 - Mesa Redonda - Trabalho escravo e bóias-fria

22h - Atividade Cultural

Sábado - 02/05/09

8h45 - Painel 2 - Debate “O ensino Jurídico e o Exame da Ordem”

11h - Oficinas

14h - Painel 3 - “Dos Manguezais à transposição do São Francisco”

16h30 - Oficinas

20h15 - Valorização do Regionalismo, A Cultura Consciente e os Movimentos Populares

22h30 - Atividade Cultural

Domingo - 03/05/09

8h45 - Painel 4 – Encerramento

10h - Plenária Final

12h – Entrega dos Certificados

A expectativa é que mais de 500 estudantes da Regional Nordeste II, que reúne os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, participem do encontro. O evento é articulado pelo Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz (DAFESC) e faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Os interessados em participar podem escolher entre dois pacotes: sem alimentação, ao custo de R$ 50 até o dia 20 de abril, ou R$ 65 após a data; com alimentação, ao custo de R$ 65 até o dia 20 de abril e R$ 75 após a data. As inscrições podem ser feitas pelo www.dafesc-unicap.com/ered2009 ou no D.A de Direito, 3º andar do bloco G, sala 301.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de nove horas de carga complementar aos participantes.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Grupo Hegel vai  realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de seis horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos vários cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146.

Para maiores informações sobre a programação dos cursos clique aqui!

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1 a 5 de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!

Concurso

Durante a Mostra Internacional de Cinema Documentário, será realizado o 1o Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A competição tem, como tema, a frase “Sertão. O Senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, escrita por Guimarães Rosa, no livro Grande Sertão: Veredas. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre esse assunto, levando em consideração as questões sociais, raciais, econômicas e culturais às quais a sociedade está subjugada.

As inscrições para o concurso poderão ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra, durante os meses de abril e maio. A divulgação dos vencedores da competição acontecerá no dia 5 de junho, no encerramento da Mostra Internacional de Cinema Documentário. A banca examinadora será formada por Padre Hugo Ara, Alejandro Krawietz e pelos professores da Católica Alexandre Figueirôa, Cláudio Bezerra e Aline Grego.

Oficinas

A 1ª MiradasDoc oferece, ainda, aulas sobre crítica, roteiro e produção de documentário e  captação de som direto no audiovisual. O investimento nas oficinas é de R$ 50 (R$ 30 para alunos da Universidade Católica de Pernambuco). O pagamento deve ser efetuado na agência do Unibanco na Unicap. As inscrições já podem ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra.

Palestras

Durante a mostra, também serão promovidas palestras sobre a produção de documentários no Brasil e a importância social desse gênero cinematográfico. A participação no evento é gratuita, e as inscrições para as 80 vagas disponíveis devem ser feitas no site http://www.unicap.br/eventos/mostra.

Veja os detalhes das palestras clicando aqui!

Serviço

1a Mostra Internacional de Cinema Documentário

Data: De 1o a 5 de junho de 2009

Local: Universidade Católica de Pernambuco – auditório G1– 1o andar do bloco G

Mais informações no site http://www.unicap.br/eventos/mostra

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos, Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro, Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MAIO





1, 2 e 3 - Católica sedia Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social







JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000