A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 13 de Abril de 2009 Ano 8

Coordenador do Fé e Alegria defende dissertação sobre Noite dos Tambores Silenciosos
Por Tiago Cisneiros

Funcionário da Católica e atual coordenador do projeto Fé e Alegria, Luiz Justino Silva Junior, defendeu, nesta segunda-feira (13), a dissertação “Sobre a manifestação do sagrado na Noite dos Tambores Silenciosos”. O trabalho, que marca a conclusão do Mestrado em Ciências da Religião, foi aprovado com distinção.

Durante a defesa, Luiz Justino abordou, através de vídeo e slides, a realização da Noite dos Tambores Silenciosos do Recife, celebrada desde a década de 1960. Entre os pontos analisados na apresentação, estão a liturgia e os símbolos da cerimônia, as diferenças entre as versões mirim e adulta e a evolução do evento através do tempo. Foram discutidas, ainda, a importância da participação unificada das nações de maracatu e a recente ‘espetacularização’ da Noite dos Tambores Silenciosos.

Um dos principais pontos do trabalho é a junção do profano e do sagrado na Noite dos Tambores Silenciosos, contrariando o modelo de dualismo ocidental. Com o apoio de trechos escritos pelo historiador romeno Mircea Eliade, Luiz Justino desenvolveu a abordagem da construção do sagrado na realização da cerimônia.

Além de estudar a bibliografia sobre o tema, Luiz Justino participou, pessoalmente, da Noite dos Tambores Silenciosos de 2008, e entrevistou dez pessoas (pais-de-santo, mães-de-santo e funcionários da Prefeitura do Recife) ligadas à organização do evento. Essa metodologia de pesquisa, também, foi detalhada durante a defesa da dissertação.

A banca examinadora do trabalho foi formada pelos professores Gilbraz Aragão (orientador da dissertação e coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da Católica), Sérgio Vasconcelos (docente do mestrado) e Severino Vicente, do curso de História da Universidade Federal de Pernambuco.

A história da Noite

Hoje, organizada pela Prefeitura do Recife, como parte da programação do carnaval da cidade, a Noite dos Tambores Silenciosa existe há mais de cinco décadas.

Nos anos 1950, a celebração foi iniciada por Dona Santa, quando esta e o seu brinquedo (Maracatu Elefante) dançavam com a calunga Dona Emília, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em reverência a seus antepassados. Tudo acontecia de forma muito discreta, a ponto de os observadores externos não identificarem o verdadeiro significado da tocada do maracatu.

Após a morte de Dona Santa (1962), a celebração ficou sob a responsabilidade das “Tias do Terço”, mulheres negras que moravam no Pátio do Terço. A Noite dos Tambores Silenciosos tornou-se ainda mais discreto. “Não encontramos registros da participação dos maracatus e, segundo os depoimentos recolhidos, a celebração era realizada por um grupo de senhoras e de forma muito rápida”, explica Justino.

Em 1968, seis anos depois da morte de Dona Santa, a cerimônia foi transferida para o Pátio do Terço. “Nessa época, entrou em cena o jornalista Paulo Viana, que ressignificou a celebração. Ele traz de volta a participação dos maracatus e insere o teatro, com a encenação do poema “Lamento  Negro”. Isso era uma forma de driblar a perseguição aos terreiros de candomblé em Pernambuco, dando um caráter folclórico ao evento”, explica Justino.

Segundo ele, muita literatura sobre o tema atribui a criação da celebração a Paulo Viana. “Isso não é de todo verdade. Ele, como assíduo frequentador da casa das Tias, assume e ressignifica o evento: dá o nome, coloca na mídia, mas não foi, de fato, quem começou”, ressalta.

Com a morte de Paulo Viana, o pai-de-santo Raminho de Oxossi assumiu o comando da Noite dos Tambores Silenciosos, função que exerce até hoje. Em 2000, foi criado, no Pátio do Terço (local da celebração desde 1968), o Polo Afro, um dos palcos do projeto de carnaval multicultural da cidade. “Depois dessa entrada da prefeitura, a visibilidade do evento redobrou. Agora, a cerimônia tem palco, jogo de luz, gelo seco...”, explica Justino, que completa: “Mas, muitos dos que estão ali não sabem o verdadeiro significado do evento. Poucos sabem o que se está celebrando”.

A cerimônia 

“O que permanece nas quatro fases da Noite dos Tambores Silenciosos é a reverência aos antepassados”, destaca Luiz Justino. Esse simbolismo é o principal motivo para a manutenção do evento no Pátio do Terço. “É um lugar repleto de tradição: foi um gueto africano, a casa das Tias do Terço. Por isso, desistiram de mudar a festa para um local mais amplo”, observa o mestrando, que conta ter passado “aperto” quando participou da celebração, devido à quantidade de espectadores na celebração.

A Noite dos Tambores Silenciosos é realizada em duas etapas. Às dezoito horas, crianças – “herdeiras” dos grupos de maracatu – participam de uma cerimônia especial, cujo intuito é manter a tradição do evento. “Essa parte tem um caráter de ensinamento, uma preocupação em transmitir a história da Noite às próximas gerações”, explica Justino. À meia-noite, acontece o momento principal da festa, voltado para adultos e exclusivo para os grupos de maracatu tradicionais do Recife (aqueles que possuem vínculo com os terreiros de candomblé).

Projeto experimental de alunos de Relações Públicas será exibido no Museu Murillo la Greca
Por Rebeca Kramer

O Projeto Experimental em Relações Públicas, defendido em dezembro pelos alunos da Universidade Católica de Pernambuco Gabriela Valadares, Antonio de Holanda, Igo Bione e Tainá Luiggi, será exibido nesta terça-feira (14), às 19h, no Museu Murillo la Greca. O vídeo institucional, em formato de documentário, aborda a vida e a obra do pintor Murillo la Greca, assim como temáticas relativas ao próprio Museu. Sob a orientação do professor Jorge Azevedo e direção e produção de Gabriela Valadares e Antonio de Holanda, o vídeo tem a duração de 15 minutos. "A intenção do trabalho foi de sensibilizar as pessoas e atrair um maior público ao Museu", explicou Gabriela. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

O Museu Murillo la Greca foi inaugurado no ano da morte de Murillo, em 1985 e conta com um acervo de 1.400 desenhos e 160 pinturas. Fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim, no Recife.

Sobre Murillo...

Murillo la Greca nasceu em Palmares, em 1899 e morreu no Recife, em 1985. Desde criança, interessou-se pela pintura. Estudou no Rio de Janeiro, morou em Roma e aqui, no Brasil, chegou a ser premiado em diversos salões nacionais. Entre os prêmios está uma medalha de prata recebida no Salão Oficial de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1927, com o quadro Os últimos fanáticos de Canudos. Foi amigo de Candido Portinari, apesar de rejeitar as suas obras, pois elas estariam fora dos parâmetros da arte clássica.

Foi professor da Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde conheceria sua futura esposa, Silvia Decusati. Dedicou-se, na Itália, ao estudo dos afrescos e foi convidado para pintar a Basílica de Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José, no Recife. Alguns de seus trabalhos mais famosos foram Primeira aula de Medicina, encomendado pela Universidade Federal de Pernambuco, e os retratos do engenheiro Vauthier e do Conde da Boa Vista, para a sede do Teatro de Santa Isabel. Também pintou temas históricos, sendo um de seus quadros mais famosos O fuzilamento de Frei Caneca. O pintor fundou o Museu, que levou o seu nome, em homenagem a sua esposa, onde exporia toda sua obra e também os trabalhos de Silvia, que também era pintora.

Filmes serão exibidos e debatidos na Unicap
Por Rebeca Kramer

A FMG e a Fundação Maurício Grabois, com o apoio do DCE da Unicap, estão promovendo três dias de exibição de filmes com debates na Universidade Católica de Pernambuco, com o tema "Jornada Vermelha-Juventude, Cinema & Revolução". O evento acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de abril e a entrada é franca. Veja o horário com as programações dos filmes a seguir:

Terça - 14 de abril, às 19h, auditório do bloco D, primeiro andar.

" O Encouraçado Potemkin", de Serguei Eisenstein, de 1925.

Debatedores: Leo Falcão (cineasta) e Hugo Cortez( Fundaj)

Quarta - 15 de abril, às 19h, no auditório do bloco D, primeiro andar

"Corações e Mentes", de Peter Davis, de 1974.

Debatedores: Manoel Rangel( Ancine) e Alanir Cardoso ( PcdoB)

Quinta - 16 de abril, às 19h, no auditório do bloco A, sala 510.

"A batalha de Argel", de Gillo Pontecorvo, de 1965.

Debatedores: Tarciana Portella (Minc) e Luciana Santos (ex-prefeita de Olinda)

Alunos de Fonoaudiologia oferecem serviços gratuitos no Dia Mundial da Voz
Por Jaime Mitchell e Tiago Cisneiros

Na próxima quinta-feira (16), os alunos do sétimo período do curso de Fonoaudiologia da Católica vão oferecer serviços gratuitos no hall do bloco G. A prática faz parte das comemorações da Universidade pelo Dia Mundial da Voz.

A iniciativa - organizada pela coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia da Católica, Jônia Lucena – integra a programação das campanhas criadas pela parceria da Unicap com o Conselho Regional de Fonoaudiologia (4a região), a Academia Brasileira de Laringologia e Voz e outras três universidades do estado.

Entre as atividades que serão desenvolvidas pelos estudantes, estão a avaliação acústica da voz (com o auxílio de programas de computadores), a distribuição de panfletos com orientações para a saúde vocal e o levantamento de queixas vocais com possíveis encaminhamentos.

A voz como instrumento de trabalho

Segundo informações do Conselho Regional de Fonoaudiologia, a voz é o principal instrumento de trabalho de cerca de 70% dos profissionais. Entre os mais dependentes, estão professores, vendedores, operadores de telemarketing, recepcionistas, radialistas e cantores.

Dados da Academia Brasileira de Laringologia e Voz revelam que, nos Estados Unidos, 28 milhões de trabalhadores têm problemas vocais, acarretando em um custo anual de US$ 2,5 bilhões com tratamento e ausência no emprego. No Brasil, calcula-se que, aproximadamente, 2% dos professores estão afastados das salas de aula devido à rouquidão.

A cada ano, são descobertos mais de 15 mil casos de câncer de laringe no Brasil. Desse número, cerca de 50% terminam em mortes, principalmente devido à demora na constatação da doença.

Alunos de Terapia Ocupacional realizam o Programa Envelhecimento Ativo
Por Lílith Perboire

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando o "Programa Envelhecimento Ativo" para adultos e idosos saudáveis. Os encontros acontecem todas as segundas e quintas-feiras na Clínica Corpore Sano, das 9h às 11h.

O curso terá orientações e avaliações para desenvolver as habilidades individuais, além de discussões sobre saúde e doença no envelhecimento. Também, serão feitas oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, artes e criatividade. O objetivo é a construção de um projeto de vida que dará um novo significado para o cotidiano.

A professora Mauricéa Tabósa ressaltou que o enfoque do programa é no sentido de que os adultos e idosos possam ter um envelhecimento ativo. "Este programa tem tido um papel importante na saúde dos idosos. E muitas pessoas estão saindo de quadros de depressão, evitando muitas doenças", afirmou Mauricéa.

Serviço:

Valor: R$ 84.

Para outras informações, os interessados devem telefonar para a Clínica Corpore Sano para agendar sua avaliação (sexta-feira pela manhã).

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 220. Boa Vista. Recife/PE.

Fone: (81) 2119-4490.

Diálogos com a Fonoaudiologia realiza debate sobre geriatria
Por Jaime Mitchell

O curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco vai realizar no dia 23 de abril o “Diálogos com a Fonoaudiologia”. Organizado pelas professoras Elizabeth Coelho e Maria Luiza Lopes, do curso de Fonoaudiologia, o evento promove debates interdisciplinares.

O tema desse encontro será “Saúde do Idoso: perspectivas para atuação interdisciplinar”. Os convidados serão a fonoaudióloga Ana Karênina Amaral, a fisioterapeuta Francisca Mota e o presidente da Sociedade Pernambucana de Geriatria, Alexandre de Mattos.

O evento acontecerá das 17h às 19h, sala de teleconferência, no térreo do bloco G4. Estudantes, profissionais e interessados podem participar. A entrada é gratuita. Mais informações pelo fone 2119.4405.

Circulares de Dom Helder Câmara serão publicadas na próxima terça-feira
Por Tiago Cisneiros

Nesta terça-feira (14), às 19h, será lançada a coleção “Dom Helder Câmara: Circulares Conciliares e Interconciliares”. O evento, promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco e pelo Instituto Dom Helder Câmara, vai ser realizado no espaço Arcádia do Paço Alfândega, no Recife Antigo. O coordenador do curso de História da Católica, professor Luiz Carlos Luz Marques, foi o organizador dos três volumes das Circulares Conciliares.

O lançamento da coleção integra o cronograma de celebrações do centenário de nascimento de Dom Helder Câmara. O coordenador do curso de História da Católica é especialista na vida e na obra do ex-arcebispo de Olinda e Recife. O professor baseou-se nas correspondências do religioso para elaborar a sua tese de doutorado, defendida em Bolonha, na Itália. Os três livros das Circulares Interconciliares foram organizados pelo professor Zildo Rocha.

Serviço

Lançamento da coleção “Dom Helder Câmara: Circulares Conciliares e Interconciliares”

Arcádia Paço Alfândega – rua Madre de Deus, s/n, edf. garagem, 4o andar, Recife Antigo.

Data/horário: terça-feira 14 de abril, às 19h.

Cineclube Revezes irá promover encontro sobre a mulher no cinema pernambucano
Por Tiago Cisneiros

O Cineclube Revezes encerra as comemorações de dez anos de existência com o encontro “Gênero, sexo e violência no cinema pernambucano”, que será realizado no dia 15 de abril, às 19h, na sala 510 do bloco A da Católica. O evento contará com a participação da jornalista e produtora cultural Silvana Marpoara.

No encontro, será apresentada uma breve análise de filmes pernambucanos. Dos dez longas-metragens já produzidos no estado, cinco apresentam a mulher, a sexualidade e a violência como temas. Segundo a organização do Cineclube Revezes, a intenção do evento é discutir “que representações são essas e que questionamentos (ou não) elas geram na sociedade”.

Carteiras de estudante podem ser feitas na Católica até o dia 15 de abril
Por Tiago Cisneiros

O guichê da União Nacional de Estudantes (UNE), montado no hall do bloco G da Católica, vai continuar em funcionamento até o dia 15 de abril. No local, os alunos da Universidade podem solicitar a confecção das carteiras estudantis de 2009.

A carteira de estudante 2009 custa R$ 12,00. Os interessados devem preencher e entregar o formulário de dados pessoais – disponível no guichê da UNE –, além de fornecer uma foto 3x4 recente e cópias do documento de identidade (RG), do CPF e do comprovante de matrícula deste ano.

A carteira da UNE tem validade nacional e concede meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus e jogos, entre outros estabelecimentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.une.org.br.

Ciências Biológicas vai promover minicursos em abril e maio
Por André Amorim

O curso de Ciências Biológicas, em parceria com o Conselho de Estudantes de Ciências Biológicas da Unicap, irá oferecer minicursos nos meses de abril e maio. As aulas serão realizadas por professores convidados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Veja a programação:

Temática: Gestão Ambiental e Avaliação de Impacto ambiental

Palestrante: Profa. Dra. Jandira Leal - UFPE

Vagas: 60

Dias: 15 e 16 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Biotecnologia Industrial

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Morais - UFPE

Vagas: 60

Dias: 27 e 28 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

Temática: Bioempreendedorismo

Palestrante: Prof. Dr. João Assis - UFPE

Vagas: 60

Dias: 12 e 13 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Clonagem Gênica e Uso de Células - Tronco na Medicina Regenerativa

Palestrante: Prof. Dr. Humberto Pereira - UFPE

Vagas: 60

Dias: 28 e 29 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas com a representante do Conselho dos Estudantes de Ciências Biológicas, Bruna Cabral, à tarde, na sala 510 do bloco B. Outras informações com os professores Aluízio Bezerra e Bereneuza Brasileiro, ou com a coordenação do curso de Ciências Biológicas pelo fone 2119-4197.

Encontro Regional dos Estudantes de Administração acontece em Teresina
Por André Amorim

Teresina, capital do estado do Piauí, será a sede do 13º Encontro Regional dos Estudantes de Administração (Eread), que acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril. Os diretórios acadêmicos das Universidades Católica e Federal (UFPE) pretendem levar, neste ano, 50 alunos das duas instituições. Estudantes da Fcap/UPE também participarão do encontro.

Além de workshops, cases, grupos de discussão, palestras e apresentação de trabalhos científicos, o encontro terá momentos de descontração com apresentações culturais, cine Eread e trilha na natureza.

Estão sendo oferecidos dois pacotes de viagem: o primeiro custa R$ 300,00 e inclui hospedagem em alojamento, transporte, inscrição e três refeições. O outro custa R$ 410,00 e inclui hospedagem em hotel, transporte, inscrição e uma refeição. Para outras informações entrar em contato com o presidente do D.A. de Administração da Unicap, Ricardo Verçoza, pelos telefones 9642-4173 ou 8782-3099.

Grupo Hegel Unicap vai promover minicurso sobre Lacan
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel da Universidade Católica de Pernambuco realizará o minicurso “Bases Hegelianas na Psicanálise de Lacan”, ministrado pela professora Ana Cabral (mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco). Os encontros vão acontecer nos dias 23 e 24 de abril, das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).

As inscrições para o minicurso custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Católica). Os participantes receberão certificado de seis horas de carga complementar.

Flor de Maracujá apresenta show em homenagem a Cartola na livraria Cultura
Por Tiago Cisneiros

O Flor de Maracujá, grupo de choro da Universidade Católica de Pernambuco, vai realizar, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, uma apresentação em homenagem ao cantor e compositor Cartola. O show acontecerá no dia 25 de abril (sábado), a partir das 17h. O acesso ao evento será permitido mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, a ser repassado a instituições beneficentes cadastradas na livraria.

No espetáculo, o Flor de Maracujá apresenta, durante uma hora, os clássicos da obra de Cartola, além da canção “Preciso me encontrar”, composta por Candeia e imortalizada na voz do homenageado. Conheça o repertório:

  • Amor proibido
  • Chega de demanda
  • Tive, sim
  • Corra e olha o céu
  • Autonomia
  • O mundo é um moinho
  • Cordas de aço
  • O sol nascerá
  • Minha
  • Sim
  • As rosas não falam
  • Alvorada
  • Preciso me encontrar

O grupo Flor de Maracujá é composto por alunos, ex-alunos e funcionários da Católica. Além da voz de Marina Duarte, conta com violões de sete cordas, cavaquinho, clarinete, acordeon e instrumentos de percussão.

Projetos de ex-alunos da Católica serão exibidos na Mostra Pernambuco do Cine PE
Por Tiago Cisneiros

Entre os curtas-metragens selecionados para a Mostra Pernambuco do Festival Cine PE 2009, estão os documentários Ô de casa, Ave Sangria e Malunguinho, frutos de projetos experimentais de ex-alunos do curso de Jornalismo da Católica. As obras serão exibidas nos dias 25 e 26 de abril, a partir das 19h, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Ô de casa é uma produção das ex-alunas Julia Araújo, Mirthyani Bezerra e Sheyla Florêncio, sob orientação do professor de Jornalismo Cláudio Bezerra. O filme baseia-se na concepção da moradia como o local de repouso e de abrigo da humanidade. A obra conta a história de cinco moradores, com diferentes perfis, que apresentam suas respectivas casas, convidando o telespectador a conhecer o imaginário do lar.

Os ex-alunos de Jornalismo Raynaia Uchoa, Rebeca Venice e Thiago Barros produziram, também, sob a orientação do professor Cláudio Bezerra, o filme Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés. O documentário trata da trajetória da banda recifense Ave Sangria, ícone da transgressão na década de 1970, em meio ao regime militar. O próprio título do filme foi extraído da canção “O pirata”, composta pelo grupo.

O filme Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema é o resultado do projeto experimental de João Batista Junior, Diego Mendes e Luís Otávio. O trabalho - orientado pelo professor de Jornalismo da Católica Alexandre Figueirôa – recorda Malunguinho, o mais importante quilombola de Pernambuco, líder do Quilombo de Catucá, que existiu de 1817 a 1835, entre o Recife e o município de Goiana.

Serviço

Mostra Pernambuco: exibição dos curtas-metragens selecionados

Cinema da Fundação: Rua Henrique Dias, 609, Derby – Recife.

Horário: a partir das 19h

Ingressos a R$ 8 e R$ 4 (meia entrada)

Ô de casa: 25 de abril

Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés: 25 de abril

Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema: 26 de abril

Site do Festival Cine PE, para mais informações: www.cine-pe.com.br

Encontro de Psicanálise discute amor e desejo feminino
Por Tiago Cisneiros

O Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano do Recife e a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano realizam, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário “Amor, desejo e gozo no feminino”, ministrado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda. O evento acontece no Hotel Best Western Manibu, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, bairro de Boa Viagem.

Confira a programação do seminário:

Dia 24:

- “A Formação do Analista” – das 19h30 às 21h30. – Entrada franca

Dia 25:

- “Por que não há relação sexual? Posição masculina/posição feminina” – das 9h às 10h30.

- “O gozo feminino” – das 11h às 12h30.

- “Os dizeres do amor – o amor como suplência” – das 14h30 às 16h.

- “A clínica” – das 16h30 às 18h.

No dia 24, a participação no evento é gratuita. Para o dia 25, as inscrições custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes.

Serviço

Informações:

(81) 9114 3874 – Lúcia Carneiro Leão

(81) 9172 4224 – Yáskara Maia

Hotel Best Western Manibu

- Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem - Recife/PE

- Fone: (81) 3084 2810.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, de 30 de abril até 3 de maio,  o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (Ered). Com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, o evento pretende, além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, compartilhar conhecimentos sobre a realidade jurídica de cada estado. O evento vai contar com painéis e palestras, atividades culturais, oficinas, concurso de artigos e atividades esportivas. Confira a programação:

Quinta-feira - 30/04/09

20h - Abertura oficial

22h - Atividade Cultural

Sexta-feira - 01/05/09

8h45 - Painel 1 - “A flexibilização dos direitos trabalhistas frente à crise econômica”

11h30 - Grupo de Discussão (painel 1)

14h - Peça de Teatro: “Ato Público”

20h15 - Mesa Redonda - Trabalho escravo e bóias-fria

22h - Atividade Cultural

Sábado - 02/05/09

8h45 - Painel 2 - Debate “O ensino Jurídico e o Exame da Ordem”

11h - Oficinas

14h - Painel 3 - “Dos Manguezais à transposição do São Francisco”

16h30 - Oficinas

20h15 - Valorização do Regionalismo, A Cultura Consciente e os Movimentos Populares

22h30 - Atividade Cultural

Domingo - 03/05/09

8h45 - Painel 4 – Encerramento

10h - Plenária Final

12h – Entrega dos Certificados

A expectativa é que mais de 500 estudantes da Regional Nordeste II, que reúne os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, participem do encontro. O evento é articulado pelo Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz (DAFESC) e faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Os interessados em participar podem escolher entre dois pacotes: sem alimentação, ao custo de R$ 50 até o dia 20 de abril, ou R$ 65 após a data; com alimentação, ao custo de R$ 65 até o dia 20 de abril e R$ 75 após a data. As inscrições podem ser feitas pelo www.dafesc-unicap.com/ered2009 ou no D.A de Direito, 3º andar do bloco G, sala 301.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de nove horas de carga complementar aos participantes.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Católica vai realizar 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá de 2 a 5 de junho a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário (MiradasDoc). Serão exibidos documentários com o intuito de compreender e observar os processos sociais que se fazem presente em todo o planeta.

Além da exibição de documentários, a mostra realizará o Primeiro Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A frase “Sertão. O senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, de Guimarães Rosa, retirada da obra Grande Sertão: Veredas, será o tema do concurso. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre o tema, levando em consideração as questões sociais a que nossa sociedade está subjugada.

A 1ª Mostra Internacional de Cinema (MiradasDoc) oferecerá, ainda, palestras e oficinas de roteiro, produção de documentário e crítica cinematográfica. Outras informações através do site www.unicap.br/eventos/mostra

Grupo Hegel vai  realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de seis horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos vários cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos, Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro, Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
ABRIL








MAIO






 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000