A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 28 de outubro de 2008 Ano 7

NPCIAMB continua comemorações dos seus 10 anos
Por Jaime Mitchell

As comemorações dos 10 anos do NPCIAMB tiveram continuidade nesta terça-feira (28) no auditório do bloco J. Os inscritos puderam assistir à conferência “Purificação da água para laboratórios de pesquisa e controle de qualidade”, ministrada pelo gerente de produto da Millipore Ind. Comércio Ltda, Alexandre Cunha.

Ele explicou as técnicas de purificação da água. “Temos a destilação, usada desde a Idade Média, mas está deixando de ser usada por ser muito cara e gastar muita água. Ela também promove reações químicas que podem não atender ao experimento e o destilador é anti-ecológico.” Ainda existe a deionização - separa os íons da água o carvão ativado - reduz oxidantes (cloro livre) e retém material orgânico por absorção; a osmose reversa – purifica a água por fermentação e é uma forma barata de usar; a ultrafiltração – composta de mebranas assimétricas; e a lâmpada UV, que tem ação germicida a acerta temperatura.

A água purificada é de uso nos laboratórios de pesquisas de universidades, veículo para aulas de ciências da saúde, como química, biologia, na indústria para produção de alimentos, controle de qualidade de medicamentos e para fazer controle físico-químico e microbiológico. “Purificada, a água terá mais qualidade, pois sem qualidade influenciará nos resultados”, explicou o professor.

Depois da conferência, o público assistiu à exposição de trabalhos de quatro professores, todos relacionados ao tema “Avanços Tecnológicos nos Processos Fermentativos para Produção de Etanol”.

O primeiro a falar foi o Prof. Dr. Elias Basile Tambourg, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e que presidiu a mesa. Em seguida, o Prof. Dr. José Teixeira, da Universidade do Minho (Uminho), de Portugal. A Profa. Dra. Ana Maria Souto Maior, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), deu destaque à produção de etanol. Encerrando, o Prof. Dr. Antônio Carlos Duarte Coelho, também da UFPE, falou da redução do consumo de água na produção de etanol. “Para uma destilaria funcionar é preciso, aproximadamente, 400.000 metros cúbicos de água”. O professor apresentou uma tabela com propostas para diminuir essa quantidade de água, entre elas: aumentar grau alcoólico, limpeza da cana a seco, valorização das águas condensadas, estudo da viabilidade da metanização da vinhaça para fins energéticos e do uso de seus efluentes.

Bioenergia foi tema de última conferência em comemoração aos 10 anos do NPCIAMB
Por Anne Mendes e Cecília Pinho

Os problemas que o planeta terá daqui a 50 anos, o que o desenvolvimento provoca no mundo e a capacidade energética do Brasil foram alguns dos temas debatidos na última conferência em comemoração aos 10 anos do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB). No final da tarde desta terça-feira (28), o membro do Laboratório de Imunopatologia Keiko Asami (LIKA) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Prof. Dr. José Luis, ministrou a conferência.

Logo no início da conferência sobre “Energia genética como estratégia para produção de bioenergia”, Luis explicou que a necessidade de alimentos e energia tende a acompanhar o crescimento dos países. “As nações, principalmente aquelas que se encontram em desenvolvimento, passarão a exigir mais da natureza. O consumo e a produção crescem junto com a ampliação dos Estados”, afirmou.

Segundo ele, nos próximos 50 anos vários problemas atingirão os países, como energia, água, comida, pobreza, terrorismo (guerras) e educação. Mas há soluções que podem impedir essa futura realidade, entre elas idéias que envolvam a energia, que remeteria ao uso dos meios naturais para produção da mesma. Energia eólica e nuclear e o combustível fóssil são apenas alguns exemplos. “Tudo é uma questão de estudar as fontes disponíveis no local e aplicá-las de forma inteligente”, reforçou.

Para finalizar, Luis disse que o Brasil é um dos países que mais tem capacidade de gerar alimento e energia, por causa do clima favorável e do solo fértil e que a tecnologia pode ser utilizada em favor disso. “Cada vez mais as inovações estão perto de nós, basta sabermos tirar proveito disso, utilizá-las ao nosso favor. Podemos converter rotas de bioenergia, transformar resíduos industriais em energia”, explicou.

Em seguida, a coordenadora do NPCIAMB, professora Galba Takaki, apresentou a conferência “Décimo Aniversário do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais”. A professora deu uma visão geral do desenvolvimento que o Núcleo teve desde a sua fundação, em 1998: a administração, os grupos de pesquisa, as áreas de atuação, intercâmbios, projetos e os pesquisadores.

Hoje, com 11 laboratórios, o NPCIAMB contabiliza 198 artigos científicos publicados, 768 participações em congressos, 65 teses e dissertações e 18 livros publicados. A professora ainda ilustrou a apresentação com fotos da estrutura do Núcleo e falou de perspectivas para o ano que vem. “Em 2009 queremos consolidar novos intercâmbios, aumentar a quantidade e qualidade da produção científica e otimizar a coleção de culturas. E todo esse trabalho só poderá ser feito com toda essa equipe, que continuemos fortalecendo”.

Galba Takaki entregou a toda a equipe que compõe o NPCIAMB uma placa de reconhecimento pelo trabalho. A equipe também fez uma surpresa à professora entregando uma placa com dizeres de agradecimento por todos esses anos de dedicação ao Núcleo: “Pelos dez anos de luta e pela crença que a ousadia é o caminho para grandes realizações”. Ao final da conferência, todos foram convidados a comemorar os dez anos do NPCIAMB em um coquetel.

Caravana da UNE agita a Católica
Por Cecília Pinho

A Caravana da UNE (União Nacional dos Estudantes): Saúde, Educação e Cultura chegou, nesta terça-feira (28), à Universidade Católica de Pernambuco. Desde 11 de agosto, Dia do Estudante, o projeto está rodando pelo Brasil com um roteiro que passa pelos 27 estados e 41 universidades. A meta é atingir 120 mil estudantes promovendo discussões sobre temas atuais e relevantes, nas áreas de saúde, educação e cultura.

Comportamento da juventude, descriminalização das drogas, legalização do aborto, consumo de álcool, violência no trânsito, prevenção de DST’s foram temáticas abordadas durante o dia em palestras, debates e exibição de filmes. “A idéia é discutir com os estudantes para saber as reais demandas deles nessas temáticas que pautam o dia-a-dia”, disse Emival Dalat, o coordenador geral da Caravana da UNE.

Em parceria com o Ministério da Saúde, a programação contemplou bem a área da saúde, com aferição de pressão, vacinação contra a rubéola, doações de sangue, que foram mais de 80, e o teste rápido de HIV, que saía em 30 minutos e mais de 70 pessoas fizeram. “A Caravana vem para conscientizar os universitários desde a prevenção de DST’s até a campanha da Lei Seca. Para isso, distribuímos cartilhas de orientação, jornais, preservativos”, disse Dalat.

Na Rua do Lazer, a Caravana montou uma tenda e agitou o dia dos universitários com apresentações teatrais, oficina de circo, banda de forró e ainda apresentações artísticas dos pontos de cultura do Estado. “Estamos muito satisfeitos com a participação dos alunos durante todo o dia. Queremos ajudar os estudantes a construírem uma universidade que venha realmente atender a sociedade brasileira e que tenha a cara dos estudantes”, concluiu Dalat.

A Caravana da Une finaliza o roteiro de visitas aos estados brasileiros no dia 27 de novembro, quando chega à UnB (Universidade de Brasília), em Brasília.

Livro sobre rádios comunitárias será lançado na Católica
Por Nathália Bormann

Nesta quarta-feira (29) será lançado o livro Comunicação, Rádios e Movimentos Sociais, na sala 510, no 5º andar do bloco A da Universidade Católica. O lançamento, que será acompanhado de um debate sobre o tema, terá início às 16h50 seguindo até as 18h20 e contará com a presença do representante da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), Davi Moreno, e da professora de Jornalismo da Católica, Ana Veloso, além do professor do Núcleo de Documentação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luis Momesso, e da professora da Faculdade Maurício de Nassau, Renata Rolim. A professora Aline Lucena, do Observatório de Mídia da UFPE, também estará presente. O trabalho reúne ainda artigos de Armando Matelar, pesquisador francês, Cicília Peruzzo, da Universidade Metodista, e Venício Lima, da Universidade de Brasília (Unb).

Urna da campanha Vote Noronha fica na Católica até sexta
Por Anne Mendes

A Católica apóia a candidatura do Arquipélago de Fernando de Noronha como uma das sete maravilhas naturais do mundo. Na manhã desta terça-feira (28) foi instalada a urna itinerante de votação da campanha Vote Noronha.

Quem participar, concorrerá a viagens para Fernando de Noronha com hospedagem, passeio turístico e café-da-manhã inclusos. A campanha tem a finalidade de atrair uma quantidade suficiente de votos para a ilha representar o Brasil na próxima fase da competição em janeiro. A decisão final sairá em 2010, quando apenas sete dos 21 finalistas serão tidos como maravilhas naturais do mundo.

A urna ficará no hall do bloco G da Universidade até a próxima sexta-feira (31). Quem não puder comparecer, poderá votar pela Internet através da página www.votenoronha.com.br

Grupo Acorda Brasil e Pastoral recrutam alunos para participar de campanha solidária
Por Anne Mendes

Ajudar ao próximo. Esse é o mais novo lema do Grupo Acorda Brasil, formado por estudantes da Católica. Em parceira com a Pastoral da Universidade, eles dão início a uma campanha solidária de arrecadação de alimentos. Mas para a realização e o sucesso dessa empreitada, eles necessitam de ajuda.

Convocam estudantes, de qualquer curso da Universidade, para participar de um encontro, que acontecerá na próxima segunda-feira (3), na sala de convivência da Pastoral, localizada no 7º andar, do bloco G, da Católica. Eles irão se reunir com os universitários interessados em participar da iniciativa, juntamente com o coordenador da Pastoral, Padre Antonio Mota, para explicar do que se trata a idéia.

O grupo adiantou que os alimentos arrecadados serão doados na noite de Natal para pessoas carentes.

Informações:
(81) 8806.3341 / 8767.7477

e-mail: acordabrasill@hotmail.com

Começa nesta quarta-feira o Curso “As Artes em 10 horas”
Por Anne Mendes

Começa nesta quarta-feira (29) o curso “As Artes em 10 horas”, promovido pelo curso de Letras da Católica e ministrado pelo professor Janilto Andrade. Ele abordará as artes plásticas em 10 horas/aula.

Para participar, os interessados devem investir R$ 10,00. No valor da inscrição já está incluso o material didático e a confecção dos certificados de participação, que valerão 10 horas em atividades complementares. As vagas são limitadas. Para realizar sua inscrição, procure a secretaria do curso de Letras, localizada na sala 608 do bloco A.

As aulas acontecerão nos dias 29 de outubro, 1º; 5, 8 e 12 de novembro.

Informações: (81) 2119.4166

Cine Revezes exibe filme Durval Discos

Nesta quarta-feira (29), o Cine Revezes exibirá o filme Durval Discos, de Anna Muylaert. O longa-metragem conta a história de um hippie solteirão, beirando os 40 anos, chamado Durval que vive com sua mãe, uma velha dominadora, chamada dona Carmita. Em 1995, quando ocorre a transição do LP para o CD, Durval se recusa a abandonar o vinil. Inesperadamente, uma menina de 9 anos, chamada Kiki, surge na vida de dona Carmita e Durval fazendo os dois enxergarem a vida de uma outra maneira. A exibição está marcada para as 19h, na sala 510 do bloco A da Católica.

Estudantes de Direito visitarão Fórum do Recife, Tribunal de Justiça e OAB
Por Tiago Cisneiros

Na próxima quarta-feira (29), 40 estudantes do curso de Direito da Católica visitarão o Fórum do Recife, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a sede pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na visita, os universitários serão recebidos pelos presidentes do Tribunal, Jones Figueiredo, e da OAB-PE, Jayme Asfora. A iniciativa, que acontece semestralmente, é do professor de Prática Jurídica Cível, Fernando Lapa, e envolve alunos do 7o e 8o períodos do curso. “A intenção é mostrar, na prática, o funcionamento dos órgãos e a tramitação processual, além de estabelecer um contato importante dos estudantes com os profissionais da área que desejam, inclusive os presidentes das instituições”, explica Fernando.

Mestrado em Direito vai promover Semana de Direitos Humanos
Por Cecília Pinho

Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades atuais e futuras dos Direitos Humanos, o Mestrado em Direito da Universidade Católica de Pernambuco promove, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no campus da Universidade, a Semana de Direitos Humanos 2008. Os participantes terão a oportunidade de discutir a respeito do significado histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que este ano completa 60 anos. Durante todos esses anos, conquistas foram alcançadas em proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais a todas as pessoas.

Por isso, a Semana de Direitos Humanos 2008 vai reunir uma Mostra de Cinema com filmes relacionados com direitos humanos, palestras magnas envolvendo democracia e sistemas internacionais de proteção, e painéis com os temas variando entre diálogo inter-religioso e infância e juventude. O evento aborda ainda o significado dos direitos humanos nas constituições, legislações e políticas públicas.

Para acessar a programação  CLIQUE AQUI

Católica irá promover a II Semana de Informática

O curso de Ciência da Computação irá promover a 2ª Semana de Informática da Católica entre os dias 3 e 7 de novembro. Estão programadas 11 palestras, uma mesa-redonda e 12 minicursos. Haverá também a 2ª Maratona de Programação e a exposição sobre a Evolução da Informática.

As palestras serão abertas ao público e acontecerão no auditório G2, no 1º andar do bloco G, das 17h às 22h. A exposição será realizada no salão receptivo. Já os minicursos serão apenas para os inscritos e acontecerão no Laboratório Inácio de Loyola e no NIC. A divulgação da programação completa estará na página http://www.dei.unicap.br/cdc/sic2/ a partir desta sexta-feira (24) e as inscrições para os minicursos acontecerão na secretaria do curso, no 1º andar do bloco A, a partir da próxima segunda-feira (27). A taxa custa R$ 10,00.

Abertas inscrições para curso básico de fotografia de estúdio

Especialista em Design da Informação pela UFPE, a professora do curso de Jornalismo da Católica e editora da Revista Gastrô, Renata Victor, irá ministrar curso básico de fotografia de estúdio, nos dias 10, 12 e 13 de novembro, das 14h às 18h, na sala 002 do bloco G. Estão sendo oferecidas 30 vagas para pessoas interessadas na arte da fotografia em estúdio e estudantes e profissionais de comunicação. As inscrições podem ser feitas no site www.unicap.br e a taxa é de R$ 90,00 até 31 de outubro e de R$ 100,00, até 7 de novembro.

Abertas inscrições para curso básico de jornalismo esportivo

Mestre em Jornalismo pela University of Westminster, de Londres, o professor de Jornalismo da Católica Álvaro Filho irá ministrar curso sobre jornalismo esportivo, no período de 10 a 13 de novembro, das 8h às 11h, no auditório da Unicap Júnior. Serão oferecidas 60 vagas para pessoas interessadas em iniciar-se nas técnicas de jornalismo esportivo e para estudantes e profissionais de comunicação.

O conteúdo do curso inclui uma breve história do futebol no mundo e no Brasil; regras; evolução das táticas de futebol; a cobertura diária do jornalismo esportivo; as características e riscos do trabalho do setorista; o trabalho da assessoria de imprensa; o jornalismo opinativo; técnicas de entrevista no jornalismo esportivo; a reportagem esportiva: texto, contextualização histórica, recursos gráficos; estruturas de uma matéria de apresentação, planejando uma apresentação de partidas rotineiras, clássicos e finais de campeonato, as vinculadas, estatísticas, a ficha de apresentação; a cobertura de uma partida de futebol, as diferenças de cobertura entre os veículos de comunicação, a cobertura do repórter, a cobertura do comentarista e do narrador da partida, os vestiários, a ficha de resultado.

As inscrições devem ser feitas pelo www.unicap.br e a taxa custa R$ 90,00 até o dia 31 de outubro e R$ 100,00 até o dia 7 de novembro. 

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “city tour” em Fortaleza e camisa custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120

Unicap Jr promove curso sobre Código Penal
Por Cecília Pinho

De 3 a 7 de novembro, a Unicap Jr promoverá para os estudantes de Direito o curso de atualização do Código Penal, ministrado pelos professores e criminalistas Francisco Alves de Vasconcelos e José Francisco Arruda de Vasconcelos, especialistas em Ensino Superior do Direito e pós-graduados em Direito Processual. A intenção é abordar as modificações trazidas pelas leis: Lei 11.689, procedimento do júri; Lei 11.690, provas; e Lei 11.719, procedimentos e suspensão do processo.

As aulas serão no auditório da Unicap Jr, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas mediante o pagamento da taxa de R$ 60 na Unicap Jr, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Ao final do curso, os estudantes receberão certificado de participação, com carga horária de 15 horas/aula. Outras informações pelo telefone 2119-4365.

Grupo Hegel abre inscrições para minicurso

O Grupo Hegel/ Unicap vai promover, nos dias 12 e 13 de novembro, minicurso sobre as bases hegelianas na psicanálise de Lacan. As aulas serão ministradas pela psicanalista e mestre em Filosofia, Ana Cabral. Os participantes receberão certificado de 8 horas/aula.

O objetivo do minicurso é articular o sujeito da psicanálise com o sujeito hegeliano, tomando como base as referências a Hegel, que Lacan utilizou no seu ensino. Os interessados devem se inscrever na sala 05, no térreo do bloco B, das 14h às 17h. Mais informações pelo fone 2119.4230 ou pelo email: grupohegelunicap@gmail.com.

Diretório Acadêmico de História colabora para realização do 4º Epeh
Por Anne Mendes

Para levar o estudante de História a refletir sobre a temática da influência da cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana será promovida a quarta edição do Encontro Pernambucano de Estudantes de História (Epeh). De 14 a 16 de novembro, a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) sediará o evento.

A iniciativa é uma realização dos diretórios acadêmicos do curso de História da Católica; Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Funeso; Universo e Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh).

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades culturais, comunicações e debates marcarão os três dias de atividades que devem abordar como a cultura afro-brasileira é vista hoje e a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas. Para participar, os interessados devem procurar os Diretórios e Centros Acadêmicos das instituições e se inscreverem. O investimento varia entre R$ 15,00 e R$ 20,00.

INSCRIÇÕES

PRAZO
ESTUDANTES
COMUNICAÇÃO
14/10 a 03/11 R$ 15,00 + R$ 5,00
04/11 ao dia do evento R$ 20,00 + R$ 5,00

Os alunos que participarem do encontro receberão certificados que equivalem a 30 horas de evento; 6 horas de minicurso e 4 horas de oficina. Para a abertura já estão confirmadas as presenças do representante do Quilombo Cultural Malunguinho, João Monteiro; de um representante do Funcultura (Fundarpe) e da representante da casa do Carnaval da Prefeitura da cidade do Recife, Azenilde Simões. Durante a cerimônia, será ministrada uma palestra que tratará do tema central do 4º Epeh: “A cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana”.

O evento recebe o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife; Governo de Pernambuco; Companhia Editorial de Pernambuco (Cepe); Fundarpe; Prefeitura de Olinda; União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

Informações:
coepeh2008@yahoo.com.br
coepeh2008.informes@gmail.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Lucélia Brito e Manuela Ramos(Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

NOVEMBRO

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000