A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 22 de outubro de 2008 Ano 7

Túnel da evolução na Católica atrai visitantes
Por Anne Mendes

A curiosidade acabou. Há aproximadamente três dias quem passa pelo hall do bloco A da Universidade vê a presença de um muro, construído em jornal e papelão, com pinturas rupestres. Essa é apenas uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou segunda-feira (20).

Do Big Bang à influência da tecnologia na vida pós-moderna, todos os períodos da história foram retratados de forma descontraída e com exemplos que facilitam a compreensão dos assuntos. A formação das galáxias, do Sistema Solar e da Terra; o surgimento e desenvolvimento da vida; evolução dos hominídeos; homo sapiens e a tecnologia.

Para chegar ao resultado final, aproximadamente 60 alunos dos cursos de História, Ciências Biológicas, Comunicação Social, Física e Ciência da Computação trabalharam desde agosto na execução do projeto. Segundo o professor do curso de História Luiz Marques, um dos coordenadores do evento, o envolvimento dos estudantes foi fundamental. “Estamos muito satisfeitos com a participação dos alunos, que ‘vestiram a camisa’ pela causa. Eles participaram de todas as etapas: pesquisa, montagem e monitoramento”, afirmou. Os professores da Católica, Maria do Carmo e Francisco Luiz Santos também fazem partte da equipe que coordena o evento.

A programação de “Evolução e Diversidade”, tema da Semana, se estende até a próxima sexta-feira (25). Palestras e outras exposições devem movimentar o evento, que tem recebido visita de alunos da Católica e de escolas públicas e privadas do Estado, como a estudante do da 8ª série do Liceu, Juliana Cruz. “Nunca tinha acompanhado uma exposição como essa. É uma oportunidade de assistir a uma aula de forma bem dinâmica”, comentou. A colega de turma de Juliana, Hayanne Pessoa, concordou com a amiga. “É muito interessante, pois podemos ter contato com as transformações que não pudemos vivenciar.”

Além da Católica, as Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco também são sedes da Semana, que é uma atividade elaborada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e operacionalizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Segundo o professor Luiz Marques, através de trabalhos como este vê-se que é possível divulgar a boa ciência de maneira didática e agradável. “Através dessa feira tivemos a oportunidade de fazer um trabalho científico superatual”, afirmou. A exposição fica aberta ao público durante todo o dia.

Curso sobre Simone de Beauvoir começou nesta terça-feira
Por Anne Mendes

O curso de Introdução ao Pensamento de Simone de Beauvoir teve início na tarde de terça-feira (21). As aulas que acontecem até quinta-feira (23) são realizadas sempre no horário das 14h às 17h, na sala de teleconferências da Católica, localizada no térreo do bloco G4 (anexo atrás do Unibanco).

No primeiro dia, com a participação de 80 alunos, foi abordada a temática da Filosofia Moral e o pensamento de Nietzsche e Jean-Paul Sartre. Para compreender Simone de Beauvoir se faz necessário uma investigação da gênese do seu pensamento através do debate com a Filosofia Moral e a Fenomenologia, da parceria filosófica com Sartre, da fundamentação da moral existencialista, dos conceitos chaves do pensamento de Beauvoir e da sua marca de originalidade.

Segundo a professora Juliana de Albuquerque, colaboradora do Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) e pesquisadora do Grupo Hegel Unicap, antes de conhecer a obra de Simone, é preciso introduzir os conceitos chaves do pensamento dela.

A liberdade também foi um assunto abordado durante a primeira aula do curso. Juliana reforçou que Simone colocava o fato do homem ser livre e que essa liberdade deveria ser vista com responsabilidade. “É através desse privilégio, é permitido que as regras não sejam impostas pela sociedade e sim que cada um ‘imponha’ os seus limites”, afirmou.

A participação dos alunos na primeira aula animou Juliana. “Espero que a resposta continue sendo positiva, pois esse curso é antes de tudo uma oportunidade de atualização do pensamento de Beauvoir”, disse.

A aluna do 7º período do curso de Direito Mayara Cavalcanti ouve falar de Simone de Beauvoir desde os 13 anos e superou as expectativas durante a aula. “Pretendia apenas aprofundar meu conhecimento na parte filosófica e científica da autora, mas estou aprendendo mais do que imaginava. Não vejo a hora de falar sobre a questão do gênero”, afirmou.

O estudante do 8º período de Licenciatura em Química Anderson Nogueira começou a se interessar por Filosofia após pagar uma das cadeiras da Universidade. “Depois de cursar Introdução à Filosofia, me interessei bastante pelas linhas de raciocínio dos estudiosos. O curso está ótimo, com certeza vou cumprir meu objetivo de complementar meus conhecimentos sobre o existencialismo francês”, assegurou.

As aulas do curso vão até a próxima quinta-feira (23), sempre no período da tarde. No final, os participantes receberão um certificado com 12 horas de atividades complementares.

Alunos da Católica assistem ao filme “Ensaio sobre a Cegueira”
Por Cecília Pinho

Na noite desta quarta-feira (22), cerca de 70 alunos da Católica foram ao Cine Boa Vista assistir ao filme ‘Ensaio sobre a Cegueira’, do cineasta brasileiro Fernando Meirelles. A atividade é complementar à disciplina de Humanismo e Cidadania, ministrada pelo professor de Teologia Vanderlei Lain. O professor combinou anteriormente com a gerência do cinema para que a película iniciasse um pouco mais tarde, às 18h45, para que os alunos pudessem participar.

Inspirado na obra de José Saramago, o filme conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal ‘cegueira branca' - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários.

O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar a modificação completa da sociedade que perde tudo aquilo que considera civilizado. Dentro da disciplina, o filme permitiu aos alunos refletirem e analisarem a condição do ser humano na atualidade a partir das reflexões de José Saramago.

Ensaio sobre a Cegueira
Elenco: Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Don McKellar, Maury Chaykin, Martha Burns.
Direção: Fernando Meirelles
Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Distribuidora: Fox Filmes

Fórum discute abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizou, nesta quarta-feira (22), entre 9h30 e 12h, a sexta sessão do 3o. Ciclo do Fórum de Direitos Humanos do Recife. O evento, ocorrido no auditório G2 da Unicap, é fruto de uma parceria entre a Unicap e a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife e o Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social do Recife.

A mesa-redonda do fórum teve como tema “A Exploração e o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e os Agentes de Prevenção”. Os debatedores convidados foram Marcelo Teles, da Rede de Combate; o juiz da Vara de Infância e da Juventude, Hélio Braz; o coordenador pedagógico da Gestos (entidade dedicada ao combate à contaminação por HIV), Nielson da Silva Bezerra; Alexandre Nunes, professor de Direito Penal da Católica; e João Cândido, do Conselho Municipal de Direitos Humanos.

O primeiro palestrante, Marcelo Teles, tratou da diferença entre abuso e exploração sexual: o primeiro é baseado na relação física entre a vítima e o criminoso, geralmente originada no ambiente doméstico; o segundo envolve, além desses, a figura do aliciador, que lucra, financeiramente, com a atividade. Abordou, ainda, a multiplicidade da exploração, ao citar exemplos de pornografia infantil na internet, o turismo sexual na capital e a prostituição infanto-juvenil – por um real ou um prato de comida - no interior. Em seguida, apontou os agentes de prevenção da violência sexual aos jovens, declarando enxergar diferentes meios de combate, conforme o tipo de prática. Enfatizou a importância da família, do acesso à informação, das campanhas estatais, dos órgãos do governo e da própria sociedade civil, no apoio e proteção à criança. Marcelo defendeu, também, o atendimento, em unidades de saúde e no sistema prisional, aos agressores, devido ao fato de, freqüentemente, possuírem problemas psicológicos.

Em seguida, o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Hélio Braz, explanou sobre o desafio da violência sexual na esfera judicial. Durante a palestra, citou artigos da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente, defendeu a interdisciplinaridade no trato da questão, explicou a sua atuação em conjunto com uma equipe de psicólogos e pedagogos e criticou a visão individualista – ou “presidencialista” – do Direito e a frágil legislação brasileira sobre o assunto. Abordou, também, a dificuldade da escuta judicial de crianças, por não possuírem uma noção real do que acontece no momento do abuso.

João Cândido, representante do Conselho Municipal de Direitos Humanos, prosseguiu a sessão. Em sua palestra, trouxe a abordagem da Constituição de 1988, ao explicar duas contribuições decisivas ao combate à violência sexual de menores: a possibilidade de criação de conselhos, para discussão conjunta de governo e sociedade civil; e a municipalização da política, com maior independência e força para os municípios. Definiu a sociedade brasileira como patriarcal, machista e adultocêntrica, o que impediria o tratamento efetivo do problema. “O abuso sexual, no Brasil, está respaldado no poder secular – como a família -. Isso evita a denúncia e o combate ao crime”, declarou. João Cândido explicou, também, o trabalho do Conselho Municipal de Direitos Humanos e o Plano Municipal de Enfrentamento à Exploração e ao Abuso da Criança e do Adolescente do Recife.

O professor de Direito Penal da Católica Alexandre Nunes conduziu a sua apresentação entre a linha acadêmica e a realidade criminal. De início, enfatizou a diferença entre a teoria e a prática na criminologia. Criticou as instituições brasileiras (polícia, Estado, Ministério Público etc.), a existência da prisão especial e do foro privilegiado e a criação de certos produtos da mídia - os quais definiu como “excitantes, principalmente, para as crianças”. Disse, ainda, que a violência sexual só chega à Justiça quando ocorre nas classes mais pobres. Alexandre defendeu o tratamento científico do problema da violência sexual, com o atendimento médico aos agressores, e a realização de ações a médio e longo prazo no setor social, sobretudo na esfera educacional. O professor encerrou a palestra com a afirmação de que “existe, sim, uma luz no fim do túnel”.

O último convidado, Nielson da Silva Bezerra, coordenador pedagógico da ONG Gestos, abordou as relações entre a violência sexual e a contaminação com o vírus HIV (da AIDS). Apontou os recentes processos de feminilização e pauperização da doença, ou seja, a sua maior ocorrência entre mulheres e pobres. Explicou, também, o crescimento dos casos de crianças soropositivas por infecção não-vertical (originária do contato com a mãe portadora), e relacionou tal situação à prática do abuso sexual. Sobre a atuação da Gestos, citou exemplos de meninos e meninas abusadas, explicou a dificuldade da denúncia e a complexidade do apoio psicológico necessário e, também, apresentou as campanhas “Meninas Unidas Contra a Violência e a AIDS” e a do musical “Sonho Possível” (baseado na obra “Saltimbancos”, de Chico Buarque). Ao término de sua palestra, foi aberto um espaço para debate com o público.

O 3º Ciclo do Fórum de Direitos Humanos do Recife, iniciado no dia 28 de maio, prossegue com mais duas sessões, também no auditório G2 (1o. andar do bloco G da Unicap). Em 12 de novembro, o tema será “Igualdade Racial: Questão dos Povos Negros, Indígenas, Ciganos e Demais Povos Discriminados”. Na data de encerramento, 10 de dezembro, o debate acontecerá em torno do tema “Declaração dos Direitos Humanos 60 anos: Desafios e Avanços”.

Para mais informações sobre o fórum, visite os sites www.recife.pe.gov.br e www.unicap.br/forumdireitoshumanos, escreva para direitoshumanos@recife.pe.gov.br, ou telefone para 3232-8326/3232-2237.

Publishop premia alunos de Publicidade da Católica
Por Tiago Cisneiros

Nesta terça-feira (21), entre 9h20 e 11h20, foi realizado, no auditório G2, o Publishop 2008.2 da Universidade Católica de Pernambuco. O evento, comandado pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Rodrigo Duguay, contou com a presença do publicitário e diretor de criação da Mart Pet Comunicação, Ricardo Santiago

Alunos e professores de Publicidade lotaram o auditório para assistir à palestra de Ricardo sobre a sua trajetória profissional e as características do mercado atual. “Estou aqui para falar da parte prática, para fazer com que os estudantes saiam um pouco da perspectiva teórica da faculdade e entrem mais na nossa realidade”, explicou o publicitário. “A parte mais importante na publicidade é o contato e a noção do que está acontecendo, o termômetro do mundo”, completou.

Durante a palestra, Ricardo detalhou as relações entre publicitários e clientes, a necessidade do meio termo entre o trabalho na agência e o estudo acadêmico e o crescimento do mercado publicitário em Pernambuco. Tratou, ainda, da importância de colher informações diversas para formar uma base própria e de conhecer as diferentes visões de mundo dos colegas de faculdade. Destacou, também, as facilidades trazidas pela informática e as novas possibilidades da mídia e deu dicas profissionais aos estudantes. Em seguida, foi aberto um espaço para perguntas de alunos e professores. No encerramento da palestra, Ricardo Santiago sintetizou a vida do publicitário: “A gente tem que ter cara de pau, para ir atrás, mostrar as idéias... Não tem muito segredo: é garra, talento e vontade”.

O Publishop 2008.2, também, teve o seu momento de descontração: o Troféu PubliUnicap. Foram exibidos dez videoclipes, produzidos pelos alunos do 6o. período do último semestre (atual 7o .período), na cadeira de Produção Audiovisual II, ministrada por Rodrigo Duguay.

Em seguida, foram anunciados os vencedores das cinco categorias, escolhidos por voto secreto de publicitários pernambucanos. Daniel Asfora ganhou o prêmio de Melhor Ator, no filme Sessão das Dez (de Raul Seixas). Bruna Chidid foi eleita a Melhor Atriz, por Ciúmes (de Ultraje a Rigor). A Melhor Direção ficou com Dreams (de Mellotron). Expresso da Elétrica Avenida (de Nação Zumbi) foi premiado como Melhor Fotografia. A principal categoria, Melhor Videoclipe, foi conquistada por Sentado na Beira do Rio (de DJ Dolores e Eddie). O prêmio de Menção Honrosa, escolhido pelos professores do curso de Publicidade, foi entregue aos realizadores do filme Casa Pré-Fabricada (música de Los Hermanos).

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “city tour” em Fortaleza e camisa custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120

Unicap Jr promove curso sobre Código Penal
Por Cecília Pinho

De 3 a 7 de novembro, a Unicap Jr promoverá para os estudantes de Direito o curso de atualização do Código Penal, ministrado pelos professores e criminalistas Francisco Alves de Vasconcelos e José Francisco Arruda de Vasconcelos, especialistas em Ensino Superior do Direito e pós-graduados em Direito Processual. A intenção é abordar as modificações trazidas pelas leis: Lei 11.689, procedimento do júri; Lei 11.690, provas; e Lei 11.719, procedimentos e suspensão do processo.

As aulas serão no auditório da Unicap Jr, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas mediante o pagamento da taxa de R$ 60 na Unicap Jr, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Ao final do curso, os estudantes receberão certificado de participação, com carga horária de 15 horas/aula. Outras informações pelo telefone 2119-4365.

Diretório Acadêmico de História colabora para realização do 4º Epeh
Por Anne Mendes

Para levar o estudante de História a refletir sobre a temática da influência da cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana será promovida a quarta edição do Encontro Pernambucano de Estudantes de História (Epeh). De 14 a 16 de novembro, a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) sediará o evento.

A iniciativa é uma realização dos diretórios acadêmicos do curso de História da Católica; Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Funeso; Universo e Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh).

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades culturais, comunicações e debates marcarão os três dias de atividades que devem abordar como a cultura afro-brasileira é vista hoje e a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas. Para participar, os interessados devem procurar os Diretórios e Centros Acadêmicos das instituições e se inscreverem. O investimento varia entre R$ 15,00 e R$ 20,00.

INSCRIÇÕES

PRAZO
ESTUDANTES
COMUNICAÇÃO
14/10 a 03/11 R$ 15,00 + R$ 5,00
04/11 ao dia do evento R$ 20,00 + R$ 5,00

Os alunos que participarem do encontro receberão certificados que equivalem a 30 horas de evento; 6 horas de minicurso e 4 horas de oficina. Para a abertura já estão confirmadas as presenças do representante do Quilombo Cultural Malunguinho, João Monteiro; de um representante do Funcultura (Fundarpe) e da representante da casa do Carnaval da Prefeitura da cidade do Recife, Azenilde Simões. Durante a cerimônia, será ministrada uma palestra que tratará do tema central do 4º Epeh: “A cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana”.

O evento recebe o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife; Governo de Pernambuco; Companhia Editorial de Pernambuco (Cepe); Fundarpe; Prefeitura de Olinda; União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

Informações:
coepeh2008@yahoo.com.br
coepeh2008.informes@gmail.com

Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais comemora 10 anos
Por Anne Mendes

Os 10 anos do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB) da Católica serão comemorados com uma programação especial, nos dias 27, 28 e 29 de outubro. A abertura do evento será feita pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e contará com as presenças do cônsul do Japão no Recife, Toshio Watanabe, e do Prof. Dr. Kazutaka Fukushima, da Chiba University. Agendada para as 9h, no auditório G2, a solenidade irá comemorar também os 100 anos da chegada dos japoneses ao Brasil e os 10 anos de cooperação internacional entre a Católica e a Chiba University.

No primeiro dia estão programadas conferências com o diretor executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio; com o Prof.Dr. Nelson Lima, da Universidade do Minho (Portugal); com a Profª Drª Ana Maria Frattini Fileti, da Universidade Estadual de Campinas; e com o Prof Dr. Adalberto Pessoa Júnior, da Universidade de São Paulo. Já no segundo dia, os conferencistas serão o presidente da Facepe, Diogo Simões; a Profª Drª Ana Maria Isepon, da UFPE; e da Profª Drª Galba Takaki, coordenadora do NPCIAMB.

Haverá ainda no dia 28, duas mesas-redondas. A primeira contará com a participação dos professores doutores Elias Tambougi, da Universidade Estadual de Campinas; José Teixeira, da Universidade do Minho; e Rubens Maciel Filho, da Universidade Estadual de Campinas. Já a segunda mesa será formada pelos professores doutores Valdemir Alexandre dos Santos, coordenador do curso de Engenharia Química da Católica; Beatriz Susana Ceballos, da Universidade Estadual da Paraíba; Florival Rodrigues de Carvalho, superintendente de Desenvolvimento Científico; e Mohand Benachour, da UFPE.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO:

SEGUNDA – FEIRA (27 de outubro)
09h - CERIMÔNIA DE ABERTURA
“10 Anos de Cooperação Internacional Universidade Católica de Pernambuco e Chiba University”
10h30 – CONFERÊNCIA
“Engenharia Genética como Estratégia para Produção de Bioenergia”
12h – INTERVALO
14h – CONFERÊNCIA
“Recursos Biológicos: Propriedade Intelectual e Patentes”
15h – CONFERÊNCIA
“Controle baseado em redes neurais de coluna de absorção para recuperação de etanol de dornas de fermentação”
16h – CONFERÊNCIA
“Purificação de Produtos Biotecnológicos por Extração Líquido-Líquido em Sistemas Micelares”

TERÇA – FEIRA (28 de outubro)
09h – CONFERÊNCIA
“Fomento à Pesquisa em Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia”
10h15 – MESA REDONDA
“Avanços Tecnológicos nos Processos Fermentativos para Produção de Etanol”
12h – INTERVALO
14h – CONFERÊNCIA
15h – MESA REDONDA
“Impactos Ambientais na Produção de Energia Verde”
16h30 – CONFERÊNCIA
“Décimo Aniversário do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais”

MINICURSOS
SEXTA-FEIRA (24 de outubro)
MINICURSOS (8h às 12h e 13h às 17h)
Maldi Tof: Fundamentos e aplicações na caracterização de recursos biológicos
Microscopia Eletrônica de Varredura: Aspectos técnicos e perspectivas
Produção e Aplicação de Biossurfactantes

QUARTA-FEIRA (29 de outubro)
MINICURSOS (8h às 12h e 13h às 17h)
Aplicações de Redes Neurais e Lógica Fuzzy em Processos Químicos e Biotecnológicos
Purificação de Bioprodutos, Estudo de Métodos de Separação com uso de Ferramentas Computacionais de Modelagem e Simulação

Univerão recebe propostas para cursos

Estão abertas, até o dia 24 de outubro, as inscrições para apresentação de propostas de cursos a serem oferecidos no Univerão 2009.1. Podem apresentar propostas pós-graduandos, professores e consultores ad hoc. As propostas devem ser apresentadas no formulário próprio e entregues, impressos na Coordenação Geral de Extensão (G4 - 302). Mais informações no fone 2119 4242 ou pelo e-mail extensaounicap@unicap.br

Grupo Hegel abre inscrições para minicurso

O Grupo Hegel/ Unicap vai promover, nos dias 12 e 13 de novembro, minicurso sobre as bases hegelianas na psicanálise de Lacan. As aulas serão ministradas pela psicanalista e mestre em Filosofia, Ana Cabral. Os participantes receberão certificado de 8 horas/aula.

O objetivo do minicurso é articular o sujeito da psicanálise com o sujeito hegeliano, tomando como base as referências a Hegel, que Lacan utilizou no seu ensino. Os interessados devem se inscrever na sala 05, no térreo do bloco B, das 14h às 17h. Mais informações pelo fone 2119.4230 ou pelo email: grupohegelunicap@gmail.com.


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Lucélia Brito e Manuela Ramos(Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

NOVEMBRO

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000