A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 24 de outubro de 2008 Ano 7

Reitor participa de cerimônia no Palácio das Princesas
Por Tiago Cisneiros

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e o professor de Direito Fernando Lapa compareceram, nesta sexta-feira (24), ao lançamento da Olimpíada de Jogos e Educação (OJE), promovida pelo Governo do Estado.

A solenidade, iniciada às 9h, aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Salão das Bandeiras. O governador Eduardo Campos, o secretário de Educação, Danilo Cabral, e o diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, discursaram durante a cerimônia. Autoridades, professores, estudantes, gestores de escolas e representantes das principais universidades do Estado assistiram ao evento.

A Olimpíada de Jogos e Educação é uma iniciativa entre o Governo do Estado de Pernambuco e o Porto Digital. O projeto pretende unir a aprendizagem de conteúdos didáticos ao entretenimento dos jogos eletrônicos. Durante a cerimônia de lançamento, o professor da Universidade Federal de Pernambuco André Neves explicou as regras, o funcionamento e as premiações da competição.

Em 2008, a OJE acontecerá de forma experimental, entre os dias 3 de novembro e 1o. de dezembro: apenas 20 escolas públicas terão equipes na competição. A idéia é expandir, a partir de 2009, o número de instituições participantes. O professor de Geografia Bruno Ferreira e a aluna Lidiane (17 anos) – ambos do Colégio Maciel Pinheiro – participaram da cerimônia de lançamento, ao se tornarem os primeiros inscritos para a Olimpíada. Bruno, que será orientador na disputa, espera um bom rendimento de seus alunos: “Eles vivem em lan houses. É uma grande oportunidade para conjugar o aprendizado à informática e ao entretenimento”. Sobre os efeitos do projeto, ressalva: “Os frutos virão a longo prazo, porque muitas escolas ainda não possuem laboratórios de computação”. Já Lidiane, estudante do 1o. ano e que pretende cursar a faculdade de Direito, diz que a iniciativa é “muito boa”, por possibilitar a “ampliação dos conhecimentos”.

Francisco Saboya, diretor presidente do Porto Digital, destacou que o projeto “é uma política pública, mantida entre o governo, empresas e a academia”. Ao revelar que o Porto foi escolhido, na África do Sul, como uma das quatro experiências digitais mais notáveis do mundo, ele enfatizou: “Pernambuco pode não ser o pioneiro, mas é o Estado mais evoluído neste setor. Freqüentemente, somos exemplo para cidades do Brasil e do exterior”. Afirmou, ainda, que a união entre a pedagogia e o entretenimento da informática é um caminho interessante para resolver o problema dos baixos indicadores educacionais no Estado e no país.

O secretário Danilo Cabral apontou a educação como o maior desafio de Pernambuco e do Brasil, o “fator de risco para o atual desenvolvimento econômico do país”. Em seu discurso, lembrou as iniciativas do atual governo na área pedagógica. “No nosso plano estratégico, temos o princípio da inovação, e este ato da Olimpíada ratifica esse compromisso tão importante na era do conhecimento”, declarou. Criticou, por fim, os jogos mais populares das lan houses: “Na Olimpíada, não vai ganhar ponto quem matar mais gente, mas, sim, quem acumular mais conhecimento”.

No encerramento da cerimônia, o governador Eduardo Campos criticou o modelo neoliberal: “Esse sistema conduziu ao enfraquecimento do Estado, inclusive na sua capacidade de promover políticas públicas, também na área de educação”. Ele defendeu a idéia de que os investimentos no setor educacional são a chave para o desafio de unir os crescimentos econômico e social. Durante o discurso, recorreu, por várias vezes, a sua atuação na criação das Olimpíadas de Matemática brasileiras – hoje, a maior do mundo, com 18 milhões de participantes. Ao afirmar que a OJE passa a fazer parte do calendário escolar de Pernambuco, frisou: “Esse evento dialoga com todo o esforço que tem sido feito, com o objetivo de reacender, nas escolas públicas, a capacidade de realizar grandes mudanças e construir o futuro”. Eduardo falou, ainda, sobre a importância de empregar a informática e o lazer para a formação cidadã dos jovens: “O conteúdo do que se joga nas lan houses deforma a consciência social. A gente quer estimular o prazer de unir informação e diversão”.

O professor de Prática Jurídica Cível da Católica, Fernando Lapa, definiu a iniciativa da OJE como “extraordinária”. “Ela tem aspectos muito interessantes, como o de manter os alunos sintonizados à sala de aula, porque, lá, eles vão aprender aquilo que precisarão usar na competição”, argumentou. Louvou, ainda, a tentativa de utilizar o computador - “um elemento que estimula a atual sociedade individualista” – para a prática em equipe, que seria a “única maneira de conquistar bons resultados”.

O Reitor, Padre Pedro Rubens, recordou a parceria temporária com o Porto Digital: “Nós disponibilizamos salas do bloco J da Unicap para algumas de suas turmas, enquanto eles estão adaptando um ambiente próprio”. Aproveitou a oportunidade, também, para adiantar uma novidade: a criação do curso de Jogos Digitais, já aprovada pelos conselhos da Católica. O curso, inserido na categoria de Tecnológico Superior, será oferecido a partir do vestibular 2009.2, com duração de dois anos. “É a nossa entrada nesse campo de formação. Será algo bastante inovador”, prometeu.

Reitor da Católica participa de solenidade na Prefeitura do Recife
Por Tiago Cisneiros

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, a coordenadora da Astepi, Maria Rita de Holanda, e o coordenador de Extensão, Alcivam de Oliveira, compareceram, na manhã desta quinta-feira (23), ao prédio da Prefeitura do Recife, para a assinatura de um memorando de entendimento com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (Unifem). O acordo pretende realizar a análise dos gastos da administração sob a perspectiva de gênero, observando o que já foi realizado e projetando as futuras ações.

O ato foi iniciado às 10h, na sala de reunião do gabinete do prefeito João Paulo. Além do Reitor, participaram do evento a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Karla Menezes; a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Juliana César; o vereador Jurandir Liberal; a vice-diretora do Escritório Regional para Brasil e Países do Cone Sul da Unifem, Júnia Puglia; o secretário de Planejamento Participativo, Amir Schvartz; a secretária da Mulher do Governo do Estado, Cristina Buarque. Estiveram presentes, também, representantes de movimentos feministas e entidades de gênero, entre outras autoridades.

A Unifem, segundo Juliana César, é uma parceira antiga da atual gestão municipal e da Coordenadoria da Mulher. “Hoje, estamos aqui para formalizar essa conexão e qualificar nossas ações nas finanças da Prefeitura, inclusive do Orçamento Participativo”, explicou. Sobre a importância do acordo, declarou: “Agora, vamos poder mensurar melhor as conseqüências das obras públicas para as mulheres, identificar onde podemos trabalhar as fragilidades do programa, e reforçar as fortalezas já construídas”.

Vice-diretora da Unifem no Cone Sul, Júnia Puglia enfatizou o papel da Organização das Nações Unidas nas comunidades. “Apesar de parecer distante, a ONU, através de agências como a Unifem, encontra e melhora a vida das pessoas”, argumentou. Falou, ainda, do desenvolvimento de programas orçamentários ligados à perspectiva de gênero e elogiou o Orçamento Participativo, por sua força democrática – inclusive, com representação feminina. “O caminho para cumprir, ainda, é enorme, mas o que já foi feito é muito importante, para analisarmos melhor as nossas condições e possibilidades”, concluiu.

O prefeito João Paulo iniciou o seu discurso tratando da própria cerimônia: “É uma despedida para quem eu não vou ver mais nesta fase final do mandato”. Em seguida, declarou que o convênio com a Unifem é fruto de um projeto estratégico de governo socialista, com o aprofundamento do controle da sociedade sobre os serviços públicos, enfatizando a importância do Orçamento Participativo. Sobre a parceria, disse: “O compromisso tem que ser mostrado na prática. Este convênio pode trabalhar, analisar e detalhar o resultado dessas políticas públicas, que influenciam a vida das famílias e, especialmente, da mulher”. Por fim, afirmou, bem humorado: “A única salvação para o mundo é a mulher ou, pelo menos, os homens com alma feminina. Só com sentimentos femininos podemos oferecer uma vida melhor para todos”, e concluiu: “Espero que esta experiência dê bastante frutos e se espalhe pelas cidades do Brasil e do mundo”.

O Reitor, Padre Pedro Rubens, louvou a iniciativa da parceria: “É um coroamento de várias ações da prefeitura em relação à participação de gêneros. Este momento mostra que a cidade está recebendo uma importância internacional, devido a sua democracia refinada, que sempre adquire novos temas e ações”. Sobre o papel da Universidade no processo, explicou que o acompanhamento crítico, através das práticas de ensino, pesquisa e extensão sobre democracia, é imprescindível. Citou, inclusive, os trabalhos da Católica no setor social, como a manutenção de 11 núcleos de atendimento jurídico (um deles, no Ibura, já transformado em Núcleo de Cidadania), o apoio a alunos de baixa renda e as pesquisas e atividades relacionadas à questão dos gêneros.

“A academia tem um papel importante: o de apontar caminhos e colocar novas questões sobre a realidade feminina. Esses núcleos, por exemplo, são essenciais na sensibilização da comunidade universitária sobre os diferentes grupos populacionais – no caso, as mulheres”, enfatizou Júlia Puglia, da Unifem.

Padre Pedro Rubens e a professora Maria Rita de Holanda comprometeram-se em estudar a parceria entre a Unifem e a Prefeitura da Cidade do Recife. O objetivo, além de estreitar os laços com a administração municipal, é elaborar ações que permitam o aprofundamento da Universidade Católica nas causas feminina e democrática.

Para obter mais informações sobre o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres, acesse o site www.unifem.org.br.

Novos projetos

Após a solenidade de assinatura do memorando, o Reitor, Padre Pedro Rubens, a professora Maria Rita de Holanda, a secretária Karla Menezes e a coordenadora Juliana César reuniram-se no gabinete da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

No encontro, foram discutidos projetos sociais com a participação ou realização da Unicap. Além disso, iniciaram-se conversações sobre possíveis parcerias a serem firmadas entre a Prefeitura do Recife e a Universidade, no auxílio a idosos, alunos e famílias de baixa renda e mulheres.

De antemão, está confirmado, para o dia 19 de novembro, um evento, no campus, sobre a mulher negra, inserido nas programações da Semana da Negritude (da Católica) e do Mês da Consciência Negra (da Prefeitura). Outras atividades conjuntas serão analisadas, de acordo com as agendas das instituições.

Católica realiza exposição do acervo do Liceu

O patrimônio histórico do antigo Liceu de Artes e Ofícios estará exposto ao público a partir desta segunda-feira (27), às 17h, no salão receptivo do bloco G. São cerca de dez quadros dos séculos 19 e 20, móveis e peças que contam a trajetória da instituição. Entre os objetos, está o Livro de Honras, assinado pelo imperador Dom Pedro II, em 1881, ano da inauguração do Liceu. O exemplar conta ainda com autógrafos de pessoas ilustres da sociedade pernambucana que marcaram época como, por exemplo, Joaquim Nabuco, Manoel Borba e Sérgio Loreto. Parte do material estava guardado no Salão Nobre da Reitoria e outra veio do catálogo do Museu do Estado.

“A idéia é sensibilizar a comunidade acadêmica resgatando o passado, mas de olho no futuro”, diz o Reitor da Católica, o Padre Pedro Rubens, ao mencionar que a Universidade instituiu uma comissão para viabilizar a criação de um Centro de Artes e Cidadania no antigo prédio. Atualmente, o Liceu-Nóbrega atende a cerca de 1.200 alunos do ensino fundamental em uma nova sede, localizada na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista.

A exposição está mobilizando estudantes e professores da Unicap. A coordenação é do novo assessor para Assuntos Culturais da Universidade, o Padre Hugo Ara. As professoras de Arquitetura e Urbanismo, Andréa Câmara e Isabela Trindade, e o aluno desta graduação, Alex Azevêdo, também fazem parte da curadoria. As turmas de todos os cursos da Católica poderão agendar visitas guiadas à mostra. Os interessados devem ligar para o telefone (81) 2119-4110.

Estudantes de Direito visitarão Fórum do Recife, Tribunal de Justiça e OAB
Por Tiago Cisneiros

Na próxima quarta-feira (29), 40 estudantes do curso de Direito da Católica visitarão o Fórum do Recife, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a sede pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na visita, os universitários serão recebidos pelos presidentes do Tribunal, Jones Figueiredo, e da OAB-PE, Jayme Asfora. A iniciativa, que acontece semestralmente, é do professor de Prática Jurídica Cível, Fernando Lapa, e envolve alunos do 7o e 8o períodos do curso. “A intenção é mostrar, na prática, o funcionamento dos órgãos e a tramitação processual, além de estabelecer um contato importante dos estudantes com os profissionais da área que desejam, inclusive os presidentes das instituições”, explica Fernando.

Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais comemora 10 anos
Por Anne Mendes

Os 10 anos do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB) da Católica serão comemorados com uma programação especial, nos dias 27, 28 e 29 de outubro. A abertura do evento será feita pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e contará com as presenças do cônsul do Japão no Recife, Toshio Watanabe, e do Prof. Dr. Kazutaka Fukushima, da Chiba University. Agendada para as 9h, no auditório G2, a solenidade irá comemorar também os 100 anos da chegada dos japoneses ao Brasil e os 10 anos de cooperação internacional entre a Católica e a Chiba University.

No primeiro dia estão programadas conferências com o diretor executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio; com o Prof.Dr. Nelson Lima, da Universidade do Minho (Portugal); com a Profª Drª Ana Maria Frattini Fileti, da Universidade Estadual de Campinas; e com o Prof Dr. Adalberto Pessoa Júnior, da Universidade de São Paulo. Já no segundo dia, os conferencistas serão o presidente da Facepe, Diogo Simões; a Profª Drª Ana Maria Isepon, da UFPE; e da Profª Drª Galba Takaki, coordenadora do NPCIAMB.

Haverá ainda no dia 28, duas mesas-redondas. A primeira contará com a participação dos professores doutores Elias Tambougi, da Universidade Estadual de Campinas; José Teixeira, da Universidade do Minho; e Rubens Maciel Filho, da Universidade Estadual de Campinas. Já a segunda mesa será formada pelos professores doutores Valdemir Alexandre dos Santos, coordenador do curso de Engenharia Química da Católica; Beatriz Susana Ceballos, da Universidade Estadual da Paraíba; Florival Rodrigues de Carvalho, superintendente de Desenvolvimento Científico; e Mohand Benachour, da UFPE.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO:
SEGUNDA – FEIRA (27 de outubro)
09h - CERIMÔNIA DE ABERTURA
“10 Anos de Cooperação Internacional Universidade Católica de Pernambuco e Chiba University”
10h30 – CONFERÊNCIA
“Engenharia Genética como Estratégia para Produção de Bioenergia”
12h – INTERVALO
14h – CONFERÊNCIA
“Recursos Biológicos: Propriedade Intelectual e Patentes”
15h – CONFERÊNCIA
“Controle baseado em redes neurais de coluna de absorção para recuperação de etanol de dornas de fermentação”
16h – CONFERÊNCIA
“Purificação de Produtos Biotecnológicos por Extração Líquido-Líquido em Sistemas Micelares”

TERÇA – FEIRA (28 de outubro)
09h – CONFERÊNCIA
“Fomento à Pesquisa em Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia”
10h15 – MESA REDONDA
“Avanços Tecnológicos nos Processos Fermentativos para Produção de Etanol”
12h – INTERVALO
14h – CONFERÊNCIA
15h – MESA REDONDA
“Impactos Ambientais na Produção de Energia Verde”
16h30 – CONFERÊNCIA
“Décimo Aniversário do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais”

MINICURSOS
SEXTA-FEIRA (24 de outubro)
MINICURSOS (8h às 12h e 13h às 17h)
Maldi Tof: Fundamentos e aplicações na caracterização de recursos biológicos
Microscopia Eletrônica de Varredura: Aspectos técnicos e perspectivas
Produção e Aplicação de Biossurfactantes

QUARTA-FEIRA (29 de outubro)
MINICURSOS (8h às 12h e 13h às 17h)
Aplicações de Redes Neurais e Lógica Fuzzy em Processos Químicos e Biotecnológicos
Purificação de Bioprodutos, Estudo de Métodos de Separação com uso de Ferramentas Computacionais de Modelagem e Simulação

Aliança Francesa promove palestra sobre intercâmbio na segunda-feira
Com informações da Assessoria da Aliança Francesa

Todos os anos a França recebe milhares de jovens que escolhem o país para aprimorar seus conhecimentos e para viver a experiência de estudar nas instituições de ensino superior francesas. Para atender à demanda dos estudantes que procuram informações sobre o processo de intercâmbio, a representante do CampusFrance, serviço oficial de informações sobre estudos superiores na França, estará nesta segunda-feira, dia 27, às 20h30, na Aliança Francesa do Recife para uma palestra.

O encontro terá como título “Estudar na França: quais os caminhos?”. Na ocasião, serão repassadas informações sobre inscrições, bolsas de estudos, visto de estudante, acomodação, exames oficiais de língua francesa, custo de vida e muito mais. A direção da Aliança Francesa informa que o evento é aberto ao público, ou seja, o público estudantil interessado pode participar. 

O CampusFrance é uma agência de informação sobre estudos superiores na França vinculada aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. Ele atua no Brasil desde de 1998, está vinculado ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França e suas atividades são coordenadas pelo CenDoTeC - Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica.

Serviço:
Palestra: Estudar na França: quais os caminhos?
Segunda-feira, dia 27, às 20h30.
Auditório da Aliança Francesa do Recife (Rua Amaro Bezerra, 466, Derby)
Informações: 3222.0918
Evento gratuito

Semana da Gagueira termina com seleção para tratamento na clínica da Católica
Por Anne Mendes

Depois de uma semana de campanha de esclarecimento em locais públicos do Estado, a Semana da Gagueira chega ao fim com uma triagem, realizada pelo curso de Fonoaudiologia da Católica. O eletricista Edinaldo de Araújo convive desde os 7 anos com a gagueira e decidiu comparecer à Clínica/ Escola da Universidade na tarde desta sexta-feira (24).

Ele se candidatou ao grupo de tratamento para o distúrbio da fala que é mantido pela Universidade. Aproximadamente, 20 pacientes, de todas as faixas etárias, devem ser selecionados para começar os trabalhos clínicos ainda este ano. A avaliação é realizada por alunos e professores da Católica que diagnosticam a real necessidade de tratamento. “Atendemos os candidatos de duas formas. Se for criança, escutamos separadamente a queixa da família e avaliamos a gagueira com atividades lúdicas. Caso o paciente seja adolescente ou adulto, o diagnóstico é realizado através de uma conversa”, afirmou a professora do curso de Fonoaudiologia Nadia Azevedo.

Edinaldo está muito empolgado com a possibilidade de poder voltar a um tratamento. Segundo ele, os gagos sofrem preconceito quando querem estabelecer um contato com as pessoas e são motivo de chacota, na maioria das vezes. “Decidi me ajudar mais uma vez. Já tentei duas vezes me tratar, mas sem sucesso. Agora pretendo ficar até me ‘curar’”, afirmou.

Segundo Nadia, casos como o de Edinaldo podem derivar de cobranças feitas pelos pais logo no início da vida. “Quando somos crianças, passamos por um processo de gagueira natural. Se somos muito cobrados, nesse período, pelos nossos pais para pensar antes de pronunciar uma palavra ou respirar para falar essa fase pode permanecer”, explicou.

Nadia esclareceu ainda que a ‘cura’ só é possível com acompanhamento clínico. A Clínica/Escola da Católica investe num tratamento diferenciado: em grupo. “Essa iniciativa é muito recente, há menos de um ano trabalhamos dessa forma e os resultados são surpreendentes. Além dos exercícios de costume, eles têm a oportunidade de trocar experiências através de conversações estimuladas durante o tratamento”, explicou Nadia.

Gonzagão é homenageado em show do Wave
Por Cecília Pinho

Com o cenário originalmente decorado com chapéus de palha e couro, tecidos florais de chita caracterizando o Sertão pernambucano e um enorme painel com a imagem do ‘Rei do Baião’, o grupo Wave estreou o novo show, Tributo a Gonzagão. “Espero que todos vocês apreciem essa nossa homenagem a simplesmente o maior ícone da música nordestina. E a gente veio à caráter, fazendo um tributo a ele que representou tão bem o Nordeste pelo Brasil afora”, disse o diretor do espetáculo, Genilson Pontes.

Iniciando o show com um depoimento em vídeo do filho do compositor, Gonzaguinha, o Wave intercalou durante todo o espetáculo as músicas com vídeos do próprio Luiz Gonzaga. Os sucessos consagrados de Gonzagão foram tocados e muito aplaudidos pelo público. O primeiro foi “13 de dezembro”, um chorinho que leva no nome o dia do aniversário do rei. “Noites brasileiras”, “Vida de viajante”, “Forró no escuro” são apenas alguns dos clássicos que embalaram a noite.

Essencialmente instrumental, o Wave teve a participação especial do sanfoneiro do grupo Jorge Neto e do cantor do MPB Unicap Diego Cabral, que interpretaram várias músicas. Os vídeos mostravam cenas como o dia em que Luiz Gonzaga voltou para casa 16 anos após ter ido embora, e um dos shows onde declarou que encerraria a carreira mas, como aconteceu em diversas vezes, não parou naquele momento por conta de novas composições que o faziam retornar aos palcos.

O Wave Unicap é formado pelos músicos Percy Marques no violão, Ricardo Pedrosa e Rafael Alves na guitarra, Jorge Neto no acordeom, Thiago Lasserre na percussão, Pedro Enock e Caroline Monteiro na bateria, Carlos Eduardo no contrabaixo, Rodrigo Walfrido no cavaquinho, a estreante Amanda Evelyn na flauta e Genilson Pontes toca sax e clarinete. além de assinar a direção, Genilson também comanda a regência, os arranjos e a concepção.

O espetáculo teve o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, do Memorial Luiz Gonzaga e da empresa Megaeventus.

Mestrado em Direito vai promover Semana de Direitos Humanos
Por Cecília Pinho

Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades atuais e futuras dos Direitos Humanos, o Mestrado em Direito da Universidade Católica de Pernambuco promove, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no campus da Universidade, a Semana de Direitos Humanos 2008. Os participantes terão a oportunidade de discutir a respeito do significado histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que este ano completa 60 anos. Durante todos esses anos, conquistas foram alcançadas em proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais a todas as pessoas.

Por isso, a Semana de Direitos Humanos 2008 vai reunir uma Mostra de Cinema com filmes relacionados com direitos humanos, palestras magnas envolvendo democracia e sistemas internacionais de proteção, e painéis com os temas variando entre diálogo inter-religioso e infância e juventude. O evento aborda ainda o significado dos direitos humanos nas constituições, legislações e políticas públicas.

Para acessar a programação  CLIQUE AQUI

Católica irá promover a II Semana de Informática

O curso de Ciência da Computação irá promover a 2ª Semana de Informática da Católica entre os dias 3 e 7 de novembro. Estão programadas 11 palestras, uma mesa-redonda e 12 minicursos. Haverá também a 2ª Maratona de Programação e a exposição sobre a Evolução da Informática.

As palestras serão abertas ao público e acontecerão no auditório G2, no 1º andar do bloco G, das 17h às 22h. A exposição será realizada no salão receptivo. Já os minicursos serão apenas para os inscritos e acontecerão no Laboratório Inácio de Loyola e no NIC. A divulgação da programação completa estará na página www.dei.unicap.br/sic2 a partir desta sexta-feira (24) e as inscrições para os minicursos acontecerão na secretaria do curso, no 1º andar do bloco A, a partir da próxima segunda-feira (27). A taxa custa R$ 10,00.

Abertas inscrições para curso básico de fotografia de estúdio

Especialista em Design da Informação pela UFPE, a professora do curso de Jornalismo da Católica e editora da Revista Gastrô, Renata Victor, irá ministrar curso básico de fotografia de estúdio, nos dias 10, 12 e 13 de novembro, das 14h às 18h, na sala 002 do bloco G. Estão sendo oferecidas 30 vagas para pessoas interessadas na arte da fotografia em estúdio e estudantes e profissionais de comunicação. As inscrições podem ser feitas no site www.unicap.br e a taxa é de R$ 90,00 até 31 de outubro e de R$ 100,00, até 7 de novembro.

Abertas inscrições para curso básico de jornalismo esportivo

Mestre em Jornalismo pela University of Westminster, de Londres, o professor de Jornalismo da Católica Álvaro Filho irá ministrar curso sobre jornalismo esportivo, no período de 10 a 13 de novembro, das 8h às 11h, no auditório da Unicap Júnior. Serão oferecidas 60 vagas para pessoas interessadas em iniciar-se nas técnicas de jornalismo esportivo e para estudantes e profissionais de comunicação.

O conteúdo do curso inclui uma breve história do futebol no mundo e no Brasil; regras; evolução das táticas de futebol; a cobertura diária do jornalismo esportivo; as características e riscos do trabalho do setorista; o trabalho da assessoria de imprensa; o jornalismo opinativo; técnicas de entrevista no jornalismo esportivo; a reportagem esportiva: texto, contextualização histórica, recursos gráficos; estruturas de uma matéria de apresentação, planejando uma apresentação de partidas rotineiras, clássicos e finais de campeonato, as vinculadas, estatísticas, a ficha de apresentação; a cobertura de uma partida de futebol, as diferenças de cobertura entre os veículos de comunicação, a cobertura do repórter, a cobertura do comentarista e do narrador da partida, os vestiários, a ficha de resultado.

As inscrições devem ser feitas pelo www.unicap.br e a taxa custa R$ 90,00 até o dia 31 de outubro e R$ 100,00 até o dia 7 de novembro. 

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “city tour” em Fortaleza e camisa custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120

Unicap Jr promove curso sobre Código Penal
Por Cecília Pinho

De 3 a 7 de novembro, a Unicap Jr promoverá para os estudantes de Direito o curso de atualização do Código Penal, ministrado pelos professores e criminalistas Francisco Alves de Vasconcelos e José Francisco Arruda de Vasconcelos, especialistas em Ensino Superior do Direito e pós-graduados em Direito Processual. A intenção é abordar as modificações trazidas pelas leis: Lei 11.689, procedimento do júri; Lei 11.690, provas; e Lei 11.719, procedimentos e suspensão do processo.

As aulas serão no auditório da Unicap Jr, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas mediante o pagamento da taxa de R$ 60 na Unicap Jr, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Ao final do curso, os estudantes receberão certificado de participação, com carga horária de 15 horas/aula. Outras informações pelo telefone 2119-4365.

Diretório Acadêmico de História colabora para realização do 4º Epeh
Por Anne Mendes

Para levar o estudante de História a refletir sobre a temática da influência da cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana será promovida a quarta edição do Encontro Pernambucano de Estudantes de História (Epeh). De 14 a 16 de novembro, a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) sediará o evento.

A iniciativa é uma realização dos diretórios acadêmicos do curso de História da Católica; Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Funeso; Universo e Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh).

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades culturais, comunicações e debates marcarão os três dias de atividades que devem abordar como a cultura afro-brasileira é vista hoje e a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas. Para participar, os interessados devem procurar os Diretórios e Centros Acadêmicos das instituições e se inscreverem. O investimento varia entre R$ 15,00 e R$ 20,00.

INSCRIÇÕES

PRAZO
ESTUDANTES
COMUNICAÇÃO
14/10 a 03/11 R$ 15,00 + R$ 5,00
04/11 ao dia do evento R$ 20,00 + R$ 5,00

Os alunos que participarem do encontro receberão certificados que equivalem a 30 horas de evento; 6 horas de minicurso e 4 horas de oficina. Para a abertura já estão confirmadas as presenças do representante do Quilombo Cultural Malunguinho, João Monteiro; de um representante do Funcultura (Fundarpe) e da representante da casa do Carnaval da Prefeitura da cidade do Recife, Azenilde Simões. Durante a cerimônia, será ministrada uma palestra que tratará do tema central do 4º Epeh: “A cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana”.

O evento recebe o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife; Governo de Pernambuco; Companhia Editorial de Pernambuco (Cepe); Fundarpe; Prefeitura de Olinda; União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

Informações:
coepeh2008@yahoo.com.br
coepeh2008.informes@gmail.com

Univerão recebe propostas para cursos

Estão abertas, até o dia 24 de outubro, as inscrições para apresentação de propostas de cursos a serem oferecidos no Univerão 2009.1. Podem apresentar propostas pós-graduandos, professores e consultores ad hoc. As propostas devem ser apresentadas no formulário próprio e entregues, impressos na Coordenação Geral de Extensão (G4 - 302). Mais informações no fone 2119 4242 ou pelo e-mail extensaounicap@unicap.br

Grupo Hegel abre inscrições para minicurso

O Grupo Hegel/ Unicap vai promover, nos dias 12 e 13 de novembro, minicurso sobre as bases hegelianas na psicanálise de Lacan. As aulas serão ministradas pela psicanalista e mestre em Filosofia, Ana Cabral. Os participantes receberão certificado de 8 horas/aula.

O objetivo do minicurso é articular o sujeito da psicanálise com o sujeito hegeliano, tomando como base as referências a Hegel, que Lacan utilizou no seu ensino. Os interessados devem se inscrever na sala 05, no térreo do bloco B, das 14h às 17h. Mais informações pelo fone 2119.4230 ou pelo email: grupohegelunicap@gmail.com.


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Lucélia Brito e Manuela Ramos(Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

NOVEMBRO

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000