A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 21 de outubro de 2008 Ano 7

Católica participa do IV Seminário de Gestão dos Espaços Criança Esperança
Jaime Mitchell

Recife está sediando o IV Seminário de Gestão dos Espaços Criança Esperança, que começou segunda-feira (20) e termina nesta quarta-feira (22), no Recife Palace Hotel. No Brasil, há quatro Espaços Criança Esperança (ECE), situados em Olinda (Rio Doce/Peixinhos), Belo Horizonte (Aglomerado da Serra), São Paulo (Brasilândia) e Rio de Janeiro (Cantagalo/Pavão/Pavãozinho).

“O trabalho de gestão é compartilhado”, disse a coordenadora de Projetos Sociais da TV Globo, Mônica Pantoja. “No caso de Olinda, a Católica é responsável em nível local, a Unesco responsável pela prestação de contas, a TV Globo pelo projeto de maneira mais ampla e a Prefeitura de Olinda cedendo o espaço”, explicou. Mônica destacou que a Católica está entrando como gestora, substituindo o Centro de Cultura Luiz Freire, que está apoiando a Católica nessa mudança. Segundo coordenador Geral de Extensão da Católica e do ECE em Olinda, o professor Alcivam Paulo de Oliveira, a Católica cuida da proposta pedagógica do Espaço.

No primeiro dia, o destaque foi a apresentação dos planos de trabalho dos ECEs para 2009, onde houve troca de experiências entre os grupos. Na tarde desta terça-feira (21), os gestores regionais se reuniram com representantes da Unesco e TV Globo para discutir sobre os Espaços. A coordenadora do Setor de Ciências Humanas e Sociais da Unesco, Marlova Jovchelovitch Noleto, fez as considerações finais junto com todos os grupos. “A palavra-chave do projeto Criança Esperança é sustentabilidade.”

No último dia do Seminário, os grupos irão visitar o Espaço Criança Esperança de Olinda. Os Espaços atendem a crianças e adolescentes de baixa renda promovendo a educação, a cultura, a inclusão e o desenvolvimento social no Brasil.

Católica promove a 4ª Semana da Gagueira
Por Cecília Pinho

A abertura científica da 4º Semana da Gagueira marcou o final da tarde desta segunda-feira (20) na Católica. Entre os dias 21 e 24 de outubro, o Conselho Regional de Fonoaudiologia e a Universidade Católica de Pernambuco realizam atividades educativas, que fazem parte da comemoração do Dia Internacional de Combate à Gagueira, 22 de outubro.

Com o tema central “Intervenção Precoce”, profissionais, estudantes de Fonoaudiologia e voluntários visitarão escolas, metrô, shoppings e supermercados da Região Metropolitana do Recife. Simultaneamente também irão a cidades do interior do Estado como Carpina, Belo Jardim, Orobó, Primavera, Arcoverde, Pesqueira e Petrolina para orientarem a população sobre o que é, o que provoca e os tratamentos para a gagueira.

No evento, a coordenadora regional da Semana em Pernambuco, Nadia Azevedo, comandou uma mesa-redonda para um debate. Primeiramente, a fonoaudióloga Lílian Dantas com a apresentação sobre “A Gagueira e a Internet”, onde discutiu a questão a partir de grupos online nos quais pessoas gagas debatem o tema e trocam experiências com relação à convivência com a gagueira.

Em seguida, a fonoaudióloga Tatiana Cavalcanti explicou o funcionamento e os resultados dos grupos terapêuticos de gagueira na Católica. Os grupos já existem há quase um ano e se encontram semanalmente para trocarem relatos de como lidar com a gagueira nas diversas situações do dia-a-dia.

Após a mesa, os jornalistas Maurício Júnior e Patrícia Barros, assessores da Semana da Gagueira em Pernambuco e ex-alunos da Católica, apresentaram o documentário “Gagueira não tem graça. Tem tratamento”, produzido por eles. Os jornalistas contaram a experiência e o desafio de produzir um vídeo sobre gagueira.

PROGRAMAÇÃO

21/10 - 3ª feira - Manhã e Tarde
Grupos em Shoppings; grupos em supermercados; grupo em escolas. Haverá reuniões com pais e professores e divulgação educativa de folders.
Manhã - Grupo no Centro Comunitário do Ibura (divulgação com pais, professores e triagem de pessoas com gagueira)
Manhã e Tarde - Apresentação de peça sobre Gagueira na "Casa de Passagem" com divulgação educativa de folders.

22/10 - 4ª feira - Manhã e Tarde
Grupos em Shoppings; grupos em supermercados; grupos em escolas. Haverá reuniões com pais e professores e divulgação educativa de folders.

23/10 - 5ª feira - Manhã e Tarde
Grupos em Shoppings; grupos em supermercados; grupos em escolas. Haverá reuniões com pais e professores e divulgação educativa de folders.
Manhã e Tarde - Grupo fazendo divulgação da atenção à gagueira no Metrô (Estação Recife e trens).

24/10 - 6ª feira - Manhã e Tarde
Grupos em Shoppings; grupos em supermercados; grupos em escolas. Haverá reuniões com pais e professores e divulgação educativa de folders.

25/10 e 26/10 - Sábado e Domingo - Manhã e Tarde
Grupos em Parques do Recife. Haverá atividades lúdicas com crianças e divulgação educativa de folders.

Unicap Jr promove curso sobre Código Penal
Por Cecília Pinho

De 3 a 7 de novembro, a Unicap Jr promoverá para os estudantes de Direito o curso de atualização do Código Penal, ministrado pelos professores e criminalistas Francisco Alves de Vasconcelos e José Francisco Arruda de Vasconcelos, especialistas em Ensino Superior do Direito e pós-graduados em Direito Processual. A intenção é abordar as modificações trazidas pelas leis: Lei 11.689, procedimento do júri; Lei 11.690, provas; e Lei 11.719, procedimentos e suspensão do processo.

As aulas serão no auditório da Unicap Jr, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas mediante o pagamento da taxa de R$ 60 na Unicap Jr, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Ao final do curso, os estudantes receberão certificado de participação, com carga horária de 15 horas/aula. Outras informações pelo telefone 2119-4365.

Fórum dos Direitos Humanos discute a exploração e abuso sexual em crianças e adolescentes
Por Anne Mendes

Nesta quarta-feira (22), a partir das 9h, a Católica juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos Humanos promoverá o 3º Ciclo do Fórum dos Direitos Humanos do Recife. O encontro acontecerá no auditório G1, localizado no 1o andar do bloco G.

“A Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e os Agentes de Prevenção” será o tema da mesa-redonda. irão participar do debate os representantes da Rede de Combate, Marcelo Teles; do Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente, Jaciara Arruda; do Conselho de Direitos Humanos, Margarida Alves; o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Hélio Braz; o coordenador pedagógico da Gestos, Nielson da Silva Bezerra, e o professor de Direito Penal da Católica, Alexandre Nunes.

Wave Unicap apresenta Tributo a Gonzagão
Por Cecília Pinho

O grupo Wave Unicap estréia, nesta quarta-feira (22), o novo show Tributo a Gonzagão. O Wave, que é essencialmente instrumental, nesse espetáculo terá a participação especial de dois cantores, Diego Cabral e Jorge Neto, e irá intercalar as músicas com um vídeo de depoimentos, entre eles o de Gonzaguinha. A direção e regência do show estão a cargo de Genilson Pontes.

O Wave Unicap é formado pelos músicos Percy Marques no violão, Ricardo Pedrosa e Rafael Alves na guitarra, Amanda na flauta, Jorge Neto no acordeom, Thiago Lasserre na percussão, Pedro Enock e Caroline Monteiro na bateria, Carlos Eduardo e Marcílio Braz no contrabaixo, Rodrigo Walfrido no cavaquinho e Genilson Pontes no sax e clarinete, que além da direção também comanda os arranjos e a concepção.

O espetáculo tem o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, do Memorial Luiz Gonzaga e da empresa Megaeventus. As apresentações seguem até sexta-feira (24) e começam sempre às 20h, no 1º andar do bloco B da Católica. A entrada é gratuita.

Alunos do curso Arquitetura e Urbanismo visitam Casa Cor PE 2008
Com informações da Rpress Assessoria de Comunicação

Em busca da educação contínua, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco visitaram, nesta terça-feira (21), o parque fabril da Tintas Iquine. Além de colocar em prática o conteúdo visto em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Espaço Iquine de Artes, promovido pela indústria na conceituada Casa Cor Pernambuco 2008, que reúne as últimas tendências em arquitetura, decoração e pintura de ambientes.
 
Na ocasião, os estudantes conferiram a exposição O Brasil de Pierre Verger, que traz fotos dele sobre o carnaval pernambucano de 1947 e seus folclóricos personagens. “Nosso objetivo é oportunizar, aos estudantes que visitam a mostra, conhecer, prestigiar e valorizar a cultura do nosso estado”, destaca o gerente nacional de marketing da Iquine, Alan Souza.  

Casa Cor PE 2008 - Fica em cartaz até 9 de novembro, no prédio histórico do Liceu de Artes & Ofícios de Pernambuco. A mostra está aberta ao público de terça a sábado, das 16h às 23h, e aos domingos das 11h às 19h. Outras informações através do site www.casacorpernambuco.com.br ou pelo (81) 3222.0847.

Diretório Acadêmico de História colabora para realização do 4º Epeh
Por Anne Mendes

Para levar o estudante de História a refletir sobre a temática da influência da cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana será promovida a quarta edição do Encontro Pernambucano de Estudantes de História (Epeh). De 14 a 16 de novembro, a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) sediará o evento.

A iniciativa é uma realização dos diretórios acadêmicos do curso de História da Católica; Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Funeso; Universo e Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh).

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades culturais, comunicações e debates marcarão os três dias de atividades que devem abordar como a cultura afro-brasileira é vista hoje e a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas. Para participar, os interessados devem procurar os Diretórios e Centros Acadêmicos das instituições e se inscreverem. O investimento varia entre R$ 15,00 e R$ 20,00.

INSCRIÇÕES

PRAZO
ESTUDANTES
COMUNICAÇÃO
14/10 a 03/11 R$ 15,00 + R$ 5,00
04/11 ao dia do evento R$ 20,00 + R$ 5,00

Os alunos que participarem do encontro receberão certificados que equivalem a 30 horas de evento; 6 horas de minicurso e 4 horas de oficina. Para a abertura já estão confirmadas as presenças do representante do Quilombo Cultural Malunguinho, João Monteiro; de um representante do Funcultura (Fundarpe) e da representante da casa do Carnaval da Prefeitura da cidade do Recife, Azenilde Simões. Durante a cerimônia, será ministrada uma palestra que tratará do tema central do 4º Epeh: “A cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana”.

O evento recebe o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife; Governo de Pernambuco; Companhia Editorial de Pernambuco (Cepe); Fundarpe; Prefeitura de Olinda; União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

Informações:
coepeh2008@yahoo.com.br
coepeh2008.informes@gmail.com

Católica tem programação especial para Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

A Católica será uma das instituições que fará parte da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento acontecerá ao longo desta semana e tem como tema ‘Evolução e Diversidade’. Os cursos de História, Física e o Museu de Arqueologia estão com uma série de atividades abertas ao público.

Uma delas é o ‘Túnel do Tempo’. De acordo com o professor da Unicap Francisco Luiz dos Santos, que também é o coordenador geral da Semana Estadual, o hall do bloco A está dividido em seis salões. Cada um deles conta um pouco da evolução da vida e do meio ambiente. “Reproduzimos painéis ilustrando desde o surgimento do universo até o momento atual da humanidade. Peças arqueológicas do acervo da Católica e de outras instituições também estão expostas”, explicou ele. O professor Francisco acrescentou ainda que corações de várias espécies poderão ser vistos por quem passar pelo local.

No terceiro salão, intitulado de Vida, estão os elementos da Sopa Primordial. É como os cientistas chamam a junção das substâncias que deram origem à vida: aminoácidos (que formam as primeiras moléculas); água; atmosfera de amônia e metano; e descargas elétricas. Já o quarto salão, chamado de Homo Sapiens, tem uma mostra do Museu de Arqueologia com maquetes ilustrando a evolução do cérebro humano ao longo dos tempos. Uma outra peça ilustra o acelerador de partículas (LHC) que simula a explosão do Big Bang. A exposição fica aberta ao público durante todo o dia.

A programação da Católica prevê ainda a vinda do arqueólogo mexicano Pedro Jimenez, professor da Universidad Veracruzana. O pesquisador participará de uma palestra sobre a civilização pré-colombiana no dia 22, às 19h, na sala de seminários do CCS. Ao longo da semana, haverá visitas programadas ao Museu de Arqueologia, que receberá uma decoração especial.

O grande atrativo para o público é um fóssil de Nautilus. Trata-se de um acrópode, semelhante a um caracol gigante encontrado no sítio arqueológico da Furna do Estrago, no Brejo da Madre de Deus, Agreste do Estado. “Este é o único exemplar encontrado em Pernambuco. Isto prova que aquela região, um dia, já foi mar”, explica Francisco. O animal é o símbolo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A coordenação dos trabalhos da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia na Católica está sendo dividida entre os professores Luiz Marques (História), Maria do Carmo (Museu de Arqueologia) e Francisco Luiz Santos (Física).

Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais comemora 10 anos
Por Anne Mendes

Os 10 anos do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB) da Católica serão comemorados com uma programação especial, nos dias 27, 28 e 29 de outubro. A abertura do evento será feita pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e contará com as presenças do cônsul do Japão no Recife, Toshio Watanabe, e do Prof. Dr. Kazutaka Fukushima, da Chiba University. Agendada para as 9h, no auditório G2, a solenidade irá comemorar também os 100 anos da chegada dos japoneses ao Brasil e os 10 anos de cooperação internacional entre a Católica e a Chiba University.

No primeiro dia estão programadas conferências com o diretor executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio; com o Prof.Dr. Nelson Lima, da Universidade do Minho (Portugal); com a Profª Drª Ana Maria Frattini Fileti, da Universidade Estadual de Campinas; e com o Prof Dr. Adalberto Pessoa Júnior, da Universidade de São Paulo. Já no segundo dia, os conferencistas serão o presidente da Facepe, Diogo Simões; a Profª Drª Ana Maria Isepon, da UFPE; e da Profª Drª Galba Takaki, coordenadora do NPCIAMB.

Haverá ainda no dia 28, duas mesas-redondas. A primeira contará com a participação dos professores doutores Elias Tambougi, da Universidade Estadual de Campinas; José Teixeira, da Universidade do Minho; e Rubens Maciel Filho, da Universidade Estadual de Campinas. Já a segunda mesa será formada pelos professores doutores Valdemir Alexandre dos Santos, coordenador do curso de Engenharia Química da Católica; Beatriz Susana Ceballos, da Universidade Estadual da Paraíba; Florival Rodrigues de Carvalho, superintendente de Desenvolvimento Científico; e Mohand Benachour, da UFPE.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO:

SEGUNDA – FEIRA (27 de outubro)
09h - CERIMÔNIA DE ABERTURA
“10 Anos de Cooperação Internacional Universidade Católica de Pernambuco e Chiba University”
10h30 – CONFERÊNCIA
“Engenharia Genética como Estratégia para Produção de Bioenergia”
12h – INTERVALO
14h – CONFERÊNCIA
“Recursos Biológicos: Propriedade Intelectual e Patentes”
15h – CONFERÊNCIA
“Controle baseado em redes neurais de coluna de absorção para recuperação de etanol de dornas de fermentação”
16h – CONFERÊNCIA
“Purificação de Produtos Biotecnológicos por Extração Líquido-Líquido em Sistemas Micelares”

TERÇA – FEIRA (28 de outubro)
09h – CONFERÊNCIA
“Fomento à Pesquisa em Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia”
10h15 – MESA REDONDA
“Avanços Tecnológicos nos Processos Fermentativos para Produção de Etanol”
12h – INTERVALO
14h – CONFERÊNCIA
15h – MESA REDONDA
“Impactos Ambientais na Produção de Energia Verde”
16h30 – CONFERÊNCIA
“Décimo Aniversário do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais”

MINICURSOS
SEXTA-FEIRA (24 de outubro)
MINICURSOS (8h às 12h e 13h às 17h)
Maldi Tof: Fundamentos e aplicações na caracterização de recursos biológicos
Microscopia Eletrônica de Varredura: Aspectos técnicos e perspectivas
Produção e Aplicação de Biossurfactantes

QUARTA-FEIRA (29 de outubro)
MINICURSOS (8h às 12h e 13h às 17h)
Aplicações de Redes Neurais e Lógica Fuzzy em Processos Químicos e Biotecnológicos
Purificação de Bioprodutos, Estudo de Métodos de Separação com uso de Ferramentas Computacionais de Modelagem e Simulação

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “city tour” em Fortaleza e camisa custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120

Univerão recebe propostas para cursos

Estão abertas, até o dia 24 de outubro, as inscrições para apresentação de propostas de cursos a serem oferecidos no Univerão 2009.1. Podem apresentar propostas pós-graduandos, professores e consultores ad hoc. As propostas devem ser apresentadas no formulário próprio e entregues, impressos na Coordenação Geral de Extensão (G4 - 302). Mais informações no fone 2119 4242 ou pelo e-mail extensaounicap@unicap.br

Grupo Hegel abre inscrições para minicurso

O Grupo Hegel/ Unicap vai promover, nos dias 12 e 13 de novembro, minicurso sobre as bases hegelianas na psicanálise de Lacan. As aulas serão ministradas pela psicanalista e mestre em Filosofia, Ana Cabral. Os participantes receberão certificado de 8 horas/aula.

O objetivo do minicurso é articular o sujeito da psicanálise com o sujeito hegeliano, tomando como base as referências a Hegel, que Lacan utilizou no seu ensino. Os interessados devem se inscrever na sala 05, no térreo do bloco B, das 14h às 17h. Mais informações pelo fone 2119.4230 ou pelo email: grupohegelunicap@gmail.com.


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Lucélia Brito e Manuela Ramos(Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

NOVEMBRO

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000