A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 03 de outubro de 2008 Ano 7

Prédio do antigo Liceu abriga a Casa Cor 2008

Em 1902, o Grêmio Artístico Crispim do Amaral realizou no antigo prédio do Liceu de Artes e Ofícios uma exposição de trabalhos a crayon, guache, óleo e aquarela. Mais de cem anos depois, a edificação, que pertence à Universidade Católica de Pernambuco, volta a mostrar a sua importância para a cidade do Recife ao receber as cores e formas da Casa Cor Pernambuco 2008, um dos maiores eventos de arquitetura e decoração do país.

Mas a história do Liceu começou bem antes. A Guerra do Paraguai aflorou o patriotismo brasileiro. A vitória no conflito fez a população enaltecer D. Pedro II através de estátuas. O imperador preferiu receber a homenagem, estimulando o uso dos recursos das esculturas em centros de educação. A verba se somou às doações da Associação Comercial Beneficente do Recife. Era o início das obras do prédio localizado na Praça da República, em 1871. Apesar dos incentivos, os recursos eram insuficientes e a obra só foi concluída em 21 de novembro de 1880, data que marca a sua inauguração.

Em 1961, mergulhada numa grave crise financeira, a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais doou o Liceu à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O então Reitor, o Padre Antônio dos Santos Abranches, foi um de seus maiores entusiastas. Na década de 70, a Unicap firmou convênio com Secretaria de Educação e Cultura do Estado, compartilhando a gestão pedagógica.

A parceria com o Estado é mantida até hoje na nova sede do Liceu, localizada na Rua do Príncipe, onde antes funcionou o Colégio Nóbrega. Atualmente, o Liceu Nóbrega atende cerca de 1.200 alunos. Estudantes que estão integrados a uma das maiores instituições de ensino superior do Nordeste.

Termina seminário sobre Produção Científica em Psicologia
Por Anne Mendes

No encerramento do Seminário “Produção Científica em Psicologia”, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Silvia Helena Koller explicou aos participantes como eles podem estruturar a parte física de uma pesquisa acadêmica. Na tarde desta sexta-feira (3,) ela abordou os aspectos que fazem de um trabalho de conclusão de Mestrado e Doutorado um estudo relacionado à Academia.

Entre as inúmeras partes que compõem o trabalho ela citou o resumo, quando, segundo a professora, devem ser abordados os aspectos que são o diferencial da pesquisa. “Não é necessário exatamente ter bons resultados para que um estudo seja considerado de qualidade. Um bom trabalho é formado de uma boa discussão e, para isso, é necessário um amadurecimento do mesmo durante o processo de construção”, afirmou.

Um dos pontos mais abordados por Silvia durante o último encontro com os alunos foi sobre o processo de apuração de dados. Ela frisou a importância, de se possível, ser realizado um teste do instrumento a ser utilizado, um piloto, para possibilitar descobrir as limitações do estudo a ser realizado.

Dicas de como construir uma boa conclusão também foram abordadas. “Essa parte do projeto deve trazer os aspectos positivos e negativos do trabalho. pode-se fazer uma retomada dos pontos mais importantes, estejam eles relacionados à teoria ou à prática”, explicou.

Por fim, ela alertou os participantes sobre a importância de acompanhar as alterações anuais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a colocação de anexos numa pesquisa. “É importante observar a relevância de anexar documentos à pesquisa. Evitar colocar entrevistas é bom, pois elas expõem os entrevistados e são um material clínico”, concluiu.

Literatura e Mídia será tema de encontro promovido pelo Diario de Pernambuco
Por Anne Mendes

Em comemoração aos 200 anos da imprensa e do aniversário do jornal mais antigo em circulação da América Latina, o Diario de Pernambuco promoverá o Encontro de Literatura e Mídia. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro o Teatro Tabocas, do Centro de Convenções, receberá palestras e debates sobre temas como a reportagem como gênero literário; globalização, o poder econômico e a mídia; fronteiras literárias da mídia; modernidade e texto jornalístico literário.

O evento é aberto ao público e tem o apoio do Governo do Estado de Pernambuco e do Bic Banco. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente, através do portal www.diariodepernambuco.com.br/leitordofuturo. Será concedido certificado.

Quem comparecer ao evento, além de conferir as palestras, poderá participar de uma campanha pelo exercício da cidadania, doando 1kg de alimento não-perecível no dia do Encontro de Literatura e Mídia.

Confira a programação:

DIA 31/10 (sexta-feira)

HORA
TEMA
ENTREVISTADO
ENTREVISTADOR
9h A reportagem como gênero literário Ana Dubeux/
Xico Sá
Silvia Bossa
10h15 A globalização, o poder econômico e a mídia Sérgio Teixeira (3Pontos)/
Adriana Reis
Vandeck Santiago
11h30 Jornalismo brasileiro sobre o ponto de vista de um jornalista norte-americano Jon Lee Anderson
(Consulado dos EUA)
Sergio Miguel
14h Fronteiras literárias da mídia Marcos Vilaça/
Gerson Camarotti
Ivana Moura
15h15 Como despertar no jovem o interesse pelo texto Dad Squarisi/
Lúcia Guimarães
Alessandra Sena
16h30 Modernidade e texto jornalístico literário Mário Hélio/
Waldênio Porto
Lydia Barros

DIA 01/11 (sábado)

HORA
TEMA
ENTREVISTADO
ENTREVISTADOR
9h No mundo da imaginação, o folclore como exportação Antônio Guinho/
Olímpio Bonald Neto
Luciana Veras
10h15 Vida e caminho da literatura Nely Carvalho/ Antonio Campos Daniela Lacerda
11h30 Jornalismo e Literatura Raimundo Carreiro/ Dad Squarisi Luce Pereira
14h Jornalismo Visual Cristiano Mascaro/ Samuel Rubens (Samuca) Paulo Goethe
15h15 Rádios – nacionais, imaginários e comunidades José Mário Austregésilo Silvana Batalha

Informações:
(81) 2122.7580
(81) 2122.7862

Católica firma convênio com o Governo do Estado para qualificação de professores
Por Cecília Pinho

Fruto de uma política de governo para a qualificação dos professores da rede estadual de ensino, a Secretaria Estadual de Educação firmou um convênio com várias Instituições de Ensino Superior, e a Católica é uma delas. A secretaria fez um credenciamento de cursos de especialização em diversas áreas interessantes para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais.

Na Católica foram abertas duas turmas para o curso de especialização em Arte e Educação, e uma turma para a especialização em Ensino Prático de Biologia. No total, cerca de 130 professores terão aulas durante 14 meses no campus da Universidade, como uma turma regular. As aulas serão ministradas nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, no bloco J.

A aula inaugural está marcada para o dia 11 de outubro, às 8h, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento contará com a presença do governador do Estado, Eduardo Campos, o secretário estadual de Educação, Danilo Cabral, e dos reitores e diretores das instituições conveniadas. A Católica terá uma participação especial com a apresentação de um de seus grupos culturais.

Minicurso de Cuidadores de Idosos começa no dia 6
Por Cecília Pinho

De 6 a 17 de outubro, a Católica irá promover o minicurso ‘Cuidadores de Idosos’. É uma oportunidade de estudantes, parentes e cuidadores de idosos aprenderem a lidar com todos os aspectos do envelhecimento, seja saudável ou com disfunções.

O conteúdo é multidisciplinar e reúne profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Geriatria. As aulas vão abordar os cuidados básicos para prevenção de quedas, a nutrição nos idosos, cuidados em relação ao manuseio dos dependentes funcionais, adequação postural dos que dependem de cadeira de rodas, crises convulsivas, alterações comportamentais e declínio cognitivo.

Com orientação das diversas áreas, os assuntos serão abordados de forma prática. Para a coordenadora do minicurso e professora de Terapia Ocupacional da Católica, Ana Luíza Rodrigues, esse é o diferencial das aulas. “O diferencial desse curso é que vão estar presentes profissionais de todas as áreas que cuidam do idoso, e são profissionais de longa data. O participante vai sair com uma boa noção de tudo, tanto da parte prática como da teórica”.

Com carga horária de 30 horas, o minicurso será ministrado de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30. Estão abertas 30 vagas e o investimento é de R$ 100. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro, na Coordenação Geral de Extensão, na sala 302 do bloco G4.

MPB Unicap realiza shows em homenagem à Bossa Nova
Por Lucélia Brito

O grupo MPB Unicap comemora 25 anos de existência prestando homenagem a um ritmo que se tornou um dos gêneros musicais mais conhecidos do mundo: a Bossa Nova que está completando 50 anos. As apresentações estão marcadas para os dias 8, 9 e 10 de outubro, às 20h, no teatro localizado no 1o andar do bloco B da Católica.

No final da década de 1950, um grupo de jovens se encontrava casualmente em apartamentos da Zona Sul carioca para fazer e ouvir música. Um desses apartamentos era o da cantora Nara Leão, onde o universo musical reunia gente como Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Normando Santos e Luís Carlos Vinhas. Com o jornalista Ronaldo Bôscoli liderando o grupo, a “turminha” realizou seu primeiro show, no Grupo Universitário Hebraico, onde a expressão Bossa Nova acabou ganhando um novo significado.

Mas o que aqueles jovens ainda procuravam musicalmente já havia se materializado em maio de 1958, no LP “Canção do amor demais”, de Elizete Cardoso. O disco trazia melodias e letras da dupla Tom Jobim e Vinícius de Moraes, além de uma batida sonora diferente, tocada por João Gilberto ao violão nas faixas Chega de saudade e Outra vez. Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto, que já tocavam profissionalmente, acabaram unindo seus trabalhos ao que o grupo de jovens do apartamento de Nara queria fazer.

Aos poucos, a nova música passou a ser divulgada através de shows e de discos produzidos pela equipe. No Rio de Janeiro, a rua Duvivier, conhecida como o Beco da Garrafas, tinha quatro pequenas boates que reuniam em suas apresentações os principais nome da Bossa Nova. Os pocket shows realizados por lá não davam dinheiro aos organizadores, mas garantiram um espaço para a Bossa Nova e ajudaram o movimento musical a alcançar o sucesso, que perdura até hoje.

No repertório das apresentações da Católica estão músicas dos precursores da Bossa Nova, como Dick Farney, Johnny Alf, Lúcio Alves e Billy Blanco; e daqueles que consolidaram o movimento, como Carlos Lyra, Roberto Menescal, João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O cenário da apresentação, montado pela coreógrafa do grupo de dança Mandacaru Unicap, Ana Cecília Soares, e pela cantora do MPB Unicap Ilana Ventura, lembra uma boate do Beco das Garrafas.

O grupo MPB Unicap é formado exclusivamente por alunos, ex-alunos, funcionários e professores da Universidade Católica de Pernambuco. Fundado em 1983 pelo professor Armando da Costa Carvalho com uma função didática, o MPB Unicap é dirigido por Percy Marques e faz apresentações constantemente com um repertório que inclui desde as composições dos seus integrantes até os clássicos da música popular brasileira.

Pirataria será tema de debate na Católica

A pirataria e suas conseqüências para a cultura e para a economia do país será o tema central do debate “Propriedade Intelectual Gerando Negócios”, que será promovido pela Universidade Católica de Pernambuco e pela Câmara Americana de Comércio – Amcham, no dia 9 de outubro, às 19h30, no auditório G1. O palestrante será Emílio Munaro, membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça.

O evento é aberto à comunidade acadêmica, mas voltado sobretudo para os alunos dos cursos de Economia, Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura, Comunicação, Direito, Ciência da Computação e Engenharias. Os inscritos terão direito a certificado de participação, impressos pela Amcham.

As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail rafaela.lima@amchambrasil.com.br e o inscrito deverá esperar a confirmação da sua inscrição. Só será credenciado no evento quem estiver inscrito. Mais informações pelo fone 2101.7450.

Católica vai sediar o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas
Por Lucélia Brito

Entre os dias 10 e 14 de outubro, a Universidade Católica de Pernambuco sedia o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas.

Com o tema “Da prevenção à reabilitação – uma proposta terapêutica baseada em evidências”, o evento terá cursos, palestras, conferências e mesas-redondas. Entre os destaques, estão os cursos de fisioterapia em queimados, FNP em paralisia facial, massagem ayurvédica, drenagem linfática manual, fisioterapia neurológica no paciente crítico, pilates na gestação e atuação da fisioterapia respiratória no hospital geral.

As conferências também abordam assuntos diversos ligados à saúde, como a padronização de recursos avaliativos em pacientes neurológicos, a atuação da fisioterapia na prevenção de atraso no desenvolvimento de crianças em creches públicas do Recife, a fisioterapia em geriatria com uma terapêutica integrativa e a qualidade dos recursos termofototerapêuticos e seus efeitos nas diversas afecções.

Quem quiser conferir a programação completa do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas ou se inscrever para participar do evento deve acessar o site http://www.unicap.br/eventos/fisio/. As normas para a inscrição de trabalhos científicos no congresso também estão na página virtual.

Católica promoverá curso sobre Simone de Beauvoir

A Universidade Católica de Pernambuco irá promover entre os dias 21, 22 e 23 de outubro curso de introdução ao pensamento de Simone de Beauvoir. A atividade faz parte da divulgação das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) no âmbito da Filosofia através do Grupo Hegel Unicap. O curso será ministrado pela pesquisadora Juliana de Albuquerque.

As aulas abordarão os seguintes temas: a) Para compreender Simone de Beauvoir (uma investigação da gênese do seu pensamento através do debate com a Filosofia Moral e a Fenomenologia, da parceria filosófica com Jean-Paul Sartre, da fundamentação da moral existencialista, dos conceitos chaves do pensamento de Beauvoir e da sua marca de originalidade); b) A existência enquanto experiência trágica (análise dos primeiros ensaios filosóficos de Beauvoir, da formação do romance metafísico; análise do conteúdo filosófico dos seus textos literários, diários e correspondências); c) Compreendendo a questão de gênero: O Segundo-Sexo (discussão de Simone de Beauvoir com as abordagens de Levinás e Teihard-Chardin; a proposição da pergunta 'o que é a Mulher?'; A mulher como outro; e o tópico final do curso em formato de conferência em apartado: Simone de Beauvoir – a mulher, a velhice e a morte: retrato de uma intelectual engajada.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Núcleo de Estudos para América Latina, bloco G4, 7º andar, na Universidade Católica de Pernambuco. Para mais informações, ligar para (81)2119-4067, enviar e-mail para neal@unicap.br, ou acessar o site www.simonedebeauvoir.wordpress.com

Católica vai realizar workshop internacional sobre meio ambiente
Por Cecília Pinho

A Católica irá realizar, de 27 a 29 de outubro, o ‘1º Workshop Internacional: Aspectos Multidisciplinares de Energia Verde e Sustentabilidade Ambiental’. O objetivo é promover e fomentar discussões sobre a realidade local, nacional e internacional em relação ao meio ambiente e, sobretudo, aos avanços científicos e tecnológicos nessa área. O evento vai reunir cientistas, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes.

“É uma forma de possibilitar a articulação, integração e difusão de uma filosofia de compartilhamento de soluções científicas e tecnológicas para a redução de custos e a minimização das contaminações para promover a sustentabilidade ambiental”, definiu a professora da Católica, Galba Takaki, coordenadora do evento.

Dentro da programação, estão previstos fóruns e conferências ministradas por profissionais de todo o Brasil e do exterior, de países como Portugal, Japão, Chile e Holanda. “Esse debate é uma contribuição de vários pesquisadores no sentido de se ter um planejamento e uma execução de ciência e tecnologia em aspectos multidisciplinares”, afirmou a professora.

Além disso, os participantes terão um leque de seis minicursos para escolher. O Workshop ainda contará com a participação do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, de representante do Consulado do Japão e de empresas como a Embrapa, Petrobras, Odebrecht, Millipore, Fujwara e José Mauro.

Dentro das festividades do centenário Brasil-Japão, no Workshop também será realizada a celebração do aniversário de dez anos de cooperação internacional entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Chiba University, no Japão.

O evento possui uma carga horária de 20 horas. Foram abertas 500 vagas para os participantes e, até agora, a coordenação do evento já contabilizou 200 pessoas inscritas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unicap.br/workshop. Outras informações pelo telefone 2119 4017.


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Lucélia Brito e Manuela Ramos(Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

NOVEMBRO

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000