A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 1º de outubro de 2008 Ano 7

Casa Cor 2008, no antigo Liceu, é apresentada à imprensa
Por Elano Lorenzato

Foram apresentados, numa coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (1º), os ambientes da 12ª edição da Casa Cor Pernambuco 2008 no prédio do antigo Liceu de Artes e Ofícios, que pertence à Universidade Católica de Pernambuco.

Além dos jornalistas, estiveram presentes ao evento o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, o Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro e arquitetos que participam da mostra. Falaram para os repórteres presentes a franqueada da Casa Cor, Mônica Ayub, e o Reitor da Unicap.

“A longa história desta casa começou em 1880. Em 1881, visitou o Liceu o imperador do Brasil, Dom Pedro II. De lá para cá muita água rolou nesse rio e muita coisa passou nesta casa, inclusive incêndio. É bom saber que esta casa tem uma história cheia de continuidade e descontinuidade. Então como reinterpretar uma tradição como esta de uma maneira inovadora? Eu arrisco dizer que vai haver um antes e depois da Casa Cor. Porque antes da Casa Cor a gente teve que deslocar um projeto educacional que tínhamos aqui, preservando-o. E depois da Casa Cor a gente gostaria que aqui voltasse, de certa forma, a ser um templo de artesãos onde tenha arte e cidadania. A gente vai lançar a âncora do passado para o futuro e o futuro, hoje, é que a arte seja o lugar de cidadania”, afirmou Padre Pedro.

Monica Ayub comentou sobre a importância da parceria com a Católica para realizar o evento no secular prédio do Liceu e da responsabilidade em utilizar uma edificação que foi tombada pelo patrimônio histórico que fica localizado no quadrilátero histórico e arquitetônico mais importante da cidade. “Esta parceria com a Católica é fantástica para a realização da mostra aqui neste prédio histórico e ainda contar com a participação dos alunos da Unicap na assessoria do evento. Pela primeira, vez eu trabalhei com a Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) e com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ao mesmo tempo. É fácil? Não, não é fácil, mas é gratificante e enriquecedor”, explica Ayub.

No prédio secular do Liceu, que foi inaugurado no dia 21 de novembro de 1880, foram criados, exclusivamente para a exposição, 51 ambientes por arquitetos de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Mônica Ayub, preparou os arredores do antigo Colégio para compor um cenário de época, que, além de colaborar na preservação do patrimônio histórico e cultural do Estado, servirá como comemoração dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil.

Alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Administração, Arquitetura e Engenharia Civil da Católica foram selecionados para a assessoria da Casa Cor.

Serviço:

Casa Cor 2008 acontece no antigo Liceu de Artes e Ofícios
Praça da República, 281, Bairro de Santo Antônio, Recife-PE

Horário:
De terça-feira a sábado das 16h às 23h
Domingo das 11h às 23h

Ingresso:
De terça-feira a sábado R$ 22,00
Domingo R$ 10,00

Católica realiza curso de qualificação para jovens de baixa renda
Por Jaime Mitchell

Jovens entre 18 e 24 anos das comunidades ‘Entra a Pulso’, Pina (Zona Sul do Recife) e Rio Doce (Olinda) participaram hoje (1º) pela manhã da aula inaugural do curso de Técnica Administrativa em Serviço de Saúde, oferecido por meio do Projeto Jovens Aprendizes. A turma de 53 alunos recebeu as boas-vindas do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, no auditório do bloco J. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Extensão da Universidade, ONG Umbu-Ganzá, Instituto Unibanco e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Durante 12 meses, os jovens irão participar de atividades ligadas às áreas de português, matemática, informática, administração, direito, serviço social e biologia. As aulas serão ministradas no campus por professores da Católica. Alunos da Unicap também participarão das aulas, exercendo monitoria. A coordenadora do Centro de Cidadania Umbu-Ganzá, Kátia Pinto, ressaltou que o projeto feito pela ONG foi o único aprovado em Pernambuco pelo Instituto Unibanco, que lançou um edital à procura de projetos. “Esta turma é pioneira no setor de clínicas e hospitais”. A auditora da SRTE, Nancy Lourenço, expôs o papel do Ministério do Trabalho “que não é apenas parceiro, tem também missão institucional de controlar o aprendizado”.

Os participantes vão ter a oportunidade de colocar o aprendizado de sala de aula em prática em hospitais e clínicas. “Acreditem no potencial de vocês. Há responsabilidade para cada um de nós”, disse a representante do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), Carla Hazin. Na platéia, a empolgação era visível. “Esta chance é única. Somos privilegiados porque conseguimos”, disse Joyce de Araújo, uma das alunas do curso. As colegas dela têm a mesma opinião. “Será uma boa chance de qualificação profissional”, contou Érika Rafaela da Silva, 21 anos, moradora do Pina. Os participantes selecionados para o Projeto Jovens Aprendizes estão devidamente matriculados na rede pública de ensino ou já concluíram o ensino médio.

Ex-aluna de Jornalismo é premiada na Mostra Competitiva Universitária da PUC-RS
Por Anne Mendes

A ex-aluna de Jornalismo da Católica Priscilla Buhr Lopes foi premiada na Mostra Competitiva do 21º SET Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/ RS). Ela inscreveu fotos do seu projeto experimental de conclusão de curso. São imagens que retratam a relação do homem com o mar, explorando elementos como arrecifes artificiais.

Priscilla não pôde comparecer à divulgação dos resultados, mas ao acessar a página do evento na Internet se surpreendeu. “Me inscrevi de última hora, não imaginei que pudesse ganhar. Concorrer com trabalhos de todo o país e ainda ter o seu destacado é muito gratificante”, afirmou.

“O homem e o gancho” e “Trabalho pesado” são algumas das fotos com as quais Priscilla concorreu.“Não pude acreditar quando vi meu nome duas vezes no site. Ganhar já é bom e duas vezes é melhor ainda. Essa premiação vai ser muito importante para a área que quero seguir”, garantiu. A ex-aluna, que pretende seguir a carreira fotográfica, se formou no primeiro semestre deste ano e disse que participará de outras competições, como o Concurso Abril de Jornalismo.

Wave Unicap leva alegria para os idosos do Hospital dos Servidores
Por Lílith Perboire

O Dia Internacional do Idoso foi comemorado hoje (1º) de uma forma especial no Hospital dos Servidores do Estado (HSE). Integrantes do grupo musical Wave fizeram uma visita para lá de animada aos pacientes. Vovôs e vovós participaram de um bingo dançante ao som de músicas instrumentais executadas pelos artistas da Católica.

Ao longo do dia, eles participaram de várias outras atividades organizadas pela direção do hospital. Na programação foram oferecidas aulas de ginástica laboral (alongamento), oficinas de customização e flores (para exercitarem um trabalho manual), um aulão de dança, com a Academia Cia. de Dança Flávio Fernandes, além da palestra institulada: “A importância da inclusão social do idoso no meio social”, com participação da psicóloga Ruth Bacelar, 87 anos.

Segundo a chefe do setor de Serviço Social do HSE, Rosângela Rodrigues, eles realizam esse trabalho para humanizar, fazer a inclusão dos idosos, mostrando que eles são capazes e sua importância. “Nosso grande objetivo é trazer mais alegria para a vida desses idosos, que podem ser independentes mesmo na 3° idade”.

“O dia foi maravilhoso, nem me cansei. A palestra foi muito boa, tudo que Ruth disse encaixou com que eu vivo lá em casa, me incentivou bastante, nunca mais irei deixar de vir comemorar meu dia”, disse emocionado Marinelson Gonçalves Ferreira, 66 anos, que faz parte do grupo de diabéticos.

MPB Unicap realiza shows em homenagem à Bossa Nova
Por Lucélia Brito

O grupo MPB Unicap comemora 25 anos de existência prestando homenagem a um ritmo que se tornou um dos gêneros musicais mais conhecidos do mundo: a Bossa Nova que está completando 50 anos. As apresentações estão marcadas para os dias 8, 9 e 10 de outubro, às 20h, no teatro localizado no 1o andar do bloco B da Católica.

No final da década de 1950, um grupo de jovens se encontrava casualmente em apartamentos da Zona Sul carioca para fazer e ouvir música. Um desses apartamentos era o da cantora Nara Leão, onde o universo musical reunia gente como Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Normando Santos e Luís Carlos Vinhas. Com o jornalista Ronaldo Bôscoli liderando o grupo, a “turminha” realizou seu primeiro show, no Grupo Universitário Hebraico, onde a expressão Bossa Nova acabou ganhando um novo significado.

Mas o que aqueles jovens ainda procuravam musicalmente já havia se materializado em maio de 1958, no LP “Canção do amor demais”, de Elizete Cardoso. O disco trazia melodias e letras da dupla Tom Jobim e Vinícius de Moraes, além de uma batida sonora diferente, tocada por João Gilberto ao violão nas faixas Chega de saudade e Outra vez. Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto, que já tocavam profissionalmente, acabaram unindo seus trabalhos ao que o grupo de jovens do apartamento de Nara queria fazer.

Aos poucos, a nova música passou a ser divulgada através de shows e de discos produzidos pela equipe. No Rio de Janeiro, a rua Duvivier, conhecida como o Beco da Garrafas, tinha quatro pequenas boates que reuniam em suas apresentações os principais nome da Bossa Nova. Os pocket shows realizados por lá não davam dinheiro aos organizadores, mas garantiram um espaço para a Bossa Nova e ajudaram o movimento musical a alcançar o sucesso, que perdura até hoje.

No repertório das apresentações da Católica estão músicas dos precursores da Bossa Nova, como Dick Farney, Johnny Alf, Lúcio Alves e Billy Blanco; e daqueles que consolidaram o movimento, como Carlos Lyra, Roberto Menescal, João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O cenário da apresentação, montado pela coreógrafa do grupo de dança Mandacaru Unicap, Ana Cecília Soares, e pela cantora do MPB Unicap Ilana Ventura, lembra uma boate do Beco das Garrafas.

O grupo MPB Unicap é formado exclusivamente por alunos, ex-alunos, funcionários e professores da Universidade Católica de Pernambuco. Fundado em 1983 pelo professor Armando da Costa Carvalho com uma função didática, o MPB Unicap é dirigido por Percy Marques e faz apresentações constantemente com um repertório que inclui desde as composições dos seus integrantes até os clássicos da música popular brasileira.

Encontro Nacional Br Office começa dia 3

Será realizado nesta quinta-feira (3), na Casa da Indústria de Pernambuco (Fiepe), o 3º Encontro Nacional do BrOffice.Org. O evento é considerado um dos mais importantes do país na área de software livre. As atividades e palestras serão transmitidas através de vídeo-conferências. O público-alvo é formado por usuários, diretores de empresas, gerentes de tecnologia de informação, técnicos de informática, estudantes, acadêmicos, usuários de aplicativos Office e a comunidade em geral, além da equipe de desenvolvimento do OpenOffice.org/BrOffice.Org no Brasil e nos países participantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site http://encontro.broffice.org/2008.

Professora de Economia apresentará trabalho em congresso nos Estados Unidos

A professora Ana Cláudia Arruda, do curso de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Pernambuco, irá apresentar trabalho no 55º Congresso Norte-Americano da Ciência Regional, que será realizado de 19 a 22 de novembro, em Nova York. O evento é considerado um dos mais importantes para os estudiosos da área de desenvolvimento econômico.

Seu trabalho intitulado “Os macro-cenários para o Brasil e Nordeste do Brasil em 2008-2020: os investimentos na indústria química, petroquímica, de etanol e petróleo no Nordeste do Brasil e a nova configuração industrial do Brasil” será apresentado na seção Desenvolvimento Econômico: Padrões de Crescimento. A professora Ana Cláudia Arruda também atuará como debatedora numa das seções do evento.
 
Mestrado em Direito irá promover palestra com professor francês

O Mestrado em Direito da Católica irá promover, no dia 2 de outubro, às 14h30, no anfiteatro do bloco G4, palestra com o professor Alioune Badara Fall, titular da Universidade Montesquieu Bordeaux 4. Ele irá falar sobre “Os Direitos Fundamentais em uma Perspectiva Européia”. O evento é aberto à comunidade acadêmica.

Família e interação social será tema de seminário na Católica
Por Anne Mendes

O Mestrado em Psicologia Clínica da Católica irá promover, nos dias 2 e 3 de outubro, o seminário “Produção Científica em Psicologia”. Das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala 002 do bloco G4 (atrás do Unibanco), os alunos do mestrado terão um encontro marcado com a Prof ª Drª Silvia Helena Koller, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). A família e a interação social será o tema do seminário, que é aberto à participação do público.

Informações: (81) 2119.4399

Pirataria será tema de debate na Católica

A pirataria e suas conseqüências para a cultura e para a economia do país será o tema central do debate “Propriedade Intelectual Gerando Negócios”, que será promovido pela Universidade Católica de Pernambuco e pela Câmara Americana de Comércio – Amcham, no dia 9 de outubro, às 19h30, no auditório G1. O palestrante será Emílio Munaro, membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça.

O evento é aberto à comunidade acadêmica, mas voltado sobretudo para os alunos dos cursos de Economia, Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura, Comunicação, Direito, Ciência da Computação e Engenharias. Os inscritos terão direito a certificado de participação, impressos pela Amcham.

As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail rafaela.lima@amchambrasil.com.br e o inscrito deverá esperar a confirmação da sua inscrição. Só será credenciado no evento quem estiver inscrito. Mais informações pelo fone 2101.7450.

Católica vai sediar o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas
Por Lucélia Brito

Entre os dias 10 e 14 de outubro, a Universidade Católica de Pernambuco sedia o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas.

Com o tema “Da prevenção à reabilitação – uma proposta terapêutica baseada em evidências”, o evento terá cursos, palestras, conferências e mesas-redondas. Entre os destaques, estão os cursos de fisioterapia em queimados, FNP em paralisia facial, massagem ayurvédica, drenagem linfática manual, fisioterapia neurológica no paciente crítico, pilates na gestação e atuação da fisioterapia respiratória no hospital geral.

As conferências também abordam assuntos diversos ligados à saúde, como a padronização de recursos avaliativos em pacientes neurológicos, a atuação da fisioterapia na prevenção de atraso no desenvolvimento de crianças em creches públicas do Recife, a fisioterapia em geriatria com uma terapêutica integrativa e a qualidade dos recursos termofototerapêuticos e seus efeitos nas diversas afecções.

Quem quiser conferir a programação completa do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas ou se inscrever para participar do evento deve acessar o site http://www.unicap.br/eventos/fisio/. As normas para a inscrição de trabalhos científicos no congresso também estão na página virtual.

Católica vai realizar workshop internacional sobre meio ambiente
Por Cecília Pinho

A Católica irá realizar, de 27 a 29 de outubro, o ‘1º Workshop Internacional: Aspectos Multidisciplinares de Energia Verde e Sustentabilidade Ambiental’. O objetivo é promover e fomentar discussões sobre a realidade local, nacional e internacional em relação ao meio ambiente e, sobretudo, aos avanços científicos e tecnológicos nessa área. O evento vai reunir cientistas, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes.

“É uma forma de possibilitar a articulação, integração e difusão de uma filosofia de compartilhamento de soluções científicas e tecnológicas para a redução de custos e a minimização das contaminações para promover a sustentabilidade ambiental”, definiu a professora da Católica, Galba Takaki, coordenadora do evento.

Dentro da programação, estão previstos fóruns e conferências ministradas por profissionais de todo o Brasil e do exterior, de países como Portugal, Japão, Chile e Holanda. “Esse debate é uma contribuição de vários pesquisadores no sentido de se ter um planejamento e uma execução de ciência e tecnologia em aspectos multidisciplinares”, afirmou a professora.

Além disso, os participantes terão um leque de seis minicursos para escolher. O Workshop ainda contará com a participação do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, de representante do Consulado do Japão e de empresas como a Embrapa, Petrobras, Odebrecht, Millipore, Fujwara e José Mauro.

Dentro das festividades do centenário Brasil-Japão, no Workshop também será realizada a celebração do aniversário de dez anos de cooperação internacional entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Chiba University, no Japão.

O evento possui uma carga horária de 20 horas. Foram abertas 500 vagas para os participantes e, até agora, a coordenação do evento já contabilizou 200 pessoas inscritas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unicap.br/workshop. Outras informações pelo telefone 2119 4017.

Católica sedia IV Mostra de Arte e Cultura Previdenciária

Entre os dias 30 de setembro e 10 de outubro, a Católica sedia a IV Mostra de Arte e Cultura Previdenciária. A programação terá artes visuais, música, cinema, teatro, dança, literatura e conferências. O evento é aberto ao público e será realizado sempre das 16h às 22h. Mais informações pelo site www.cppeweb.org.br.

Católica promoverá curso sobre Simone de Beauvoir

A Universidade Católica de Pernambuco irá promover entre os dias 21, 22 e 23 de outubro curso de introdução ao pensamento de Simone de Beauvoir. A atividade faz parte da divulgação das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Nela-Unicap) no âmbito da Filosofia através do Grupo Hegel Unicap. O curso será ministrado pela pesquisadora Juliana de Albuquerque.

As aulas abordarão os seguintes temas: a) Para compreender Simone de Beauvoir (uma investigação da gênese do seu pensamento através do debate com a Filosofia Moral e a Fenomenologia, da parceria filosófica com Jean-Paul Sartre, da fundamentação da moral existencialista, dos conceitos chaves do pensamento de Beauvoir e da sua marca de originalidade); b) A existência enquanto experiência trágica (análise dos primeiros ensaios filosóficos de Beauvoir, da formação do romance metafísico; análise do conteúdo filosófico dos seus textos literários, diários e correspondências); c) Compreendendo a questão de gênero: O Segundo-Sexo (discussão de Simone de Beauvoir com as abordagens de Levinás e Teihard-Chardin; a proposição da pergunta 'o que é a Mulher?'; A mulher como outro; e o tópico final do curso em formato de conferência em apartado: Simone de Beauvoir – a mulher, a velhice e a morte: retrato de uma intelectual engajada.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Núcleo de Estudos para América Latina, Bbloco G4, 7º andar, na Universidade Católica de Pernambuco. Para mais informações, ligar para (81)2119-4067, enviar e-mail para neal@unicap.br, ou acessar o site www.simonedebeauvoir.wordpress.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Lucélia Brito e Manuela Ramos(Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

NOVEMBRO

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000