unicap home fotolog agenda edições anteriores busca no site
 
mídia
        .
 Dia do Fonoaudiologo


fotolog
dot blank dot
dot

 

 

Recife, 28 de março de 2006 – ano 5

Mestre em engenharia pela Unicap apresenta dissertação
Por Eduardo Travassos

Tese de Mestrado

O aluno do mestrado em engenharia civil Wallace Borges de Sá apresentou publicamente, na manhã de hoje (28), sua dissertação. Estudo da Interação Solo-Muro em Concreto Convencional, Com Resíduos de Construção e Demolição (RCD) e Alvenaria de Pedra foi o trabalho apresentado na sala 307 do bloco G4, sob a assistência de professores, alunos e da banca examinadora, composta pelo coordenador do mestrado Romilde Almeida, pelos professores da UNICAP Joaquim Oliveira e Silvio Ferreira e pelo professor da UFPE Bernard Bulhões.

O tema apresentado para avaliação possui grande relevância, segundo o mestrando, “porque um dos principais problemas da Região Metropolitana do Recife é a ocupação desordenada sob as encostas”. Dentro deste aspecto surgem os muros de arrimo, “solução encontrada para restabelecer o equilíbrio da encosta”. Então, Borges decidiu estudar o ângulo de atrito solo-muro, utilizando-se de dois tipos de terreno e três de materiais de construção, analisando a interação entre eles.

Foram escolhidos os solos de áreas de risco. O arenoso, muito presente no Ibura, e o argiloso, constante em Nova Descoberta. Entre os materiais de construção, foram selecionados os concretos convencionais e com agregados reciclados de demolições e a rocha. “A maneira como ocorre a distribuição das tenções depende, entre outras coisas, da resistência e formabilidade do solo e do mecanismo de transferência de carga entre o chão e a estrutura”, explicou o mestrando.

Depois de análises, comparações e estudos aprofundados, Wallace obteve a constituição dos solos e como cada material se comporta nos dois tipos de solo, depois comparando-os. “Os resultados foram significativos para estabelecer uma relação do ângulo de atrito solo-muro, utilizando materiais e superfícies diferentes”, concluiu Borges antes de exemplificar o que falava, como no caso de Nova Descoberta, onde a rugosidade do solo interferiu significativamente no atrito.

Terminada a apresentação, os professores que formavam a banca avaliaram os pontos positivos e negativos do trabalho, questionando a respeito do que não ficou claro ou não entenderam. Em seguida, reuniram-se a sós para decidir pela aprovação ou não da dissertação apresentada. Depois dos minutos de expectativa, foi anunciada a aprovação do novo mestre em engenharia civil Wallace Borges de Sá, por unanimidade.

Platão e Nietzsche no Projeto Cinco e Meia
Eduardo Travassos

O departamento de filosofia da UNICAP promoverá, dentro do Projeto Cinco e Meia, a palestra Platão e Nietzsche. Os professores Anastácio Borges e Martha Perrusi falarão sobre estes dois pensadores na próxima quinta-feira, às 17h30, no auditório do CTCH, primeiro andar do bloco B. A entrada é franca.

Oficina prepara pais para a adoção
Por Manuela Ferreira

O Serviço de Orientação à Filiação Adotiva (Sofia), do Departamento de Psicologia da UNICAP, abrirá inscrições, na próxima segunda-feira, para a realização da primeira oficina voltada para candidatos a pais adotivos. O objetivo é reunir interessados no processo para a troca de experiências e reflexão sobre o desejo e a motivação para adotar. A oficina Gestando o Filho acontecerá em maio, nos dias 3, 10, 17 e 24. A carga horária será de 16 horas, e os encontros vão ser realizados das 17h às 21h. A taxa de inscrição custa R$ 40 e as vagas são limitadas.

A coordenadora do Sofia, professora Edilene Freire de Queiroz, explica que o serviço de orientação para candidatos a pais adotivos da UNICAP é pioneiro entre as unidades de ensino superior de todo o Brasil. “A oficina é inovadora porque pretende discutir a fundo os medos e a ansiedade de quem planeja adotar um filho. Nosso intuito é debater os preconceitos sobre o assunto, por exemplo, de forma lúdica, através de dinâmicas de grupo, e com isso contribuir para as escolhas de cada um”, afirma a coordenadora.

A oficina contará com quatro sessões semanais. A primeira delas analisará o desejo de ser pai e mãe; a segunda foi definida como re-significando as vivências; na terceira, os mitos acerca da adoção serão debatidos e, na quarta sessão, o grupo discutirá o conceito de pais verdadeiros. Uma segunda oficina sobre a temática está programada para o mês de setembro. As inscrições para a Gestando o Filho podem ser feitas na secretaria da Clínica de Psicologia da UNICAP (Rua do Príncipe, 526, 8º andar, Bloco B, Boa Vista). Telefone: 2119.4115.

Segurança do trabalho na construção civil discutida em dissertação de mestrado
Por Christiano Vasconcellos

O Mestrado de Engenharia Civil da UNICAP formou na manhã de hoje (28) sua primeira mestra. Eliane Maria Gorga Lago apresentou a dissertação Proposta de Sistema de Gestão em Segurança no Trabalho para Empresas de Construção Civil, no anfiteatro do bloco G4. Ela foi orientada, desde 2004, pelo Prof. Dr. Béda Barkokébas Junior. Fizeram parte da banca examinadora os professores Arnaldo Cardim, docente da Universidade; Laura Martins, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Celso Rodrigues, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A apresentação da mestranda começou com a exposição de dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), referentes ao número de acidentes de trabalho em 2004. Eliane mostrou o impacto econômico causado no setor da construção civil em decorrência desses acontecimentos. Em seguida, ela falou do objetivo geral da dissertação e dos procedimentos metodológicos aplicados durante a pesquisa. “Foram visitados canteiros a cada 45 dias”, declarou, citando um dos vários critérios de observação adotados.

Os dois custos decorrentes dos acidentes, o humano e o econômico, também foram abordados pela mestranda. Eliane também explanou sobre incidentes na construção civil. “É a primeira situação em que pode ser tomada alguma providência”, assegurou. Logo após, veio a parte das conclusões da dissertação. “Fica bem claro que os nossos indicadores são consistentes. Esse é o grande ganho porque a gente consegue reduzir os riscos e os custos”, disse.

Nos dois anos de pesquisa para o mestrado, Eliane analisou canteiros de obra de uma empresa (não divulgada) que atua em sete dos nove Estados nordestinos. Ao todo, 1,8 mil operários foram acompanhados em trabalhos de terraplanagem e pavimentação entre outros. “A gente conseguiu envolver todos os trabalhadores no processo”. Como um dos pontos positivos do trabalho, a mestranda apontou o comprometimento da diretoria da empresa analisada. E o fator negativo, segundo ela, foi “não ter acompanhado todas as obras durante todo o tempo”.

Ao final da apresentação, os membros da banca examinadora teceram comentários sobre o que viram. “É evidente que o trabalho apresentado tem qualidades de uma dissertação”, disse o professor Celso. A representante da UFPE também ficou satisfeita com o que foi mostrado. O professor Arnaldo também deu sua aprovação. “O que você propõe na sua tese atende perfeitamente ao que se espera de um mestrado”, finalizou.

A secretária do mestrado, Nicéas Izabel Alves, leu a ata do evento com o parecer final da banca examinadora. A aluna foi aprovada por unanimidade. Emocionada, Eliane Maria Gorga Lago, agradeceu ao professor orientador e à família.

Rapadura pernambucana é tema de Congresso no Sul
Eduardo Travassos

A professora do departamento de turismo Ceci Amorim teve o artigo A Rapadura do Engenho Lage Bonita: Um Patrimônio Cultural na Rota do Turismo Rural na Zona da Mata Pernambucana aprovado no V Congresso Internacional sobre o Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável (Citurdes), que acontecerá entre os dias 10 e 13 de maio em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

 

 

 
agenda
 

Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Christiano Vasconcellos, Eduardo Travassos, Priscila Assis, Mhatteus Sampaio, Rafael Sales, Sophia Marvão e Manuela Ferreira (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos e Júlia Fraga (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França e Jonathan Alves (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap