29/03/2006
Oficina prepara pais para a adoção
Por Manuela Ferreira
O Serviço de Orientação à Filiação Adotiva (Sofia), do Departamento de Psicologia da UNICAP, abrirá inscrições, na próxima segunda-feira, para a realização da primeira oficina voltada para candidatos a pais adotivos. O objetivo é reunir interessados no processo para a troca de experiências e reflexão sobre o desejo e a motivação para adotar. A oficina Gestando o Filho acontecerá em maio, nos dias 3, 10, 17 e 24. A carga horária será de 16 horas, e os encontros vão ser realizados das 17h às 21h. A taxa de inscrição custa R$ 40 e as vagas são limitadas.
A coordenadora do Sofia, professora Edilene Freire de Queiroz, explica que o serviço de orientação para candidatos a pais adotivos da UNICAP é pioneiro entre as unidades de ensino superior de todo o Brasil. “A oficina é inovadora porque pretende discutir a fundo os medos e a ansiedade de quem planeja adotar um filho. Nosso intuito é debater os preconceitos sobre o assunto, por exemplo, de forma lúdica, através de dinâmicas de grupo, e com isso contribuir para as escolhas de cada um”, afirma a coordenadora.
A oficina contará com quatro sessões semanais. A primeira delas analisará o desejo de ser pai e mãe; a segunda foi definida como re-significando as vivências; na terceira, os mitos acerca da adoção serão debatidos e, na quarta sessão, o grupo discutirá o conceito de pais verdadeiros. Uma segunda oficina sobre a temática está programada para o mês de setembro. As inscrições para a Gestando o Filho podem ser feitas na secretaria da Clínica de Psicologia da UNICAP (Rua do Príncipe, 526, 8º andar, Bloco B, Boa Vista). Telefone: 2119.4115. |