
Arquiteto e professor da USP Hugo Segawa foi um dos palestrantes
Palestra de professor da Universidade da Pennsylvania marca a abertura do 1º Seminário Docomomo Norte-Nordeste
Por Manuela Ferreira
Estudantes, professores e pesquisadores da arquitetura e urbanismo, paisagismo e história da arte, entre outras áreas, conferiram, na noite de ontem (08), a abertura do I Seminário Docomomo Norte-Nordeste: Universidade e Diversidade. O encontro é promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Centro de Estudos Avançados da Consevação Integrada (CECI).
A palestra inaugural, realizada no auditório G2, foi proferida pelo professor da Universidade da Pennsylvania (EUA), David Leatherbarrow, tido como um dos críticos mais notáveis do panorama arquitetônico norte-americano atual.
Autor de livros considerados obrigatórios para os estudiosos da nova teoria da arquitetura, como “On Weathering”, “Uncommon Ground”, “Roots of Architectural Invention”, “Surface Architecture” e “Topographical Stories”, David Leatherbarrow falou sobre a relação entre a cidade e suas construções, tomando como exemplo a obra de arquitetos como o francês Le Corbusier, além de modernistas como Richard Neutra, Antonin Raymond e Luis Barragan.
“A cidade é como uma casa grande, e as casas são como pequenas cidades. O que é realizado a partir disso deve ser criado em harmonia com os respectivos espaços”, sintetizou David Leatherbarrow. Ele mostrou, também, como os profissionais da arquitetura moderna conseguiram adaptar essa vertente à topografia e ao clima de diferentes regiões do mundo, como Paris, na França, Rio de Janeiro e Nova Iorque (EUA).
O seminário também contará com uma palestra do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Hugo Segawa. Ainda estão programadas mesas-redondas, assembléias e exposição de painéis. O encerramento do evento, que prossegue até a próxima quinta-feira (11), terá como atividade um passeio pelo Recife, onde serão analisadas as obras da arquitetura moderna da cidade. |