unicap home fotolog agenda edições anteriores busca no site
 


 

projeto horizonte
A quadra do bloco A foi transformada num verdadeiro arraial

16/06/2006
Projeto Horizonte comemora São João
Por Bárbara Travassos

Hoje à tarde, o São João do Projeto Horizonte movimentou a Universidade. Cerca de 40 alunos portadores de necessidades especiais como Síndrome de Down, deficiência mental e autistas apresentaram coreografias juninas e deixaram orgulhosos parentes e voluntários do projeto. A festa teve participação especial do grupo MPB Unicap.

A coordenadora do Projeto Horizonte, a professora Tânia Nery, falou sobre a importância do momento. “É uma emoção e uma realização pessoal e profissional”, afirmou. O São João do Projeto Horizonte acontece desde a sua fundação, há dez anos, mas antes as turmas comemoravam separadamente. Este ano, todos os alunos do projeto puderam compartilhar, juntos, a alegria da festa na quadra do Bloco A da Universidade.

A estagiária do Projeto, Juliane Travassos, também expressou a emoção de estar organizando e participando da festa junina. “Para mim, é importantíssimo trabalhar com esses alunos especiais. Só de ver o sorriso no rosto deles eu fico realizada. Muitos deles não participam de festejos juninos e, hoje, estão tendo a oportunidade de trocar essa alegria sentida por todos”, destaca.

Entre os alunos do Projeto, dois deles participaram da apresentação do Grupo MPB Unicap. Diego Rocha tocou triângulo e Anderson Melo cantou com o grupo. Diego Rocha esta há seis anos no Projeto Horizonte e, desde os 18 anos de idade, ele aprendeu a tocar o instrumento. Ele também tem habilidade com o pandeiro, alfaia e zabumba (maracatu). A mãe dele, Conceição Rocha, que é professora de música, ficou muito feliz com a festa. “Está tudo muito organizado. Só não brinca quem não quer”, disse ela. Já a mãe de Anderson, Solange Melo, falou sobre o ganho social dos alunos do projeto. “Aqui é maravilhoso para eles, permitindo a quebra de preconceitos e a inclusão no meio social”, afirmou.

A noiva da quadrilha junina, Kamila Marques de Sá Barreto, tinha dois motivos para comemorar o festejo. Ela completou 15 anos no dia 19 deste mês, e a sua festa se juntou ao São João do Projeto, com direito a bolo temático e convidados da família. A mãe de Kamila, Kalina Barreto, ficou emocionada com a festa. “Ela está gostando muito de comemorar o aniversário neste ambiente que é dela”, afirmou. O pai da aluna, Ubirajara Barreto, também não escondeu a felicidade. “Foi uma idéia muito boa juntar a festa junina do Projeto com o aniversario dela”, disse o pai.

 

 

projeto horizonte

projeto horizonte

projeto horizonte

projeto horizonte

projeto horizonte

projeto horizonte

projeto horizonte

projeto horizonte

projeto horizonte

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap