Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 17 de agosto de 2006 – ano 5

Decanos do CCS e CTCH tomam posse
Por Christiano Vasconcellos

Decanos

A UNICAP tem dois novos decanos. A professora Maria da Conceição Bizerra e o professor Leonel Morais assumiram o Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e o Centro de Ciências Sociais (CCS), respectivamente. A cerimônia de posse, presidida pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, ocorreu na tarde de ontem (16) e contou com a presença dos pró-reitores, antigos decanos, dos chefes de Departamentos e coordenadores de todos os cursos da Universidade. Na ocasião, o professor José Orlando Vieira Filho foi reconduzido ao cargo de decano do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

No discurso de abertura, o Reitor falou sobre os aspectos que formam a identidade e os ideais da UNICAP: “Essa universidade tem na sua essência um espírito comunitário, e nesse ponto parece mais uma família do que uma empresa privada ou repartição pública. Isso não significa um romantismo, porque pensar a Universidade como família inclui preocupar-se com sua sustentabilidade, com a rede de relações humanas e com a gestão de seus conflitos entre sonho e realidade”.

O professor Leonel fez um discurso de agradecimento à professora Mirian de Sá Pereira, sua antecessora: “Com sua postura serena e firme, esteve à frente deste Centro, atuando, de forma emblemática, por quase duas décadas. Sua administração foi sempre pautada em um atendimento cordial e amigo, além de alta competência”. Ao finalizar sua fala, ele citou o fundador dos Jesuítas, Santo Inácio de Loyola: “Em tudo amar e servir”. Em seguida entregou um ramalhete de flores à professora Mirian.

A ex-decana do CTCH, professora Lúcia Galindo, foi homenageada no discurso da professora Maria da Conceição. Ela lembrou a preocupação que sua antecessora teve com os gestores dos cursos e o estímulo que dava à auto-avaliação do Centro: “Um processo impulsionador de mudanças, estimulando, de um lado a Comissão de Avaliação para socializar os dados referentes ao Centro, no contexto da Universidade, e de outro lado, estimulando os departamentos/cursos a utilizarem os resultados da avaliação como subsídios para a melhoria das práticas educativas”. Ao final, declarou: “Lúcia, espero contar com a sua colaboração nessa caminhada”.

Confira aqui a íntegra do discurso do Reitor >>

Pró-reitora da PUC/RS defende a profissionalização dos gestores
Por Christiano Vasconcellos

Pró-ReitoraA Pró-reitora de Ensino e Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Solange Ketzer, ministrou palestra, na tarde de ontem (16), durante o primeiro Fórum de Gestores da UNICAP. O evento teve a participação do Reitor, Padre Pedro Rubens, dos pró-reitores, decanos, chefes de departamentos e de todos os coordenadores de cursos da Universidade.

A professora Solange mostrou a necessidade da profissionalização dos gestores para a administração acadêmica. Para ilustrar sua fala, apresentou o cenário atual das instituições de ensino superior no País. “Pessoas de fora não têm como entender de imediato a cultura da instituição”, argumentou, ao defender que os próprios membros da universidade são os indivíduos mais indicados para exercer as funções de gestão.

A palestrante lembrou que o custo de uma universidade é bastante superior ao de uma faculdade por vários motivos: as faculdades, por exemplo, não são obrigadas a realizar pesquisas nem manter um número mínimo de professores trabalhando em regime de tempo integral. Ao falar sobre a busca da excelência acadêmica, a professora Solange afirmou que deve haver harmonia entre os setores da instituição. “O pensar acadêmico tem que se articular ao administrativo. Não dá para cada um fazer o que quer”, frisou.

Pesquisadores debatem o uso da nanotecnologia no meio-ambiente
Por Eduardo Travassos

O auditório do bloco J da UNICAP recebeu novamente um bom público, na manhã de hoje (17), para as atividades do I Workshop Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia: De Mãos Dadas Para o Futuro. O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Eduardo Caballero Duran, deu uma palestra sobre o Impacto Futuro da Nanotecnologia na Área Ambiental, enquanto a mesa-redonda de tema Indústria Têxtil: Qualidade ambiental, Aproveitamento de Resíduos e Valoração reuniu a professora da Universidade Estadual Paulista, Maria Valnice Boldrin Zanoni; a professora da Universidade de Santos, Kátia Machado; e o pesquisador do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Frederico Cavalcanti.

O professor Nelson Eduardo Caballero explicou como enzimas podem ser utilizadas na indústria, imobilizadas através da nanotecnologia, além de abordar o uso de nanobiotecnologia na remediação do meio ambiente. A detecção de bactérias em determinados ambientes foi um dos exemplos dados. O palestrante abordou também o crescimento desta área de pesquisa, “que está abrindo muitas oportunidades”, além de provocar cada vez mais interesse nos mais diversos setores. “A grande facilidade da nanotecnologia está ajudando a muitos sistemas”, concluiu o professor.

O representante do Itep, Frederico Cavalcanti, foi o primeiro a falar na mesa redonda. O trabalho realizado e apresentado por ele abordou o impacto ambiental provocado pelo pólo têxtil do Agreste de Pernambuco, principalmente das cidades de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru. Segundo ele, “os rios destas regiões tem a cor da moda”, referindo-se ao alto nível de corantes depositados pelas fábricas de jeans nos mananciais. Ele mostrou também um plano para reduzir os danos, com medidas como a conscientização de empresários e a instalação de uma estação de tratamento para os resíduos poluentes.

A segunda participação da mesa redonda foi da professora Maria Valnice Zanoni, que mostrou uma pesquisa sobre a mutagenização dos corantes na natureza. Ela apresentou resultados de amostras de alguns rios, inclusive de fornecedores de água para grandes cidades, e constatou a contaminação por corantes. A especialista explicou ainda alguns dos malefícios que estas substâncias trazem à saúde. Ela concluiu afirmando que por estes produtos não possuírem uma grande toxicidade aguda, o Brasil nunca se preocupou em controlá-los.

A última fala ficou por conta da professora Kátia Machado, que abordou a utilização de alguns fungos para degradação de toxinas provindas da indústria têxtil. Foram apresentados dados de algumas pesquisas, onde constatou-se que dentro de um universo de 125 tipos de fungos, 106 realizavam esta “limpeza”. Ela explicou ainda como se deram as experiências, exibindo imagens de águas poluídas e despoluídas após o tratamento com fungos.

Cogesp abre inscrições para jogos internos
Por Manuela Ferreira

Estão abertas as inscrições para os Jogos Internos da Católica. Até o próximo dia 25, qualquer estudante da Universidade, independente do período, pode se candidatar a participar da 12ª edição da competição. As inscrições estão sendo realizadas nas secretarias dos cursos. Alunos do 1º e 2º períodos das graduações, por sua vez, devem procurar a secretaria do 1º ciclo. O evento será realizado entre os dias 4 e 10 de setembro, na quadra esportiva da UNICAP.

Segundo a Coordenadoria Geral de Esportes (Cogesp), organizadora da competição, serão oferecidas oito modalidades esportivas, para ambos os sexos. Os alunos poderão jogar em times de vôlei, futebol de salão, basquete, handebol e tênis de mesa, além de participar das disputas em judô, natação e atletismo. O local para a realização das competições das duas últimas categorias, contudo, ainda estão sendo analisados.

No próximo dia 29, treinadores da Cogesp farão um mutirão para tirar dúvidas dos atletas sobre os critérios das disputas. No ato da inscrição, é necessário apenas preencher uma ficha com dados gerais e número de matrícula. Informações: 2119.4187

Inscrições para acesso ao estacionamento começam no dia 21
Por Alexandre Morais

A partir da próxima segunda-feira (21), os alunos interessados em garantir acesso ao estacionamento da UNICAP para o período 2006.2 poderão realizar a inscrição, das 8h30 às 20h30, ao auditório Padre Antônio Vieira (G2), localizado no 1º andar do bloco G. No local, será entregue um adesivo que dá acesso para as 350 vagas de carro e 40 de motos disponíveis no estacionamento. O documento só será retirado mediante a apresentação da cédula original da identidade e a original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRV).

Para os veículos em que a documentação esteja expedida em nome do cônjuge, pai, mãe, irmão ou empregador, o aluno deverá trazer também a procuração com firma reconhecida em cartório autorizando o uso do veículo, garantindo o seu estacionamento nas dependências da Universidade pelos próximos seis meses. Já os alunos veteranos, que desejarem renovar o cadastro, precisam apenas trazer os originais da cédula de identidade e do CRV para conferência.

Conforme o regulamento da UNICAP, o acesso ao estacionamento só é permitido com o uso do adesivo colado no pára-brisa do veículo. Os condutores de motos deverão apresentar a carteira de autorização. O estacionamento dos veículos e motos estará condicionado à existência de vagas no momento. Ao surgir qualquer problema referente ao estacionamento, o aluno deverá procurar o chefe da segurança na Divisão de Serviços Gerais (DSG), ao lado da Capela.

“O Código da Vinci” em debate
Por Sophia Marvão

Na tarde ontem (16), os professores Paulo Valério, Alexandre Figueirôa, Luís Manoel e Luiz Marques promoveram um debate sobre o livro e documentário O Código da Vinci de Dan Brown. Tanto o livro, quanto o filme, relatam um suposto romance entre Maria Madalena e Jesus. O assunto foi discutido sob as óticas da Comunicação Social, História, das Ciências da Religião e da Teologia, áreas das quais os debatedores são professores.

Segundo o professor Alexandre Figueirôa, a obra é considerada como quase um mito. Ele ainda afirma que “não é de hoje que a arte se debruça entre diversos temas, principalmente no enfoque religioso. A obra de Dan Brown é um produto de cultura de massa. Não se sabe o que é verdade ou mentira e em relação a isso os cristãos não devem ficar preocupados”, disse o crítico de cinema.

impressão versão para impressão

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap