Recife, 6 de outubro de 2005 – ano 4
Alunos de Direito visitam Fórum
Por Juliana Carneiro

Da teoria à prática. Foi assim a aula da disciplina de Direito Civil I, nesta quinta-feira (6). O professor do curso de Direito da UNICAP Fernando Lapa levou os alunos do 7º período para visitar o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, localizado no complexo Joana Bezerra. “A idéia da visita é fazer com que os alunos conheçam na prática um pouco do procedimento do fórum e suas instalações”, afirmou o professor.
Todos os alunos presentes já tinham ido ao fórum antes, mas garantiram que a visita com o professor foi diferente. “Vim aqui várias vezes, mas é a primeira vez que faço com o acompanhamento de um professor. A visão é mais ampla”, garante a aluna Andreola Romana Cavalcanti.
O primeiro lugar a ser visitado foi os cartórios de distribuição de processos, no térreo. Lá, os alunos conheceram os procedimentos internos do cartório na hora de distribuir os processos. Ainda no primeiro piso, o grupo viu como são feitos os requerimentos para consulta de processos. Também puderam ver onde são solicitadas as emissões de certidões negativas.
No primeiro andar, o professor levou os alunos ao cartório da 5ª Vara da Família. Uma estante eletrônica que ajuda a organizar os processos despertou a curiosidade dos visitantes. “É só digitar o número do processo que a máquina indica o lugar onde ele está guardado”, explicou um dos funcionários do cartório.
Outro lugar que chamou a atenção dos alunos foi 1º Tribunal do Júri. Conhecer de perto a sala onde acontecem os julgamentos foi um momento novo para os futuros juristas. “Gostei muito do Tribunal do Júri. Pena não ter nenhum julgamento acontecendo hoje”, lamentou a estudante Michelle Filgueiras. “Essa vai ser criminalista”, arriscou o professor Fernando Lapa. Os alunos também visitaram a sala reservada onde o júri faz a votação secreta e a sala de isolamento, local em que o réu fica detido antes de ser julgado.
A próxima visita do professor Fernando Lapa será com alunos da disciplina de Direito Civil II para conhecer o Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Semana de Criminologia vai debater o combate às drogas
Por Eduardo Travassos
A III Semana de Integração Universidade-Sociedade contará em sua programação com a XXIII Semana de Criminologia e Ciências Afins, que nesta edição apresentará o tema Combate às Drogas. O evento, promovido pelo Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) da UNICAP, sob a coordenação dos professores Alice Neves da Costa e Nildo Nery dos Santos, acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro e abordará assuntos que vão desde as políticas nacionais sobre as drogas até a responsabilidade da justiça terapêutica.
Serão realizadas palestras com professores e profissionais de diversas áreas do direito. Para os alunos da UNICAP, a participação no evento conta como atividade complementar. Os interessados devem se inscrever no DCJ (terceiro andar do bloco G, sala 303). Serão oferecidas 600 vagas e não será cobrada taxa de inscrição.
Confira a programação >>
Semana de Filosofia discute fenomenologia e existência
Por Bárbara Travassos
O Departamento de Filosofia da UNICAP promoverá, entre os dias 17 e 20 de outubro, a XXVI Semana de Filosofia da UNICAP com o tema Fenomenologia e existência. O evento faz parte da III Semana de Integração Universidade-Sociedade. Os debates serão realizados no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas ( CTCH), das 18h30 às 21h30.
Dentro da programação, também, será oferecido o minicurso Corpo, Existência e Liberdade segundo Merleau-Ponty, que acontecerá das 14h às 17h, na sala 305 (3º andar) do bloco G4. O objetivo do curso é analisar a sensibilidade como princípio antropológico, assim como o problema do ser humano presente no mundo pelo seu corpo. Inscrições e outras informações no Departamento de Filosofia da UNICAP, através do fone 2119-4171 (nos turnos da tarde e noite).
Veja a programação>>
Professor do Departamento de Comunicação dirige documentário na França
Por Bárbara Travassos
O professor do Departamento de Comunicação Social da UNICAP Ricardo Mello viajará à França para dirigir o documentário PE na França: Cantadores na Terra dos Trovadores. Os artistas locais Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa serão os protagonistas do filme, que será gravado em 10 dias – de 12 a 22 de outubro – tendo como cenários várias cidades do sul da França, onde os cantadores farão shows. Este projeto jornalístico-cultural foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Pernambuco e será realizado em parceria com a Associação Cultural La Palvera, que estuda a cultura occitan (cultura popular) na França.
Unicap debate a democratização da comunicação
Por Camila Maciel
Acalorado. Assim pode ser descrito o segundo debate da 3ª Semana pela Democratização da Comunicação realizado, ontem (5), na UNICAP. A sala 511 do bloco A não estava cheia, mas os cerca de 20 alunos, professores e comunicadores presentes foram suficientes para fazer da discussão sobre o tema O Sistema Público de Comunicação, uma oportunidade para socializar conhecimentos. Um espaço para discutir os limites atuais de recepção da informação.
Para o integrante da ONG Intervozes, que atua para transformar a comunicação em um bem público, Diogo Moysés, o debate sobre a comunicação interessa a todos. “Se a comunicação é um direito de todos, então não é um debate que deve ser feito só por especialistas”, disse Moysés. Foi pensando nisso, que ele apresentou durante o debate um documento intitulado Sistema Geral de Comunicações (SGC), elaborado pela ONG e que pretende garantir o direito público ao acesso aos meios de produção e veiculação da informação. “Para isso é preciso estimular as produções de veículos alternativos, comunitários”, disse o debatedor.
Alguns alunos da platéia consideraram o SGC, apresentado por Moysés, uma utopia. “A idéia desse documento é muito boa e bonita, mas é uma utopia”, disse uma participante. A afirmação foi replicada pelo debatedor: “Também achamos uma utopia. Mas uma utopia possível de ser realizada”, afirmou Diogo Moysés.
Em sua exposição, o professor do Departamento de Comunicação Social da UNICAP Ricardo Mello enfatizou que é preciso discutir a informação como um direito legítimo da sociedade. “Na Idade Média, a saúde não era um direito. Precisamos garantir que a informação chegue a todos como uma garantia de que assim teremos democracia”, disse Ricardo Mello.
Unicap discute Campanha da Fraternidade 2006
Por Daniel França
A Campanha da Fraternidade de 2006 já começou na UNICAP. Ontem (5), chefes de vários departamentos da Universidade estiveram reunidos no Espaço Loyola com o chefe da Divisão de Ação Pastoral, Padre Jacques Trudel. Eles conversaram sobre o tema Fraternidade e pessoas com deficiência, que será abordado ano que vem pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Um dos objetivos do encontro foi o de estimular idéias dos diversos departamentos e colocá-las em prática através de iniciativas durante as atividades acadêmicas.
Engenharia Ambiental é uma área em expansão
O curso de Engenharia Ambiental oferecido pelo Departamento de Química da UNICAP tem como objetivo preparar engenheiros com capacidade para análise e resolução de problemas ambientais e gestão dos recursos naturais com habilidades como raciocínio lógico, liderança e capacidade para tomada de decisões. Para o bom desempenho profissional, o currículo contempla conhecimento multidisciplinar nas áreas de Matemática, Biologia, Química, Física, Geociências, Economia, Ciências Humanas e Sociais, Legislação e Políticas Ambientais, Ciências da Computação, Hidráulica e Tecnologias de Tratamento e Disposição de Rejeitos Líquido, Sólido e Gasoso.
Através dessas disciplinas, os alunos têm conhecimentos de processos industriais, infra-estruturas básicas de conglomerados urbanos e rurais. Os estudantes também são preparados para as atividades de identificação de fontes poluidoras fixas e móveis, coleta, amostragem e caracterização dos resíduos, mecanismos de dispersão e interação com o ambiente, meios de controle e seus aspectos legais.
Para uma formação adequada do engenheiro ambiental, o Departamento de Química conta com uma equipe de professores composta de doutores, mestres e especialistas. Os alunos dispõem de laboratórios bem equipados, além da existência de um Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais. As aulas práticas são oferecidas em todos os períodos do curso.
Com relação às atividades de pesquisa, os alunos podem integrar programas de Iniciação Científica da própria Universidade ou de instituições governamentais de fomento (Facepe e CNPq). Atualmente, vários projetos estão sendo desenvolvidos no Departamento permitindo ao aluno uma participação efetiva no estudo de estratégias para soluções de problemas ambientais de nossa Região. Mais informações pelo fone 2119.4188.
|