Congresso de Direito

Eneal

Semana de ensino francês




 

Recife, 3 de outubro de 2005 – ano 4

Alunas de Terapia Ocupacional participam de aula prática com idosos
Por Juliana Trajano

Alunas do 8° período do curso de Terapia Ocupacional da UNICAP participaram, hoje (3) pela manhã, de uma aula prática no Colégio Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem. Cerca de 32 idosos do Projeto Xadrez na 3ª Idade foram avaliados pelas alunas. Esse projeto é de responsabilidade da Secretaria de Esportes do Estado e visa à inclusão do idoso na sociedade através da prática de diversas atividades, entre elas o xadrez.

As alunas já vêm da Universidade orientadas e treinadas para a aplicação dos testes que consistem em três avaliações: cognitiva, funcional e de depressão. Segundo a professora Mauricéa Tabosa, o objetivo dessa aula prática é fazer com que as alunas entrem em contato com duas realidades: o idoso institucionalizado e um idoso que vive em comunidade. “Essa é uma aula da disciplina Saúde do Idoso II e tem como objetivo fazer com que as alunas percebam a diferença do desempenho cognitivo de um idoso que está na comunidade, sendo estimulado através da prática de uma série de atividades, como o xadrez, e um idoso institucionalizado, como os da Santa Casa de Misericórdia, onde a UNICAP mantém um vínculo, e onde são feitas nossas práticas curriculares. Eu quero que as alunas percebam o quanto a atividade faz bem para o desempenho desses idosos”, explica a professora.

Depois da avaliação, os dados são levados para a Universidade para que sejam analisados e comparados e, a partir daí, obtidos resultados. “Essa é uma das etapas do nosso trabalho. Agora é que vamos nos debruçar naquilo que colhemos e extrair os resultados”, explica. Para a professora Mauricéa, a aula prática é de extrema importância para a aprendizagem de seus alunos. “Não tem como você dar isso só através dos livros. Só teoria não adianta, é preciso ver na prática. Com certeza as alunas vão sair daqui com uma riqueza enorme”, garante a professora.

Para a estudante Sabrina Nejaim, as aulas práticas só estimulam o estudante e trazem conhecimentos que não podem ser adquiridos em sala de aula. “É de fundamental importância nós que somos estudantes porque vivenciamos na prática o que aprendemos na teoria. Está sendo maravilhoso poder estar aqui com esses idosos. A gente está contribuindo com eles e eles também contribuem com o nosso aprendizado. Eles têm muito da experiência deles para passar pra gente. É gratificante essa troca”, conclui a estudante.

Dia da Secretária é comemorado com missa
Por Camila Maciel

Uma missa em Ação de Graças, presidida pelo Padre Jacques Trudel e concelebrada pelo Padre Antônio Motta, marcou as comemorações do Dia da Secretária na UNICAP, na última sexta-feira (30). A capela da UNICAP ficou cheia com professores, alunos e funcionários.

No sermão, o Padre Jacques Trudel lembrou o importante trabalho desenvolvido pelas secretárias na Universidade. Falou ainda sobre as qualidades dessas profissionais no atendimento ao público. “Muitas vezes têm que atender com simpatia a pessoas que nem sempre estão de bom humor”, lembrou o padre. Para o Padre Antônio Motta, a homenagem é merecida. “A gente ainda faz pouco. Deveria ter muito mais”, afirmou o padre Motta.

Para a secretária do Departamento de Engenharia, Raimunda Ferreira da Silva, a comemoração foi em dose dupla. É que no dia seguinte à celebração, ela completou um ano como secretária na Universidade. “Eu gosto muito do que eu faço e pretendo continuar trabalhando como secretária durante muito tempo”, disse a funcionária.

Ao final da missa, cinco Bíblias foram sorteadas entre as secretárias. A celebração eucarística ainda marcou o encerramento do mês da Bíblia, que é celebrado pela Igreja Católica no mês de setembro.

Recital do Madrigal lota capela da Universidade
Por Jorge ed Assis

A capela da Universidade ficou lotada, na última sexta-feira (30), para o recital do grupo de canto Madrigal Unicap. A apresentação teve o tema “Vivaldi em Recital”, em homenagem ao compositor italiano Antônio Vivaldi e contou com a presença do Reitor, Padre Theodoro Peters.

Participaram do recital 32 componentes, entre alunos, ex-alunos e funcionários da UNICAP. A escolha do tema, de acordo com o maestro regente, Irmão Lindembergh Pires, se deu como uma preparação para futuras apresentações. “Vivaldi é nossa ponte para outro compositor chamado Bach. Ele é mais complexo e essa noite foi estrategicamente planejada por oito meses para podermos passar a estudar e cantar melhor sua obra”, revelou o regente.

Foram três peças (composições clássicas) interpretadas de maneira alternada entre solistas e coro. O Beatus Vir, escrito sobre o texto do salmo 111 da Bíblia Sagrada, contou com um dueto de vozes femininas. O Nisi Dominus, composto em 1717 sobre o salmo 126, teve uma carga dramática na interpretação da solista Bellani Medrado Segunda, que descreve a arte de cantar como transcendental. “É algo divino que nos eleva espiritualmente”, afirmou.

A cantora clássica também revelou sua preparação para o recital. “Tenho aulas semanais com o professor Lindemberg Pires (regente) desde 2000. O incrível é que há pessoas que pensam não serem capazes de cantar. Elas não sabem que é algo que se desenvolve, assim como os músculos”, garantiu. Já o Magnificat, a teceira e última peça da noite, também se alternou entre coro e solistas com o trecho final que começa devagar e termina rapidamente dando uma impressão de fuga.

Abertas inscrições para os 41 minicursos
Por Mhatteus Sampaio

Já estão abertas as inscrições para os 41 minicursos que serão oferecidos durante a III Semana de Integração Universidade-Sociedade. Estão programados minicursos nas áreas de Biologia, Ciências Jurídicas, Economia e Administração, Engenharia, Estatística e Informática, Física, História, Letras, Psicologia, Química e Sociologia.

Os interessados em participar dos minicursos poderão fazer as inscrições nos respectivos departamentos e os valores variam entre R$ 15 e R$ 50. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119.4242.

Congresso de Direito Público discute uso da tecnologia a serviço do Direito
Por Juliana Carneiro

O terceiro e último dia do I Congresso de Direito Público da UNICAP foi marcado por palestras que discutiram, dentre outros assuntos, o uso da tecnologia da informática a serviço do Direito, a necessidade de garantir à população os direitos garantidos pela Constituição Federal e a relação entre o Direito e as eleições. Foram quatro oito palestras, quatro pela manhã e quatro à tarde.

A palestra de abertura teve como tema Jurisdição, Ius Imperium e Processo Telemático e foi ministrada pelo professor do curso de Direito da UNICAP Alexandre Freire Pimentel. O professor explicou que o Processo Telemático é ainda, um projeto de lei, mas caso seja aprovado vai extinguir o papel dos trâmites jurídicos. Além de mais seguro, o processo pode agilizar o tempo dos processos. “Os atos processuais seriam tratados por um programa de computador e seriam transmitidos através de redes como a internet. Elas ficariam disponíveis numa rede interna do tribunal sem possibilidade de acesso externo”, explica professor Alexandre. O jurista disse também que uma novidade envolvendo a informática está prevista para acontecer ainda este ano no estado. “A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco está preparando equipamentos para fazer o primeiro julgamento on line”, anunciou.

O professor da UNICAP e desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo de Oliveira Paes Barreto fez a palestra seguinte com o tema O processo como Direito Fundamental. O tema enfocou o processo do direito fundamental e as alterações que estão sendo feitas pelos deputados no sentido de tornar o processo mais rápido e mais efetivo. “Os processos devem atender os anseios da população e ele deve se desenvolver de forma mais séria para que possam efetivamente trazer um resultado mais útil e prático”, analisou o palestrante.

A terceira palestra foi do professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade de São Paulo Gilberto Bercovici. Ele falou sobre Constituição Procedimental X Constituição Material - Ainda há sentido nesta distinção? O professor Bercovici levantou questões sobre a tentativa de eliminar o caráter político, o conteúdo democrático da Constituição, limitando-a a uma mera lei superior. “Sem entender o papel da Constituição no sistema político jamais iremos compreender os direitos nela assegurados”, disse o jurista.

Encerrando as palestras do período da manhã, o professor do Mestrado em Direito da UNICAP Lúcio Grassi de Gouveia falou sobre o Sincretismo e Efetividade no Processo Civil. O tema abordou a necessidade de garantir através de mecanismos dispostos no sistema processual os direitos previstos na Constituição. “Os instrumentos processuais precisam garantir ao cidadão a pretensão muitas vezes urgente, que ele almeja atingir. De nada adianta uma decisão judicial ser dada depois de dois ou três anos quando a necessidade é imediata. No caso de um paciente que precisa de uma cirurgia, de nada adiantará uma decisão judicial daqui há um ano”, disse o professor.

Recurso Extraordinário é tema de palestra no Congresso de Direito Público
Por Juliana Carneiro

À tarde, a palestra de abertura foi ministrada pelo professor do Mestrado em Direito da Universidade Federal da Bahia Fredie Souza Didier Júnior. Como tema A “Objetivação” do Recurso Extraordinário, o jurista fez uma explanação sobre a evolução do recurso extraordinário. “O recurso extraordinário vem se transformando nos últimos 10 anos num instrumento mais efetivo. Hoje em dia, já não há diferenças práticas entre o julgamento de um recurso extraordinário e uma ação direta de inconstitucionalidade”, explicou o palestrante. O professor também elogiou a iniciativa do congresso. “Um evento como essa aprimora a qualidade dos profissionais de Direito, sobretudo os estudantes”, afirmou.

Em seguida, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª região e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, tratou em sua palestra sobre A Procedimentalização como Instrumentalização da Legitimação da Administração Pública. Apesar do nome aparentemente complicado, o professor explicou que a procedimentalização trata-se da discussão em larga escala sobre decisões que envolvem a sociedade como um todo, um exemplo são os aumentos nas contas de água e energia. “Se tivéssemos entidades de representação civil fortes, teríamos debates acirrados em ocasiões como essas. A discussão faz com que a administração tenha a possibilidade de expedir atos de melhor qualidade e melhor legitimados sem a necessidade de tantos recursos judiciais que sobrecarregam o poder judiciário”, afirmou.

Os procedimentos eleitorais como Procedimentos Constitucionais foi tema da palestra do especialista em Direito Constitucional e professor da Universidade de Lisboa e Universidade Católica de Portugal Jorge Miranda. O professor falou da importância do Direito na vida política de um país e como anda a relação entre política e eleições no Brasil. O palestrante alertou que as eleições são também um fenômeno jurídico. “Se as eleições não forem justas e as regras respeitadas, é a vontade do povo que fica frustrada. Acho inadmissíveis essas constantes mudanças de partidos feitas no Brasil”, afirmou Jorge Miranda.

Encerrando o congresso, a palestra do professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Lênio Luiz Streck. Com o tema Em defesa de um Substancialismo Republicano, ele falou da obrigação da República em garantir os direitos previstos na Constituição Federal Brasileira, segundo ele a melhor do mundo. “A tarefa dos juristas é concretizar esses direitos. Na república todos devem ter acesso aos bens e nada melhor que a Constituição para nos apontar isso. A Constituição Brasileira é a mais completa que existe”, disse o professor.

Para os alunos que participaram do congresso a experiência foi gratificante. O aluno do 8º período de Direito da UNICAP Marcelo Carvalho aprovou a escolha dos convidados. “Achei o congresso muito interessante porque trouxe profissionais renomados do mundo jurídico. O conteúdo das palestras foi bastante proveitoso”, elogiou o estudante. A aluna do 2º período de Direito da UNICAP elegeu sua palestra preferida. “O evento correspondeu a todas as minhas expectativas. Os palestrantes foram bem escolhidos. Uma das minhas palestras preferidas foi a do professor João Maurício Adeodato sobre a Densificação da Jurisdição Constitucional na Efetivação dos Direitos Fundamentais, disse a aluna Camila Leal.

A chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e uma das coordenadoras do Congresso, professora Miriam de Sá Pereira, ressaltou a importância do encontro para estudantes e profissionais da área, além da população em geral. “O tema é instigante, todo estudante de Direito quando começa quer uma possibilidade humana de fazer justiça e as pessoas precisam saber como funciona o sistema jurídico para poder lutar pelos seus direitos. Nós temos uma Constituição que declara que todos somos cidadãos e na prática isso não ocorre”, afirmou a professora. O objetivo do Congresso também foi destacado pela organizadora do congresso. “O que se pretende é identificar modelos, mecanismos que permitam uma aplicação mais rápida do Direito sem a utilização de muitos recursos porque a imagem que se passa para o grande público é que essa justiça é uma justiça vazia que não se concretiza”, avalia.

Unicap vai participar da Semana pela Democratização da Comunicação
Por Juliana Trajano

Começou hoje (3) a III Semana pela Democratização da Comunicação, que tem como tema central Direito humano à comunicação. A proposta da Semana é debater e refletir sobre os seguintes temas: Será que os meios de comunicação são plurais e respeitam a diversidade? Será que eles são democráticos ou formam monopólios?

O evento está sendo realizado em todo o País e, aqui no Estado, todas as ações contam com a contribuição do Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom), Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos) e Prefeitura do Recife, com a parceria da Articulação Musical Pernambucana (AMP) e o apoio do Serviço de Cooperação Técnica Alemã (DED).

Estão previstos cerca de 15 oficinas temáticas, com públicos de diversos segmentos; debates, que serão realizados em universidades do Grande Recife; uma teleconferência nacional sobre rádios comunitárias, na Assembléia Legislativa; além da participação da Terça Negra e Sábado no Mangue, que darão o toque musical ao evento.

A participação da UNICAP na III Semana pela Democratização da Comunicação acontece amanhã (4) e quarta-feira (5) através de dois debates. O primeiro vai tratar do tema Um Sistema Público de Comunicação e o segundo discutirá Os Direitos Humanos e a Mídia. Os debates serão realizados na sala 511 do bloco A, às 19h.

Coordenadora de Pesquisa da Unicap faz palestra no Clube de Engenharia
Por Camila Maciel

A coordenadora de Pesquisa da UNICAP, professora Arminda Saconi, fará quinta-feira, às 19h15, conferência no Clube de Engenharia de Pernambuco sobre O projeto do curso de Engenharia Ambiental da UNICAP na formação do engenheiro ambiental. A conferência faz parte da solenidade de abertura do 1º Encontro de Engenharia Ambiental em Pernambuco. A mesa do dia será presidida pelo reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters.

 



EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS:
 Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE:
 Danilo França (Estagiário)

WEBMASTER:
Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
OUTUBRO

7 a 16 - Professores da Unicap participam da Bienal

10 e 11 - Integrante da Pastoral participa de encontro da CNBB em Natal

11 a 16 - Professora de Comunicação apresenta vídeo em festival

11 a 30 - Inscrições para o Sacu

13 - Óleos essenciais são tema do Quinta na Química

13 - Comunidade Sharp Shooters comemora mil dias com evento na Unicap

16 a 19 - Professor de Informática participa de Congresso em Natal.

17 - Geneton Moraes lança livro na Unicap

17 a 20 - Semana de Filosofia discute fenomenologia e existência

18 a 20 - 18º Set Universitário será realizado em outubro

18 a 21 SEMANA DE INTEGRAÇÅO

:: Semana de Criminologia vai debater o combate às drogas

:: Semana de Integração terá mesa-redonda sobre o best seller o monge e o executivo

:: Campanha pelo Sim no referendo recebe reforço na Unicap

:: Cultura africana marca presença na Semana de Integração

:: Responsabilidade social é tema da Semana do Estudante de Administração

:: Bolsistas do Pibic apresentam 285 trabalhos na Semana de Integração

:: Ano Mundial da Física terá eventos na Semana de Integração

19 a 21 - Neal promove curso sobre política econômica do Governo Lula

19 a 21 - Unicap sedia I Congresso Pernambucano de Sexualidade

19 a 21 - Mandacaru apresenta espetáculo puramente pernambucano

19 a 21 - Neal promove curso sobre política econômica do Governo Lula

19 a 22 - Professor de Comunicação participa de encontro de cinema no Rio Grande do Sul

22 - Unicap participa de Dia Internacional de Atenção à Gagueira

25 a 28 - Aluno de Administração tem artigo selecionado para seminário

28 - Grupo Madrigal promoverá recitais em setembro e outubro

28 a 30 - Professora de Fonoaudiologia fará palestra em São Paulo.

31 a 2/11 - Alunos da Unicap participam de encontro de Física em Maceió

NOVEMBRO

3 a 11 - Festival de cinema vai premiar produções locais

6 a 8 - Encontro de pró-reitores discutirá as CPAs

8 a 11 - Professores de Arquitetura apresentam trabalhos no Rio de Janeiro

22 a 25 - Professora da Unicap participa de congresso de Microbiologia

DEZEMBRO

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap