
Reitor da Unicap entre os membros da Academia Pernambucana de Ciencias
07/11/2005
Unicap e Reitor são homenageados pela Academia Pernambucana de Ciências
Por Juliana Carneiro
A comunidade acadêmica da UNICAP esteve em festa durante este final de semana. No sábado (5), a Universidade e o Reitor, Padre Theodoro Peters, receberam da Academia Pernambucana de Ciências a outorga do Mérito Cultural e Científico 2005. A cerimônia aconteceu no auditório G 1 da UNICAP e reuniu os pró-reitores, decanos, chefes de departamentos, professores, funcionários da instituição e convidados.
Os serviços prestados pela UNICAP, desde a sua fundação em 1951 até os dias de hoje, à comunidade científica do país foram o principal motivo da homenagem concedida. “A Academia Pernambucana de Ciências existe há 27 anos e não poderia deixar desapercebida a atividade da Universidade Católica. O mérito outorgado foi em função de seu trabalho e sua produtividade no ensino, na pesquisa e na extensão”, afirmou o presidente da Academia Pernambucana de Ciências, Waldecy Fernandes Pinto. A UNICAP é sede há cinco anos das reuniões da Academia, que acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês. “Somos acolhidos com muito carinho por essa instituição”, afirmou o professor Waldecy.
Antes da cerimônia, o Reitor da UNICAP demonstrou alegria pela homenagem. “Acredito que a outorga do mérito seja um reconhecimento de que a UNICAP é uma universidade de pesquisa, que já está bem implantada. É importante para nós recebermos uma homenagem e ter a presença dessa academia na nossa instituição”, disse Padre Peters.
A mesa foi composta pelo homenageado; o presidente da Academia Pernambucana de Ciências, o arquiteto Waldecy Fernandes Pinto; o Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, professor Amaro Pessoa Lins; o Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor Valmar Correia de Melo; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP, professor Junot Matos; o sócio fundador da Academia Pernambucana de Ciências, professor Walter da Rosa Borges; e o presidente da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Eudes de Souza Leão.
O Reitor da UFRPE, professor Valmar, foi o primeiro a discursar. Ele lembrou a história da UNICAP e a importância da sua trajetória. “É inegável a contribuição dessa universidade. Mais de 57 mil graduados já passaram por aqui”, disse o professor. O reitor fez referência ainda às personalidades formadas pela instituição. “Por aqui passaram nomes como o de Manuel Correia de Andrade, Jarbas Vasconcelos, Raul Henry, Ricardo Noblat, Geneton Moraes Neto, Ivanildo Sampaio, Josué Mussalém, Raul Jugmann e Lenine”, lembrou o Reitor da UFRPE.
Em seguida, o Reitor da UNICAP recebeu das mãos do professor Waldecy a outorga do Mérito Científico. Depois, a palavra foi passada ao Reitor da UFPE, professor Amaro Lins, que ressaltou a contribuição de Padre Peters para a educação brasileira, os desafios vencidos e os serviços prestados. “Ele é uma autoridade indispensável quando se fala em educação de nível superior. O que for dito aqui é apenas uma parte da sua contribuição”, destacou o professor Amaro Lins, que disse também ter descoberto o segredo para tamanha energia e dedicação do Reitor da UNICAP. “O lema da ordem dos jesuítas é ‘amar e servir’ e sei que Peters leva isso a sério”.
Padre Peters falou da importância da contribuição dos trabalhos desenvolvidos dentro das universidades para o desenvolvimento social, científico e tecnológico do país. Segundo ele, a UNICAP foi a quarta universidade católica a ser criada no país e tem como principal objetivo formar uma visão ampla e conjunta de fatos específicos. “O conhecimento humano não tem fronteiras. A UNICAP é um pólo estimulador de conhecimento e de resposta às necessidades do país”, afirmou o Reitor.
Encerrando a cerimônia os presentes puderam conhecer um pouco mais da estrutura física e acadêmica da UNICAP. A apresentação foi feita pelo coordenador de Inovações Tecnológicas da Universidade, professor Francisco Luiz dos Santos, que mostrou através dos números a dimensão da Universidade. As instalações da instituição foram mostradas a partir de um passeio virtual pelo campus. Um coffe-break, ao som do grupo MPB UNICAP, foi oferecido aos convidados, no final da manhã.
Leia o discurso do Reitor da Unicap Pe. Theodoro Peters >> |