Missa de Natal
Confraternização de Natal
Natal da Pastoral
confraternização da pastoral
Homenagem do Reitor

 

Recife, 28 de dezembro de 2005 – ano 4

Novo rosto do jornalismo da Rede Globo é ex-aluna da Unicap
Por Bárbara Travassos e Daniel França

Novo rosto do jornalismo na Rede Globo

O ano de 2005 terminou com uma grata surpresa para o jornalismo pernambucano. Quem liga a TV cedinho pode ver que a previsão do tempo está sendo apresentada por um rosto bem conhecido do Estado. A jornalista Michelle Loreto assumiu o comando das notícias da meteorologia de três telejornais da TV Globo. Dois deles são exibidos em rede nacional. A ex-aluna de Jornalismo da UNICAP está nos estúdios do Globo Rural, Bom Dia São Paulo e Bom Dia Brasil

Michelle concluiu o curso de Jornalismo na Universidade em 2003. Começou a carreira na TV Guararapes, afiliada da rede Bandeirantes no Recife. A experiência permitiu que a jornalista fizesse várias reportagens para o Jornal da Band, que tem como âncora o ex-global Carlos Nascimento. Uma das mais marcantes foi a cobertura do desabamento do edifício Areia Branca.

Uma outra reportagem para a Bandeirantes aconteceu quase que por acaso e resultou na primeira cobertura internacional de Michelle Loreto. Ela foi a enviada especial ao Oriente Médio para cobrir as cerimônias do velório e sepultamento do ex-líder palestino Yasser Arafat. O avião presidencial brasileiro saiu de Brasília para pegar o então ministro da Casa Civil José Dirceu que estava em Petrolina inaugurando o aeroporto da cidade. Ele foi o representante do governo na ocasião. Apenas o jornal Folha de São Paulo conseguiu embarcar o repórter. Michelle foi designada pela Band para pegar o avião que fez escala no Recife. “Isso me abriu as portas em São Paulo”, disse ela.

Em outubro deste ano ela resolveu mudar-se para São Paulo. O talento da repórter aliado à experiência de telejornalismo de rede abriu as portas da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo em São José dos Campos, interior paulista. Era uma contratação temporária de um mês que acabou sendo renovada por mais trinta dias. Mas Michelle não terminou o prazo. Depois de fazer uma reportagem ao vivo para o Bom Dia São Paulo, a Globo da capital paulista fez o convite para ela trabalhar lá.

Michelle trabalharia para cobrir férias de repórteres da emissora, mas ela também foi convidada para fazer testes para a previsão do tempo. Apenas sete pilotos (programas-testes que não vão ao ar) foram suficientes para a direção da Globo conhecer a competência desta recifense de 25 anos. “Teve gente que passou meses estudando antes de ir ao ar”, comentou, emocionada.

A rotina da jornalista não é nada fácil. Ela chega para trabalhar na emissora antes das 4 horas da madrugada. Conversa com o meteorologista-consultor da emissora e redige os textos dos três telejornais que vão ao ar, ao vivo, a partir das 6h15 da manhã. Assim como todos os apresentadores do tempo da emissora, a jornalista fará cursos no Instituto Nacional de Pesquisa Espacial. Também em 2006 ela fará reportagens sobre os mais diversos assuntos.

Quando perguntada sobre que mensagem ela poderia dar aos jovens jornalistas em início de carreira ela respondeu: “A Globo sempre foi um sonho. Só não acreditei que viesse a se concretizar tão rápido. Tem hora que é preciso largar tudo e ter mais que determinação, é preciso ousadia”, concluiu.

Aluno de Engenharia Ambiental desenvolve projeto na Alemanha
Por Juliana Carneiro

Aluno de Engenharia AmbientalO aluno de Engenharia Ambiental da UNICAP Bruno Esteves Távora está de malas prontas para a Alemanha. Nos próximos três meses ele vai estar na Universidade de Karlsruhe desenvolvendo a primeira etapa do seu projeto de conclusão de curso. O tema do trabalho é Avaliação da influência dos atributos do solo no coeficiente de distribuição de chumbo. Na bagagem, além de muita expectativa, o estudante leva 19 amostras de solos colhidos na Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco. O objetivo é analisar a capacidade de cada tipo de solo de absorver o metal. Bruno explica que o interesse pelo assunto surgiu desde os primeiros períodos do curso. “Desde o 3º período faço pesquisa sobre solos, inclusive a que desenvolvi no Pibic”, lembra o aluno.

A orientadora do projeto, professora Arminda Saconi Messias, destaca a importância da pesquisa. “A partir dessa avaliação, saberemos qual o tipo de solo que resiste melhor à poluição, evitando a contaminação de lençóis freáticos”, enfatiza. Enquanto estiver na Alemanha, Bruno será orientado também pelo professor Wolfgang Höll.

Quando voltar para o Brasil, já com o levantamento dos dados, Bruno pretende elaborar um modelo matemático para explicar o comportamento de cada tipo de solo na presença do chumbo. “Com esse modelo estatístico será possível fazer avaliações sem necessariamente ter a amostra do solo”, explicou.

Enquanto estiver na Alemanha, Bruno estará também pensando no futuro. “Estou bastante concentrado no meu projeto, mas pretendo fazer contatos e quem sabe consegui cursar uma pós-graduação por lá”, afirmou o aluno.

A ida do aluno faz parte do projeto de Intercâmbio Estudantil entre a UNICAP e a instituição alemã. Bruno é o segundo aluno que viaja através do convênio. Em 2004, o estudante Heleno Bispo também desenvolveu parte de seu projeto na Karlsruhe. Dois alunos alemães também já passaram pela UNICAP.

Aluno de Letras ganha prêmio nacional
Por Manuela Ferreira

Aluno de LetrasO ator, escritor e diretor de teatro Alexsandro Souto Maior, aluno do 3º período do curso de Letras da UNICAP, foi o único representante de Pernambuco no Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005. Classificado em 3º lugar na categoria Infância e Juventude, Alexsandro foi premiado com o texto da peça infantil Luzia no Caminho das Águas, e concorreu com escritores de todo o País. Os outros vencedores da categoria foram os escritores Antônio Sérgio Nunes Figueiredo, de Salvador, primeiro colocado, e José Maria Mapurunga Filho, de Fortaleza. O prêmio, concedido pela Fundação Nacional de Arte, do Ministério da Cultura, é o mais importante do setor no Brasil. O resultado foi divulgado na última quarta-feira (21), em solenidade no Rio de Janeiro.

Os textos vencedores serão publicados nacionalmente, a partir de março do próximo ano, e seus autores receberão também um prêmio em dinheiro. O concurso tem como objetivo incentivar a literatura dramática e o surgimento de novos dramaturgos, com a premiação de autores brasileiros de textos teatrais inéditos. A publicação dos textos premiados permite a difusão de novos autores, facilitando a montagem de espetáculos que representam a diversidade cultural brasileira.

Luzia no Caminho das Águas narra a trajetória de Luzia, uma menina que vive no Sertão nordestino, com dois pequenos amigos, sendo um deles uma margarida. A estiagem da região faz o poço de onde a garota retira água secar. “Para salvar a margarida, ela segue Sertão adentro, buscando um rio que nunca seca, e no caminho vive situações que despertam medo, alegria e espanto”, revela Alexsandro Souto Maior. O texto enfatiza sentimentos como a amizade, esperança e a solidariedade. A previsão é que a montagem estréie nos palcos pernambucanos no segundo semestre de 2006. “O prêmio vem em boa hora, porque pretendo mesclar meu trabalho entre a atuação no teatro, a direção e a dramaturgia. o concurso da Funarte abre muitas portas para os escritores que não estão no eixo Rio-São Paulo”, diz Souto Maior.

Não é a primeira vez que o escritor é premiado com seus textos teatrais. Em 2003, Alexsandro conquistou o prêmio de melhor texto de teatro no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, com o roteiro da peça O Terceiro Dia, do Grupo Engenho de Teatro. Ele também foi o finalista na categoria melhor direção, no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos deste ano, pela direção da peça Nero.

Mais de mil escritores se inscreveram para a edição do concurso em 2005. A premiação é voltada para todas as regiões do País, além do Distrito Federal, e abrange as categorias teatro adulto e teatro para infância e juventude.

DAR muda horários de atendimento durante as férias
Por Juliana Carneiro

Os alunos que precisarem utilizar os serviços da Diretoria de Admissão e Registro (DAR) devem ficar atentos aos novos horários no período de férias. Até o dia 17 de janeiro, a DAR vai funcionar das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h. A partir do dia 18 até 3 de fevereiro o mesmo setor abre das 9h às 11h e das 14h às 16h30.

Já a seção de protocolo e expedição de documentos vai atender aos alunos das 10h às 16h, até o dia 17 de janeiro. Depois, até o dia 3 de fevereiro passa a abrir das 8h30 às 17h, também sem intervalo. Quem precisar da seção de admissão pode procurar atendimento até o dia 17 de janeiro das 10h às 11h30 e das 14h às 16h. Já no período entre 18 de janeiro e 3 de fevereiro, o funcionamento passa a ser das 9 às 11h30 e das 14h às 17h.

Os serviços da seção de expedição e registro de diplomas serão oferecidos das 10h às 11h30 e das 14h às 16h, até o dia 3 de fevereiro. O atendimento é sempre de segunda a sexta-feira. Todas as seções ficam no térreo do bloco R.

Em função da confraternização de seus funcionários, a DAR funcionará em horário especila nesta sexta-feira (30). A assessoria fica aberta na parte da tarde, das 14h30 às 16h. A seção de protocolo e expedição de documentos atenderá das11h às 16h, sem intervalo. Já a seção de admissão atende ao público das 13h30 às 16h. O atendimento da seção de expedição e registro de diplomas será também das 13h30 às 16h.

Matrícula dos feras começa no dia 3
Por Eduardo Travassos

Os 2.863 feras classificados no vestibular UNICAP 2006 têm que ficar atentos à data de suas matrículas, que acontecem entre os dias 3 e 5 de janeiro. Cada curso possui dia, hora e local específicos e o candidato que não efetuar sua inscrição perderá o direito à vaga.

No dia 3 de janeiro, devem comparecer ao auditório G1, entre as 8h e 12h, os aprovados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Letras. No período da tarde, das 14h às 17h, fazem a matrícula os feras dos cursos de Engenharia Civil, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação (ênfase em Telemática) e Terapia Ocupacional.

No dia 4, das 8h às 12h, fazem as matrículas os aprovados em Direito. No auditório G1 os classificados para a primeira entrada, manhã e noite. No auditório G2, os aprovados em Direito na segunda entrada, manhã e noite. Das 14h às 17h devem comparecer ao G1 os feras de Arquitetura e Urbanismo e Ciências da Computação. Devem procurar o G2 os futuros alunos de Filosofia, História e Fonoaudiologia.

E no último dia das matrículas regulares, devem ir ao G1 pela manhã os aprovados em Ciências Biológicas, Fisioterapia e Serviço Social, enquanto ao G2 devem comparecer os feras dos cursos de Turismo, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas. No período da tarde deve ir ao G1 quem for se matricular nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Licenciatura em Química, e no G2 deve comparecer quem foi classificado em Física, Física Médica, Matemática e Teologia.

Para se matricular, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: cópia autenticada da carteira de identidade e certidão de nascimento, cópia autenticada do comprovante de estar em dia com o serviço militar (para maiores de dezoito anos do sexo masculino), cópia autenticada do título eleitoral e do comprovante do exercício eleitoral (para maiores de dezoito anos), original do histórico escolar (ensino médio) acompanhado do certificado de conclusão do ensino médio ou de curso equivalente, uma foto 3x4, solicitação de matrícula assinada pelo candidato (ou pelos pais em caso de menores de idade), além da apresentação da ficha de compensação correspondente à primeira parcela da semestralidade devidamente quitada.

Esta ficha será enviada à casa de todos os aprovados e a mensalidade deverá ser paga em qualquer agência bancária até a data do seu vencimento. Quem por ventura não a receber em casa poderá retirá-la na hora da matrícula e efetuar o pagamento na agência do Unibanco localizada no hall do bloco G. Atenção: Pagamentos em casas lotéricas devem ser efetuados até 48 horas antes da data da matrícula.

Quem perder a data de sua matrícula poderá fazê-la no dia 6 de janeiro, quando haverá o atendimento aos retardatários. Outras informações podem ser obtidas no manual do vestibular ou pelo telefone 2119-4132.

Unicap abre inscrições para MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria
Por Juliana Carneiro

O Departamento de Economia e Administração e o Espaço Executivo da UNICAP estão com inscrições abertas para o MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria. O curso é destinado a profissionais das áreas financeira, contábil, controladoria e auditoria. Os interessados devem se inscrever até o dia 14 de fevereiro. O candidato deve apresentar no ator da inscrição originais e cópias do diploma, identidade, CPF e histórico escolar, além de uma foto 3x4 recente. O curriculum vitae também deve ser apresentado e será submetido à análise.

Caso o candidato seja aprovado, deve fazer a matrícula entre os dias 15 e 17 de fevereiro. O curso deve começar no dia 6 de março e só termina em agosto de 2007. O investimento será dividido em 18 parcelas mensais de R$ 450. O curso oferece 40 vagas. Mais informações na Secretaria do Espaço Executivo da UNICAP, na rua Almeida Cunha, 245, térreo, na Boa Vista. O horário de atendimento é das 9h às 13h e das 14 às 17h30, ou pelo telefone 2119 4344.

Inscrições para os cursos de especialização vão até fevereiro
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para os 31 cursos de especialização, oferecidos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP, podem ser feitas até 3 de fevereiro. A seleção está programada para acontecer entre os dias 6 e 8 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 10 do mesmo mês. As matrículas acontecerão entre 13 de fevereiro e 7 de março. As aulas terão início no dia 20 de março.

Os cursos oferecidos são: Audiologia, Coordenação Pedagógica, Ciências Criminais, Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direitos Humanos, Dependência Químicas, Educação Especial, Educação Infantil, Ensino de Matemática, Finanças Corporativas, Gestão Escolar, História Regional do Brasil: Nordeste, Intervenções em Psicologia Clínica, Jornalismo Cultural, Logística Estratégica, Literatura Brasileira e Ciências Humanas, Linguagem, Língua Portuguesa II, Psicologia nas Organizações, Relações Internacionais na Era da Globalização, Redes de Computadores, Serviço Social na Área de Saúde, Serviço Social na Área Jurídica e Especialização em Sexualidade Humana.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.unicap.br ou na Secretaria dos Cursos de Especialização, localizada na Rua Nunes Machado, 42, bloco J, sala 19, Boa Vista, ou pelos Correios, mediante a postagem da documentação até o dia 03 de fevereiro. Outras informações pelo fone 2119.4134.

Unicap está com inscrições abertas para cinco mestrados
Eduardo Travassos

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP está com inscrições abertas até 6 de janeiro para os mestrados em Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Engenharia Civil, Ciências da Religião e Desenvolvimento em Processos Ambientais, todos credenciados e aprovados pela Capes. Os interessados devem se inscrever até o 6 de janeiro, pelo site www.unicap.br/propesp e entregar os documentos na Secretaria da pós-graduação, na Rua Almeida Cunha, 245, sala 303, Boa Vista. As inscrições custam R$150,00.

O Mestrado em Psicologia Clínica, coordenado pela Profª Drª Edilene Queiroz, oferece 20 vagas e a opção de três linhas de pesquisa: Intervenções Clínicas na Abordagem Fenomenológica-Existencial; Psicopatologia Fundamental e Psicanálise; e Construção da Subjetividade na Família. A duração do mestrado é de no mínimo 18 meses e no máximo 24.

Já o mestrado em Ciências da Linguagem, coordenado pela profª Drª Marígia Aguiar, disponibiliza quatro linhas de pesquisa: Teoria e Análise Lingüística; Procedimentos e Implicações Psicossociais nos Distúrbios de Linguagem; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita e Linguagem, Educação e Organização Sócio-cultural. São 20 vagas para o curso, que tem duração de 24 meses.

Coordenado pelo Prof. Romilde Almeida, o Mestrado em Engenharia Civil mantém duas linhas de pesquisa: Materiais de Construção Civil; e Tecnologia das Construções. São oferecidas 18 vagas. Já o Mestrado em Ciências da Religião, que tem a coordenação do Prof. Dr. Sérgio Sezino, oferece as seguintes linhas de pesquisa: Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade e Tradição Judaico-Cristã, Cultura e sociedade. Também são 20 vagas com duração de 24 meses. O Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, coordenado pela Profª Drª Galba Takaki, tem como linhas de pesquisa a Modelagem, Controle e Otimização de Processos; e Tecnologia e Meio Ambiente. Estão sendo oferecidas 20 vagas. Mais informações pelo telefone 2119-4134 ou pelo e- mail espacoexecutivo@unicap.br.

Univerão vai oferecer 43 cursos em janeiro

A UNICAP está com inscrições abertas para os 43 cursos de extensão que irá oferecer no período de 9 a 27 de janeiro. Os cursos do Univerão 2006 são dirigidos a pessoas interessadas em investir em capacitação e qualificação profissional.

Entre os cursos oferecidos estão Estatística ao alcance de todos; Imigração e Direitos Humanos – perspectivas e fronteiras; Psicologia e violência racial – experiências no contexto escolar; Básico de Autocad; Português na comunicação empresarial; Palanque eletrônico: a política na era da comunicação; Exercícios e análise fílmica – caminhos estéticos do cinema contemporâneo; Comunicação e voz para TV e rádio. As inscrições deverão ser feitas na sala 12, no térreo do bloco A, pela manhã, à tarde ou à noite. Mais informações pelo fone 2119.4242, no site www.unicap.br ou pelo e-mail univerao@unicap.br.

Confira a relação completa dos cursos oferecidos >>

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Christiano Vasconcellos, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Priscila Assis, Mhatteus Sampaio e Sophia Marvão (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França e Jonathan Alves (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

JANEIRO

3 a 5 - Matrículas dos aprovados no vestibular começam no dia 3 de janeiro

até 6 - Inscrições para Mestrados

9 a 19 - A estatística ao alcance de todos

9 a 21 - Padre Ednaldo participa de encontro promovido pela CNBB

:: Univerão 9 a 27 de Janeiro ::

:: Univerão vai oferecer 43 cursos em janeiro

:: Curso sobre Direito do Consumidor

:: Curso sobre cinema

:: Curso de voz para tv e rádio

:: Curso de extensão sobre turismo

:: Abertas inscrições para curso de estatística

:: Turismo em ambientes costeiros é tema de curso

:: Conservação de edifícios urbanos é tema de curso na Unicap

:: Empreendedorismo é tema de curso do Univerão

:: Univerão oferece cursos sobre vendas e atendimento

:: Curso discute a psicanálise

:: Curso sobre como falar em público

:: ::

até 31 - Inscrições para MBA em Gestão de Negócios

até 31 - Unicap abre inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos

FEVEREIRO

até 3 - Inscrições para os cursos de especialização vão até fevereiro

até 14 - inscrições para MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap
home agenda artigos UNICAP