unicap home fotolog agenda edições anteriores busca no site
 
Posse da Unicap Júnior
Missa de Natal
Confraternização de Natal
Natal da Pastoral
confraternização da pastoral

 

Homenagem ao Reitor
Reitor recebe placa durante homenagem realizada na Assembléia

Reitor recebe homenagem da Assembléia Legislativa
Por Christiano Vasconcellos

14/12/2005
Em Reunião Solene ocorrida na manhã de hoje (14), no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco, o reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters, foi homenageado pelos 20 anos de dedicação à educação em Pernambuco. A iniciativa foi do presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, deputado Romário Dias, e do deputado Sebastião Rufino.

Além dos deputados autores do requerimento da homenagem, participaram da cerimônia o professor Orlando Enedino (representando o governador Jarbas Vasconcelos e o secretário de Educação e Cultura, Mozart Neves Ramos), o professor José Guido Corrêa de Araújo (representando o reitor da UPE), o desembargador Milton José Neves (que representou o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, José Antônio Macêdo Malta) e representando a UNICAP, o professor Janilto Andrade, o funcionário André Salazar Malta e a aluna de Direito Suenya Talita de Almeida.

O deputado Romário Dias ressaltou a importância de se investir na educação para o desenvolvimento da sociedade. Falou do trabalho do Padre Peters como incentivador “de uma educação forte com poder e competência”. Lembrou que o religioso, apesar de ter nascido no Estado de São Paulo, tem também o título de cidadão pernambucano outorgado pela Assembléia Legislativa. Romário Dias encerrou seu discurso enaltecendo a administração de Padre Peters à frente da UNICAP. “Ah, se nós tivéssemos universidades católicas como a de Pernambuco em várias cidades do Brasil”, declarou.

Em seguida, o deputado Sebastião Rufino falou dos 20 anos dedicados pelo Padre Peters à educação em Pernambuco à frente da UNICAP. “Vale ressaltar sua firmeza, dedicação exclusiva, competência e amor ao ensino”, disse. O parlamentar prosseguiu comentando a formação acadêmica e a carreira profissional do Reitor. Encerrou o discurso classificando a relação entre o Padre Peters e a Assembléia Legislativacomo “estreita, fraterna e amiga” e dizendo que a homenagem por ele recebida era um “reconhecimento dos pernambucanos”.

Após as palavras do deputado Sebastião Rufino, foi entregue ao Reitor a placa em homenagem aos 20 anos de dedicação à educação em Pernambuco.

Em seguida, a estudante de Direito Suenya Talita de Almeida discursou em nome dos alunos da UNICAP. Ela agradeceu a “preocupação, o incentivo e o compromisso” que o homenageado sempre teve para com a Universidade. E enfatizou a participação fundamental do Padre Peters na administração durante esses 20 anos. “Cumpriu a difícil missão de manter uma universidade que busca formar pessoas com responsabilidade social e sobretudo com dignidade ética”, assegurou.

Representando os funcionários da UNICAP André Salazar Malta discursou mostrando os resultados obtidos pela Universidade durante a administração do Padre Peters. Ressaltou os investimentos feitos em laboratórios, biblioteca e instalações e o respeito do Reitor aos funcionários.Citou o fato de nunca ter acontecido atraso no pagamento aos funcionários.”Nós sabemos que o sustento da nossa família está garantido através do recebimento dos salários que são pagos rigorosamente em dia, independentemente dos resultados da economia brasileira”, declarou o funcionário.

O deputado Pedro Eurico também fez questão de prestar a sua homenagem ao Reitor, e chamou o Padre Peters de “seguidor de D. Hélder Câmara”. O parlamentar ainda disse que o Reitor é um exemplo para quem acredita em uma sociedade mais justa e em um mundo solidário. “O senhor é uma chama de utopia para todos nós”, afirmou. Dando prosseguimento à homenagem, o professor Janilto Andrade, representando os professores da UNICAP, ilustrou seu discurso com citações de Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Capiba, Luiz Gonzaga, Chico Buarque e do personagem de Miguel de Cervantes, Sancho Pança.

O professor Janilto mostrou o significado, para os professores, do reitorado do Padre Peters “cuja obra foi inspirada e marcada pelo sentimento humano”. Falou da época da chegada do Reitor à UNICAP. Na ocasião, 1985, a instituição respirava os resquícios da ditadura militar, e a administração do novo Reitor conseguiu resgatar a auto-estima dos professores, que estava abalada pelos absurdos do regime ditatorial. Os investimentos e incentivos, vindos da nova direção, também foram lembrados por Janilto. Para ele, foi através do comando do religioso que “impediu-se a corrosão salarial dos professores”.

“Aceito esta homenagem com o coração em festa, a mente em articulação e a energia para enfrentar os desafios que a nossa conjuntura não cessa de criar, incentivar e desafiar”, disse o Padre Peters em seu discurso de agradecimento. Ele considerou a passagem por Pernambuco e pela UNICAP como “uma oportunidade vivida com paixão, discernimento, provocação e vontade de acertar”. E prosseguiu declarando seu amor pela instituição: “Viver a UNICAP, amá-la, torná-la parte da vida é uma experiência sem igual”.

Quanto ao futuro, Padre Peters não pretende se afastar totalmente da Universidade. “Ao transmitir o cargo, em janeiro, ao Padre Pedro Rubens, continuarei disponível para a assessoria e apoio que a ele melhor parecer nas oportunidades e tempos que mais ajudarem”, garantiu. Finalizando o discurso, o Reitor agradeceu a iniciativa da Assembléia Legislativa, mas não reivindicou a homenagem só para si. “Nossa festa solene é direcionada para a UNICAP, que veio para ficar em Pernambuco”, concluiu.

Professores elogiam iniciativa dos deputados
Por Christiano Vasconcellos

Durante a homenagem da Assembléia Legislativa de Pernambuco ao Reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters, alguns professores da instituição declararam a importância da iniciativa. Na manhã de hoje (14), os professores Janilto Andrade, Valdemir Alexandre, Hugo Wanderley, Paulo Fradique, Raquel Hollanda e Lúcia Galindo falaram sobre o reconhecimento do trabalho do Reitor.

O professor Janilto Andrade, um dos que discursaram durante a cerimônia no plenário do Palácio Joaquim Nabuco, declarou que acha “oportuna, significativa e justa” a homenagem prestada. Para o chefe do Departamento de Química, Valdemir Alexandre, a iniciativa é merecida. “É um reconhecimento pelo trabalho de 20 anos de dedicação, de melhoria das condições da UNICAP no cenário universitário de Pernambuco”, declarou.

A iniciativa da Assembléia Legislativa foi destacada pela chefe do Departamento de Letras, Raquel Hollanda, como um reconhecimento ao trabalho do Reitor pelo Estado. “Estamos felizes em ver a sociedade homenageando esse paulista, que veio pra cá, vestiu a camisa de Pernambuco e só engrandeceu a nossa terra”, afirmou. Segundo o professor Hugo Wanderley, o Padre Peters “representa, uma mudança em termos de educação a partir do crescimento que ele trouxe para a UNICAP em termos de renovação e desenvolvimento do seu corpo de professores”.

O chefe do Departamento de Comunicação Social, Paulo Fradique, ressaltou a “contribuição de um homem que deu 20 anos de sua vida pelo desenvolvimento de uma das universidades mais importantes do Estado”. A decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas e chefe do Departamento de Psicologia, Lúcia Galindo, se mostrou bastante satisfeita em participar da homenagem: “Ele (Padre Peters) precisava de uma solenidade que mostrasse aos pernambucanos o quanto ele fez por nós”.

 

 

Homenagem ao Reitor

Homenagem ao Reitor

Homenagem ao Reitor

Homenagem ao Reitor

Homenagem ao Reitor

Homenagem ao Reitor

Homenagem ao Reitor

Homenagem ao Reitor

Mais fotos >>

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap