Recife, 14 de dezembro de 2005 – ano 4
Reitor recebe homenagem da Assembléia Legislativa
Por Christiano Vasconcellos

Em Reunião Solene ocorrida na manhã de hoje (14), no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco, o reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters, foi homenageado pelos 20 anos de dedicação à educação em Pernambuco. A iniciativa foi do presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, deputado Romário Dias, e do deputado Sebastião Rufino.
Além dos deputados autores do requerimento da homenagem, participaram da cerimônia o professor Orlando Enedino (representando o governador Jarbas Vasconcelos e o secretário de Educação e Cultura, Mozart Neves Ramos), o professor José Guido Corrêa de Araújo (representando o reitor da UPE), o desembargador Milton José Neves (que representou o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, José Antônio Macêdo Malta) e representando a UNICAP, o professor Janilto Andrade, o funcionário André Salazar Malta e a aluna de Direito Suenya Talita de Almeida.
O deputado Romário Dias ressaltou a importância de se investir na educação para o desenvolvimento da sociedade. Falou do trabalho do Padre Peters como incentivador “de uma educação forte com poder e competência”. Lembrou que o religioso, apesar de ter nascido no Estado de São Paulo, tem também o título de cidadão pernambucano outorgado pela Assembléia Legislativa. Romário Dias encerrou seu discurso enaltecendo a administração de Padre Peters à frente da UNICAP. “Ah, se nós tivéssemos universidades católicas como a de Pernambuco em várias cidades do Brasil”, declarou.
Em seguida, o deputado Sebastião Rufino falou dos 20 anos dedicados pelo Padre Peters à educação em Pernambuco à frente da UNICAP. “Vale ressaltar sua firmeza, dedicação exclusiva, competência e amor ao ensino”, disse. O parlamentar prosseguiu comentando a formação acadêmica e a carreira profissional do Reitor. Encerrou o discurso classificando a relação entre o Padre Peters e a Assembléia Legislativacomo “estreita, fraterna e amiga” e dizendo que a homenagem por ele recebida era um “reconhecimento dos pernambucanos”.
Após as palavras do deputado Sebastião Rufino, foi entregue ao Reitor a placa em homenagem aos 20 anos de dedicação à educação em Pernambuco.
Em seguida, a estudante de Direito Suenya Talita de Almeida discursou em nome dos alunos da UNICAP. Ela agradeceu a “preocupação, o incentivo e o compromisso” que o homenageado sempre teve para com a Universidade. E enfatizou a participação fundamental do Padre Peters na administração durante esses 20 anos. “Cumpriu a difícil missão de manter uma universidade que busca formar pessoas com responsabilidade social e sobretudo com dignidade ética”, assegurou.
Representando os funcionários da UNICAP André Salazar Malta discursou mostrando os resultados obtidos pela Universidade durante a administração do Padre Peters. Ressaltou os investimentos feitos em laboratórios, biblioteca e instalações e o respeito do Reitor aos funcionários.Citou o fato de nunca ter acontecido atraso no pagamento aos funcionários.”Nós sabemos que o sustento da nossa família está garantido através do recebimento dos salários que são pagos rigorosamente em dia, independentemente dos resultados da economia brasileira”, declarou o funcionário.
O deputado Pedro Eurico também fez questão de prestar a sua homenagem ao Reitor, e chamou o Padre Peters de “seguidor de D. Hélder Câmara”. O parlamentar ainda disse que o Reitor é um exemplo para quem acredita em uma sociedade mais justa e em um mundo solidário. “O senhor é uma chama de utopia para todos nós”, afirmou. Dando prosseguimento à homenagem, o professor Janilto Andrade, representando os professores da UNICAP, ilustrou seu discurso com citações de Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Capiba, Luiz Gonzaga, Chico Buarque e do personagem de Miguel de Cervantes, Sancho Pança.
O professor Janilto mostrou o significado, para os professores, do reitorado do Padre Peters “cuja obra foi inspirada e marcada pelo sentimento humano”. Falou da época da chegada do Reitor à UNICAP. Na ocasião, 1985, a instituição respirava os resquícios da ditadura militar, e a administração do novo Reitor conseguiu resgatar a auto-estima dos professores, que estava abalada pelos absurdos do regime ditatorial. Os investimentos e incentivos, vindos da nova direção, também foram lembrados por Janilto. Para ele, foi através do comando do religioso que “impediu-se a corrosão salarial dos professores”.
“Aceito esta homenagem com o coração em festa, a mente em articulação e a energia para enfrentar os desafios que a nossa conjuntura não cessa de criar, incentivar e desafiar”, disse o Padre Peters em seu discurso de agradecimento. Ele considerou a passagem por Pernambuco e pela UNICAP como “uma oportunidade vivida com paixão, discernimento, provocação e vontade de acertar”. E prosseguiu declarando seu amor pela instituição: “Viver a UNICAP, amá-la, torná-la parte da vida é uma experiência sem igual”.
Quanto ao futuro, Padre Peters não pretende se afastar totalmente da Universidade. “Ao transmitir o cargo, em janeiro, ao Padre Pedro Rubens, continuarei disponível para a assessoria e apoio que a ele melhor parecer nas oportunidades e tempos que mais ajudarem”, garantiu. Finalizando o discurso, o Reitor agradeceu a iniciativa da Assembléia Legislativa, mas não reivindicou a homenagem só para si. “Nossa festa solene é direcionada para a UNICAP, que veio para ficar em Pernambuco”, concluiu.
Professores elogiam iniciativa dos deputados
Por Christiano Vasconcellos
Durante a homenagem da Assembléia Legislativa de Pernambuco ao Reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters, alguns professores da instituição declararam a importância da iniciativa. Na manhã de hoje (14), os professores Janilto Andrade, Valdemir Alexandre, Hugo Wanderley, Paulo Fradique, Raquel Hollanda e Lúcia Galindo falaram sobre o reconhecimento do trabalho do Reitor.
O professor Janilto Andrade, um dos que discursaram durante a cerimônia no plenário do Palácio Joaquim Nabuco, declarou que acha “oportuna, significativa e justa” a homenagem prestada. Para o chefe do Departamento de Química, Valdemir Alexandre, a iniciativa é merecida. “É um reconhecimento pelo trabalho de 20 anos de dedicação, de melhoria das condições da UNICAP no cenário universitário de Pernambuco”, declarou.
A iniciativa da Assembléia Legislativa foi destacada pela chefe do Departamento de Letras, Raquel Hollanda, como um reconhecimento ao trabalho do Reitor pelo Estado. “Estamos felizes em ver a sociedade homenageando esse paulista, que veio pra cá, vestiu a camisa de Pernambuco e só engrandeceu a nossa terra”, afirmou. Segundo o professor Hugo Wanderley, o Padre Peters “representa, uma mudança em termos de educação a partir do crescimento que ele trouxe para a UNICAP em termos de renovação e desenvolvimento do seu corpo de professores”.
O chefe do Departamento de Comunicação Social, Paulo Fradique, ressaltou a “contribuição de um homem que deu 20 anos de sua vida pelo desenvolvimento de uma das universidades mais importantes do Estado”. A decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas e chefe do Departamento de Psicologia, Lúcia Galindo, se mostrou bastante satisfeita em participar da homenagem: “Ele (Padre Peters) precisava de uma solenidade que mostrasse aos pernambucanos o quanto ele fez por nós”.
Confraternização da Pastoral reúne professores e funcionários
Por Juliana Carneiro
Com alegria e muito carinho, a Pastoral UNICAP, tendo à frente o Padre Jacques Trudel, reuniu nesta quarta-feira (14) membros do grupo e funcionários de vários setores da Universidade para um chá de confraternização. Estiveram presentes os chefes dos departamentos de Comunicação Social, professor Paulo Fradique; de Filosofia, professor Karl-Heinz Efken; de Teologia, professor Degislando Nóbrega; de Biologia, professor Aranildo Rodrigues; e a coordenadora do curso de Biologia, professora Kaoru Okada. Participaram também o coordenador de Esportes,, professor Fernando Lapa, e a chefe da Biblioteca Central, Jaíse Leão.
Os convidados que foram recebidos ao som de músicas natalinas receberam estrelinhas na entrada da sala da Pastoral. Um texto bíblico foi lido e preces lembraram a importância e o significado do Natal. Finalizando, os membros da Pastoral organizaram uma pequena dinâmica de grupo. Os convidados tinham que encontrar a pessoa que estava com a estrelinha com a mesma cor que a dele. O objetivo era fazer com que se conhecesse um pouco mais sobre as pessoas com quem se trabalha e convive. “Passamos o ano todo trabalhando juntos e às vezes nem conhecemos direito as pessoas, por isso esses momentos de confraternização são importantes”, lembrou o membro da Pastoral José Arthur Tavares.
Univerão oferece curso de formação de auditor ambiental
Por Juliana Carneiro
O curso de Formação de Auditor Interno Ambiental é um dos oferecidos pelo Univerão na área de Biologia e meio ambiente. O curso é voltado para diretores, gerentes, supervisores e especialistas de empresas. Quem optar por esse curso terá uma visão geral sobre meio ambiente e a NBR 14001, além de noções básicas de auditoria. Será explorado também questões sobre o perfil do auditor, sistemas de certificação e preparação da auditoria, conclusão da auditoria, acompanhamento das ações corretivas e relatório da auditoria.
Os interessados, no entanto, vão precisar ter conhecimento básico da NBR ISO 14001:2004. As aulas serão ministradas pela consultora do Senai Célia Oliveira, que tem formação em Psicologia, mestrado em políticas públicas, é especialista em dinâmica de grupo, pós-graduada em Recursos Humanos e Educação Ambiental e consultora em Implantação do Sistema de Gestão Ambiental pela Universidade de Ryerson-BRI em convênio Brasil – Canadá.
As aulas acontecem de 13 a 17 de fevereiro, das 14h às 18h. Vinte vagas estão sendo oferecidas. O investimento é de R$180. Aluno da UNICAP tem 20% de desconto e vai pagar R$144. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no térreo do bloco A, das 9h às 20h.Mais informações pelo telefone 2119 4242.
Português empresarial no Univerão 2006
Por Juliana Carneiro
O português na comunicação empresarial será tema de um dos cursos do Univerão 2006. São 20 vagas destinadas a profissionais de diversas áreas, universitários e demais interessados. O curso será realizado entre os dias 16 e 20 de janeiro, das 18h30 às 21h30.
A professora que dará o curso, Ana Maria Ventura de Lyra e César, falará sobre comunicação não-verbal; comunicação verbal; estilística na linguagem moderna. A correta linguagem na comunicação moderna: a lógica da acentuação; a pronúncia duvidosa de certas palavras; homônimos e parônimos – cuidado com o emprego; os verbos e suas regências; por que colocar o acento indicador de crase; a concordância dos vocábulos na frase; como e por que utilizar os sinais de pontuação; quando utilizar o hífen com prefixos; para que servem a maiúsculas; dificuldades no emprego do infinitivo pessoal e impessoal; alguns verbos possuem duplo particípio – quando utilizá-los; emprego de palavras e expressões que causam dúvida. A taxa é de R$110 e R$88 para estudantes UNICAP. |