Recife, 12 de dezembro de 2005 – ano 4
Fera de Psicologia é 1º colocado no vestibular
Por Christiano Vasconcellos

Após a divulgação dos aprovados no vestibular 2006 da UNICAP, três feras tiveram motivos de sobra para comemorar. O estudante Ubiratan Alves, 18 anos, foi o 1º colocado geral com a nota 7,780. Ele conseguiu a aprovação em Psicologia, o que quebra a tradição de contar com candidatos dos cursos de Direito e Jornalismo na primeira posição. O segundo colocado foi o aluno Renato Maia de Faria, 17 anos, aprovado em Direito, seguido de Fabiana Santos Bruno, 18 anos, que passou em Fisioterapia.
Aluno do cursinho do GGE de Boa Viagem, Ubiratan dedica, em média, sete horas por dia aos estudos. Filho de um operador de máquinas de sinalização de trânsito e de uma dona de casa, o estudante, que fez as provas da UNICAP pela primeira vez, ficou surpreso com o desempenho. “Não esperava a 1º colocação geral. Só queria passar mesmo”, confessou. No entanto, para a coordenadora do GGE, Tereza Calife, o resultado não foi surpresa. “Ele já vinha se destacando e se esforçando muito”, afirmou. O incentivo do cursinho veio em forma de uma bolsa integral ao aluno e pagamento da inscrição para o exame. Ubiratan concluiu o Ensino Médio no ano passado no Cefet-PE, fez vestibular para Medicina, mas não passou. Este ano, além do vestibular da UNICAP, ele está tentando medicina novamente na UFPE e na UPE.
Para Renato Maia, a 2º colocação geral (1º do curso de Direito) foi uma grande surpresa. “Nunca lutei por isso. Se aconteceu, ótimo”, declarou. Estudando no colégio Equipe desde a 5º série, o aluno escolheu a carreira jurídica devido ao amplo mercado de trabalho e à facilidade com as matérias da área de humanas. Ele considerou as provas do vestibular “bem elaboradas” e destacou a avaliação de História. O diretor do colégio Equipe, Armando Reis, se disse satisfeito com o desempenho, tanto de Renato, quanto dos demais alunos da instituição. “Eles estão preparados para qualquer avaliação, em Pernambuco ou no Brasil”, garantiu.
“Não esperava ser tão bom”, afirmou a estudante Fabiana Santos ao ser perguntada sobre seu desempenho nas provas da UNICAP. Ela, que estuda no Colégio Motivo, se considera uma aluna normal. “Nunca fui neurótica com os estudos”, garantiu. Conquistar o 3º lugar geral no vestibular não estava nos planos dela nem nos da família. “Foi uma surpresa para todo mundo”, disse. A coordenadora do colégio, Ana Maria Marques, avaliou como “muito bom” o desempenho de Fabiana e disse que isso se deve ao esforço da estudante e ao incentivo dado pela instituição. “Nós oferecemos salas de estudo em horários trocados, professores e monitores disponíveis para tirar as dúvidas, isso tudo para que o aluno não saia do colégio”, afirmou.
Representante da ONU participa de audiência na Unicap
Por Juliana Carneiro
A representante especial do Secretariado Geral das Nações Unidas sobre Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos, Hina Jilani, participou na manhã desta segunda-feira (12) de uma audiência pública, no auditório G 2, da UNICAP.
Durante o encontro, Hina Jinali recebeu um relatório com a denúncia de 25 casos de violência, ameaças e intimidações contra militantes na área de direitos humanos. Foram discutidas também questões como a violência contra as mulheres e contra os defensores do Estado que atuam em áreas como a reforma agrária, questões indígenas, quilombola, de segurança e de justiça.
O documento foi elaborado pelo Programa Direito Humano Internacional (dhINTERNACIONAL), desenvolvido pelo Movimento Nacional dos Direitos Humanos no Nordeste (MNDH/NE) e pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop). Amanhã (13), a representante da ONU participa de outra audiência pública, desta vez na Ilha de Assunção, na aldeia Truká, em Cabrobó, no Sertão do estado.
Nelson Traquina encerra workshop na Unicap
Por Bárbara Travassos
O workshop de Jornalismo, com o professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa Nelson Traquina, terminou na tarde de sexta-feira (9), na UNICAP. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e teve o apoio do Departamento de Comunicação Social da UNICAP.Na platéia, estavam presentes professores e alunos da UNICAP, UFPE, UFRPE, UFPB e Universidade Potiguar (RN).
Durante a palestra, Nelson Traquina afirmou que é difícil os jornalistas terem uma visão desenvolvida do gosto do público. “A atividade jornalística é realizada com grandes pressões como as exercidas pelo tempo que têm para divulgarem as matérias”, diz. O imediatismo é, em sua visão, um dos grandes vilões para que o jornalismo seja bem desenvolvido.
Traquina falou sobre a importância dos fatos que têm repercussão mundial e que o jornalismo é uma atividade de reação. “Notícias relacionadas ao vírus HIV, por exemplo, só serão divulgadas quando alguma novidade aparecer ou quando alguém importante, famoso, tocar no assunto”, explica o professor. Quando o jogador de basquete americano Magic Johnson revelou que tinha AIDS (soro positivo), por exemplo, o assunto sobre o vírus tornou-se massivamente divulgado pela mídia.
De acordo com Traquina, o jornalismo comparado à indústria cultural é o menos afetado pela globalização, pois a proximidade dos fatos é um critério de noticiabilidade que pesa muito nos jornais. “O cinema, por exemplo, não consegue seguir um padrão muito diferenciado. Em vários cantos do mundo você pode assistir, neste momento, ao filme do Harry Potter”, diz.
Quando indagado sobre o que achava do jornalismo contemporâneo, Nelson Traquina foi taxativo. “O jornalismo enfrenta graves dificuldades. Ele é exercido para gerar lucro, com ideais imediatistas, sem falar nos efeitos patológicos que muitos seguem: noticiar fatos sobre famosos, serem tendenciosos e sensacionalistas”, resume.
CGC promove Campanha de Natal 2005
Por Bárbara Travassos
A Coordenação Geral Comunitária (CGC) da UNICAP está promovendo a Campanha de Natal 2005. A instituição beneficiada é o Centro Cultural e Social Severin@s, que existe há 11 anos e abriga 160 crianças. Aqueles que tiverem interesse em ajudar poderão contribuir doando alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza, de higiene pessoal, material escolar e, se possível, brinquedos. Neste Natal, as crianças carentes esperam pelo Papai Noel que há dentro de você.
A CGC estará recebendo as doações até o dia 20, quando será feita a entrega dos presentes no Centro Cultural e Social Severin@s . Os interessados devem comparecer à CGC nos horários de 8h às 12h e das 14h às 22h, no térreo do bloco B da Universidade.
Reitor será homenageado pela Assembléia Legislativa
Sophia Marvão
O Reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters, será homenageado pela Assembléia Legislativa de Pernambuco, quarta-feira (14), às 10h30. A homenagem aos 20 anos de dedicação do Reitor à educação em Pernambuco será concedida por iniciativa do presidente da Alepe, Romário Dias, e do deputado Sebastião Rufino. A Reunião Solene será realizada no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco, na Rua da Aurora, 631, no bairro da Boa Vista.
Colóquio discute projeto de estrutura de controle para plantas químicas
Sophia Marvão
Quarta-feira (14), às 17h, na sala 113 do bloco D, o Departamento de Química vai realizar um colóquio especial, com a apresentação da palestra Projeto de Estruturas de Controle para Plantas Químicas – Um Procedimento de Controle para a Planta Integrada. A palestra será proferida pelo doutorando Antônio Carlos Brandão, da NTU – Tronheim, na Noruega , que trabalha no grupo de processos químicos e petroquímicos.
Madrigal realiza Recital de Natal
Por Priscila Assis
A UNICAP convida os alunos e familiares para assistirem ao Recital de Natal, no próximo dia 16 de dezembro. A apresentação será feita pelo Madrigal e solistas, que interpretarão as obras Beatus Vier-Nise Dominus e Magnicat, de Antômio Vivaldi. O recital será realizado às 20h, na Capela da Universidade.
Confraternização de Natal acontece no dia 23
Sophia Marvão
Será realizada na sexta-feira (23) a Missa Natalina e a confraternização de Natal da UNICAP. A missa será realizada no auditório G2, às 11h, e a confraternização no hall e no jardim do bloco G, das 12h30 às 14h30. O evento contará com a participação de professores e funcionários da UNICAP.
|