Missa de Natal
Confraternização de Natal
Natal da Pastoral
confraternização da pastoral
Homenagem do Reitor

 

Recife, 9 de dezembro de 2005 – ano 4

Vestibular 2006 começa amanhã
Por Christiano Vasconcellos e Juliana Carneiro

Começam amanhã (10) as provas do vestibular 2006 da UNICAP. Um total de 5.640 feras estarão disputando um das 3.420 vagas oferecidas este ano pela Universidade nos 31 cursos de graduação. O quadro de concorrência pode ser acessado pelo site www.unicap.br

No primeiro dia, as provas começam às 8h e terminam às 13h. Os candidatos responderão questões de português, história, geografia e língua estrangeira. A redação deve ser entregue até as 10h. No domingo (11) é a vez das disciplinas de matemática, física, química e biologia. No segundo dia, o horário vai das 8h às 12h.

É importante lembrar que o fera deverá chegar uma hora antes do início das provas. O uso de celular não será permitido durante a realização das provas. As respostas poderão ser anotadas no verso do cartão de inscrição para que os feras confiram o gabarito após a sua divulgação. Cerca de 300 fiscais trabalharão durante a realização das provas que acontecem nos blocos G, B e D no campus da UNICAP. O listão com o nome dos aprovados será divulgado no máximo até segunda-feira.

O presidente da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), professor Reginaldo Lourenço da Silva, lembra aos candidatos dicas importantes para os dias de prova. “Continuamos insistindo para que os feras cheguem com uma hora de antecedência no local de prova e não esqueçam o cartão de inscrição e documento de identidade”, orienta o professor. Vale reforçar também a importância de relaxar no dia que antecede às provas e ter uma alimentação saudável.

Faltando um dia para o vestibular da UNICAP, cerca de 15 feras solicitaram tratamento especial durante a realização das provas. De acordo com o manual do candidato podem solicitar regime diferenciado pessoas que sejam portadoras de deficiência ou tenham algum problema de saúde. Mais informações pelo fone 2119-4289.

Unicap celebra missa em comemoração ao aniversário do Reitor
Por Jorge de Assis

Aniversário do ReitorEstudantes, professores e funcionários da Universidade lotaram a capela, na última terça-feira (6), para a missa em Ação de Graças pelo 64º aniversário do Reitor, Padre Theodoro Peters. A celebração foi comandada em revezamento por cinco jesuítas e pelo próprio Reitor, que falou aos presentes e agradeceu a todos que fazem parte de sua vida e que trabalham com ele na UNICAP.

A missa teve duração aproximada de 40 minutos e contou com canções de louvor, ofertório, ato de comunhão e o pai nosso. O Reitor da UNICAP lembrou sua trajetória e ressaltou a importância da família. “Agradeço muito aos meus pais e irmãos, mas principalmente a Deus que me ajudou e sempre me ajudará em todos os meus percalços”, disse Padre Peters, durante a missa. Emocionado, também lembrou dos inúmeros amigos que possui na Universidade. “Vocês ajudaram a tornar a UNICAP uma instituição de vida. A sociedade precisa do nosso trabalho, da nossa contribuição. Que continuemos crescendo em sabedoria e nas nossas ações”, ressaltou.

À frente da celebração estavam os padres Ferdinand Azevedo, Jacques Trudel, Antônio Motta, Paulo André e Pedro Rubens. A missa foi prestigiada pelos Pró-reitores de Graduação e Extensão, Erhard Cholewa, de Pesquisa e Pós-Graduação, Junot Matos, Comunitária, Fátima Breackenfeld e Administrativo, Altamir Soares. Ainda estiveram presentes diversos alunos, funcionários, chefes de departamento e decanos da UNICAP.

Ao final da celebração, Padre Peters convidou os presentes para uma confraternização no terraço da residência dos jesuítas, onde todos puderam parabenizá-lo e comemorar a data.

Reitor será homenageado pela Assembléia Legislativa
Sophia Marvão

O Reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters, será homenageado pela Assembléia Legislativa de Pernambuco, na próxima quarta-feira (14), às 10h30. A homenagem aos 20 anos de dedicação do Reitor à educação em Pernambuco será concedida por iniciativa do presidente da Alepe, Romário Dias, e do deputado Sebastião Rufino. A Reunião Solene será realizada no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco, na Rua da Aurora, 631, no bairro da Boa Vista.

Alunos da 1ª turma de História e Geografia são homenageados
Por Juliana Carneiro

O Reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters, celebrou nesta quinta-feira (8) uma missa em Ação de Graças pela primeira turma do curso de História e Geografia da UNICAP, que se formou há 60 anos. A homenagem contou com a participação dos ex-alunos Manuel Correia de Andrade, José Rafael de Meneses, Itamar de Abreu Vasconcelos, Gilberto Fernandes da Cunha e o ex-senador Djalma Alves Bessa, que veio de Brasília especialmente para a ocasião.Os ex-alunos receberam uma medalha comemorativa. Depois da celebração eucarística, o grupo se confraternizou com um almoço no restaurante Macunaíma.

O poder do jornalismo é tema de workshop na Unicap
Por Christiano Vasconcellos

WorkshopA primeira parte do Workshop de Jornalismo, com o professor Nelson Traquina, aconteceu na manhã de hoje na sala 810 do bloco G. O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, teve o apoio do Departamento de Comunicação Social da UNICAP.

Na platéia havia, além de alunos da UNICAP e UFPE, estudantes da UFPB e professores da UFRPE e Universidade Potiguar, do Rio Grande do Norte. O palestrante é professor catedrático de Jornalismo da Universidade Nova de Lisboa. Ele também é o autor de livros como O Que é Jornalismo; Estudo do Jornalismo no século XX; A Redescoberta do Poder do Jornalismo: Análise e Textos da Teoria do Agendamento; Big Show Media: Viagem pelo Mundo do Audiovisual Português, entre outros.

O poder do jornalismo foi o tema que pontuou sua apresentação. Se baseando em diversas teorias mostrou que o jornalismo “se transformou em um negócio”. Deu o exemplo das diferentes abordagens das coberturas feitas nas invasões do Timor Leste e do Camboja. Citou o caso Watergate como sendo um exemplo de participação da imprensa na defesa da sociedade. “O jornalista tem que denunciar os abusos do poder”, declarou.

O caso que envolveu o presidente americano Bill Clinton e a estagiária Mônica Lewinsky também ilustrou a palestra. O professor citou o episódio como exemplo de um furo jornalístico coberto por um não jornalista. As revelações do acontecimento foram inicialmente divulgadas em um blog.

“Os jornalistas são mediadores da realidade”, afirmou o professor ao falar das regras de procedimentos dos comunicadores sociais. Para ele, os meios de comunicação ajudam a formar a realidade. “Os acontecimentos ajudam a criar a notícia, e a notícia ajuda a criar os acontecimentos”, assegurou.

Mostrou ainda a forma como são escolhidas as notícias, oriundas de agências, que serão publicadas nos veículos de comunicação. ”O processo é arbitrário e subjetivo”, garantiu o professor. No entanto, para ele o que torna a profissão jornalística gratificante é o fato de o profissional participar de acontecimentos históricos, ter contatos com pessoas interessantes e dominar a informação.

O mais incômodo da profissão, segundo o palestrante, é a questão de estar sempre preocupado com o relógio. É quando está esgotando o tempo para entregar uma matéria que o jornalista se encontra mais vulnerável. “É por isso que estou na vida acadêmica”, brincou. Mas garantiu que já encontrou profissionais que gostam de trabalhar com essa sensação de pressão.

Dia do Fonoaudiólogo é comemorado no Parque da Jaqueira
Por Eduardo Travassos

Dia do FonoaudiólogoO Parque da Jaqueira teve, na manhã desta sexta-feira (9), uma animação especial. O Conselho Regional de Fonoaudiologia promoveu, juntamente com a UNICAP, UFPE, FIR e Funeso, uma comemoração pelo Dia do Fonoaudiólogo, visando esclarecer a população sobre o trabalho deste profissional, além de dar dicas para uma boa saúde nas áreas da linguagem. Com o direcionamento principalmente para as crianças, os alunos e professores da UNICAP, responsável pelos esclarecimentos na área da voz, apresentaram teatrinho de fantoches e, através de brincadeiras, desenhos e pinturas conseguiram prender a atenção dos pequenos para esta causa.

“Aprendi que não devo gritar, nem na sala de aula nem no recreio, porque posso ferir a garganta”, disse o estudante Eugênio Andrey Santos, 7 anos, depois de assistir à encenação A Cigarra Cantora, onde todos os bichos da selva aprendiam com a cigarra como cuidar melhor de suas vozes. Para a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da UNICAP, Maria Luiza Lopes, a iniciativa é extremamente válida. “É importante divulgar as áreas de atuação dos fonoaudiólogos. Ficamos responsáveis pela voz, mas as outras instituições vão falar sobre a linguagem, a motricidade e a audiologia. Quem veio até aqui veio ficar bem informado”. A diretora e representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Flávia Monte, também ficou satisfeita com o resultado: “As pessoas não dão tanta importância ao trabalho fonoaudiológico por não conhecê-lo. Estamos realizando este trabalho justamente para que as pessoas percebam como deixam de lado algo que pode mudar a vida delas”.

Dia do Fonoaudiólogo também é comemorado na Livraria Cultura
Por Eduardo Travassos

Dia do FonoaudiólogoO Dia do Fonoaudiólogo também foi comemorado na Livraria Cultura, no Bairro de Recife. Alunas do curso de Fonoaudiologia da UNICAP realizaram, nesta manhã (9), oficinas de desenho, leitura, canto e dança para as crianças que passavam a manhã no local, a fim de divulgar o trabalho do fono e fazer pequenas avaliações nas diversas áreas de trabalho de sua profissão.

A aluna do 7º período Sthefany Pessoa explicou o porquê da ação: “Queremos avaliar a cognição, a motricidade, a coordenação motora, ou seja, basicamente avaliaremos o desenvolvimento motor das crianças”. Sobre a divulgação de sua profissão, ela acha que “a divulgação é importante, porque ninguém sabe o que a gente faz. Pensam que só cuidamos de crianças que trocam os fonemas e gagos, o que não é verdade”, concluiu a estudante.

Cartilha sobre Parkinson é lançada no encerramento do Simpósio
Por Bárbara Travassos

Cartilha sobre ParkinsonA última palestra do I Simpósio Nacional de Pesquisa na Doneça de Parkinson abordou o tema Doença de Parkinson e Linguagem: a Urdidura dos Discursos. A presidente da mesa, Drª Erideise Gurgel, conduziu a cerimônia junto aos palestrantes convidados: Marígia Aguiar, Drª Maria de Fátima Vilar e o Dr. Moab Duarte Acioli, professores da UNICAP.

Durante a palestra, a coordenadora de pós-graduação da UNICAP,Marígia Aguiar, falou sobre a Organização Discursiva do Parkinsoniano. Segundo ela, a conversação é uma das principais formas de comunicação do ser humano. Porém, a dor, principalmente na região lombar, e a rigidez nos músculos dos portadores de Parkinson dificultam seus movimentos e a concentração. “Um dos pontos que influenciam no isolamento social deles é, justamente, a hesitação, pausas e o silêncio a que o Parkinsoniano recorre para poder manter um diálogo”, explica a professora.

De acordo com Fátima Vilar, as representações sociais constroem-se através da participação dos indivíduos e, ao mesmo tempo, o senso comum é utilizado. Por isso, é importante que as pessoas tenham paciência para compreender os doentes de Parkinson e livrem-se de preconceitos, literalmente, para que as representações sejam construídas de uma forma democrática.

Fátima expôs dados de uma pesquisa realizada com 10 portadores da doença, sendo dois homens e duas mulheres, além de familiares dos pacientes. Como resultado descobriu que tanto os familiares como os parkinsonianos achavam que a doença era uma alteração do sistema nervoso que repercutia negativamente na vida de quem a adquiria. Além disso, o discurso utilizado pelos médicos – utilizando termos para definir Parkinson como doença maléfica, degenerativa, progressiva e que causa dependência – sempre faziam com que as esperanças em relação à cura fossem reduzidas.

O professor Moab Duarte, também, divulgou uma pesquisa, realizada pela UNICAP, em com apoio do PIBIC e FACEPE, onde 10 pacientes com Parkinson foram entrevistados. Como resultado do trabalho, analisou que os parkinsonianos se sentiam emocionalmente prejudicados com o diagnóstico da doença. E ainda, a medicina moderna perde muito ao se deter em aspectos técnicos e mecanicistas. “Os médicos têm que lembrar que estão lidando com seres humanos, sujeitos, e não objetos de uma pesquisa”, ressalta.

No final da palestra, o presidente da Associação Solidária Amigos dos Parkinsonianos de Pernambuco (ASP-PE), José Veloso, subiu ao palco e agradeceu a contribuição de todos os palestrantes e participantes do evento.Segundo ele, o Simpósio acrescentou muitos conteúdos novos nas pesquisas para desvendar os mistérios da doença. Neste momento, a Cartilha da Doença de Parkinson da ASP foi apresentada e lançada. Com o intuito de difundir os sintomas da doença e fortalecer a associação, o manual será distribuído em todos os eventos públicos ligados à área de saúde.

Nova técnica auxilia no tratamento da voz dos pacientes com doença de Parkinson
Por Juliana Carneiro

Simples e eficaz. Assim é considerado o método fonoaudiológico Lee Silverman Voice Tratament (LSVT) que melhora a fala dos parkinsonianos. Os benefícios desse tratamento foram abordados na mesa-redonda Contribuições do método LSVT no Tratamento da Doença de Parkinson, que aconteceu quarta-feira (7), no auditório G2 da UNICAP. O debate fez parte da programação do I Simpósio Nacional de Pesquisa na Doença de Parkinson. A palestrante foi a fonoaudióloga Janice Vasconcelos.

O método Lee Silverman foi desenvolvido no início da década de 90 por profissionais da Universidade de Denver, nos Estados Unidos. A técnica aumenta a intensidade vocal dos pacientes com Parkinson incentivando-os a falar com intensidade. Com esse tratamento o paciente acaba trabalhando vários aspectos numa mesma sessão. “O Lee Silverman ativa a fonação, a articulação, a respiração e o relaxamento ao mesmo tempo. No tratamento tradicional essas áreas são exercitadas separadamente”, explica a fonoaudióloga.

O tratamento é intensivo e dura cerca de um mês. As sessões de terapia acontecem quatro vezes por semana, sem falar nos exercícios que eles precisam fazer em casa. Os resultados também impressionam. “A melhora, dependendo do estado da doença, pode ser de até 90% e depois do tratamento os pacientes precisam fazer uma recalibragem a cada seismeses”, esclarece Janice.

Apesar da aplicação do LSVT ser simples a palestrante alerta que nem todos os fonoaudiólogos podem aplicá-la. “É preciso estar certificado pelo grupo que pesquisa o método para poder fazer sua aplicação”, alerta.

Meninas do tênis de mesa conquistam pentacampeonato
Por Jorge de Assis

A equipe feminina de tênis de mesa da UNICAP conquistou o pentacampeonato na competição promovida pela Federação Pernambucana de Tênis de Mesa. As alunas Taciana Saldanha, Iara Borba, Gabriela Santos e Karina Torres saíram vitoriosas de uma melhor de três com a equipe Cenecista, da cidade de Timbaúba. A partida final aconteceu no Clube Português do Recife quarta-feira (7) e o placar foi de três sets a zero.

“Mantivemos o ritmo forte de jogo, forçando o Cenecista a lutar desesperadamente para reverter o placar. Os que estavam assistindo puderam acompanhar lances emocionantes e belas jogadas”, afirma o técnico da equipe, professor Paulo Matos.

Iara Borba e Taciana Saldanha são atletas que estão na equipe desde o primeiro título (2000), sendo as mais experientes, e posteriormente se juntaram Karina Torres (2001), e Gabriela Santos (2002), que fazem parte da nova geração de mesatenistas para dar continuidade a esta seqüência de títulos (2000 – 2001 – 2003 – 2004 – 2005). Em 2002 não houve competição feminina por falta de adversários.

Porém, a comemoração será rápida. Neste sábado começa a última etapa da Copa Pernambuco, evento que encerra a temporada de 2005. As partidas acontecem novamente no Clube Português do Recife, a partir das 14h, onde todas as categorias, do mirim ao veterano masculino e feminino, devem competir. A festa de confraternização da Federação Pernambucana de Tênis de Mesa acontece no domingo. Na ocasião, também serão premiados os vencedores da temporada.

Confraternização de Natal acontece no dia 23
Sophia Marvão

Será realizada na sexta-feira (23) a Missa Natalina e a confraternização de Natal da UNICAP. A missa será realizada no auditório G2, às 11h, e a confraternização no hall e no jardim do bloco G, das 12h30 às 14h30. O evento contará com a participação de professores e funcionários da UNICAP.

Colóquio discute projeto de estrutura de controle para plantas químicas
Sophia Marvão

Na próxima quarta-feira (14), às 17h, na sala 113 do bloco D, o Departamento de Química vai realizar um colóquio especial, com a apresentação da palestra Projeto de Estruturas de Controle para Plantas Químicas – Um Procedimento de Controle para a Planta Integrada. A palestra será proferida pelo doutorando Antônio Carlos Brandão, da NTU – Tronheim, na Noruega , que trabalha no grupo de processos químicos e petroquímicos.

Unicap abre inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos
Por Juliana Carneiro

Já estão abertas as inscrições para a primeira turma do MBA em Planejamento e Gestão de Eventos da UNICAP. O curso de pós-graduação está sendo oferecido pelo Departamento de Comunicação Social e pelo Espaço Executivo da Universidade. O objetivo do curso é proporcionar o acesso às informações necessárias à construção do conhecimento em planejamento e em gestão de eventos, que podem ser na área técnico-científico, social, cultural, acadêmico, promocional, turístico, entre outros.

O MBA é destinado a técnicos, executivos, gestores e egressos de cursos como Turismo, Relações Públicas e Administração que busquem a atualização teórica aliada à aplicabilidade dos conceitos.

As inscrições vão até o dia 31 de janeiro e podem ser feitas pela internet no site www.unicap.br ou na secretaria do Espaço Executivo, no térreo do bloco G 4. Além de preencher o formulário de inscrição o candidato terá que apresentar o curriculum vitae, uma fotografia 3x4 e originais e cópias do diploma, histórico escolar, documento de identidade e CPF. Os selecionados para uma das 40 vagas oferecidas devem se matricular entre os dias 6 e 10 de fevereiro. A seleção será feita a partir da análise do curriculum vitae e histórico escolar do candidato e, caso necessário, entrevista individual. As aulas estão previstas para começarem no mês de março e devem durar até julho de 2007. O investimento é de R$ 450 mensais.

Abertas inscrições para 31 cursos de pós-graduação

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP está com inscrições abertas para 31 cursos de especialização. A seleção está programada para o período de 16 a 19 de janeiro e as aulas terão início no dia 20 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever pelo site www.unicap.br ou na Secretaria dos Cursos de Especialização, localizada na Rua Nunes Machado, 42, bloco J, sala 19, Boa Vista, ou pelos Correios, mediante a postagem da documentação até o dia 13 de janeiro. Mais informações pelo fone 2119.4134.

Confira a relação dos cursos que serão oferecidos >>

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Christiano Vasconcellos, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Priscila Assis, Mhatteus Sampaio e Sophia Marvão (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França e Jonathan Alves (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

JANEIRO

3 a 5 - Matrículas dos aprovados no vestibular começam no dia 3 de janeiro

até 6 - Inscrições para Mestrados

9 a 19 - A estatística ao alcance de todos

9 a 21 - Padre Ednaldo participa de encontro promovido pela CNBB

:: Univerão 9 a 27 de Janeiro ::

:: Univerão vai oferecer 43 cursos em janeiro

:: Curso sobre Direito do Consumidor

:: Curso sobre cinema

:: Curso de voz para tv e rádio

:: Curso de extensão sobre turismo

:: Abertas inscrições para curso de estatística

:: Turismo em ambientes costeiros é tema de curso

:: Conservação de edifícios urbanos é tema de curso na Unicap

:: Empreendedorismo é tema de curso do Univerão

:: Univerão oferece cursos sobre vendas e atendimento

:: Curso discute a psicanálise

:: Curso sobre como falar em público

:: ::

até 31 - Inscrições para MBA em Gestão de Negócios

até 31 - Unicap abre inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos

FEVEREIRO

até 3 - Inscrições para os cursos de especialização vão até fevereiro

até 14 - inscrições para MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap
home agenda artigos UNICAP