Missa de Natal
Confraternização de Natal
Natal da Pastoral
confraternização da pastoral
Homenagem do Reitor

 

Recife, 2 de dezembro de 2005 – ano 4

Decano do CCT representa a Unicap em fórum sobre Suape
Por Eduardo Travassos

Centro de Ciências e Tecnologia

O decano do Centro de Ciências e Tecnologia da UNICAP, professor José Orlando, representou a Universidade no fórum que reuniu, na manhã de hoje (2), as principais instituições de ensino superior de Pernambuco para discutir como elas podem auxiliar na formação de mão-de-obra qualificada para trabalhar no pólo industrial do porto de Suape. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural (UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) também mandaram representantes, que assim como o professor José Orlando, falaram sobre o que suas graduações e pós-graduações podem oferecer para formar especialistas em várias áreas que são novas na indústria do nosso estado.

O encontro aconteceu na Secretaria de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente e contou com a participação do secretário da pasta, Cláudio Marinho, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Nunes, e do secretário de Ciências e Tecnologia da Prefeitura do Recife, Florival Rodrigues dos Santos. Todos estes, em suas breves falas, foram unânimes: é hora de todas as instituições do estado se unirem para ajudar no desenvolvimento da nossa terra.

Antes dos representantes das universidades começarem a falar, o presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, Mateus Antunes, fez uma explanação sobre o porto que está atraindo os principais investimentos do estado. Ele falou sobre a importância de pessoas com boa qualificação para o sucesso dos novos projetos: “Não tenho stress a respeito de perder esta chance. Foi Pernambuco quem criou a mão-de-obra para o pólo petroquímico de Camaçari, o que indica que somos capazes”, afirmou, completando que “há espaço para os mais diversos profissionais em Suape: desde o especialista em petróleo até marceneiro. Serão criados muitos negócios que envolverão estradas, hotéis, hospitais, etc.”, destacou.

Em seguida, o professor e representante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFRPE, Fernando Freire, apresentou a estrutura de sua instituição, que possui campus avançados no interior do estado, destacando os cursos e as pós que mais se aproximam dos interesses das indústrias que estão se instalando em nosso estado. Ele colocou que a UFRPE está pronta e já forma profissionais com habilitações nas áreas de qualidade da água, geologia, minerologia e impactos ambientais nos recursos pesqueiros.

Pela UFPE, falou o professor e diretor do Centro de Tecnologia e Geociência, Edmílson Lima. Sua participação trouxe a perspectiva de que as indústrias do Sertão também serão beneficiadas com Suape, principalmente com o pólo têxtil. Sobre sua universidade, disse que a Federal já desenvolveu pesquisas que ajudaram na instalação de outros projetos importantes, como a TermoPernambuco. “Com a Termo nossos pesquisadores perceberam que havia falhas no que diz respeito à utilização da água que resfriaria o sistema. Queriam retirar e depois redirecionar a água dos rios. Alteramos o projeto para que esta água viesse do mar, e ele foi alterado. Portanto, a UFPE está mais que pronta para auxiliar não só na formação, mas na implantação também”, disse Edmílson, concluindo que a Federal não tem planos de abrir novos cursos por conta dos investimentos que Pernambuco vêm recebendo.

O professor José Orlando levou todos os dados necessários para mostrar como a UNICAP está pronta para a demanda que surgirá com os novos investimentos em Suape. Foram mostrados todos os blocos, a biblioteca e os laboratórios que tornaram esta instituição uma referência no Brasil. “Temos laboratórios com o que há de mais moderno no país. Inclusive, estudantes de outras instituições, como a USP, de São Paulo, vêm fazer pós-graduação aqui, para terem acesso à nossa tecnologia”, enfatizou o professor, destacando que a UNICAP já realiza pesquisas promissoras que podem ser úteis à Suape, como as de gesso e polímeros.

Para terminar os trabalhos da manhã, o organizador do evento e professor da UPE, Carlos Calado, mostrou o que sua instituição pode oferecer. Ele afirmou que, assim como a UFPE, a UPE não tem planos de abrir novos cursos específicos sobre petróleo ou indústria naval, procurando se concentrar nos cursos que já existem e podem dar respaldo suficiente a quem quiser atuar em Suape. “Preferimos que nosso aluno passe pela nossa graduação e depois faça uma especialização, aqui mesmo, numa área em que ele possa se desenvolver e ajudar nosso estado a crescer mais”, concluiu.

Alunos da Unicap vencem o Prêmio Cristina Tavares
Por Christiano Vasconcellos

Prêmio Cristina TavaresOs trabalhos de dois alunos e cinco ex-alunos da UNICAP venceram o Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2005. Em cerimônia ocorrida na noite de quarta-feira (30), na Casa Rosada Recepções, foram premiados os alunos Ivan Alecrim e Marcone Prysthon e os ex-alunos Michela Albuquerque, Rosa Sampaio, Ulisses Brandão, Kele Gualberto e Marcos Leandro. A premiação, concedida pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, é a maior do Norte e Nordeste e a terceira do Brasil.

O repórter fotográfico da Folha de Pernambuco e aluno de Jornalismo da UNICAP, Ivan Alecrim, foi o vencedor da categoria Fotojornalismo - Estudante. A foto “Adeus a Dom Arraes” foi feita durante os funerais do ex-governador Miguel Arraes. Já o cinegrafista da Rede Globo e aluno de Publicidade da UNICAP, Marcone Prysthon, conquistou o primeiro lugar na categoria Telejornalismo – Reportagem, com o trabalho sobre o ex-presidiário Marcos Mariano da Silva, que passou 19 anos preso injustamente e ficou cego no presídio. O trabalho foi realizado em parceria com a repórter Meyre Lanunce.

Em Radiojornalismo, as ex-alunas Michela Albuquerque e Rosa Sampaio venceram com o trabalho “Tenho Pressa – Justiça com as próprias mãos”. Orientado pelo professor Carlos Benevides, o projeto de conclusão de curso das estudantes foi veiculado pela Rádio Folha no Programa Folha Acadêmica.

“Batinas Tintas de Sangue: O Crime do Padre Hosana” foi o vencedor da categoria Telejornalismo – Documentário. De autoria dos ex-alunos de Jornalismo Ulisses Brandão (atualmente diretor do programa Blitz na Cidade, da TV Jornal), Kele Gualberto e Marcos Leandro, o trabalho foi exibido na TV Universitária. O projeto foi orientado pela professora Marinita Neves, que atualmente está concluindo o doutorado na Itália.

A 12ª edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo foi apresentada pelo jornalista da Assessoria de Comunicação da UNICAP (Assecom) e repórter da TV Jornal, Daniel França, juntamente com a repórter da TV Tribuna Sílvia de Oliveira. A premiação deste ano teve um número recorde: foram 224 inscrições em doze categorias, com destaque para a de Estudante com 31 trabalhos inscritos.

Alunos de Relações Públicas divulgam trabalhos de ONGs
Por Christiano Vasconcellos

Relações PúblicasOs alunos do 5º período do curso de Relações Públicas promoveram, durante todo o dia de hoje (2), o evento Super Marias – Olhares para Novos Gritos das Organizações Não Governamentais. O trabalho, orientado pelo professor Alfredo Sotero, fez parte da disciplina Técnicas de Relações Públicas II. O projeto contou com a colaboração de representantes de diversas associações e ONGs.

Ao escolher o tema do evento, os alunos procuraram uma forma de divulgar o trabalho das organizações do Terceiro Setor e mostrar a importância dessas iniciativas para a sociedade. Para isso, foram convidadas a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Associação Pernambucana dos Portadores de Leucemia (APPL), Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Casa de Passagem, e o Núcleo UNICAP de Apoio a Movimentos Populares (Nuampo).

Para a voluntária da AACD Ana Maria Lima, é fundamental contar com projetos como o Super Marias na divulgação da associação. “Qualquer forma de divulgar é bom para conscientizar as pessoas e mostrar o nosso trabalho”, afirmou. Partilhando do mesmo discurso, a aluna do 8º período de Serviço Social e representante do Nuampo, Fernanda Luna, acha que esse tipo de ação pode estimular a filantropia. “As pessoas passam a conhecer e podem até ajudar mais”, comentou.

Os alunos trabalharam no projeto desde o primeiro dia de aula do semestre e garantem ter aprendido muito. Segundo a futura Relações Públicas Sônia Mantu, o trabalho serviu para conhecer um pouco mais sobre a vida profissional. “É difícil organizar um evento com muitos detalhes”, confessou. Para a estudante Sílvia Helena Barros, no entanto, o esforço da equipe “foi muito proveitoso”. Concordando com as colegas, o aluno Flávio Vicente gostou do resultado da apresentação. “O resultado final foi ótimo”, garantiu. O envolvimento dos alunos foi tanto que eles criaram a comunidade Super Marias no site de relacionamentos Orkut.

O destaque do projeto foi a iniciativa dos alunos em promover uma campanha para arrecadar produtos de higiene pessoal para serem doados em parceria com a Pastoral da UNICAP. De acordo com a aluna Oriana Camila, o grupo quis aproveitar o tema do trabalho e procurou uma forma diferenciada de ajudar. “A gente percebeu que a maioria das ajudas dadas aos moradores de rua era em forma de alimentos e roupas”, declarou. Levando um kit composto de dois sabonetes, uma escova de dente e um creme dental, o doador recebia um cupom para concorrer a diversos prêmios. Foram sorteados jantares em churrascarias, rodízios de pizza, ingressos para boates e entradas para o show da Nação Zumbi.

Oito alunos de Jornalismo são selecionados para estágio na Globo
Sophia Marvão

Dos dez estudantes de Jornalismo aprovados no teste de seleção para estágio na Rede Globo Nordeste, oito são da UNICAP. São eles: Bruna Raphaela Rodovalho Mendonça, Carla Gabriela Farias Lima, Diogo de Sá Leitão Marques, Gilberto Prazeres Costa, Jorge Melo de Assis Corrêa Junior e Pedro Guimarães de Oliveira, Camilla Rodrigues Chidid e Manoel Carlos Guimarães Bertino. Os dois últimos vão atuar no portal Pe360graus.

Os aprovados devem comparecer ao setor de recursos humanos da TV Globo no próximo dia 28, a partir das 9h, para dar início ao processo de admissão. Os estudantes devem levar carteira profissional, RG, CPF, título de eleitor, carteira de reservista, comprovante de residência e histórico escolar. O estágio está previsto para começar no dia 1º de fevereiro de 2006.

Unicap e Prefeitura promovem Fórum de Direitos Humanos
Por Bárbara Travassos

A UNICAP e a Prefeitura do Recife estão firmando parceria para instalar um Fórum de Direitos Humanos. A primeira reunião acontecerá segunda-feira (5) e abordará a evolução histórica dos direitos humanos. O evento, que definirá a temática a ser discutida nas reuniões mensais do próximo ano, será realizado no auditório G1 da Universidade, a partir das 9h30.

A segunda reunião acontecerá no dia 15 de fevereiro e terá como tema “Gênero e Direitos Humanos”. A proposta do Fórum é envolver instituições ligadas à cidadania, organizações voltadas à defesa da mulher, de portadores de deficiência, contra a violência, contra o preconceito etc. Além disso, através do Conselho Municipal de Direitos Humanos, a UNICAP e a Prefeitura incentivarão a elaboração de projetos de pesquisa no campo dos direitos humanos desenvolvidos por professores e estudantes da Universidade.

As reuniões do Fórum serão abertas à comunidade acadêmica, membros de organizações da sociedade e movimentos sociais locais, gestores públicos municipais e estaduais (sem caráter de representatividade), incentivada a livre participação nos debates. As inscrições estão abertas no site www.unicap.br/forumdireitoshumanos . Estão sendo oferecidas 300 vagas e será entregue certificado de participação aos que estiverem, no mínimo, em 70% das sessões.

Unicap vai oferecer curso sobre Direito do Consumidor
Por Christiano Vasconcellos

O Univerão 2006 da UNICAP oferece, entre os dias 16 e 27 de janeiro, o curso de extensão Direito do Consumidor. As aulas serão ministradas pela professora Maura Gomes, que pretende fazer uma explanação inicial sobre as leis do consumidor, abordando seus direitos e deveres. Os aspectos sociais, psicológicos e econômicos também serão debatidos.

A professora Maura ilustrará suas aulas com histórias vivenciadas por ela nos tempos em que trabalhou no Procom. Além disso, ela apontará soluções judiciais e administrativas nos mais diversos casos. O curso ainda vai contar com provas, controle de freqüência e correção dos exercícios de avaliação.

Para fazer a inscrição, o interessado deve se dirigir à sala 12, no térreo do bloco A, a partir do dia 5 de dezembro, das 9h às 20h. È necessário informar o número de identidade, o CPF e o endereço. O valor do curso é de R$110,00 e o aluno UNICAP tem desconto de 20%, pagando R$ 88,00.

Unicap Júnior já tem nova diretoria
Por Eduardo Travassos

A Unicap Júnior já tem nova diretoria. A chapa Rumo ao Sucesso conseguiu a vitória nas eleições realizadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, quando mais de 800 alunos da UNICAP votaram e decidiram o que seria melhor para a empresa júnior da Universidade. A nova diretoria, composta pelo diretor-presidente Daniel Araújo; pelo diretor de projetos, André Cavalcanti; pelo diretor de Marketing, Rodrigo Guedes; e pela diretora administrativo-financeiro, Cibele Anjos, toma posse no dia 2 de janeiro.

Os novos diretores da Unicap Júnior agradecem a colaboração e os votos obtidos como também convida a todos os alunos a participar da nova fase da empresa júnior da UNICAP cientes da grande responsabilidade que os esperam.

Doc em Pauta 2005 vai discutir produção audiovisual
Por Priscila Assis

Imagens Alheias é o tema do evento Doc em Pauta 2005, que acontece de 5 a 7 de dezembro, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco ( Fundaj). O ciclo de documentários, que é organizado pela Diretoria de Cultura da Fundaj, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a produção de filmes construídos a partir de imagens documentais, como fotografias, filmes e materiais de arquivo, e de captação de imagens feitas pelos próprios “personagens”. Ao final de cada exibição, haverá debates sobre os filmes apresentados.

O Doc em Pauta 2005 tem como ponto central do trabalho fílmico as experiências dos próprios diretores, construindo uma autodocumentação. Nesse contexto, serão levantados questionamentos sobre o lugar da captação e do narrador. Além disso, o ciclo propõe a reflexão de três eixos temáticos distintos: Eu e o Outro, Arquivos Reconstruídos e Histórias do Cinema. A curadoria do evento será feita por Ivana Bentes e Luciana Correia de Araújo. As exibições vão acontecer no Cinema da Fundaj (rua Henrique Dias, 609 –Derby). Outras informações pelo site cultura@fundaj.gov.br ou pelo telefone: 3421.1090.

Confira a programação >>

A revista ProNews abre vaga para estágio em Jornalismo
Sophia Marvão

A revista ProNews abriu hoje (2) vagas para estágio em Jornalismo. A atividade não tem remuneração, mas permite aos estudantes de Jornalismo terem experiência na redação de matérias e notas, coordenar colunas, entrevistar, sair em campo, selecionar imagens para matérias e outras atividades relacionadas à área. Os interessados devem entregar o currículo na revista, que fica na avenida Agamenon Magalhães, 3.341, salas 205 e 206, no Torreão. Mais informações 3426.0125.

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Christiano Vasconcellos, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Priscila Assis, Mhatteus Sampaio e Sophia Marvão (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França e Jonathan Alves (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

JANEIRO

3 a 5 - Matrículas dos aprovados no vestibular começam no dia 3 de janeiro

até 6 - Inscrições para Mestrados

9 a 19 - A estatística ao alcance de todos

9 a 21 - Padre Ednaldo participa de encontro promovido pela CNBB

:: Univerão 9 a 27 de Janeiro ::

:: Univerão vai oferecer 43 cursos em janeiro

:: Curso sobre Direito do Consumidor

:: Curso sobre cinema

:: Curso de voz para tv e rádio

:: Curso de extensão sobre turismo

:: Abertas inscrições para curso de estatística

:: Turismo em ambientes costeiros é tema de curso

:: Conservação de edifícios urbanos é tema de curso na Unicap

:: Empreendedorismo é tema de curso do Univerão

:: Univerão oferece cursos sobre vendas e atendimento

:: Curso discute a psicanálise

:: Curso sobre como falar em público

:: ::

até 31 - Inscrições para MBA em Gestão de Negócios

até 31 - Unicap abre inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos

FEVEREIRO

até 3 - Inscrições para os cursos de especialização vão até fevereiro

até 14 - inscrições para MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap
home agenda artigos UNICAP