O trabalho foi resultado de pesquisas realizadas nos bancos de dados dos setores de admissão e contratação de discente e docentes, respectivamente, e pelo setor de contratação de terceirizados da Unicap. Foi/é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março – Como resultado (geral), obteve-se o percentual de 52,91% de mulheres estudando ou trabalhando na Instituição. De forma holística, foi nominada cada “camaleoa” de todos os cursos e dos corpos técnico-administrativos e docente. A marca e as várias camaleoas são ilustrações animadas – versão feminina – baseadas na mascote da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp), o Kamará.
Do Tupi-Guarani (da tribo Wayanpi), Kamará é um camaleão. A mascote “contemporânea” é uma versão da armorial criada em 2005 para o projeto O Romance de um Romanceiro Arengueiro ou A Eterna Peleja de um Cabra Sabido em Busca de uma Identidade Nacional ou Harmonia Armorial, 35 Anos em Movimento (1.0), o IGUANADO.
“Com inteligência, atitude e inovação, a mulher, sempre, desbravará vários caminhos: o de ser feminina, mãe e de ser agente social, econômico, político e cultural. Sempre participativa, contribui para o enriquecimento da sociedade. A mulher é uma camaleoa multiguerreira, multiprotetora, multiprodutiva…” Mulher unicapiana: identifique que camaleão é você!
Autoras:
Talita de Freitas Gomes, Keyla Vivianne Santos de Melo e Fabíola Figueirêdo da Silva Pinheiro
Pesquisa e Execução:
Talita de Freitas Gomes, Keyla Vivianne Santos de Melo e Fabíola Figueirêdo da Silva Pinheiro , Breno José Andrade de Carvalho e Alfredo Sotero Alves Rodrigues
Designer:
Breno José Andrade de Carvalho
Concepção e Orientação:
Alfredo Sotero Alves Rodrigues
Ano de Produção:
2007.1
Camaleoas M1
Camaleoas M2
Camaleoas M3