Evento

Hip Hop: cultura fora de pauta?

Hip Hop - corpo Agerp

 

O Hip Hop: cultura fora de pauta? foi parte integrante do reconhecimento da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) pelos 120 anos da Lei Áurea, no seminário Negritude Brasil: 120 anos de abolição? O fórum teve o objetivo debater a importância da cultura hip hop como ferramenta de integração social, ressocialização de jovens das periferias e o relacionamento dessa cultura com a mídia.

O termo hip hop significa – em tradução literal -, movimentar os quadris e saltar. Surgiu no final dos anos 60 em Nova York. Posteriormente, passou a designar conjunto de manifestações culturais: estilo musical, o rap; maneira de apresentar essa música em shows e bailes que envolve DJ e MC; dança, o break; e forma de expressão plástica, o grafite.

No Brasil, o hip hop é uma manifestação cultural das periferias das grandes cidades, que envolve distintas representações artísticas de cunho contestatório, ligadas pela ideia da autoestima da juventude de ascendência negra, por meio da recusa consciente de certos estigmas (violência, marginalidade) e que pretende agir sobre essa realidade e transformá-la.

O evento teve a participação do artista visual, arte-educador, grafiteiro e integrante do grupo Coletivo Êxito d’Rua Galo di Souza, do jornalista Hugo Esteves e do sociólogo e professor da Unicap Nadilson Silva.

 

Autores:

Andreza Silva, Edson Gusmão, Patrícia Alves, Raphaela Duarte, Rita Barbalho, Roberta Caroline e Thiago Paiva.

 

Orientação:

Prof. Alfredo Sotero

 

Ano de produção:

2008.2

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comunicação 1

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comunicação 2

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comunicação 3

Este slideshow necessita de JavaScript.

Registros

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by: Wordpress