A campanha Sol Quadrado traz como tema a violência sexual infanto-juvenil. Tem como público alvo os abusadores e abusadores potenciais, bem como a população em geral. O intuito é mostrar que crianças e adolescentes podem brincar, mas nunca servir de brinquedo nas mãos de ninguém. Os abusadores são criminosos e a legislação brasileira prevê punições severas para eles. Da mesma forma, a população não pode silenciar diante desses fatos, uma vez que o silêncio também é uma forma de negligência. Negligenciar o cuidado às crianças e aos adolescentes é “crime” não só contra os indivíduos, cidadãos, mas contra as gerações futuras. Os criminosos não têm o direito de ver o sol em liberdade, porém quadrado, dentro das celas de uma cadeia.
O campanha foi desenvolvida a partir da associação de algumas brincadeiras infanto-juvenis, a exemplo de Passar o Anel, Cabra Cega, Vídeo Game entre outras, os contrapontos dos crimes sexuais comedidos pelos abusadores e a penalidade judicial para cada um deles.
Autores:
Aidê Lins, Eduardo Marcelo, Saulo Costa, Thatiane Munick, Zaidiana Zaidan e Zadoque Filho.
Ilustrações e Programação Visual:
João Paulo Ferreira
Efeitos Visuais:
Breno Carvalho
Orientação;
Alfredo Sotero
Ano de Produção:
2003.1
Atualização:
2014.1
Premiação:
1º Lugar em Campanha de Comunicação Externa do 16º Set Universitário (2003), promovido pela Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs).
Quadrado 1
Quadrado 2
Quadrado 3
Registro 2014
Registro 2003
Comunicação