Premiado

Sol Quadrado – brincadeira sexual infanto-juvenil é CRIME!

A campanha Sol Quadrado traz como tema a violência sexual infanto-juvenil. Tem como público alvo os abusadores e abusadores potenciais, bem como a população em geral. O intuito é mostrar que crianças e adolescentes podem brincar, mas nunca servir de brinquedo nas mãos de ninguém. Os abusadores são criminosos e a legislação brasileira prevê punições severas para eles. Da mesma forma, a população não pode silenciar diante desses fatos, uma vez que o silêncio também é uma forma de negligência. Negligenciar o cuidado às crianças e aos adolescentes é “crime” não só contra os indivíduos, cidadãos, mas contra as gerações futuras. Os criminosos não têm o direito de ver o sol em liberdade, porém quadrado, dentro das celas de uma cadeia.

O campanha foi desenvolvida a partir da associação de algumas brincadeiras infanto-juvenis, a exemplo de Passar o Anel, Cabra Cega, Vídeo Game entre outras, os contrapontos dos crimes sexuais comedidos pelos abusadores e a penalidade judicial para cada um deles.

Autores:

Aidê Lins, Eduardo Marcelo, Saulo Costa, Thatiane Munick, Zaidiana Zaidan e Zadoque Filho.

Ilustrações e Programação Visual:

João Paulo Ferreira

Efeitos Visuais:

Breno Carvalho

Orientação;

Alfredo Sotero

Ano de Produção:

2003.1

Atualização:

2014.1

Premiação:

1º Lugar em Campanha de Comunicação Externa do 16º Set Universitário (2003), promovido pela Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs).

Quadrado 1

Quadrado 2