Católicos convidam para vigília contra a PEC 55 nesta terça-feira (6)

tenda-da-feCARTA CONVITE PARA VIGÍLIA DE LEIGOS CATÓLICOS CONTRA A PEC 55 (ANTIGA PEC 241)

“Sempre que procura defender os sem-vez e sem-voz, a Igreja é acusada de fazer política.”
Dom Helder Câmara.

Reverendíssimo Dom Fernando Saburido.

A paz e o bem do Senhor Jesus Cristo estejam conosco!

Nós, cristãos católicos, leigos, representados pelos grupos ao final nominados, imbuídos da inspiração em Cristo e das Palavras do Nosso Papa Francisco, que nos exorta a sairmos da zona de conforto e a irmos ao encontro da periferia social, vemos, com olhos preocupados, o encaminhamento que o Congresso Nacional vem dando à Proposta de Emenda Constitucional 55/2016 (PEC 55, antiga PEC 241) .

Em sintonia com a carta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a qual afirma que, a referida PEC, na prática, “nenhum aumento real de investimento nas áreas primárias poderá ser feito durante duas décadas” e que a mesma “não menciona nenhum teto para despesas financeiras, como, por exemplo, o pagamento dos juros da dívida pública”. Entendemos que priorizar o mercado financeiro em detrimento do trabalhador, especialmente o assalariado, vai de contra à proposta cristã de “opção preferencial pelos pobres”, realçada no Concilio Vaticano Segundo, bem como nas recentes afirmações franciscanas de que precisamos priorizar a vida e não o mercado financeiro, pois, “esse sistema econômico é insuportável: exclui, degrada, mata”.

Neste momento de crise política e jurídica porque passa o nosso país, em que a sociedade encontra-se dividida, nós, cristãos católicos, precisamos criar momentos de oração, no qual possamos “orar” e buscarmos “ações” concretas, comprometidas com nossa missão de leigos, para que a construção do Reino de Deus já comece no aqui e no agora. É com este pensamento que pretendemos fazer a nossa vigília contra a PEC 55, para nos fortalecermos á luz da nossa fé e da nossa esperança por um mundo mais justo.

Não queremos ficar fechados em quatro paredes nas nossas igrejas, mas pretendemos atuar como uma Igreja em saída, comprometida com os valores cristãos, da justiça, da solidariedade, da partilha, da fraternidade e do amor a Nosso Senhor e ao próximo.

Assim sendo, solicitamos a Vossa permissão para que utilizemos o espaço do jardim do Palácio dos Maguinhos, a fim de realizarmos a nossa vigília, que ocorrerá no dia 06 de dezembro próximo, das 18h às 22h.

Aproveitamos a oportunidade também para convidar-vos a participar conosco deste momento de fé, o qual será de grande valia para nossa Igreja e para o nosso país.

Certos da compreensão de V. Revma. e de seu inestimável apoio, buscrevemos.

Movimento de Trabalhadores Cristão
Centro Educacional Profissionalizante do Flau (Turma do Flau)
Tenda da Fé
Forum Dom Helder Câmara
CEBs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *