APRESENTAÇÃO

A Universidade Católica de Pernambuco – no Recife -, terá o prazer de sediar, em 2012, o evento I Conferência de Meio Ambiente e Sociedades Sustentáveis (I COMEIASS), promovido pelo Instituto Humanitas Unicap. O evento tem como tema central “Sociedade e Meio Ambiente”, que ocorrerá nos dias 04, 05 e 06 de junho de 2012, no auditório GI, da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, e terá como objetivo a integração de profissionais, pesquisadores e estudantes para difundir conhecimentos e experiências acadêmicas acerca da inter-relação homem-natureza. Os problemas ambientais já vêm de longa data, desde a época em que o sistema industrial se desenvolveu na Europa, difundindo-se pelo país, aumentando cada vez mais a pressão sob o planeta.  A contradição nas relações Homem-Ambiente gerou impactos ambientais e fez o ser humano afastar-se do mundo natural, como se não fizesse parte dele.  Com todo esse processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, destruindo os recursos naturais e intervindo na distribuição ecossistêmica, colocando em risco a sobrevivência da própria sociedade.   A natureza está no homem e esse é produto da história natural, da própria condição humana.  Contudo, o equilíbrio harmônico do Planeta – Sociedade se perpassa na valorização ambiental e se fundamenta em entender o planeta Terra sob todos os aspectos, formas e sentidos: CONHECER  PARA  PRESERVAR.  As técnicas humanas devem funcionar e auxiliar o equilíbrio das técnicas da Terra, essa é a diretriz fundamental.  É preciso repensar e buscar, acima de tudo, uma relação SUSTENTÁVEL, valorizando e interagindo com o mundo natural, que fazemos parte; a crise ecológica requer um repensar sobre a forma como está estruturada e como funciona a sociedade nesse contexto.  Portanto, esperamos, de fato, que este encontro acadêmico seja um momento de disseminar conhecimentos e compartilhar ações ambientais sustentáveis.

Sejam todos bem-vindos!

Pe. Dr. Lucio Flavio Ribeiro Cirne (Instituto Humanitas)
Presidente do Evento I COMEIASS

Dra. Goretti Sônia-Silva (Ciências Biológicas)