Globo lidera tranqüila audiência em Pernambuco
 
  O NETV 2 tem uma média de 55 pontos, equivalente a 1,3 milhão
de aparelhos sintonizados
   
 
 

Inaugurada há 28 anos, a Rede Globo Nordeste é o mais poderoso ícone do telejornalismo em Pernambuco, segundo comprovam os índices de audiência. Representante regional da TV Globo do Rio de Janeiro, a emissora possui uma equipe de 236 profissionais, sendo 76 ligados exclusivamente ao jornalismo, além de uma grade de programação local de quase uma hora e meia, distribuída entre os telejornais Bom dia Pernambuco, NETV 1° edição, NETV 2° edição e o programa Globo Esporte.

A força que o “jornalismo global” representa na região se traduz pelo NETV 2° edição. Ele vai ao ar de segunda a sábado, às sete da noite, e é o jornal de maior audiência da televisão pernambucana. “Nós atingimos uma média de 55 pontos, por dia” afirma o chefe de redação, Duda Amaral.

Mas qual é o segredo de toda essa liderança? Para o chefe de reportagem, Félix Galvão Filho, a empresa soube investir na qualidade da equipe de profissionais, da programação e dos equipamentos. “A qualidade dos equipamentos é importante, mas não adianta ter os melhores meios sem possuir os melhores profissionais para usá-los”, explica Félix.

O jornalismo da Globo Nordeste se faz graças ao seu trabalho articulado de apuração. “O nosso sistema de apuração é feito por seis pessoas que se revezam em três turnos, das 5h às 22h. A cada uma hora e meia, nós realizamos rondas, ou seja, ligamos para delegacias, IML, Corpo de Bombeiros etc., para saber se aconteceu alguma coisa”, explicou a coordenadora de produção, Maria Cleidejane.

Se o clima na apuração é bastante corrido, na redação não poderia ser diferente. Tudo começa por volta das 4h30 com a chegada dos editores do telejornal Bom Dia Pernambuco, que vai ao ar das 6h às 7h45. Apresentado pela jornalista Mariane Brito, o jornal é direcionado a um público mais seleto (classes A e B), com a predominância de entrevistas e matérias sobre política e economia. “O Bom Dia faz uma média de oito a dez pontos de audiência”, garante Duda Amaral.

Terminado o Bom Dia Pernambuco, as atenções se voltam para o NETV 1° edição, que vai ao ar, atualmente, às onze da manhã. Apresentado e coordenado pela jornalista Mônica Silveira, o jornal é o de maior duração (40 minutos), além de ser o segundo colocado em audiência com uma média de 30 pontos. O NE1(como é conhecido) é direcionado para as diversas classes sociais. “É um telejornal onde a comunidade tem a oportunidade de discutir soluções para os seus problemas frente a frente com as autoridades”, diz a apresentadora Mônica Silveira.

Finalmente, na parte da tarde a dedicação é voltada ao NETV 2° edição, apresentado pelo jornalista Hugo Esteves. Com 12 minutos de duração, o NE2 possui três blocos com um resumo das principais notícias do dia. “Como o tempo é curto, nós temos que apresentar as principais notícias de interesse público e as de repercussão na sociedade, da forma mais concisa possível”, explica Duda Amaral.

Topo

 
Hugo Esteves | Rede Globo
     
   
  TV Guararapes inova com tecnologia digital    
           
 

Com onze meses de vida, a TV Guararapes já tem a maior programação local entre as emissoras do Estado. A TV traz para o Recife novas regras para se produzir telejornalis-mo, a começar pelos equipamentos digitais de última geração. “É um jornalismo diferenciado com qualidade e tecnologia”, ressalta o diretor, Frederico Nogueira. A emissora inova não só em equipamentos mas também na cobertura jornalística cuja mudança pode ser observada a partir da linha editorial. Nos telejornais as notícias são dirigidas para um público de menor renda, mas sem cair no estilo popularesco de reportagem.

A TV Guararapes é a primeira em Pernambuco a adotar no seu quadro profissional o chamado “newsman”, um jornalista que desempenha as funções de produtor, repórter e editor. “Você tem que estar atento a tudo, a todas as notícias, a todos os jornais, tudo o que se passa na cidade para garantir as matérias”, explica o newsman Adriano Pádua. Com esse método, a Guararapes trabalha com um quadro reduzido de profissionais, ou seja, 37 pessoas responsáveis por toda programação.

A TV Guararapes também investe numa tática capaz de conquistar os maiores índices de audiência: as coberturas dos eventos locais ao vivo. A emissora sai na frente, porque tem o respaldo da Rede Bandeirantes, tornando a grade flexível. Dessa forma eventos como o Carnaval, Festival da Seresta, São João e Recifolia podem se tornar a principal atração da emissora em horário nobre.

Recentemente, nas eleições municipais, a cobertura, de tão extensa e detalhada, conseguiu os maiores índices de audiência desde a sua fundação. Eles chegaram a 36 pontos do Ibope, apenas 4 pontos a menos que a TV Globo no mesmo horário. “Nós não podíamos prever esses índices tão altos e em tão pouco tempo”, destaca o diretor da emissora.

Topo

 


           
           
           
 
De olho na comunidade
 

A TV Jornal, afiliada ao SBT, se consolida como um importante canal jornalístico. A emissora está completando 40 anos de existência e já conquistou um público fiel que a transformou na segunda rede de televisão mais assistida no Estado. A apresentadora do TV Jornal Meio dia, Graça Araújo, conta que o segredo da aceitação do noticiário é a identificação do público com as questões de sua comunidade.

Inicialmente, o telejornal ficava uma hora no ar e tinha um formato de revista. “Mesmo com o jornal mais enxuto que temos hoje, não fugimos do nosso propósito de atender às comunidades e atingir todas as classes sociais, principalmente as vítimas da omissão como mulheres e crianças”, explica a apresentadora. Essa preocupação com a infância lhe conferiu em 99 o título de Jornalista Amiga da Criança.

 
   
     
     
     
     
Topo